PDA

Ver Versão Completa : Rota Estrada Real 2012

Wellerson
05/03/2012, 11:14 PM
Boa noite a todos!

Companheiros, pretendo a partir deste mês ou no mais tardar início de Abril iniciar meu projeto de conhecer a Estrada Real em sua totalidade (1600 km) além das 7 Maravilhas da Estrada Real, sendo:

- Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro
- Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa
- Praça Minas Gerais, em Mariana
- Santuário do Caraça, em Catas Altas
- Teatro Municipal, em Sabará
- Parque Nacional da Serra do Cipó, que compreende Jaboticatubas, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar e Santana do Riacho
- Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

O único lugar que não conheço é o Santuário de Aparecida, porém, visitar os outros locais indo pela Estrada Real será uma novidade para mim.

Como não terei tempo para conhecer todas as localidades em torno dos 4 Caminhos da Estrada Real, resolvi dividi-los para que eu possa concluir a Rota até o final do ano.

A primeira etapa será em Março ou Abril onde irei pelo Caminho de Sabarabuçu (160 km) tendo seu início em Barão de Cocais, sendo mais preciso, no Distrito de Cocais. O final do trajeto se dará em Ouro Preto, no Distrito de Glaura (Casa Branca).

A segunda etapa pretendo realizar em Junho e será percorrer o Caminho dos Diamantes (350 km), iniciando em Diamantina e concluindo a rota na cidade de Ouro Preto. Neste trajeto o que não falta são lugares fantásticos para visitar.

A terceira etapa se tudo correr bem será em Julho realizando o Caminho Velho (630 km), com início em Ouro Preto e término na cidade de Paraty. Não precisa nem falar o que me espera!! Mas estou muito animado em conhecer principalmente o trecho de Prados a Carrancas. Li o relato de um sujeito onde o mesmo manifesta seu encantamento com a região e principalmente a localidade de Caquende.

A quarta e última etapa será a partir de Outubro, ainda não decidi exatamente quando, e estarei finalizando toda a Rota da Estrada Real com o Caminho Novo (515 km), início em Ouro Preto e chegada em Porto Estrela no Rio de Janeiro.

Pelo o que já pesquisei, de certa forma as estradas estão boas principalmente para motos, sendo que grande parte em terra e pequenos trechos asfaltados. Estou levantando informações sobre infraestrutura em toda a Rota, principalmente postos de abastecimentos.

Toda e qualquer informação dos companheiros que já realizaram todo ou parte do trajeto será bem vinda, e mesmo as experiências em outras Rotas seja no Brasil ou neste mundão a fora!!

Óbvio que qualquer companheiro que tenha interesse em acompanhar-me em toda ou qualquer parte da Rota, SERÁ IMENSAMENTE BEM VINDO. Na verdade será um IMENSO PRAZER ter a companhia dos amigos XT.

A princípio estão neste projeto eu e um grande amigo de BH (Sr. Emilio). Uma certeza eu tenho, SE ELE NÃO FOR, EU VOU COM CERTEZA!!!
Primeira grande aventura pelas Minas Gerais!!

Imenso abraço a todos!!

P.S. Segue o link do site Instituto Estrada Real:
http://site.er.org.br

https://lh6.googleusercontent.com/-yUq9p3q6VoU/T1Vf5HuIpAI/AAAAAAAAACM/Tg_dJZ8xucY/s512/mapa_estrada_real-716x1024.gif
https://lh3.googleusercontent.com/-bw3fuzQvoo8/T1Vf2eqE4VI/AAAAAAAAACE/HPlbicnbrP4/s512/Mapa-da-Estrada-Real-588x1024.jpg

WGripa
05/03/2012, 11:23 PM
Show hein Wellerson... Ficaremos acompanhando...

Wellerson
06/03/2012, 12:27 AM
Valeu Gripa!

Paul Barrett
06/03/2012, 03:15 AM
Wellerson, já fiz alguns pedaços, de carro... rsss é uma viagem interessante, se tivesse tempo estaria com vc...

Wellerson
06/03/2012, 11:46 AM
Wellerson, já fiz alguns pedaços, de carro... rsss é uma viagem interessante, se tivesse tempo estaria com vc...
Paul, vai pensando na possibilidade de me acompanhar!! De Atibaia até Guaratinguetá são aproximadamente 180 km, de lá o Caminho Velho continua para a cidade de Cunha e depois para Paraty.

Não está tão longe da tua cidade e você não gastaria tanto tempo!!

Forte abraço.

