PDA

Ver Versão Completa : Apagão estranho na XT660R

Otom
23/04/2012, 06:04 AM
Boa galera, eu fiz a 1ª viagem com minha moto esse fds e no meio do trajeto minha moto deu um estralo bem alto e apagou o fogo, mas assim que parei no acostamento e dei na partida ligou normalmente e fui e voltei a viagem sem que nada estivesse acontecido, algum de vcs já tinha visto isso? o que pode ter sido??
Abraço.

Paul Barrett
23/04/2012, 06:54 AM
Otom, esse apagão desligou a parte elétrica junto, ou foi só o motor? Tipo sumir o painel e todas as lâmpadas...

Pergunto pq a minha apagou no meio da reta, olhei e não vi nada, aí a chave tinha desligado sozinha, acho que tinha ficado meio ligada e voltou, foi só ligar a chave que tudo voltou ao normal, andando mesmo, nem parei. O seu caso parece ter sido um corte na elétrica, melhor dar uma geral nos conectores...

Otom
23/04/2012, 07:12 AM
Pois é, não prestei atenção se apagou todo painel, mas só dei na partida e pegou, a chave continuou no on.

Otom
18/05/2012, 12:39 PM
Mais alguém pode me dar uma luz??

Calvin
18/05/2012, 01:07 PM
Faz tempo que vc tá com a XT ? Isso sempre acontece até que a gente aprenda a domar 110% da embreagem dela, depois a tendência é sumir.

Passei por isso algumas vezes no começo.

Fora isso é sempre bom checar, filtro de ar, vela, e colocar um STP limpador de bico injetor no tanque de vez em quando, principalmente se tiver abastecido em postos meia boca.

Otom
18/05/2012, 02:29 PM
Fala Calvin tudo na paz?? faz pouco tempo que estou com a moto, peguei ela 0km, vou procurar esse STP por aqui.
Valeu, abraço.

Paul Barrett
18/05/2012, 02:30 PM
Otom, o estalo alto pode ter sido por falta da faísca no momento certo, a falta dela, depois o acúmulo de combustivel sem queimar, depois vem a faísca e queima dentro do sistema de escape... se foi isso tudo indica em uma falha elétrica, no sistema de ignição.

Aconteceu mais alguma vez?

Calvin
18/05/2012, 03:07 PM
Grande Paul, já notou que as apagadas nas XT são muito relatadas por quem recém adquiriu a moto ? isso revela uma enorme tendência a ser uma consequência do aprendizado de se lidar com uma monocilíndrica com mais de 600cc.

Com o tempo, e a manha isso some, como já constatei diversas vezes, não vejo motivo para preocupação.

Muitos relatam melhoria com os ajustes de C1 do painel....... eu já mexí lá mas não tenho provas empíricas de que deu resultado, muitas das vezes o efeito é placebo. Mas não custa dar uma olhadinha no parâmetro e manter os itens que comentei sempre em dia.

Otom
18/05/2012, 03:13 PM
Fala grande Paul, nunca mais aconteceu.

Calvin, creio que não seja consequencia no apredizado, pois eu vinha em velocidade constante de em média 110km/h, entendeu.
Abraço.

Calvin
18/05/2012, 03:56 PM
Otom, comigo as vezes que ocorreu eram em reduzidas, em baixa velocidade, ou em retomadas também em baixa.

Vamos aguardar mais opiniões. Como tá o C1 do painel ?

Miguel
18/05/2012, 06:54 PM
Estou lendo um forum de XT da França, e lá um caso desses foi relatado, e sugeriram que podia ser o cabo de embreagem mal posicionado que com a vibração e o vento tenha batido na chave, desligando a moto. Não custa verificar. Outra recomendação que vale para todos os apagões é aumentar a rotação da lenta, resolve a maioria dos casos.

Otom
22/05/2012, 03:50 PM
Miguel no meu caso essa possibilidade está descartada, pois quando parei a moto o painel estava ligado.

Otom
22/05/2012, 03:52 PM
Calvin, como vejo essa C1 e como consigo verificar se a moto está ok. pelo painel??

Calvin
22/05/2012, 05:29 PM
Ctrl C + Ctrl V do motonline pra facilitar :

1 - Com a moto desligada, mantenha os botões select e
reset pressionados, ligue a ignição e aguarde até
aparecer no painel DIAG

2 - Clique em select para alternar entre C0 e DIAG,
deixe em C0

3 - Mantenha select e reset pressionados, para ativar o
ajuste da mistura. Vai aparecer C1

4 - Clique sem select para alternar entre C1 e C2, deixe
C1 ativado

5 - Mantenha select e reset pressionados, para ativar o
C1, vai aparecer o ajuste atual, um número entre -128 e
128 ..

6 - Clique select para aumentar, reset para diminuir.

Depois tem esse tópico http://xt660.com.br/showthread.php?16-Roteiro-de-diagn%F3sticos-XT660&highlight=diagnostico e esse aqui também http://xt660.com.br/showthread.php?749-Ajuste-da-inje%E7%E3o-da-XT660

Abs

Ninjaboy
22/05/2012, 05:41 PM
o meu veio ajustado em 0, fiz um teste ajustando pra 4 e parece q é outra moto MUUUUUUUIIIIIIITTTOOOO + agressiva, e proporcionalmente beberrona....

Otom
23/05/2012, 11:57 AM
Esse tipo de coisa não gosto de mexer, pois tenho medo de piorar.

Otom
04/06/2012, 03:27 PM
poxa vida, minha moto deu esse apagão mais duas vezes na cidade, ela vem de boa e de repente apaga sem mais nem menos, isso já aconteceu com alguém?? mais alguma sugestão??? será que é normal da moto????
Abraço a todos.

Miguel
04/06/2012, 05:35 PM
Coloque em modo contagiros e com o motor quente a lenta deve estar entre 1300 e 1500 rpm. Além disso verifique se o filtro de ar não está sujo. E se não adiantar, fazer a "inspeção e ajuste do sensor da posição do acelerador", manual de serviço, pg 7-29.

Mas afinal, sua moto não está na garantia ? AAAAh, não precisa responder....

Otom
13/06/2012, 12:37 PM
Miguel, lei ela na Yamaha e o mecânico disse que fez uma busca do erro no painel e minha moto estava toda ok, ai ele disse que que uma pressão nos conectores, vamos ver se resolveu.
Abraço.

Dan de Almeida e Marinho
13/06/2012, 12:53 PM
Caros
Comigo aconteceu este apagão após passar em uma rua que estava com o asfalto fresado para recapeamento e com muita trepidação a noto apagou. Era tarde da noite em área perigosa, imaginem o susto. Ai, ainda com a moto em movimento girei a chave para a posição de desligar e liguei de novo, vindo a voltar a funcionar normalmente. Extranho esse fato, no caso narrado o companheiro estava na estrada e não havia nada de excepcional para provocar o completo desligamento.
Com a palavra a Dona "Iamarra" o que eu não acredito que o faça.
Abraços a todos
Dan

Otom
13/06/2012, 01:06 PM
Meu caro, por onde eu passava não havia nada de excepcional. A propósito, qual o ano de sua moto??
Abraço.

Dimitry
13/06/2012, 01:52 PM
Otom, vai mantendo o post até ter uma solução... Estou com este problema na retomada e na reduzida.... Já verifiquei o filtro de óleo e já havia regulado a CO devido aos pipocos nas reduzidas. Agora vou verificar o cabo de embreagem e já vou trocar as velas.

Otom
14/06/2012, 01:29 PM
Blz Dimitry, mas meu caso deve ser diferente, até pq a minha apaga sem precisar reduzir nem retomadas, mas vamos manter o tópico sim pra ver o que vai dar.
Abraço.

Soueu
15/06/2012, 03:05 PM
Semelhante me acontecei. Era o plug (branco) do fio preto paralelo ao terra que conecta-se à bateria, que estava mal encaixado. Mas deu cod. de erro 46 no painel.

Otom
15/06/2012, 03:35 PM
Pois é, o estranho é que a minha não aparece nada.

Dimitry
15/06/2012, 05:07 PM
Idem a minha não aparece nada.

Dimitry
15/06/2012, 05:09 PM
Semelhante me acontecei. Era o plug (branco) do fio preto paralelo ao terra que conecta-se à bateria, que estava mal encaixado. Mas deu cod. de erro 46 no painel.
Soueu, tire a carenagem da sua moto, tire o plug do retificador e verifique o fio PRETO (terra) veja os contatos dentro do plug. Normalmente erro 46, pode ser também que lá já esteja com AZINHAVRE...

