PDA

Ver Versão Completa : Erro na luz de injeção da XT660Z Teneré

Rafael Martins
21/05/2012, 08:21 PM
Caros amigos,

instalei um rastreador em minha moto e fui viajar, deixei ligado direto na bateria, qdo voltei de viagem 2 semanas depois, a bateria tinha morrido.

Levei para recarregar na Yamaha, e instalei na moto, deixei a moto mais uma semana parada, qdo fui andar depois disso, a moto pega de primeira, sem problemas, mas a luz amarela da injeção não apaga após a partida.

Andei uns 50km com a moto para dar novamente uma carga na bateria, porém continua com o mesmo problema.

Fui na Yamaha da cidade, e "ensinei" o mecânico a fazer o modo diagnóstico pelo aparelhinho, pois na Xt 660 Z não tem modo diagnóstico pelo painel.:confused:

Não achamos nenhum erro, e a moto continua com a luz maldita no painel.

Agora a noite, fui ligar o farol alto e a luz apaga instantanemente com luz alta, porém qdo volta pra baixa ela religa! Já conferi a lâmpada, e estão todas funcionando!

O que vcs acham que pode ser?

Obrigado a todos

Rafael Gimenes
21/05/2012, 09:33 PM
seria bom uma bateria nova pra tirar da cisma.
meu amigo tem uma suzuki gsk650f com rastreador se ele nao ligar a moto por uma semana já era...
depois que resolver eu aconselho vc a tirar a bateria quando nao for usar.

Rafael Martins
21/05/2012, 09:52 PM
Amanhã vou voltar na concessionária e vou tentar outra bateria. Descarregar completamente uma bateria pode estragá-la?

Miguel
22/05/2012, 12:32 PM
Rafael, procurei no manual de serviço mas fora os códigos de erro (em que ela fica piscando de acordo) não vi caso nenhum em que a luz ficasse acesa direto. Por outro lado, a possibilidade disto ser devido a um erro de instalação fica afastada já que isto só ocorreu depois de descarregar a bateria.

Aliás que estranho um aparelho que descarrega a bateria...o manual do mesmo deveria pelo menos avisar sobre isso, e ter a opção de desligar com a ignição.

Informe aí quando descobrir.

dupantoja
22/05/2012, 12:50 PM
Um rastreador que desliga junto com a ignição seria complicado, pois quando o bandido desligar a moto, o sinal vai morrer, e vc só terá a última posição, pode não ser suficiente, em caso de eles levarem a moto para algum lugar com ela desligada.

O que acontece é que o sistema de rastreador tem um consumo considerável, e para as motos, que tem baterias pequenas, complica bastante. Um carro popular tem bateria de 36A no mínimo, já nossas motos tem baterias de 11A, é uma diferença considerável.
A solução é ter uma maneira de desligar o rastreador quando vc não for utilizar a moto, ou desconectar um dos terminais da bateria.

Abraços.

Otom
22/05/2012, 02:04 PM
Essa questão da luz ficar ligada direto creio que seja um pequeno mal contato.

Rafael Martins
22/05/2012, 02:10 PM
Mal contato da própria lâmpada de aviso, ou mal contato de farol?

Lembrando que ao ligar a moto, o sistema faz o scan com a luz apagada, acende todas as lâmpadas, e depois só permanece acesa a lâmpada do neutro e do sistema de injeção (amarelo).

Após a partida a lâmpada deveria apagar, mas permanece acesa....

ManuelJS
22/05/2012, 03:44 PM
Rafael, pitaco, nada comprovado.

Mas se estiver a instalação não estiver bem ligada ao neutro pode causar esse tipo de problema. Mas tem que avaliar o seu caso.

Rafael Martins
22/05/2012, 04:25 PM
Caro Manuel,

onde vc acha que posso focar para achar esse problema do neutro? To aqui na Yamaha, e não temos peças nova para testar por exemplo o relê das luzes que possa ser uma solução.

Retirando a lâmpada do farol alto, o luz novamente apaga, porém a própria luz de luz alta permanece acesa, mesmo com ela desligada na chave do guidon...

Miguel
22/05/2012, 07:57 PM
Rafael, seria possível reverter a instalação passo a passo retornando à situação original ? Quem sabe assim descobre o problema.

Rafael Martins
22/05/2012, 10:25 PM
Ja retirei o rastreador, depois de recarregar a bateria eu já retirei e só coloco novamente com uma chave geral, onde só ligarei qdo a moto estiver rodando.

Consegui nada na concessionaria, eles não sabem o que pode ser, mas desconfiam do painel que deu pane.

Hoje tirei a bateria do contato, pra ver se o erro ia embora depois de mto tempo fora da moto, e nada....

Rafael Gimenes
22/05/2012, 10:34 PM
com o farol alto a luz da injeção apaga?

e se vc der seta com o farol alto a luz de indicacao da seta tbm apaga?

Rafael Martins
23/05/2012, 09:41 AM
Vou conferir e posto logo logo!