Atobá
06/03/2012, 12:15 PM
Wellerson.
Bela meta para 2012.
Quando for fazer o caminho novo,fique ligado em alguns trechos que moto não passa.Eu passei em 1 mas não recomendo.Fica logo depois de Ewbank da Camara e vc pode ver as informaçoes na planilha da ER.
No mais,só sugiro fazer com calma,andando no maximo 200 kms dia para curtir cada pedaço de chão, a gastronomia e as boas pingas que a região oferece.
Importante:Aproveite o período da seca,até fim de setembro,é mais seguro.
Algumas dicas aqui:http://xt660.com.br/content.php?229-Estrada-real
Para dar uma incentivada,Caminho do Sabarabuçu.
https://lh6.googleusercontent.com/-EfD0Uav2nyY/Tn5lbqdFmxI/AAAAAAAAIxM/LIr7WJ-1kX4/s912/DSC07235.JPG?gl=BR

acdurigan_piu
06/03/2012, 12:20 PM
o trecho de cunha/lagoinha até paraty conheço de ponta cabeça já!!! rs...

Paul Barrett
06/03/2012, 02:15 PM
Wellerson, que dia vai estar em Guará? Interessou sim... podemos até descer até a praia... depende do tempo disponivel que eu tiver!

Wellerson
06/03/2012, 09:24 PM
Paul, o Caminho Velho devo percorrer em Julho nas férias, se tudo correr bem. Vou te mantendo informado, ok?!
Abs.

Wellerson
06/03/2012, 09:44 PM
Wellerson.
Bela meta para 2012.
Quando for fazer o caminho novo,fique ligado em alguns trechos que moto não passa.Eu passei em 1 mas não recomendo.Fica logo depois de Ewbank da Camara e vc pode ver as informaçoes na planilha da ER.
No mais,só sugiro fazer com calma,andamdo no maximo 200 kms dia para curtir cada pedaço de chão, a gastronomia e as boas pingas que a região oferece.
Importante:Aproveite o período da seca,até fim de setembro,é mais seguro.
Algumas dicas aqui:http://xt660.com.br/content.php?229-Estrada-real
Para dar uma incentivada,Caminho do Sabarabuçu.
https://lh6.googleusercontent.com/-EfD0Uav2nyY/Tn5lbqdFmxI/AAAAAAAAIxM/LIr7WJ-1kX4/s912/DSC07235.JPG?gl=BR

Atobá, valeu pelo incentivo!!

Já estou com todos os roteiros planilhados, e nos trechos mais complicados eu prefiro voltar e pegar asfalto se for necessário. A principio estou indo com um amigo mas a minha programação mental está sendo feita para viagem solo (Já conheço meu amigo e sei que inicialmente vem a empolgação e depois as chances de virem desculpas para cancelar a participação na viagem), prefiro preparar-me para a pior situação e neste caso eu não quero abusar se estiver sozinho.

Estou indo sem pressa, quero curtir o máximo possível e trazer boas recordações desta aventura REAL.

Sobre a DATA para realizar cada CAMINHO, não sei se conseguirei fazer a última parte (Caminho Novo) antes de Setembro, mas com certeza quero concluir toda a Estrada Real este ano, ANTES QUE O MUNDO ACABE!!! kkkkk

Obrigado pela foto e por todo o incentivo! Li teu relato sobre a ER e conclui que tenho mais uma inspiração para realizar este sonho!!

Forte abraço!

Atobá
06/03/2012, 10:51 PM
Wellerson.
A ER não tem trechos complicados de terra e 95% deles vc pode fazer de moto sem problemas.O grande barato,na minha opinião,é manter sempre que possível o roteiro original pois às vezes um pequeno desvio esconde o melhor do trecho.
No caso de não conseguir fazer o caminho novo no período da seca,insisto que vc adie pois no barro,de XT carregada,fica bem mais arriscado e menos prazeroso.
Vc vai usar GPS?

Wellerson
06/03/2012, 11:03 PM
A ideia é esta, quanto mais dentro dos VERDADEIROS caminhos, melhor!

Estou providenciando a aquisição do GPS. Li aqui no fórum sobre alguns modelos e devo comprar o DUAS RODAS, que é o mesmo da ORANGE, até o final do mês. Sabarabuçu talvez seja sem o GPS já que farei nas próximas semanas (Talvez improvise com o GPS do meu carro, made in República del Paraguay).

Irei levar em consideração teu comentário sobre o período de chuva, se não conseguir até Setembro eu refaço a programação e adio o trajeto.

Paul Barrett
07/03/2012, 06:35 PM
De pé então Wellerson, só vai depender da disponibilidade de tempo quando vc passar aqui por perto... até lá vamos vendo...