Miguel
15/06/2012, 08:17 PM
Em toda moto de tempo em tempo é bom passar em revista todos os conectores, onde houver um mau contato a resistencia à passagem da corrente aumenta e com o aquecimento resultante a oxidação aparece até falhar de vez. Observar em todos os plugues se há sinal disso e aplicar WD40 em tudo para prevenir. Isso vale em especial para a R em que há conectores debaixo do tanque expostos ao ar quente do radiador.

Hoje por acaso estava conversando com quem entende muito de motos e ele disse que em muitas XT ocorreu apagão em curvas devido ao sensor de inclinação. Pode ser que ele esteja mal nivelado e aí basta uma inclinação mínima para um dos lados para ela apagar. Outra coisa que deve se pensar num caso desses é mau contato no sensor do cavalete lateral.

Otom
18/06/2012, 02:19 PM
Dimitry, a minha quando ocorre esse apagão ela dá um estalo bem alto no motor, diferente do normal, a sua tb. faz isso??

Otom
09/07/2012, 08:08 PM
Fala galera, a minha moto nunca mais aconteceu o tal apagão e depois que regulei a C0 e a aceleração nem estacar mais estancou.

Barba
10/07/2012, 01:16 PM
Pessoal,
a minha negona tá com quase 24mil/km ... sofri muito com esses apagões até +ou- os 10mil/km ... nas revisões, o pessoal da CC (viamar) dizia q não tinha nada de errado ... q tinham testado e não apareceu nada ... e tome apagão ... pode-se dizer q eles não desapareceram, mas diminuiram significativamente ... tipo uma ou duas x por semana ...
Tinha colocado I BOOSTER e vela IRIDIUM ... na última troca de óleo (21mil) o mecânico (q não é da CC) tirou o I BOOSTER e colocou a vela original ...
Ela tá redonda, andando bem ... bebendo prá carái (13,5km/l) mas tá uma DILIÇA ... só q de vez em qdo ... apaga ... já me acostumei com isso ...
abraços

Paul Barrett
10/07/2012, 01:42 PM
Barba, eu voltaria a Iridium... provavelmente o problema não era com ela...

Barba
10/07/2012, 02:40 PM
Pois é PAUL,
eu sempre acreditei q juntando o I BUSTER, a IRIDIUM, a PODIUM da Petrobrás, troca de óleo YAMAMALUB / filtro de 3 em 3mil/km a negona ia andar mais e consumir menos ...
tô achando q num tem tanta relação assim ... a IRIDIUM tá guardada, na próxima revisão ela deve voltar sim ...
a XT é igual filhos ... vc pensa q conhece 100%, mas eles sempre nos surpreendem ...
mas o saldo da negona é altamente POSITIVO !!! num troco por nada ...
abraços

Barah
10/07/2012, 10:43 PM
Barba, fazer 13,5 km/l é problema... se for esporádico é porque está brincando demais com a moto acelerando em demasia: não é salutar e vai pagar na manutenção precoce. Se rodar com o motor na mão direto fazer 17 km/l é o justo.

O apagão é fácil resolver aumentando a marcha lenta e rodar com o motor cheio acaba de vez com a morte súbita do motor. Desencana, vela IRIDIUM, filtro e ibooster é muito dinheiro pra pouco retorno.

Dan de Almeida e Marinho
11/07/2012, 10:21 AM
Caro Othon
Desculpe-me a demora de responder a sua pergunta. A minha XT comprei 0km em 28 de dezembro de 2009 e está com 18.000 km.

Super Teko
27/07/2012, 01:53 PM
Pois é PAUL,
eu sempre acreditei q juntando o I BUSTER, a IRIDIUM, a PODIUM da Petrobrás, troca de óleo YAMAMALUB / filtro de 3 em 3mil/km a negona ia andar mais e consumir menos ...
tô achando q num tem tanta relação assim ... a IRIDIUM tá guardada, na próxima revisão ela deve voltar sim ...
a XT é igual filhos ... vc pensa q conhece 100%, mas eles sempre nos surpreendem ...
mas o saldo da negona é altamente POSITIVO !!! num troco por nada ...
abraços

Eu lí em algum outro post que da pra regular o consumo mexendo no C1 do painel, mas não entendo muito dessa parte.

Super Teko
27/07/2012, 02:02 PM
Bem, assumindo que não tem entupimentos de combustível e nem problema na injeção/velas, acredito que esses apagões podem ser de 2 tipo, os ocasionados por baixa rotação do motor e os ocasionados por algum mal contato na parte elétrica da moto.

A baixa rotação é só regular, e o mau contato é só fazer o que o Miguel disse, reapertar as conexões, limpar e usar WD40 nas mesmas. Essas motos modernas com eletrônica embarcada costumam fazer essas coisas mesmo.

O grande perigo q eu vejo é acontecer um apagão desses numa curva. Isso pode derrubar a pessoa, tem que tomar muito cuidado com isso.

Acho que o melhor a fazer é ficar ligeiro e apertar a embreagem quando ocorrer o apagão.

A minha nunca aconteceu, mas foi bom eu ler isso aqui pra já ir me preparando pra ficar com a mão proxima da embreagem SEMPRE!

Soueu
29/07/2012, 07:25 PM
Agora a pouco deu esse apagão novamente; da vez anterior foi um conector solto e verifiquei conforme dica do Dimitri.

Hoje/agora
Estava na rodovia fazendo subir a velocidade e quando chegou em 140 o painel apagou (menos o relógio) e o motor também.
Não apareceu nenhum código de erro. ... descemos da moto, a esposa observou que era exatamente 4,ooh(da tarde) o instante do corte. Desliguei e liguei novamente e ela funcionou normal. Rodamos mais 40 minutos até chegarmos em casa... e Tô aqui tentando saber o que foi ?

Após reler todo o tópico, cogito a hipótese de ser a a chave conforme relato do Paul Barrett . E o relato do miguel sobre o XT francês, também sobre a chave.

Mas fica uma incógnita. Vou fazer um check em todos os terminais e conexões.

De certa forma foi bom acontecer, pois sempre tive receio de ter um motor cortado em alta velocidade. E constatei que não há o que temer... é um processo de desaceleração normal.

..................................Fui verificar a chave e considero difícil, pois ha firmeza nos estágios dela. Fica bem durinha no ponto -on-

Poderia ser algum problema da ECU.... mas não apareceu nenhum código no painel.

Soueu
29/07/2012, 10:11 PM
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/338539_367609159979398_1280717411_o.jpg

Verificarei todas estas conexões .

Soueu
30/07/2012, 04:02 PM
Re-vi tudo, retirei um corta corrente que eu havia feito. A única coisa aparentemente anormal era o rele de partida e os fusíveis que estavam desencaixados do quadro (cinta/borracha de encaixe) .
Minha moto é do primeiro semestre de 2005 e a bateria, acreditem se quiser, é ainda a original. Conferi a carga e como está carregando e continua dentro dos padrões.
A bateria desta de outras motos de pouco uso, eu desconecto o terminal negativo sempre que as estaciono em seus cantos. De uma future 06, troquei a três meses a bateria dela que também era original.

Neste apagão, não acendeu a luz da injeção e nenhum erro se avisou no painel. Portanto, volto a pensar no caso da chave mesmo.

Leonardo13
31/07/2012, 04:47 AM
Apague esse post !!
Post duplicado....

Leonardo13
31/07/2012, 04:48 AM
Soueu a minha moto nunca tinha feito isso em 3 anos que estou com ela, porém ocorreu esse mesmo problema por duas vezes a pouco tempo atrás !!! Pouco tempo depois a bateria arriou, no momento em que parou voltei para a casa e fiz todo esse check up na moto, e não vi nada de anormal, até fazer pela segunda vez !! Porém exatamente 1 mês e meio depois a bateria arriou com a moto 4 dias parada na garagem, coisa que nunca aconteceu, no começo já deixei 3 meses parada e deu partida normal !!
Não sei se é um sinal divino rsrsrsrs mas pode ser um sinal que podemos compreender que isso acontece quando a bateria já esta nas ultimas !!! Minha bateria era original até o mês passado !! Nem quis saber de carregar a mesma, ela já havia cumprido e muito bem a sua função desde de 2006 !!

Soueu
31/07/2012, 08:49 AM
Que bom vc. ter dito isso, pois cogito ser a bateria mesmo, pois também acho que ela já cumpriu a missão dela, afinal são 7 anos !
a votagem dela parada uma semana é sempre 12,7~12.75v. e quando funciona carrega normalmente.

