PDA

Ver Versão Completa : Chave da ignição sacudida pelo vento

Miguel
17/05/2012, 02:45 PM
Me caiu aqui uma ficha : será que é saudável para o interruptor de ignição a chave estar presa a aquela cordinha que fica vibrando loucamente quando em velocidade ? Vai ver é esta a causa de alguns problemas com este interruptor, a chave fica sendo sacudida pelo vento por estar presa a este acessório, que realmente é prático, mas pode ter este efeito adverso. Será ?

dupantoja
17/05/2012, 03:59 PM
Miguel, realmente não é bom, mas não acho que seja este o problema para mal contatos, pois a chave da ignição na XT660 é composta de três partes distintas, a parte de cima, que tem o segredo da chave, e permite ou não que este gire, a parte do meio, que é um disco com contatos, que é girado por um eixo dentado pela parte de cima, fazendo os contatos pararem em determinadas posições e ligando a parte elétrica, e a parte de baixo, que tem um carro com um pino, que faz o travamento do guidão no quadro.

VEja a parte de cima do lado direito, e as duas outras ainda montadas:http://www.xjrider.com/gallery/albums/userpics/10002/ignition_switch3.jpg
(foto: site XJRiders)

Aqui a parte de baixo, com a trava, ainda montada, e a parte do meio com os contatos. Os dentes que fazem a marcação das posições da chave estão no fundo do copo, do lado direito:
http://www.xjrider.com/gallery/albums/userpics/10002/ignition_switch4.jpg

Carro com o pino da trava do guidão:
http://www.xjrider.com/gallery/albums/userpics/10002/ignition_switch5.jpg

Eu acho que, com a chave vibrando, vc até vai prejudicar o giro da chave, pode ir desgastando as chavetas que fazem o segredo da abertura e eles começam a girar com dificuldade:
http://www.xjrider.com/gallery/albums/userpics/10002/ignition_switch11.jpg

Mas como a parte de baixo é isolada pelo eixo, não deveria dar problemas de contato. O problema de contato pode ocorrer por água que entra e escorre até a parte de baixo, causando oxidação dos contatos.
Essa desmontagem das fotos é do forum XJRiders e é uma boa opção para quem está com problemas na chave de ignição da moto: http://www.xjrider.com/viewtopic.php?f=44&t=719

No caso é uma desmontagem e manutenção da chave de ignição da XJ600, mas é praticamente idêntica à da XT660, mesmo sistema, com trava no guidão e contatos.

A minha está começando a enroscar, está ruim de virar a chave da moto para ligar, com certeza tem chavetas enroscando, e com o tempo o material tem oxidação, necessita de uma limpeza.
Vou ver se consigo fazer isso nesse final de semana, se fizer eu posto umas fotos aqui. O problema vai ser só arrumar a bancada, está tudo empilhado lá, preciso dar uma geral na oficina antes... E com cerveja gelada na geladeira, a motivação diminui.

Abraços.

Brunoas182
17/05/2012, 04:21 PM
Miguel
Não sei se vem ao caso, mas qdo eu tinha uma XTZ 125, as vezes não conseguia dar partida mesmo com o interruptor de partida ligado, nem acendia a luz da injeção, foi quando o mecânico da CC mandou eu abrir o Interruptor do Afogador/onde desliga a moto sem ter que girar a chave, e jogar Spray de Limpa Contato, após isso funcionava legal, mas era só chover ou lavar a moto que entrava água e voltava tddd novamente....
Não sei se isso acontece com a XT, pelo menos a minha nunk aconteceu, mas acho que vale a dica...

Miguel
17/05/2012, 06:42 PM
Bruno, realmente deve-se evitar a água, na lavagem tudo bem que dá para colocar um plástico, mas na chuva...este sistema deveria ser melhor projetado. Leio muito fórum de XT e esse problema da ignição aparece muito.

Dupantoja, muito bom ver como é por dentro...só uma dúvida, no manual do proprietário tem um papo complicado de entender sobre chaves com códigos, com transmissor-receptor, sistema imobilizador...onde é que está tudo isso nas fotos ?