Wellerson
07/03/2012, 07:36 PM
Positivo e operante Mestre Paul!! Trocaremos algumas ideias no 2EN

Atobá
07/03/2012, 07:41 PM
Welerson.
Sem o uso de GPS é muito complicado,principalmente para encontrar as saidas nas cidades e mesmo nas inúmeras bifurcações pelo caminho mas o velho esquema onkotô/onkovô,funciona e deixa tudo mais divertido.Caso seja possível,anote os endereços das saidas das cidades que estão disponíveis nas planilhas no site da ER e ai fica mais fácil perguntar por eles do que por onde é a saida da ER,que muitos nem sabem que existe.
Abcs

Wellerson
07/03/2012, 11:38 PM
Onkotô/onkovô é o meu GPS principal!! kkkk
A região em torno do Sabarabuçu eu já conheço um pouco, então será tranquilo, mas para os outros Caminhos eu já terei o GPS tecnológico.
Obrigado novamente Atobá!

Wellerson
13/03/2012, 02:00 AM
Nobres amigos, DATA FECHADA para o primeiro Caminho da Estrada Real a ser percorrido, O CAMINHO DE SABARABUÇU!

Data: 25/03/2012
Saída: Belo Horizonte
Horário: 06:30

Serão +- 80km de asfalto até o Distrito de Cocais (Cidade Barão de Cocais) onde começará a aventura pelo Caminho de Sabarabuçu nos seus 160km de terra. O caminho termina no Distrito de Glaura (Cidade de Ouro Preto) e retorno por 85km de asfalto. Já estou com o roteiro planilhado e com várias dicas de parada para fotos.

O convite está aberto a todos os companheiros do fórum que estejam dispostos a embarcar nesta primeira das quatro Rotas da Estrada Real.

Um forte abraço a todos!

Wellerson
13/03/2012, 02:02 AM
Antes que me esqueça, turma de BH e cidades próximas, acompanhem o Tópico para não perderem a oportunidade!!

Abraços.

Ninjaboy
13/03/2012, 02:50 PM
Como te disse antes tô dentro... onde vai ser o PE ?

Wellerson
13/03/2012, 06:52 PM
Provavelmente em frente ao Minas Shopping. Vamos aguardar se alguém mais interesse e definimos o local da saída.

Abs.

Ninjaboy
14/03/2012, 02:56 PM
Ok...um brother meu vai com a gente de Lander, depois me passa o roteiro pra eu falar com ele....

Abração.

Wellerson
14/03/2012, 04:51 PM
Nobres amigos, DATA FECHADA para o primeiro Caminho da Estrada Real a ser percorrido, O CAMINHO DE SABARABUÇU!

Data: 25/03/2012
Saída: Belo Horizonte
Horário: 06:30

Serão +- 80km de asfalto até o Distrito de Cocais (Cidade Barão de Cocais) onde começará a aventura pelo Caminho de Sabarabuçu nos seus 160km de terra. O caminho termina no Distrito de Glaura (Cidade de Ouro Preto) e retorno por 85km de asfalto. Já estou com o roteiro planilhado e com várias dicas de parada para fotos.

O convite está aberto a todos os companheiros do fórum que estejam dispostos a embarcar nesta primeira das quatro Rotas da Estrada Real.

Um forte abraço a todos!

Ninja, segue o post.

Ninjaboy
14/03/2012, 06:55 PM
Blz Wellerson, q q alteração manda MP q o Chrome já avisa na hra.

abração brow...

Wellerson
14/03/2012, 07:51 PM
Esta vindo um camarada de Niteroi (RJ) para realizar o primeiro caminho com a gente. Ele virá para BH neste final de semana, pois a mãe dele mora aqui e vamos acertar os detalhes para que ele possa seguir na jornada de Sabarabuçu.

Abs.

Ninjaboy
16/03/2012, 12:20 AM
Só dando um Up, se mais alguém animar....

Vespermann
16/03/2012, 12:37 AM
Eu que sou o cara da Lander, pode me confirmar na 1ª Parte!

Wellerson
16/03/2012, 12:34 PM
Confirmadíssimo!!! Nos falamos durante a próxima semana!!

Abs.

Elson_adv
17/03/2012, 02:17 AM
leva eu. snif snif

Wellerson
17/03/2012, 02:27 AM
Vamos nessa Elson, é só por a motoca na estrada!!! rsrsrs

Abs.

Vespermann
18/03/2012, 01:54 PM
O ponto de encontro vai ser no Minas Shopping mesmo? 6:30 lá?
Esse vai ser o meu primeiro passeio mais longo, mas acho que não vai ter problema, já que me parece que o objetivo é passear, sem correria.

Wellerson
18/03/2012, 03:23 PM
Vespermann, como você disse: PASSEAR, SEM CORRERIA.

Temos 2 trechos de asfalto totalizando +- 150 km (sendo quase a metade na ida e o restante na volta) iremos rodar na faixa de 120 km/h.
Depois teremos o CAMINHO DE SABARABUÇU com extensão de 160 km. A velocidade ficará em torno 60 km/h e iremos parar muito para curtir o visual de todo o trecho. Voltaremos no final da tarde, pretendo chegar a Glaura no máximo as 16:00 para retorno em asfalto sentido BH.