Soueu
31/07/2012, 08:51 AM
Hehe... pesquisando preço de bateria ! rsrs

Super Teko
31/07/2012, 09:10 AM
Interessantes esses relatos, estou acompanhando com muito interesse!

Dan de Almeida e Marinho
31/07/2012, 09:22 AM
Caros
Falando em apagão, lembrei-me de outro evento na parte elétríca que aconteceu comigo por duas vezes. Em movimento, fui ligar a seta e nada de funcionar, testei todas as alternativas, para esquerda, para direita e também o pisca alerta e nada de funcionar.
Chegando em casa, preparei-me para no dia seguinte ir a CC verificar o motivo da pane. Quando no dia seguinte liguei a moto para sair, estava tudo funcionando normalmente e nunca mais ocorreu e espero que continue assim.
Isso já aconteceu com algum de vocês?
Saúde a todos
Dan

Soueu
31/07/2012, 09:50 AM
Dan, provável que seja sujeira (pó/oxidação,etc) nos contatos do punho, conexão de fios, fuzivel, ou também o relé.
Passe um óleo desingripante no botão do punho, nos cotatos e na caixinha de fuzivel sob o banco e ao lado da bateria. O relé está sob a capa lateral ao lado do filtro de ar.

Soueu
31/07/2012, 09:51 AM
O relé do pisca é o primeiro a esquerda superior da tampa da caixa de ar.

Leonardo13
31/07/2012, 11:12 AM
Soueu isso que eu citei foi apenas uma dedução, não digo que esse pode ser o problema, mas convenhamos bateria durar mais de 7 anos já cumpriu bem a missão, pena que a bateria original "GT" é muito mais cara, inviável comprar uma nova, já a Yuasa cumpre tb a função tão bem quanto....
Os preços foram os seguintes,
Yuasa= 285 a vista
GT (Original fora das CC)= 480~550 a vista

Dan de Almeida e Marinho
31/07/2012, 12:20 PM
Obrigado Soueu
Vou verificar tudo seguindo as suas instruções.
Dan

Soueu
31/07/2012, 12:40 PM
Acabo de chegar da ccYamaha local e expliquei para o mecânico chefe, o Cabelo, motociclista, rockeiro e mecânico de longa data; e disse-me que com certeza é a bateria sim, que pela idade solta as placas de chumbo internas, e interrompe as conexões. Disse ter constatado vários casos semelhantes em motos distintas. "Você tira a bateria, mede e tá tudo em ordem, reinstala a bateria e o apagão. Com a vibração da velocidade e rotação do motor da xt deve ter dado desconexões internas na bateria e apagado tudo"

Explicação lógica e pertinente !

Soueu
31/07/2012, 12:48 PM
"Bateria Solta - A Bateria Solta no suporte está sujeita a danos irreparáveis na parte interna"
fonte :http://raiobat.com.br/RaioLaser/dicas.htm
A bateria da xt não fica solta, mas vibra muito.

Soueu
31/07/2012, 12:50 PM
"Bateria Solta - A Bateria Solta no suporte está sujeita a danos irreparáveis na parte interna"
fonte :http://raiobat.com.br/RaioLaser/dicas.htm
A bateria da xt não fica solta, mas vibra muito.

http://equipetodogas.files.wordpress.com/2009/12/mecanica.pdf

Baterias pg 7 de 221

Soueu
31/07/2012, 02:24 PM
Soueu isso que eu citei foi apenas uma dedução, não digo que esse pode ser o problema, mas convenhamos bateria durar mais de 7 anos já cumpriu bem a missão, pena que a bateria original "GT" é muito mais cara, inviável comprar uma nova, já a Yuasa cumpre tb a função tão bem quanto....
Os preços foram os seguintes,
Yuasa= 285 a vista
GT (Original fora das CC)= 480~550 a vista

Acabo de retirar a bateria GS (GS-gt9B-4 na cc mais de oitocentos paus !!!) prendi os terminais do voltimetro nela e chaqualei. Manteve a voltagem sem interrupcão. Pode ser, como pode não ser, mas na dúvida...
Fui até a uma motopeças para pegar uma yuasa em vez da cara GS. E relatando o ocorrido com o pessoal, o proprietário da loja e oficina me aconselhou a não levar já a bateria (posição honesta, outro iria querer faturar logo), pois era preferível aguardar a bateria dar sinais mais evidentes de final de vida útil, pois não há problemas de falta de mercadoria.
Lixei os terminais da bateria e dos cabos. os terminais da bateria estavam enegrecidos e após lixar ficaram cor de cobre... até pode ser.

Super Teko
01/08/2012, 07:33 AM
Mas essa bateria que está durando 7 anos é de chumbo e/ou prata com ácido sulfúrico igual as automotivas? Porque eu nunca ouvi falar em bateria durar tanto! A vida útil de uma bateria não é 2 anos?

Bateria de 800 reais se durar 7 anos até compensa o preço!

Soueu
01/08/2012, 09:12 AM
Só se trocaram sem eu saber, pois desde nova a bateria está lá. É GS japonesa original. Minha moto tem todos os componentes datados de 2004 e tudo importado. Ela é uma das primeiras que chegaram às concessionárias. Adquirida em Maio de 2005. Hoje ela está c/ 29 mil Km e quando parada a bateria tem o cabo negativo desconectado.
Uma future que tenho, adquirida em janeiro de 2006 só teve a bateria(12v 9A) trocada a dois meses atrás, durou 6 anos e essa bateria era chingui lingui, nem marca tinha, era verde sem absolutamente nada escrito exceto a capacidade, mas essa eu nunca desconectei cabos pelo dificuldade ao acesso.
Tenho um monza 90(absolutamente original) que não roda 100 km por ano e nem mais me lembro a quantos anos troquei a bateria. Funciono ele de dez em dez dias, faço uma "fisioterapia" nele e guardo desligando a bateria, já ficou um mes sem funcionar e ao conectar a bateria girou fácil. E eu faço girar um pouco antes de funcionar para circular o óleo.
Acho que o segredo de durar está em deixar desligada. Mas a bateria original da xt tem muita qualidade tanto que na cc pediram mais de 800 paus.

Super Teko
01/08/2012, 12:50 PM
Voce desliga os cabos da sua bateria quando não está usando o veículo/moto?

Soueu
01/08/2012, 02:25 PM
Sim.
Na XT desaparafuso o terminal negativo quando chego de um passeio, pois ela ficará a semana toda parada.
No carro citado desconecto o positivo, por questão de praticidade.

Super Teko
01/08/2012, 03:03 PM
Ah, então é isso sim... Pois uma bateria de chumbo em condições normais de uso não passa de 2 anos, 3 anos se for de prata.

Mas amigo, se você deixa os veículos tanto tempo parado assim tem que tomar cuidado com humidade nos conectores, e sempre que você ligar a moto espere ela lubrificar uns 10 minutos antes de acelerar, pois 1 semana parada o óleo vai estar todo no fundo.

Soueu
01/08/2012, 03:14 PM
Ah sim, tudo lubrificado e bem cuidado, Eu mesmo faço todos os serviços tando em carros como motos, só não me atrevo na eletrônica por não ter dispositivos para diagnósticos. No mais e não sendo algo pesado (a idade limita e impede abusos) eu mesmo faço. Desde adolescente sempre fui de desmontar para aprender. Mais errando que acertando, mas sempre fuçando. rsrs.

A coisa melhorou muito com o advento da internet, pois a partir dela ficou fácil trocar experiências, adquirir conhecimento e buscar informação.
Antes da internet, quando que a gente conseguiria um manual de serviços de motos ?
Hoje acha-se quase todos e com um manual desses nas mãos toda tarefa fica fácil e precisa.

Soueu
02/08/2012, 11:36 AM
Relato semelhante :
http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=36878

Super Teko
04/08/2012, 11:50 AM
Mas e ai? O que você fez? Você trocou a bateria? Voltou a ocorrer o problema?

Soueu
04/08/2012, 06:26 PM
Ainda não troquei, também não sai com ela. Mas deixei funcionando parada e na marcha lenta por um bom tempo para verificar o funcionamento da ventoinha, que funcionou, e o funcionamento da moto está normal. A bateria está carregando bem, não está perdendo carga e parada com circuito aberto está c/ 12,75v.