Rafael Martins
23/05/2012, 10:32 AM
com o farol alto a luz da injeção apaga?

e se vc der seta com o farol alto a luz de indicacao da seta tbm apaga?

Após a moto ligada apenas (só assim consigo acionar o farol alto) acionando o farol alto a luz de injecao apaga.

Fiz o teste, com o farol alto, a luz de injecao apaga, porém o funcionamento da luz de indicacao das setas está funcionando normalmente, inclusive sem problemas nas setas!

Rafael Martins
23/05/2012, 11:52 PM
Uma perguntinha, qual concessionária Yamaha vcs recomendam em Curitiba? Por enquanto nada de solução!

Rafael Martins
26/05/2012, 03:50 PM
Nenhuma novidade por enquanto, não tive tempo para ir na concessionária.

Amanhã vou tentar olhar o relé (misterioso segundo o Miguel, hehehe) que fica na parte da frente da moto, vou checar se está ok, qq coisa eu já passo um limpa contatos.

Qq sugestão é sempre bem vinda!

Miguel
26/05/2012, 08:23 PM
Rafael, aquilo é um conector, que até hoje ninguém descobriu para que serve. Os relés ficam debaixo do banco.

Rafael Martins
26/05/2012, 09:53 PM
Pelo que vi lá no seu tópico no Xt660.com, parece ser um relé sim. Trabalha junto com o regulador retificador.

Barah
26/05/2012, 10:13 PM
Olá Rafael, precisa ter em mãos o diagrama elétrico da Té e um multiteste... como a moto é nova bora resolver o problema com a autorizada...

Instalar um rastreador não deveria ser o problema, claro, se instalado corretamente não danifica o circuito elétrico da moto.

A luz de aviso de problema na injeção permanece ligada... deveria piscar indicando a sequencia de código para procurar na tabela de erros e saber qual sensor falhou.

Dicas:
A ECU monitora a tensão da bateria e para o bom funcionamento do motor deveria estar acima de 12 Vcc
As chaves do guidão são interruptores que conectam circuitos de acionamentos de relés e também enviam sinal para o painel multi-função, o painel que sinaliza os KM rodados, LED indicadores... e também se comunica com a ECU. Aqui pode haver um erro com o painel e não com a ECU.

Com o aparelho de diagnose em mãos, multiteste e diagrama elétrico e ainda assim o defeito persistir... apela para o método trocador de peças com outra moto da autorizada.

Rafael Martins
27/05/2012, 12:02 AM
Olá Rafael, precisa ter em mãos o diagrama elétrico da Té e um multiteste... como a moto é nova bora resolver o problema com a autorizada...

Instalar um rastreador não deveria ser o problema, claro, se instalado corretamente não danifica o circuito elétrico da moto.

A luz de aviso de problema na injeção permanece ligada... deveria piscar indicando a sequencia de código para procurar na tabela de erros e saber qual sensor falhou.

Dicas:
A ECU monitora a tensão da bateria e para o bom funcionamento do motor deveria estar acima de 12 Vcc
As chaves do guidão são interruptores que conectam circuitos de acionamentos de relés e também enviam sinal para o painel multi-função, o painel que sinaliza os KM rodados, LED indicadores... e também se comunica com a ECU. Aqui pode haver um erro com o painel e não com a ECU.

Com o aparelho de diagnose em mãos, multiteste e diagrama elétrico e ainda assim o defeito persistir... apela para o método trocador de peças com outra moto da autorizada.

Caro Barah,

muito bom ter sua opiniao por aqui. O que a central autorizada de sao paulo estava desconfiando é o próprio painel. Porém, minha moto é a única da cidade por enquanto, nao tem nem no showroom. Por isso que eu estava perguntando em outro tópico qual concessionaria autorizada em Curitiba o pessoal me indicava. Vou ter q apelar pra ir lá mesmo, e digo que não é perto, são 140km daqui.

A tensão está acima de 12v desde a partida, com o motor em movimento, ele está acima de 13,2 Volts em 3000rpm, o que seria o correto.

Esse multiteste seria o multímetro? Não encontrei nada no manual de reparacao que diga apenas a luz acesa no painel, e não piscando como vc próprio disse.

Por enquanto, aceito sugestões! Obrigado!

Barah
27/05/2012, 01:58 AM
O RR da XT é muito bom e manda cravados 14 Vcc, independente da rotação do motor... é multímetro o multiteste, tanto faz.

Miguel
27/05/2012, 10:08 AM
Pelo que vi lá no seu tópico no Xt660.com, parece ser um relé sim. Trabalha junto com o regulador retificador.

Rafael, não é não, os relés estão debaixo do banco, atrás da bateria. Aquilo deve ser para o alarme original, é um conector. Veja com quem instalou se lembra do que fez, refazendo os passos até voltar ao que estava, quem sabe assim encontra o defeito.

Rafael Martins
27/05/2012, 07:48 PM
Eu instalei o rastreador sozinho, liguei direto na bateria.