Vespermann, você mora em qual bairro??

EM RESUMO:

06:30 Saída de Belo Horizonte (Minas Shopping - poderemos mudar o local para facilitar ao máximo de pessoas possíveis)
07:30 Chegada a Cocais (contando com possível parada para abastecimento, já que em Cocais não tem posto de combustível)
07:30 Inicio do Caminho (Faremos diversas paradas inclusive para o almoço)
16:00 Chegada em Glaura (Provavelmente chegaremos bem antes e dependendo do tempo pretendo leva-los a São Bartolomeu que fica a 15 km de Glaura)
16:00 Retorno a Belo Horizonte
17:00 Chegada em BH

Teremos oito horas e meia para realizar um trajeto que poderia ser feito em no máximo 2 HORAS! Veja o quanto de tempo teremos para curtir toda a extensão do Caminho!!

Será bem tranquilo e prazeroso. Paisagens de encher os olhos.

Se a chuva continuar forte aqui na região, talvez seja sensato mudar a data para o início de Abril. Vamos acompanhar o desenrolar desta próxima semana..

Forte abraço!

Vespermann
19/03/2012, 01:55 PM
Blz Wellerson, o roteiro está bem legal. O problema é que no meu caso sobra empolgação e falta experiência, estou mais preocupado com o trecho de asfalto da ida, que pega a 381. No mais, não vejo problema no resto do trajeto. Como você disse, vamos ver o que vai acontecer ao longo da semana!

Um Abraço!

Ninjaboy
19/03/2012, 04:26 PM
Paulo é só ter responsa, ninguém aqui vai sair correndo ou pilotando q nem louco não, ainda mais em rodovia, vai ser de boa pode ficar tranquilo...

Depois tbm dá uma lida no primeiro post, http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=1198
tem uma lista explicando os sinais que se usam nas viagens....

Abração ;]

Vespermann
19/03/2012, 07:24 PM
Blz galera, vlw pela força, só estou preocupado pois estou de moto faz apenas 2 meses, só fiz alguns passeios até o Alphaville e Casa Branca - Brumadinho.
Minha preocupação maior é não conseguir acompanhar o grupo, por falta de experiência e pelo fato de a minha moto ser menos potente. Acho que na estrada de terra vai ser de boa. Bem, minha animação continua... Até o final da semana eu decido.

Obs1: Wellerson, eu moro no Bairro Cruzeiro.
Obs2: Ninja, vou dar uma olhada no link que você me passou.

Abraços!

Atobá
19/03/2012, 08:06 PM
Relaxa amigo.
Vc tem moto para ir a qualquer lugar do mundo,em qualquer tipo de piso.
Além do mais o pessoal já deixou claro que o objetivo é passear.

Para deixar mais divertido o passeio de vcs,lanço um desafio.Tirem uma foto em frente a este marco,que é único em toda a estrada real e está plantado no Caminho do Sabarabuçu.
Bom passeio para todos e por favor,registrem tudo.
https://lh3.googleusercontent.com/-ggPVtGH8zsY/Tn555wilKgI/AAAAAAAAIzc/v6O9g0w_t8g/s640/DSC07270.JPG?gl=BR

Wellerson
19/03/2012, 08:10 PM
Mestre Atobá, desafio aceito!! Teremos dicas sobre a localização ou será as escuras???? kkkkk

Atobá
19/03/2012, 08:16 PM
É a seco Wellerson.
Não vou dar dicas porque não é complicado encontra-lo.hehehehe

Wellerson
19/03/2012, 08:17 PM
Pode deixar!!
Missão DADA é missão CUMPRIDA!!

KKKK!

Vespermann
20/03/2012, 01:08 PM
Bem pessoal, após conversar com algumas pessoas eu resolvi desistir do passeio. Como eu não tenho experiência, não vou conseguir manter o mesmo ritmo que vocês na rodovia, vou acabar atrapalhando o passeio de todo mundo.
De qualquer forma eu vou continuar com os meu passeios para continuar conhecendo e aprendendo sobre as estradas e a minha moto. Se o tempo estiver bom no dia de domingo, eu pretendo dar um pulo até a Serra da Piedade e Sabará.
No mais eu agradeço a oportunidade... Com certeza em um futuro próximo nós vamos poder rodar juntos.

Um abraço para todos!

Wellerson
20/03/2012, 01:18 PM
Vespermann, é uma pena!!!

Mas se não sente-se seguro eu concordo com tua posição. Continue rodando nos finais de semana para ir acostumando e oportunidades não faltarão.

Abs.

Vespermann
20/03/2012, 01:51 PM
Vespermann, é uma pena!!!