Super Teko
05/08/2012, 11:01 AM
Eu estive pensando, a XT tem vários sensores, inclusive de inclinação, será que não foi um deles?

Ai procurando na net encontrei um post que falava sobre um arquivo de "log" que podia ser acessado no painel da moto, onde informava o monitoramento dos sensores.

No post falava que os mecanicos das autorizadas sabem entrar nesse arquivo de log. Acho que esses apagões ficam registrados na memória EPROM, com o código do sensor que gerou o problema.

Inclusive, a moto corta o giro em alguns casos, não só pela inclinação, mas acima de 7500 RPM certo? Se desse uma falha nesses sensores acho que ela "apagaria por engano".

O que você acha?

Soueu
05/08/2012, 02:04 PM
Pensei igual a vc. Sobre o sensor de inclinação. Ele está localizado atras do motor sob o corpo da injeção, visualmente está normal. Também vou estudar o procedimento para verificação no painel, há um tópico a respeito aqui na casa. :
http://xt660.com.br/showthread.php?16-Roteiro-de-diagn%F3sticos-XT660&highlight=erros+painel

Acabo de chegar de um passeio com ela de 79,2km, no qual fiz em ritmo forte entre 140 e 160, e está redondinha.
O interessante é constatar que com garupa a moto não apresenta o shimmy, coisa que sem a garupa acontece nos 160. Com garupa ela fica firme e estável. Como também se comportou o motor. Ao chegar desliguei e medi a bateria e ela estava c/ 12,95 V. Significa que está boa.

Vou ler o tópico e ver se tomo coragem para fazer a verificação no painel. Ali só fui até a regulagem de Co que deixo em -2.

Abraços.

Soueu
05/08/2012, 10:11 PM
Retirei o "sensor de equilíbrio" (interruptor de corte por angulo de inclinação) para checagem e está perfeito, a aparência interna é de peça nova.
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/376285_369946503078997_332162965_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/427186_369946333079014_403586995_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/378267_369946313079016_540828046_n.jpg

Bernardo Ilha
05/08/2012, 10:30 PM
Olá pessoal,
Sou novo aqui e estou meio perdido, espero ter entrado num tópico apropriado...
Amanhã devo depositar na conta da Siri Motos (Northway veículos) em SP o valor de uma Teneré 660.
Mas ainda estou meio cabreiro com o que tenho lido sobre as Cc. Moro a 200 km da Cc e cada ida a ela deverá ser um sacrifício que tem que valer a pena.
Pergunto: 1 As revisões tem que ser feitas na Cc onde comprei a moto?
2 Vou ficar muito dependente da Cc, tipo ter que trocar qualquer parafuzo lá para não perder a garantia.... ?
3 Alguém sabe se os problemas com os piscas que quebram nos primeiros Kms ainda existem? O mesmo vale para a vibração da bolha que encosta no farol em determinada rotação?
4 Alguém tem alguma referência sobre a Siri Motos (Northway) em SP ?
Obrigado.
Abraços,

Super Teko
06/08/2012, 12:18 AM
Nossa vc desmontou o sensor, eu não teria essa coragem toda!

Se eu fosse você procurava descobrir uma forma de ver o arquivo de log da moto, pois é uma espécie de "registro de bordo/caixa preta", se um sensor falhou acho que fica gravado nesse log. Não precisa mexer em nenhum sensor sem antes descobrir qual deles falhou! hehehehe

São vários sensores pelo que eu ví no manual. Temperatura do motor, temperatura do ambiente, altitude, pressão atmosférica, inclinação, pedal de descanço, oxigenio, etc. São muitos, não compensa mexer em todos, pode até estragar algo que esteja funcionando corretamente.

O melhor é ir direto na raiz do problema relatado pelo log. Bem, isso é o que eu faria, pois eu não tenho ferramentas e nem conhecimento pra mexer nessas coisas assim da forma que você fez.

E cá pra nós, talves esse apagão nunca mais ocorra também!

Super Teko
06/08/2012, 12:22 AM
Olá pessoal,
Sou novo aqui e estou meio perdido, espero ter entrado num tópico apropriado...
Amanhã devo depositar na conta da Siri Motos (Northway veículos) em SP o valor de uma Teneré 660.
Mas ainda estou meio cabreiro com o que tenho lido sobre as Cc. Moro a 200 km da Cc e cada ida a ela deverá ser um sacrifício que tem que valer a pena.
Pergunto: 1 As revisões tem que ser feitas na Cc onde comprei a moto?
2 Vou ficar muito dependente da Cc, tipo ter que trocar qualquer parafuzo lá para não perder a garantia.... ?
3 Alguém sabe se os problemas com os piscas que quebram nos primeiros Kms ainda existem? O mesmo vale para a vibração da bolha que encosta no farol em determinada rotação?
4 Alguém tem alguma referência sobre a Siri Motos (Northway) em SP ?
Obrigado.
Abraços,

Olá Bernardo, essa pergunta poderia ser feita em outro post, com um título apropriado mais pessoas iriam ver e responder!

Mas, segue o que sei:

1 - Pode ser em qualquer CC Yamaha;
2 - Enquanto estiver na garantia o melhor é deixar tudo com eles sim, alem de não pagar pelos serviços vc não perde a garantia;
3 - não sei informar isso, tenho uma XT660R e não tem problema de pisca heheheh;
4 - não conheço CCs em SP, eu moro no ES;

[]'s

Paul Barrett
06/08/2012, 12:42 AM
Bernardo, bem vindo ao Clube! Tenho um primo aí na Ilha, o Horácio da Marina Lisarb, tem uma KX 250, conhece?

É isso mesmo, as revisões podem ser feitas em qualquer CC, mas pq a compra em SP? Se eu fosse vc, pegava em qualquer outra mais próxima... ir a SP de XT sabe como é... tem seguro? kkkkk Revisões de 1.000km e 10.000km tem que ser feitas na CC senão perde a garantia de um ano...

Nunca tive problemas com os piscas, mas a proteção da bengala da minha está vibrando e fazendo barulho...

Soueu
06/08/2012, 10:10 AM
Teko, Desmontar esse sensor é algo muito simples e sem riscos de erros, pois tem boa arquitetura c/ encaixes fáceis. É algo que todos poderiam fazer no intuito de verificar as condições dos terminais, soldas e componentes. Em outro tópico, havia visto que no sensor da moto do Barah ouve uma oxidação [ http://xt660.com.br/showthread.php?847-Interruptor-do-%E2ngulo-de-inclina%E7%E3o-C%F3digo-de-erro-30. ] ; aproveitei e calafetei as bordas com massade vidro de carro, por prevenção. Embora, pelo bom estado dos componentes do meu sensor (7 anos ), a vedação original é suficiente, mas vai que uma máquina de alta pressão apareça ???
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/313042_370096123064035_1632197414_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/378229_370096219730692_1546185556_n.jpg

Bernardo Ilha- Seja bem vindo !

Soueu
06/08/2012, 10:17 AM
Esqueci, Para retirar o sensor, basta uma chave L-10 para desaparafusar primeiro o reservatório de fluído do freio traseiro, posterior/ desaparafusa-se o sensor que é ancorado na mesma base do reservatório. Os encaixes do sensor são travas plásticas de pressão. É só ter delicadeza e boa.

A bateria medida, um minuto após desligar o motor. Demostra que está boa, embora já tenha seus 7 anos de uso.

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/378203_370096163064031_943243791_n.jpg

Super Teko
06/08/2012, 10:29 AM
Ah sim, pois então esse apagão pode ser esse sensor mesmo em! Você reparou se apresentou o tal er30/er41 que o Barah falou?

Porque se deu esses erros então é isso a causa dos apagões mesmo.

Soueu
06/08/2012, 10:48 AM
Entrei no diag do painel, mas preciso ainda estudar para entender...
Mas, não apareceu o cod. 30, desmontei para verificar o estado da peça e lubrificar conexões.
Ainda não sei a razão do apagão. Sobraram duas hipóteses.
1- A chave que desligou.
2- A bateria.
Ambas possíveis. A bateria como relatou o mecânico, pode ter tido algum componente interno solto que se encaixou... terminais dela... Como alertaram (mecânico Yamaha e o da motopeças) se for a bateria, se ocorrer de novo, de uma mexida/pancadinha nela para voltar a funcionar e ai sim a substitua.

Há uma 3ª hipótese, que é algo ainda não apurado, ou cogitado.

Soueu
07/08/2012, 10:36 AM
Verificando a memória da ecu, só a indicação de um erro 46. Ocorrido quando um plug do cabo negativo da bateria se desconectou.
Portanto não houve registro de erros.