E realmente, sendo assim creio que a cordinha não deve afetar muito - mesmo assim é bom colocar uma mais leve, como uma de fita que ganhei de brinde outro dia.

dupantoja
17/05/2012, 08:11 PM
Miguel, este sistema das fotos é simples, não tem sensor.
Na XT660 há um sensor certamente, mas é uma peça bastante simples, que deve levar o impulso magético lido ao ECU da moto, que é quem realmente está codificado.
Pelo que parece, na capa preta de plástico que fica em volta da ignição, tem uma bobina de fios, que faz o papel de leitor do chip. É o mesmo sistema de alarme nas portas das lojas de departamentos, com as etiquetas magnéticas.
Veja nesta foto de um kit de Suzuki à venda, que há dois conjuntos de fios... Um deles deve ser do sensor, que fica em volta da capa preta da ignição:
http://www.motojacs.pt/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/d/s/dsc02545.jpg

Se eu desmontar tudo esse final de semana, tiro fotos e coloco aqui, e aproveito pra identificar ele...

Abraços.

Pedrão
17/05/2012, 11:43 PM
Ae tinha q ser o du mesmo, ow ve se não toma muita cerva p/ pode faze o conserto direito em...hehe.

Abração

Leonardo13
18/05/2012, 02:52 AM
Mandou bem Du...

Miguel
18/05/2012, 08:22 AM
Me parece neste caso que a chave também deve ser cuidada, para não cair no chão, etc. Também está dito muito de leve no manual, mas ao que parece ela não deve ficar exposta a campo magnéticos (motores eletricos, equipamentos eletronicos) e nem as chaves reserva e vermelha devem ser guardadas juntas.

Desculpe se não li, mas porque você está desmontando tudo ?

VRG
18/05/2012, 09:06 AM
Pelo sim ou pelo não ..... eu não uso nenhum tipo de chaveiro.

Só a chave "peladinha" e mais nada.

dupantoja
18/05/2012, 01:09 PM
Miguel, ainda não desmontei, essas fotos são do XJRiders... Mas pretendo fazer isso porque a minha chave está enroscando um pouco para girar, principalmente para destravar e ligar. Como já coloquei silicone, óleo mineral grafitado e nada adiantou... Só desmontando como o cara aí das fotos fez e limpando tudo.

Sobre a chave, o chip interno é bem resistente, é como um chip de silício mesmo, sólido. Alguns carros da VW são de vidro, como uma ampola pequena, mas mesmo assim, por seu tamanho diminuto e estar colado à chave, ele tem bastante resistência à batidas e quedas.
Já campos magnéticos e alta temperatura certamente podem danificá-los.

Pedrão, esse é o problema, trabalhar na moto sem tomar uma gelada... A sorte é que a geladeira é longe da oficina, não dá pra ir buscar uma gelada à toda hora, então o consumo é menor!! E como tive pedra no rim estas últimas duas semanas, não sei se já volto a beber, he, he, he...

Abraços.

Paul Barrett
18/05/2012, 02:11 PM
Dupantoja, estou cuidando de colocar a minha geladeira velha na oficina, pra não ter mais esse problema de ir buscar a cerveja... rsssss

Na minha ex-Tornado, o bloco da chave estava enroscando e muito, e o cara que eu a vendi levou em um chaveiro aqui da cidade, o cara desmontou e ficou normal...

dupantoja
18/05/2012, 03:35 PM
Paul, pra trabalhos mais longos essa distância da geladeira vem à calhar, pois o consumo é mais rápido que o trabalho, e pode dar problemas!!!

A parte mais difícil é a retirada da ignição, pois ela é presa na mesa com um tipo de parafuso que quebra a cabeça quando apertado, então, vc precisa de uma certa habilidade com uma furadeira e um dremel para retirá-lo, e depois pode usar um allen normal para fixar.
Depois que a peça estiver solta, aí é moleza, imagina que eu vou mandar um chaveiro fazer o serviço e perder a melhor parte!!! E ainda ter que pagar? Jamé!!

Abraços.