Mas se não sente-se seguro eu concordo com tua posição. Continue rodando nos finais de semana para ir acostumando e oportunidades não faltarão.

Abs.

Vlw mesmo Wellerson, vou ver se faço algum passeio este fds, é só o tempo ajudar. Existem vários lugares legais para poder visitar.

Ninjaboy
20/03/2012, 02:51 PM
=/ pena, mas pelo menos vc tem consciência de que não está preparado, melhor assim do que pegar uma estrada com medo....
volto a ressaltar que a cilindrada da moto não importa, a gente vai passear e não apostar corrida rsrsrsrsrsrsr.....

Depois então vamos marcar um rolé mais próximo mesmo pra vc até ir ganhando mais experiência...

abração.

Vespermann
20/03/2012, 11:52 PM
Blz, Qualquer coisa é só me falar, semana que vem eu volto para a academia, aí você me fala como foi o rolé!

Wellerson
21/03/2012, 10:33 PM
Mesmo com um pouco de chuva previsto para este final de semana, A PROGRAMAÇÃO CONTINUA:

06:30 Saída de Belo Horizonte (Minas Shopping - poderemos mudar o local para facilitar ao máximo de pessoas possíveis)
07:30 Chegada a Cocais (contando com possível parada para abastecimento, já que em Cocais não tem posto de combustível)
07:30 Inicio do Caminho (Faremos diversas paradas inclusive para o almoço)
16:00 Chegada em Glaura (Provavelmente chegaremos bem antes e dependendo do tempo pretendo leva-los a São Bartolomeu que fica a 15 km de Glaura)
16:00 Retorno a Belo Horizonte
17:00 Chegada em BH

VAMOS TIRAR AS MOTOCAS DA GARAGEM E COLOCAR NA ESTRADA!!

Abraços aos companheiros.

Detalhe, o roteiro agora inclui o DESAFIO ATOBÁ:

"Tirem uma foto em frente a este marco,que é único em toda a estrada real e está plantado no Caminho do Sabarabuçu."
https://lh3.googleusercontent.com/-5Zdym-SfhEk/T2p0KGfklwI/AAAAAAAAALE/c3HrD9sAStM/s512/DSC07270.JPG

Wellerson
22/03/2012, 08:14 AM
O solzinho está firmando no céu!!! kkkkk

Ninjaboy
22/03/2012, 03:15 PM
ainda bem neh......é isso aê vamo achar esse "toquinho" pro Atobá...rsrsrsrsr....

ainda vai ser no 6:30 Minas Shoping neh?

Wellerson
22/03/2012, 03:44 PM
Ninja estou pensando em outro local. Posto Shell em frente ao Shopping Del Rey, você segue pelo anel rodoviario e entra no Del Rey, depois que passar em frente ao Shopping você faz o retorno como se estivesse indo para o Mineirão ou bairro Ouro Preto, o posto está do lado direito no sentido bairro Ouro Preto. Sabe onde fica?

Pode ser no mesmo horário. Abastecemos e seguimos para Cocais.

Te ligo amanhã ou sábado, qual o melhor horário para falar com você??

Abs.

Ninjaboy
22/03/2012, 04:16 PM
blz sei onde é sim...

Blz então fica marcado 6:30 no Posto Shell ali do Del Rey se não tiver nenhuma alteração.

pode ligar pra mim das 14:00 as 17:00 na sexta e sábado qualquer horário.

Abração

Atobá
22/03/2012, 11:01 PM
Amigos.
Espero que minha sugestão não crie atrasos, então para facilitar um pouco vou dar uma dica:
Este marco está quase ao lado de um outro daqueles que são o padrão da ER e vcs vão passar à direita dele.
Gostaria de estar ai para fazer de novo.Na minha opinião é um dos trechos mais ricos de belezas da ER.
Bom passeio para vcs.

Wellerson
23/03/2012, 12:07 AM
Atobá como sempre tuas palavras são de grande incentivo!

Como disse o Ninja, vamos achar o "toquinho" do Atobá e postar as fotos!!!
Oportunidades para realizarmos algum trecho da ER juntos não faltaram Mestre Atobá!!
O bichinho da ansiedade já está a todo vapor.

Abraços e manterei o tópico atualizado.

Ninjaboy
23/03/2012, 04:17 PM
Isso é até legal, pois a gente acaba ficando mais atento as vezes a pequenos detalhes da estrada que poderiam passar despercebidos....

Wellerson com essa chuva de hj de manhã não sei não, o tempo hora fica aberto e de repente fecha tudo...vai entender

e a previsão do tempo não é das melhores....

http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/Cocais-MG/

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/3599/baraodecocais-mg

http://jornaldotempo.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/OuroPreto-MG/

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/170/ouropreto-mg

Eu vou deixar tudo pronto pra ir, dependendo de como amanhecer o dia no domingo a gente vai, dependendo é bom adiar um pouco....