O plug é este branco do fio preto que aparece nesta foto no canto esquerdo inferior
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/378203_370096163064031_943243791_n.jpg

Super Teko
08/08/2012, 12:41 PM
é estranho esse apagão então... se não teve registro de erro então não foram os sensores, correto?

Soueu
08/08/2012, 03:13 PM
Sim, então as hipóteses se resumem à chave que poderia estar mal ajustada e foi a fita sacudida pelo forte vento que a trouxe para trás. Ou a bateria.

O bom disso, é que fiz ema checagem geral na eletrônica da moto e aprendi a usar o diagnóstico.
Por exemplo : Eu deixei o motor funcionando parada um tempão para ver se a ventoinha do radiador estava Ok. Sendo que pelo diagnóstico, np nº 51 (usando o corta corrente) testa-se a ventoinha, sem estar o motor ligado.
No nº 9 tem-se a voltagem da bateria, dispensando o amperímetro; e por ai vai.

Super Teko
08/08/2012, 05:20 PM
Como você fez para aprender? Eu não achei nada no manual do proprietário explicando isso.

Soueu
08/08/2012, 06:34 PM
O manual de serviços dá a orientação.
Obtenha-o aqui http://xt660.com.br/forumdisplay.php?37-Manuais

também este tópico http://xt660.com.br/showthread.php?16-Roteiro-de-diagn%F3sticos-XT660

Super Teko
09/08/2012, 04:07 PM
Ah valew, eu vi e acho que deu pra entender +/- como funciona isso. Depois quando eu tiver um tempo vou tentar aprender a usar.

Soueu
10/08/2012, 09:43 AM
Sou como criança, fuço até aprender e depois que aprendo não paro de fuçar . rsrs

Super Teko
12/08/2012, 06:01 PM
Posso estar enganado, mas acho que esse apagão não vai voltar ocorrer nem tão cedo kkkkkkkkkkkkkkk
Deve ter sido algum mal contato, e como vc já reapertou todos os contatos o problema virou lenda!

De qualquer forma, se ocorrer avisa pra gente!

Soueu
12/08/2012, 10:16 PM
O legal das pessoas relatarem seus problemas e manobras em busca de soluções, só enriquecem o conhecimento e facilitam muito o trabalho, pois os caminhos já trilhados não mais são desconhecidos.
Eu aprendi muito, mas muito mesmo buscando soluções quando surgiam os problemas. Neste tópico mesmo acabei aprendendo muito sobe a xt, até então tinha medo de enfrentar o diagnóstico pelo painel. Agora... só alegrias.:cool:
Abraços e muita Paz !

Soueu
13/08/2012, 09:57 PM
Acrescentando :
http://xt660.com.br/showthread.php?2922-xt660r-apagou-.-defeito-novo&p=64090#post64090

Tomasini
13/08/2012, 10:20 PM
O legal das pessoas relatarem seus problemas e manobras em busca de soluções, só enriquecem o conhecimento e facilitam muito o trabalho, pois os caminhos já trilhados não mais são desconhecidos.
Eu aprendi muito, mas muito mesmo buscando soluções quando surgiam os problemas. Neste tópico mesmo acabei aprendendo muito sobe a xt, até então tinha medo de enfrentar o diagnóstico pelo painel. Agora... só alegrias.:cool:
Abraços e muita Paz !

Ainda continuo temeroso para cair dentro do sistema da XT...

Queria desmontar também a carenagem, conhecer mais dá máquina, mas e o receio....!!!

Abraço

Super Teko
18/08/2012, 09:13 PM
Aprendi a regular a marcha lenta na XTzona! xD

Entrei no modo Co e vi que tava em 1200 RPM +/-, aumentei pra 1350 +/-

Fiz isso porque a moto morreu comigo na rua heheheh

Mas não foi apagão elétrico, no meu caso a moto só morreu mesmo porque tava com a marcha muito lenta...

Tomasini
18/08/2012, 09:47 PM
Aprendi a regular a marcha lenta na XTzona! xD

Entrei no modo Co e vi que tava em 1200 RPM +/-, aumentei pra 1350 +/-

Fiz isso porque a moto morreu comigo na rua heheheh

Mas não foi apagão elétrico, no meu caso a moto só morreu mesmo porque tava com a marcha muito lenta...

Super Teko poderia descrever passo a passo como efetuou esse procedimento? Gostaria de verificar e regular a minha. Lembro que o Leo13 também estava em busca dessa informaçao.

Abraço

Super Teko
19/08/2012, 05:46 PM
Super Teko poderia descrever passo a passo como efetuou esse procedimento? Gostaria de verificar e regular a minha. Lembro que o Leo13 também estava em busca dessa informaçao.

Abraço

Eu segui uma dica aqui do forum mesmo:
http://xt660.com.br/showthread.php?558-Conta-Giros-da-XT660-R

Ai explica tudo!

Soueu
20/08/2012, 09:00 PM
Apareceu código 15 na memória da ECU.
Cód. 15 é o sensor Tps com problemas e este provoca apagões ao informar a posição do acelerador diferente do real.

Já encomendei a peça original na concessionária R$ 450,00 a vista !

Esta foto é de um anúncio portugues
http://oliveiradeazemeis.olx.pt/vendo-tps-para-yamaha-xt660-novo-sensor-de-posicao-do-acelarador-iid-308592411
http://images02.olx.pt/ui/20/25/11/1337761771_308592411_2-Vendo-TPS-para-Yamaha-XT660-NOVO-Sensor-de-posicao-do-acelarador-Oliveira-de-Azemeis.jpg
Portugal "...Custa cerca de 150€ novo..." cerca de R$ 373,50

Tomasini
20/08/2012, 10:59 PM
Eu segui uma dica aqui do forum mesmo:
http://xt660.com.br/showthread.php?558-Conta-Giros-da-XT660-R

Ai explica tudo!

Obrigado, mas nao entendi onde regulo, no painel ou no parafuso que está no motor?

Abraço

Soueu
20/08/2012, 11:18 PM
No painel você aciona o contagiros e o parafuso para acelerar, ou desacelerar o motor está no corpo de aceleração ao lado esquerdo e apoia a roldana onde estão os cabos de aço ligados ao punho de aceleração.
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/557462_375058782567769_2098810888_n.jpg

Aqui tem os manuais que ensinam os procedimentos.

http://xt660.com.br/forumdisplay.php?37-Manuais

Abraços

Paul Barrett
21/08/2012, 03:37 PM
Soueu, há um recall da Yamaha para esse sensor... procura saber no próprio site pelo nº do chassis... não há data, se não houver sido feito ainda tá valendo...

Soueu
21/08/2012, 04:39 PM
Paul agradeço a lembrança, mas já fiz o recall nesta moto, este sensor que apresenta problemas é o que foi enviado pela Yamaha.

Paul Barrett
21/08/2012, 08:20 PM
Soueu, se é assim eu reclamaria mais uma vez... não custa tentar, mesmo sabendo que vai ser dificil...

Soueu
21/08/2012, 08:40 PM
Tem +-2 anos que foi feita a substituição, embora a peça original da moto não apresentara problemas. Solicitei por ser de direito e pena que não devolveram a peça anterior.
A solicitação eu fiz diretamente e eles foram muito prontos no atendimento e rápidos no envio à cc para a troca e tudo muito documentado.
Para reclamar agora, eu bobeei, deveria ter levado a moto à CC, mas eu mesmo retirei a peça para passa-la no multímetro. Isso na sexta feira agora.
Pensei sim e fazer o contato, mas acredito que só iria passar por desapontamentos e até resolverem, se é que resolveriam, eu ficaria sem poder usar essa moto. Encomendei depois de cotar em várias concessionárias. Há grande diferença de preços, chega a cem reais.

Soueu
22/08/2012, 09:27 AM
Sensor Tps- este vídeo demonstra seu funcionamento

https://www.youtube.com/watch?v=bIPmj6jJA8Q

Soueu
22/08/2012, 10:43 AM
A resistência acusou 7,68~7,74 .. fora da especificação.
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/540442_375508022522845_107829473_n.jpg

Paul Barrett
22/08/2012, 01:23 PM
Srs... aconteceu na azul nova agora tambem... liguei a moto na chave, tudo normal, e depois de andar por um tempo apagaou tudo... mas foi só voltar a chave pra posição que tudo voltou ao normal... rsss

Acho que não fui com ela até parar na posição e travar... ela volta e desliga, tanto que estava na posição de desligada... tento não forçar nada na chave por causa do desgaste e suas consequências que acaba dando nessa...