Para o alarme original, parece ser um plug parecido com o de diagnóstico, porém com 2 conectores apenas, o diagnóstico tem 3 e ficam bem juntos esses dois, embaixo do banco.

Rafael Martins
27/05/2012, 07:49 PM
O RR da XT é muito bom e manda cravados 14 Vcc, independente da rotação do motor... é multímetro o multiteste, tanto faz.

Barah, no manual, o parâmetro para o RR da XTZ é esse que eu te disse, assim, to afastando a possibilidade por enquanto.

Miguel
28/05/2012, 09:14 AM
Então não mexeste na fiação, nada ? Está tudo como estava ? Então só pode ser a bateria, no manual tem um papo sobre este ser um tipo especial de bateria, que não pode ser recarregada por carregador comum...experimente colocar uma bateria nova emprestada, quem sabe.

Rafael Martins
28/05/2012, 01:02 PM
É verdade Miguel, eu notei essa parte do manual.

Porém eu recarreguei na própria Yamaha, onde eles têm um carregador de carga lenta da própria Yamaha...

Vou ter que perder um dia todo e ir até Curitiba tentar resolver esse problema que tenho certeza que deve ser besta!

Rafael Martins
18/08/2012, 12:09 PM
Galera, após muito tempo infelizmente descobri a fonte do problema... Fui a um encontro da Yamaha em Curitiba e o mecânico fez uma rápida substituição do painel para verificar o problema, realmente não era o painel e ele afirmou ter certeza que era o chicote elétrico, o que realmente era!

Ao instalar o protetor de motor da Givi, os mexânicos passaram o chicote elétrico que vai para o painel por dentro do suporte do protetor que fica abaixo do farol, assim, quando foi apertada a peça, o chicote foi prensado, porém só com o tempo e vibração (pois o farol é fixo e o chicote não trabalha lateralmente) que ocorreu o curto circuito, o que ocasionou a queima da parte da ecu que controla os erros.
Levei a moto na Promotossul em Curitiba, e eles soldaram os fios do chicote, eles afirmam que dura pra sempre agora, mas eu vou tentar receber da loja que comprei (SBS motos em Ribeirão Preto ) um novo chicote elétrico e uma nova ECU. Eles são autorizados da Givi e deveriam instalar corretamente (instalei num sábado, e os caras fizeram com pressa, pois já estava terminando o horário de atendimento da loja), fiquei muito frustado de estragar minha moto tentando protegê-la!

Se tiverem sugestões, aceito recebê-las. Já fiz um contato por e-mail com fotos e todas as notas relacionadas ao problema e pretendo receber o ressarcimento de forma amigável, porém, se eles não pagar, eu vou infelizmente ter que contratar um advogado, pois só a ECU + chicote fica a R$4.000!

Rafael Martins
25/08/2012, 12:34 AM
Consegui um andamento para o problema:

A loja SBS vai pagar um novo chicote e uma nova ECU + a mão de obra. Em 1 semana devo levar a moto para fazer o serviço.

Não fiquei satisfeito com o que aconteceu, mas pelo menos eles estão fazendo a parte deles de me reparar!

Soueu
25/08/2012, 11:30 PM
Caramba que história:assine_contrato:

É inacreditável não haver pessoas competentes para executar serviços e diagnosticar problemas.

Em tese a solução de todos os problemas com motos yamaha deveriam ser sanados em concessionária yamaha. Até porque o preço da M.O. deles não é nada barato.
Mas a exemplo do que ocorre com automóveis, ocorre também com motos, ou, os melhores profissionais partem para um negócio próprio.

Então continua a valer o aconselhamento antigo. Serviço em concessionária, só enquanto estiver na garantia.

Paul Barrett
26/08/2012, 12:13 AM
Rafael, pelo menos a SBS é séria... pode ser que um funcionário tenha errado, mas a chefia entende que a culpa é da empresa, e toma a atitude certa: reparar sem custo...

Agora é esperar que com a troca a dor de cabeça termine...

Rafael Martins
26/08/2012, 12:24 AM
É complicado, instalei pensando em proteger, mas acabou dando essa merda! Porém tenho certeza que foi por causa da pressa, pois isso era num sábado e eles tinham começado a instalar já era mais de 11h da manha.

Agora é torcer pra dar tudo certo na troca e só acelerar!

Barah
26/08/2012, 09:39 AM
Rafael, vai feliz. O acontecido é passado, o instalador está ressarcindo as despesas com o erro de montagem... vai lá na autorizada, acompanhe a instalação dos novos componentes e aproveita reforça o laço com a representante da iama. Conhecendo o produto XT66 e suas manutenções, é muito importante estar próximo da autorizada.

Rafael Martins
26/08/2012, 10:20 AM
Está certo Barah!

Vou tentar acompanhar, porém, para trocar o chicote deve demorar muito, não sei se vou conseguir acompanhar. Obrigado por tentar ajudar a descobrir o problema, eu tiro o chapéu para o mecânico que só de ver os sintomas já deu duas opções do erro, painel ou chicote!

Att.