Wellerson
23/03/2012, 09:42 PM
Ninja, hoje a tarde estive no INSTITUTO ESTRADA REAL no bairro Sta Efigênia e recebi alguns kit's para a nossa jornada: ADESIVOS, MAPAS, BONÉS E UM GUIA FANTÁSTICO DA ER.

Perguntei a Karla (Gerente do Instituto) sobre as condições das estradas e se os roteiros planilhados estavam atualizados, ela disse que o trajeto é bem tranquilo e deveríamos ficar atentos somente no trecho entre Raposos e Honório Bicalho.

Solicitou também que registrássemos todo o trajeto, pois é de interesse do Instituto colocar nossas fotos e depoimentos no Site oficial. Disse também que poderia procura-lá quando fossemos realizar os outros Caminhos, pois ela irá fornecer camisetas, mais adesivos e material de divulgação.

Sobre a meteorologia a previsão está para Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Na prática tem tido pancadas durante o dia, mas não está chovendo o DIA TODO. Eu estou disposto a arriscar, pois teremos muito tempo para fazer o percurso e podemos parar até a estiagem da chuva, e na pior das hipóteses poderemos abortar a viagem por terra e seguir por asfalto em retorno à BH.

Creio que será tranquilo e não pegaremos temporais iguais aquele no retorno de Tiradentes, sem contar que passaremos por estradas de terra e asfaltas bem mais tranquilas que a BR040.

Nos falamos amanhã! Te ligo e acertamos os detalhes!

Forte abraço.

Vespermann
24/03/2012, 09:29 AM
Pessoal, desejo para vocês um ótimo passeio. Depois vocês contam como foi.
Como hoje amanheceu com um tempo bom, eu vou aproveitar para ir até Lavras Novas.

Um abraço

Ninjaboy
24/03/2012, 10:13 AM
Vlw Brother, bom passeio pra vc tbm....

Wellerson
24/03/2012, 02:17 PM
Como hoje amanheceu com um tempo bom, eu vou aproveitar para ir até Lavras Novas.

Vespermann, aproveite o máximo que puder deste tempinho de sol e coloca o motoca na estrada!! Vai pegando o jeitinho da criança para que você possa nos acompanhar em breve..

Bom passeio e registra em fotos!!

Wellerson
25/03/2012, 06:13 AM
BOM DIA GALERINHA DO BEM!!!

PREPARANDO PARA SAIR.... CAMINHO DE SABARABUÇU...

E COMO LI A POUCO NAS MENSAGENS, TEM GENTE QUE GOSTA DE "CASA DAS MÁQUINAS". NÃO PERDI A OPORTUNIDADE E ESCUTEI ENQUANTO ESTAVA POR AQUI....

MESTRE ATOBÁ, MESTRE PAUL....

http://www.youtube.com/watch?v=pfXeRkkBXlc&feature=player_detailpage

E PARA DESPEDIR-ME DEIXO ALGO PARA VOCÊS CURTIREM.... ABRAÇOS E ATÉ O FINAL DO DIA!!! FIQUEM COM DEUS!!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=WgqXEugkEYQ

Ninjaboy
25/03/2012, 06:16 AM
ZZZzzZZZzzzZZZzzzZzzz.... simbora!!!!!

Vespermann
25/03/2012, 12:00 PM
Acabou que fui só até Ouro Preto, já que meu colega estava sem tempo. Mas foi muito massa o passeio, tinha muito tempo que eu não ia lá. Vi alguma placas sobre Glaura e São Bartolomeu... bateu uma vontade de ir até esses 2 destinos.
Aproveitem o passeio

Um abraço!

Atobá
25/03/2012, 03:57 PM
Oba.Nada como musica da boa para completar o domingo.

Espero que o passeio esteja sendo um sucesso

Uma foto que descreve o que é este caminho.
https://lh6.googleusercontent.com/-qaEmh1cKNu4/Tn59p9loMaI/AAAAAAAAIz8/0EJR1XFvMus/s912/DSC07276.JPG?gl=BR

Ninjaboy
25/03/2012, 06:38 PM
O passeio foi bom enquanto durou... vista muito bonita, mas infelizmente tivemos q abortar em 1/4 do caminho pq infelizmente eu fui pro chão após uma curva saindo de uma descida, perdi a frente ao passar pela lama a moto ficou e eu fui....props aos equips não aconteceu nada comigo, mas a moto quebrou a carenagem esquerda, empenou o guidão radiador e canela, mas graças a Deus como disse não me aconteceu nada, deu pra ir levando a moto mesmo vazando líquido até um pequeno vilarejo Antonio dos Santos (se não me engano) onde o Jerônimo (borracheiro local), muito gente fina e prestativo fez uma atadura na nega pra segurar um pouco o vazamento, com isso decidimos voltar pra BH devagar, fizemos uma parada em Nova união onde o Wellerson deu mó força procurando um mecanico próximo, lá o Joaquim ( q esquecemos de tirar foto) terminou de ajeitar a nega pra conseguir chegar até em BH...