Soueu
22/08/2012, 02:14 PM
Sua moto é nova Paul, provável ser o que você supõe mesmo.
Percebi que, se os cabos + e- não estiverem muito bem apertados aos polos da bateria , dá aquele estalo e corta tudo.
Dá uma olhadinha lá.
Abraços

Soueu
22/08/2012, 02:22 PM
http://xt660.com.br/image.php?u=213247&dateline=1295157563
Não sei se já perguntei, mas, essa foto "suicida"(rssr) é na D.Pedro ?
Morava em Itatiba e aprendi a dirigir nessa estrada quando estava em construção, acho que 1971~1972 e haviam pequenas cidades que seriam inundadas para a implantação do sistema cantareira...acho que é isso.

Super Teko
23/08/2012, 12:37 AM
Bem, a minha moto é praticamente da mesma idade da do Paul e até agora não deu nada... Mas ele anda mais do que eu... Os defeitos que apresentar na moto dele provavelmente vão acontecer na minha...

No dia que eu ví uma msg dele reclamando da manta térmica do protetor de escape eu fui lá verificar a minha e a danada já estava começando a se soltar... Agora a moto dele apresentou esse apagão, bem, então vou ficar esperto pq a minha deve dar isso kkkkkkkkkkk

E quanto a foto "suicida", eu também já perguntei pra ele sobre ela... Eu acho essa foto muito engraçada! Eu fico imaginando o que ele tava pensando na hora pra poder tirar uma foto assim, esse Paul deve ser uma figura, imagina fazer umas trilhas de moto com ele! :)

Soueu
23/08/2012, 09:45 AM
Pesquisando deparei com vários relatos de um "apagão"que depois não mais aconteceu. É uma incógnita; no meu caso, depois de tanto fuçar(natureza inquieta) teu esse "pau" no TPS.
O apagão a 140 pode ter sido o tps como não, pois percebi que se os conectores da bateria não estiverem fortemente aparafusados, da-se a interrupção momentânea e o apagão. O tps enviando informação errada à ECU, também provoca o desligamento. E também há a hipótese do Paul da chave do contato.
Como após aprender a fazer o diagnóstico no painel, eu comecei a experimentar as diversas opções de regulagem do tps, pode ser que eu mesmo tenha provocado a avaria da peça.
Penso haver um grande número de possibilidades para problemas relacionados à injeção eletrônica e todas elas de simples solução. O que é complicado é o preço da solução.
Se estivessemos pagando o preço da tecnologia de vanguarda, tudo bem, mas a tecnologia eletronica das motos é coisa muito antiga e dominada no universo dos automóveis.
Se as montadoras tivessem uma politica de preços justos para peças de manutenção de suas motos, certamente muitas coisas melhorariam, como o indíce de satisfação dos usuários, felizes por poderem manter suas motos em ordem sem se preocuparem com as "pauladas". Obviamente o mercado negro de peças cuja origem é duvidosa praticamente desapareceria e também poderíamos rodar mais tranquilos, pois os roubos e furtos por consequência também haveriam de diminuir.

putz...falei muito... desculpa Aê...rsrs

Super Teko
26/08/2012, 09:37 AM
Pesquisando deparei com vários relatos de um "apagão"que depois não mais aconteceu. É uma incógnita; no meu caso, depois de tanto fuçar(natureza inquieta) teu esse "pau" no TPS.
O apagão a 140 pode ter sido o tps como não, pois percebi que se os conectores da bateria não estiverem fortemente aparafusados, da-se a interrupção momentânea e o apagão. O tps enviando informação errada à ECU, também provoca o desligamento. E também há a hipótese do Paul da chave do contato.
Como após aprender a fazer o diagnóstico no painel, eu comecei a experimentar as diversas opções de regulagem do tps, pode ser que eu mesmo tenha provocado a avaria da peça.
Penso haver um grande número de possibilidades para problemas relacionados à injeção eletrônica e todas elas de simples solução. O que é complicado é o preço da solução.
Se estivessemos pagando o preço da tecnologia de vanguarda, tudo bem, mas a tecnologia eletronica das motos é coisa muito antiga e dominada no universo dos automóveis.
Se as montadoras tivessem uma politica de preços justos para peças de manutenção de suas motos, certamente muitas coisas melhorariam, como o indíce de satisfação dos usuários, felizes por poderem manter suas motos em ordem sem se preocuparem com as "pauladas". Obviamente o mercado negro de peças cuja origem é duvidosa praticamente desapareceria e também poderíamos rodar mais tranquilos, pois os roubos e furtos por consequência também haveriam de diminuir.

putz...falei muito... desculpa Aê...rsrs

Eu concordo plenamente com isso, inclusive se os preços das peças de motocicletas fossem justos as vendas das mesmas iriam aumentar muito. Mas eu acho que as peças da Yamaha são muito mais caras que das outras marcas. Você já viu o preço das peças da Honda? São muito mais baratas...

Eu tava lendo no forum sobre aquelas 2 tampinhas da balança por exemplo, a da falcon serve na XT e é de alumínio! Maior qualidade e melhor preço! LOL

A Yamaha ta maltratando a gente! hehehehe

Paul Barrett
26/08/2012, 12:31 PM
É quase... essa é na ponte entre Piracaia-Joanópolis, na represa... tambem ficava assim na da D. Pedro I, mas depois da última reforma tiraram essa rebarba de 5cm que dava pra por o pé... já pulei dessa ponte, mas na de Nazaré, o dobro da altura dessa, pendurava mas nunca consegui pular, o instinto de sobrevivência não deixava, mas meus amigos suicidas já pularam de lá...

Conheço tudo isso antes de construirem a D. Pedro, ia pescar onde hoje é a represa de Nazaré, andei de carro lá no fundo da represa... kkkk, não lembro bem o ano, mas era por aí como vc falou, vc lembra pq é mais velho rsssss.... passava ao lado da obra da ponte, aqueles pilares gigantescos... é fundo lá, deve ter mais pra baixo que fora dágua...

Sempre vamos lá nadar, e tem umas janelas nos pilares, vc entra dentro da estrutura de concreto, e tem umas plataformas dentro com umas janelas no chão... dependendo do nivel, vc tem que mergulhar e entrar, outras vc sobe e entra... por fora tem uma escada metálica, da manutenção, que quando está cheia a represa vc consegue alcançar, subindo por ela vc passa por baixo da viga da ponte (se estiver em forma), e entra no espaço entre duas vigas, pouco mais de 2m de altura e 1m e alguma coisa de largura, com saída pros dois lados e fica confortavelmente embaixo da pista de rolamento, sentindo as carretas passando na sua cabeça e balançando tudo... as vigas ficam em cima de blocos de borracha de uns 10cm, pra não raspar, e entre elas tem uma fresta da junta de dilatação. Foto pra vc relembrar...
http://i1140.photobucket.com/albums/n574/PaulBarrett59/Represa/Ponte_NZ.jpg
http://i1140.photobucket.com/albums/n574/PaulBarrett59/Represa/Imagem000.jpg

Paul Barrett
26/08/2012, 12:49 PM
Quanto ao apagão, aconteceu da mesma forma na 2005 e 2012... apaga andando e quando fui ver a chave estava desligada... então sem mistério... não fui até o final da posição ligada e ela voltou com a vibração. Costumo tomar cuidado com a chave do contato pq se não cuidar logo vai começar a enroscar, então ligo na macia, sem forçar, mas acho que estou exagerando...

Foi só ligar novamente que tudo normal... o que acontece às vezes é estar em rotação e ao embrear pra parar em um farol ela morrer... mas acho que isso é só dar uma acelerada na lenta... outras vc acostuma rápido, como manter o motor em uma rotação condizente com uma motocicleta... não adianta achar que pq ela tem muita força vai andar em muito baixa rotação... ela até vai, mas se vc acelerar de uma vez ela morre... isso é de acostumar, vc que faz com que ela apague...

Barah
26/08/2012, 03:37 PM
Paul larga de ser mão de moça... o miolo da chave de ignição incomoda por entrar água da chuva, basta aplicar micro óleo lubrificante e vai que vai. Vira essa chave como homem pra evitar os apagões.