Atobá, infelizmente não deu pra tirar a foto do "toquinho" dessa vez, vai ter que ficar pra próxima..

Quero agradecer aqui aos amigos Wellerson que me deu mó força depois do tombo, e ao Marcelinho que me ligou depois pra gente já agilizar o conserto da nega...

Essa semana vou tentar deixar ela na autorizada pra fazer o orçamento do que está danificado e montar a lista de reparo....

Segue abaixo algumas fotos,

http://img11.imageshack.us/img11/7016/hpim9395.jpg

http://img808.imageshack.us/img808/3497/hpim9391.jpg

http://img215.imageshack.us/img215/9372/hpim9386.jpg

http://img705.imageshack.us/img705/619/hpim9420.jpg

http://img855.imageshack.us/img855/434/hpim9422.jpg

http://img109.imageshack.us/img109/841/hpim9414.jpg

http://img600.imageshack.us/img600/782/hpim9416.jpg

http://img840.imageshack.us/img840/5751/hpim9411.jpg

http://img801.imageshack.us/img801/926/hpim9410.jpg

Marco Camuflado

http://img252.imageshack.us/img252/5618/hpim9406.jpg

http://img706.imageshack.us/img706/7503/hpim9404.jpg

Depois do capote na oficina do Sr. Jeronimo, dá até dó de ver a foto....

http://img696.imageshack.us/img696/6820/hpim9424v.jpg

Bom é isso aê galera, ainda to chateado pelo capote e ter avacalhado o passeio, logo estaremos de volta na estrada....

Atobá
25/03/2012, 07:13 PM
Lamento Ninja mas moto é assim mesmo e quem não se arrisca perde a melhor parte da história.
Imprevistos acontecem sempre.

Pelo visto o tombo foi realmente forte pois chegou a empenar o guidom fat?

Wellerson
25/03/2012, 08:23 PM
Amigos, o Ninja já postou o relato da viagem e vou aproveitar para colocar o meu. (No bom sentido)

ANTES DE MAIS NADA, Ô NINJA DEIXA DE SER BOBO, JÁ DISSE QUE NÃO ATRAPALHOU EM NADA, PELO CONTRÁRIO, FOI UM PRAZER TER A TUA COMPANHIA E DAQUI A UM TEMPO VOCÊ LEMBRARÁ DESTA HISTÓRIA COMO UMA GRANDE AVENTURA. MUITO OBRIGADO PELA COMPANHIA E PARCERIA!!!

Meus caros amigos cheguei no final da tarde em casa depois do retorno de Sabarabuçu.
Não foi como esperávamos, mas no final da história o Ninja e eu tivemos nosso dia de AVENTURAS!!

Segue o relato:

Saímos de BH as 06:30 com destino a Cocais (85 km) com tempo firme e um solzinho bem discreto. A primeira parada foi no posto de gasolina próximo ao trevo de Itabira para abastecimento.

Chegamos em Cocais as 07:30 em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário local do nosso ponto de partida (km 0 do Caminho de Sabarabuçu). Rodamos um pouco pelo distrito e infelizmente o Museu Histórico Fernando Toco estava fechado. A idéia deste espaço nasceu através do seu proprietário Augusto Bento do Nascimento que buscou recolher, guardar e difundir peças relativas à história de seus antepassados. O museu ocupa uma casa antiga do século XVIII e pertenceu a José Feliciano Coelho da Cunha, mais conhecido como o
Barão de Cocais.

https://lh3.googleusercontent.com/-HOfbBfJuFLE/T296CqzdBAI/AAAAAAAAALY/Ij4OpCyd3qs/s720/DSC08240.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-beQbDABwkfY/T296DrLBCtI/AAAAAAAAALo/mr6TWhcCbJs/s720/DSC08241.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-Thlj_w5_tz4/T297B56vuSI/AAAAAAAAAMY/y8hQ12dXdtY/s720/DSC08248.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-31uREiygXic/T297b3NhDXI/AAAAAAAAAMg/2fs6-NJ9jUw/s720/DSC08249.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-og2Oa8flc1w/T297fFZCwII/AAAAAAAAAMo/FQyzbFOM3u8/s720/DSC08250.JPG

Depois do Km 0 existem 3 marcos do Caminho dos Diamantes e somente depois chega-se ao 1º marco do Caminho de Sabarabuçu.
https://lh3.googleusercontent.com/-jz0mztpc3Bg/T297gXOSv_I/AAAAAAAAAMw/x8wA8lJDF9w/s720/DSC08251.JPG