Na morte súbita dos sinaleiros tem jeito não, precisa aumentar a marcha lenta e procurar rodar com o motor cheio... moto frouxa é pra quem gosta de custom torcuda. rssssss

Paul Barrett
26/08/2012, 03:48 PM
É Barah, mas tava com essa de amaciar por causa do miolo da minha Tornado, que chegou no ponto de ter que ficar mexendo muito pra ligar... o da 2005 veio meio duro de ligar, mas depois de um WD ficou bom... e tem outra: se pegar de mau jeito descasca o esmalte das minhas unhas... rsssss

Essa da morte súbita eu tiro de letra... sempre andei em moto velha, falhando, amortecedor vencido, carburadas... agulha precisando trocar... kkkkk só agora que tenho grana pra quando precisar, ir lá e trocar... nos velhos tempos era osso, eu desmonto até câmbio, sem problemas, aprendi mecânica na raça, por necessidade... regular platinado, limpar carburador e regular... então é só manter o motor, mas outro dia apagou logo que eu tirei a mão e apertei o desembraio... rssss não deu tempo de levantar a rotação, o que me leva a acreditar que devo aumentar a rotação da lenta em uns 50rpm... melhor pelo painel ou pelo parafuso?

Barah
26/08/2012, 04:55 PM
Vai modo diagnose do painel e monitora as rpm da marcha lenta. Espere atuar a ventoinha pra entender que a temperatura do motor equalizou. Checando no painel ajuste a posição do parafuso da marcha lenta... deixava sempre no limite máximo recomendado, algo como 1600 rpm.

O ajuste de C1 é sempre zero... se precisar passar num analisador de gases aí sim pode haver a necessidade de correção. Este ajuste de C1 não é para a marcha lenta, mas sim controle de emissões de poluentes... é um setpoint para calibrar a injeção quando as características de funcionamento do motor fogem um pouco do projetado: um assento de válvula, folgas do motor e por aí vai.

Soueu
26/08/2012, 07:19 PM
http://i1140.photobucket.com/albums/n574/PaulBarrett59/Represa/Imagem000.jpg
Pensei que o Avatar fosse nessas pontes... Legal as fotos e o voltar ao passado. Era eu um moleque e pegava um fusca 70 de meu pai e ia dirigir nesta estrada que era um canteiro de obras... molecagem mesmo:indeciso:

DanWBR
05/11/2013, 11:53 AM
Vou desenterrar o tópico mas é por uma boa causa. :)

A minha XT falhou duas vezes já, em alta rotação... do nada o motor falha um pouco tipo engasgando, depois apaga de vez, e daí ela faz aquele barulho de verificação quando a gente coloca a chave na posição ON.. isso tudo em movimento.. aí eu tento dar a partida novamente e voilà, ela liga de primeira e não falha mais... é muito estranho. Em uma das vezes eu lembro de ter passado por uma parte bem irregular do asfalto, de modo que a tremedeira foi grande.

Ela está com um mau contato no interruptor de emergência, na posição ligado. Se eu esfregar um pouco o botão ele faz gerar uns estalos na ECU. Se eu ficar "brincando" muito com isso ela fica com dificuldade de dar a partida depois. Às vezes o relé de partida só dá o TEC dele e nada, umas duas três tentativas depois ela liga normal. Numa dessas apareceu o erro 12, mas ele nunca mais deu o ar da graça desde então.

Estranho é que eu liguei a moto ontem e fiquei pressionando o interruptor, mas a moto não falhou de jeito nenhum.

Tenho quase certeza que é algum mau contato na parte elétrica, porque nas duas vezes que aconteceu falhou uma vez e pronto, até o final dos passeios não falhou mais. Outra coisa que me faz pensar em mau contato é que as falhas só aconteceram depois de certo tempo rodando, com a moto "quente". No dia a dia eu a uso para ir e voltar ao trabalho e imagino que não dê tempo esquentar o suficiente para apresentar o problema, pois isso me cheira a aumento de resistência elétrica devido ao aquecimento...

Quando chegar em casa hoje vou passar um pouco de WD40 no interruptor de emergência para ver se resolve... senão vamos ter que ir à concessionária fazer mais uma visitinha.

Soueu
05/11/2013, 12:15 PM
Veja se seu TPS é Mikuni . ...
Dá uma olhadinha aqui :
http://xt660.com.br/showthread.php?3444-Corre%E7%E3o-de-um-problema-no-TPS-da-XT660

DanWBR
05/11/2013, 01:01 PM
Acho que não:

http://drive.google.com/uc?export=view&id=0B6R9w1056uzyVDVwb1NrakNLN00

Soueu
05/11/2013, 04:35 PM
Já foi substituido.
No manual de serviços creio que há os valores para medir e conferir a resistência dele, vale a pena dar uma checada com um multimetro, ou no próprio painel usando o diagnóstico.

DanWBR
05/11/2013, 05:13 PM
Acho que o recall foi até o modelo 2007, não, Soueu? A minha já é 2008 e deve ter vindo com este aí. Eu tenho um multímetro, vou dar uma checada.

Queria fazer uma viagem relativamente longa com ela até o final do mês, mas com esse problema não tenho confiança de pegar a estrada.

Edit: Cheguei em casa e, com o motor funcionando, fiz um teste: esfreguei o dedo pra fricionar o interruptor de emergência e a moto apagou. Talvez seja só isso mesmo, um mau contato. Vou levar à concessionária para darem um jeito e daí posto aqui o resultado.

DanWBR
12/11/2013, 12:19 AM
Passando só para registrar que o problema foi resolvido. O mau contato foi sanado e o motor não apagou mais, pelo menos não até agora depois de uns 50 km rodados.

Soueu
12/11/2013, 08:30 AM
Muito bom :)

Otom
01/08/2014, 10:10 PM
Boa galerinha, faz um bom tempo que criei esse tópico e desde então nunca mais tinha ocorrido tal fato, mas essa semana o apagão misterioso voltou a me atormentar, a moto está normal de repente um estalo muito alto e a moto apaga, dessa vez estava parada contando, um estalo fora do normal, um barulho bem alto mesmo, será que desse tempo pra cá, aconteceu com mais alguém??
Abraço a todos.

Otom
02/08/2014, 05:03 PM
E ai será quem mais alguém pasou por isso?

Tikim
04/08/2014, 02:41 PM
E ai será quem mais alguém pasou por isso?

Otom, no meu caso foi a marcha lenta que estava lenta d+ rs, tipo estava 1.100rpm aumentei para 1.500rpm e resolveu meus problemas, não tive o tal do "apagão" mais na minha moto, antes até o fato de passar num buraco ocasionava da moto apagar, marcha regulada bora ser feliz...no seu caso se não tiver nada a ver levar num mecânico de confiança para ver algum possível mau contato...Abraço.

Dornelao
17/12/2014, 10:38 AM
Eu comprei uma XT660R branca no início do ano. Depois de rodar uns 1.500 Km, certo dia estava andando e a moto desligou. Olhei para o painel e estava tudo apagado. Cheguei a pensar que havia apertado o batão vermelho liga desliga sem querer. Mas quando fui conferir, inacreditavelmente a chave da ignição estava no "off". Ou seja, a chave desligou sozinha.

Resolvi não levar a moto na concessionária nesta primeira ocasião. Ocorre que tal situação ocorreu por mais 3 ou 4 vezes. Na semana passada novamente. A moto está hoje com 3.000 km.

Ontem fui na Concessionária Yamaha e o pessoal lá disse que nunca havia presenciado tal relato. Eu concordei que realmente tal situação é inacreditável. Mas ocorreu e por 4 ou 5 vezes. Sou motociclista há mais de 25 anos e nunca sequer ouvi fato semelhante.

Alguém passou este problema de simplesmente a chave da ignição desligar sozinha com a moto andando?

Hoje vou voltar na Concessionária e abrir uma reclamação, pois é difícil comprovar o que aconteceu, tendo em vista que são raras as vezes que ocorre.

Paul Barrett
18/12/2014, 05:01 AM
Dornelao, bem vindo ao Clube!

Como já respondido na MP, aconteceu comigo e era, eu acho, pelo cuidado em ligar, visando preservar o contato. Eu estava ligando na macia, sem forçar, e acho que de começo, com a trava ainda sem amaciar, ela voltava... há muito que não aconteceu mais, foram duas vezes.

Pode ser tambem por enroscar o chaveiro e desligar, mas aí depende do chaveiro que vc usa... fica frio que esse é o menor dos problemas, só cuidar de ligar um pouco mais firme que acaba...

Otom
25/02/2015, 09:20 AM
Boa galerinha, mais uma vez depois de um bom tempo o apagão misterioso volta a me incomodar, a moto vinha rodando normalmente quando veio um estálo alto vindo do motor e não do escape seguido do apagão, é sempre assim e como dei uma lida anteriormente onde Soueu achava que poderia ser a bateria fraca, venho informar que pelo menos no meu caso isso está descartado, pois a primeira vez que me aconteceu a moto era muito nova, então continua esse mistério e até agora não descoberto.
Se alguém aconteceu novamente tb. vamos contar os relatos para tentar descobrir-mos.
Abraço a todos.

Rafa Valim
25/02/2015, 10:13 PM
Otom, isso acontece comigo com frequência, não é sempre, mas vira e mexe em alguma reduzida isso acontece...a unica coisa que imagino q pode ser é a péssima qualidade do combustível daqui, pq acontece desde quando a moto era zera...

Leão
25/02/2015, 10:28 PM
nada a ver o ajuste da lenta?
http://xt660.com.br/showthread.php?1144

ou ajuste de injeção?
http://xt660.com.br/showthread.php?749-Ajuste-da-inje%E7%E3o-da-XT660/page10

DiegoNunes
26/02/2015, 12:18 AM
XT apaga até na China, pode ser a gasolina que for. Toda moto monocilíndrica que conheço com quatro válvulas não aceita muita graça com acelerador não. Se a lenta ficar abaixo dos 1400 RPM, incomoda mesmo.

Abasteço no mesmo posto tem mais de 10 anos. Tive três motos 250cc da Yamaha, são mono e possuem apenas duas válvulas, nunca apagava, só quando eu cometia erro. Já a ex XRE e a atual XT não tem boquinha, se aperrear o acelerador, invariavelmente vez ou outra, páft!

Otom
26/02/2015, 10:07 AM
Rafa Valim, a minha moto quando acontece esse apagão dá um forte estálo vindo do motor e não do escape, a mesma zoada de quando vc desliga a moto, sabe qual é?? só que bem mais alto e quando acontece a aceleração sempre está constante ao contrário do que falam aqui nos relatos, entendeu?? então pelo visto não tem nada a ver com marcha lente ou mistura.
O que que vcs acham??

Laerte
04/03/2015, 12:20 PM
Rafa Valim, a minha moto quando acontece esse apagão dá um forte estálo vindo do motor e não do escape, a mesma zoada de quando vc desliga a moto, sabe qual é?? só que bem mais alto e quando acontece a aceleração sempre está constante ao contrário do que falam aqui nos relatos, entendeu?? então pelo visto não tem nada a ver com marcha lente ou mistura.
O que que vcs acham??

Na minha moto (modelo 2013) com pouco mais de 8.000 kms rodados de vez em quando acontece a mesma coisa e te garanto que é o mesmo "estalo" e puff ela apaga. Sinceramente não me assusto com isso e acho também que deve ter relação com a marcha lenta ou com a qualidade do combustível que possa ter gerado uma "mistura fraca" e por isso o apagão. O fato é que toda a vez que minha moto apagou eu tinha acabado de segurar a embreagem, nunca apagou sem eu estar com a embreagem acionada.

Otom
05/03/2015, 08:13 PM
Valeu Laerte, é sempre bom escutar esses relatos, assim fico mais trânquilo.
Abraço.

Guilherme zanin
19/04/2015, 02:14 PM
Bom dia galera, eu vinha sofrendo constantemente com esse problema, a minha XT é 2012 e acontecia direto, no trânsito, com a moto fria ou quente, troquei a gasolina, experimentei Podium, troquei a vela, mexi em configurações no painel e nada o problema continuou. Agora até que enfim consegui solucionar com a indicação de um amigo que estava com o mesmo problema.....Levei o XTzao na Promotos, concessionária Yamaha aqui de Curitba e o mecânico adiantou o ponto, a moto ficou pouca coisa mais acelerada, mas nunca mais aconteceu. Ufa tava quase vendendo a moto já. Abraço galera!

Isolani
20/04/2015, 12:40 AM
O que que vcs acham??

Cara... eu tive um problema parecido, o mesmo estalo que o seu, semelhante ao que ocorre algumas vezes qndo desliga a moto, só que mais forte.
vc sente o impacto no pé. É medonho. No meu caso ela não apagava sempre que estalava, somente as vezes. E só acontecia qndo dava uma "chicoteada" no acelerador partindo do zero. Típica "chicoteada" que alguns fazem ao reduzir a marcha (inclusive eu, vício que trago de uma 4 cilindros).
Aconteceu qndo viajei pela américa do sul. passei por paraguai, argentina, chile, peru e bolívia. mas o problema só começou na bolívia. Ao retornar ao brasil o estalo parou no 2° tanque de combustível (Shell V-power). Eu imagino que vinha usando uma gasolina muito rica pq sempre tinha 20% a mais de autonomia com ela e tava dando alguma zica na injeção. Levei na autorizada aqui e não acharam nada.
Qndo usava gasolina comum ela também apagava com mais frequência na baixa. Associo o fim do problema com o início do uso da V-Power. Mas talvez seja só a manha da embreagem como alguns relataram aqui.

Otom
22/04/2015, 07:24 PM
Isolani meu caro, bom saber que algúns aqui tb. passou pela mesma situação, isso é sinal que não é apenas na minha moto, tb.estou usando a gasolina V-power e estou gostando.
Abraço.

Overtake
17/05/2015, 08:56 AM
Estes dias aconteceu duas vezes comigo , e percebi que o motor quando esquenta muito ele fica desligando e dando uns estalos aí desligo e aguardo uns 20 min então ligo novamente e é como se não tivesse acontecido nada

Overtake
17/05/2015, 08:57 AM
Alguém pode me ajudar com esse segredo já levei na concessionária e disseram que está tudo normal. Mas acho que melhor eles dizerem que não sabem pois normal não está

Otom
17/05/2015, 10:45 AM
Overtake, vc disse que ela fica se desligando?? como assim? a moto fica apagando o fogo do nada? e como seria esses estalos?
Abraço.

Overtake
19/05/2015, 04:04 PM
Pessoal acho que o problema foi encontrado, fui olhar no recipiente do líquido arrefecedor e estava vazio então coloquei e fiz uma viagem e até agora está normal

Tikim
20/05/2015, 06:30 PM
Mas se o recipiente estava vazio a moto deposi de uma certa temperatura ao esquentar liga a luz do indicador de aquecimento, na sua moto não ligou esse indicador?

Overtake
20/05/2015, 06:32 PM
Não ligou e hoje fez novamente e levei ao mecânico e a surpresa é a bomba de combustível me lasquei

Rafael.PP
20/05/2015, 06:51 PM
Overtake, certeza que é?? pois exemplificando um caso de um amigo numa XTZ 250X...estava morrendo direto e direto mesmo, na rodovia, em curva e etc...levou na suzuki que atende muito bem multimarcas em geral, aliás são muito bons, mas diagnosticaram que era a bomba de combustível, algo em torno de R$1200,00 se não me engano. Indignado com isso, levei esse meu chegado num mecanico antigo da Yamaha daqui, verificou a pressão da bomba e para ele estava dentro dos parâmetros, aí mandou ir passando limpa contato na ignição...dito e feito, passaram uns 2/3meses e até hj não morreu mais.

Overtake
20/05/2015, 06:57 PM
O mecânico me chamou e mostrou que limpou os bichos, a vela e quando tirou o tanque fora viu que o combustível pingava pela bomba e com ele sabe que não é pra vazar decidiu testar a pressão aí viu que com algum tempo após ligada a pressão que era pra ficar em 324 caia pra 100

Overtake
20/05/2015, 06:58 PM
Pedi pra ele levar em alguém pra fazer o reparo dela porque uma nova na yamaha é 2 mil e com o reparo no máximo gastarei 400 reais

Overtake
22/05/2015, 08:39 PM
Bomba reparada e testada tudo ok sem apagão ou seja problema solucionado

Rumenigue
05/12/2016, 11:12 AM
Bom Dia amigo.
Ontem tive um problema semelhante, ela apagou totalmente o painel, já havia acontecido isso antes de apagar em movimento a uns 90 km/h mas ao virar a chave ela ligou novamente. Ontem 04/12/16 ela não deu mais sinal de vida no painel, funcionava piscas, farol, bozina, porem não dava partida! Ao chegar em casa chequei e era apenas um fusivel queimado! Esse post é antigo mas venho aqui deixar meu relato! Espero ajudar