Pegamos uma estradinha bem bacana e com solzinho nos acompanhando, pena que o mesmo nos abandonou tempo depois. Foi possível perceber as marcas das últimas chuvas por boa parte do trecho que percorremos.
https://lh6.googleusercontent.com/-H99WKJFERuI/T2979XAhA9I/AAAAAAAAANI/Hi4IMc3fcyQ/s720/DSC08254.JPG

Uma informação importante é a seguinte: SEMPRE SIGA OS MARCOS QUE ESTÃO ESPALHADOS POR TODO O TRECHO, SE VOCÊ ENCONTRAR UMA BIFURCAÇÃO E NÃO TIVER UM MARCO EM ALGUM CANTO, VOLTE ATÉ O ÚLTIMO AVISTADO.
Erramos o caminho uma vez e tivemos que retornar por quase 10 km. O f*d* é que alguns marcos estão bem escondidos na mata e chegamos a encontrar um marco que teve a sua placa com orientações pintada, acredito que provavelmente pelo proprietário do sítio em frente quando foi pintar a cerca da propriedade.
https://lh5.googleusercontent.com/--SeaYRe30qU/T298ZzYWFRI/AAAAAAAAANY/MKDxcCFtmRg/s720/DSC08256.JPG

Outra referencia deste caminho é o trecho de aproximadamente 2 km dentro do eucaliptal, mas por nosso azar a empresa responsável pela área havia cortado praticamente toda a extensão do cultivo que acabou perdendo um pouco do charme!! Um detalhe deste trecho foi a inevitável comparação entre o forte FUSQUINHA enfrentando o barro na estrada e a gigantesca CATERPILLAR liberando um trecho com excesso de barro.
https://lh6.googleusercontent.com/-tYfUwkGkJDQ/T299IWF170I/AAAAAAAAANw/qBkU6n7bp0E/s720/DSC08259.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-VMxi0dJrSO4/T298f9IsWlI/AAAAAAAAANg/Of6ZI0fDfqg/s512/DSC08257.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-9osQfgkdGD4/T299K17E2gI/AAAAAAAAAN4/3eV6aBn9PGM/s720/DSC08260.JPG

Já no povoado de Egas o barro foi aumentando e um tombo era inevitável, pior ainda, UM TOMBO BOBO, daqueles em que a moto vai inclinando para o lado e você vai fazendo uma baita de uma força para segurar, as pernas vão tremendo e você acaba cedendo. Nenhum arranhado na motoca e muito menos em mim!!

Foto da estrada e o local próximo ao tombinho!!kkk
https://lh6.googleusercontent.com/-ulr3KDEyO0A/T299_a65chI/AAAAAAAAAOY/FfhRSC0QVlA/s512/DSC08264.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-K0fy5o5VWXE/T29-Isfqc4I/AAAAAAAAAOg/Aq_ddz0nVQA/s720/DSC08266.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-MIzJGXqNbdQ/T29-dlR7dDI/AAAAAAAAAOw/H_NHBFSFrsQ/s720/DSC08267.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-7JxJ0iQ1s5I/T29-oYUUJTI/AAAAAAAAAO4/JkniUNUQR1o/s720/DSC08268.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-LdqOh-7eYCQ/T29-oYLSFWI/AAAAAAAAAO8/4R4jS_faqh0/s720/DSC08269.JPG

Que a XT é boa na terra e barro eu já sabia, mas descobri que CG 125 também é!!!!!
https://lh3.googleusercontent.com/-YsT81FhTBaY/T29-8q-dqnI/AAAAAAAAAPI/Mui9sCTPh0Y/s720/DSC08270.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-WHmt8gOD_kE/T29_HJw0OWI/AAAAAAAAAPY/BlYn-bKiWU4/s720/DSC08271.JPG

Mais estrada...
https://lh4.googleusercontent.com/-9e1Zxcossx0/T29_GAcUwkI/AAAAAAAAAPQ/B4jV7qa6jjI/s720/DSC08272.JPG

A situação da estrada já não estava essas coisas, e descobri que poderia piorar...
https://lh4.googleusercontent.com/-8MCRjK9uJSo/T29_bR5LY4I/AAAAAAAAAPg/tvlfbTIV76I/s720/DSC08273.JPG

Depois de uma curva a esquerda demos de cara com outro trecho com barro, e se tem que cair, caia com ESTILO!!!
https://lh5.googleusercontent.com/-9CORvGSXK48/T29_5O3lkmI/AAAAAAAAAP4/cdwudfgQ_xY/s720/DSC08276.JPG

O Ninja levou a pior, e muito pior desta vez. Perdeu o controle da motoca e foi direto ao chão. PREJUÍZO: CARENAGEM ESQUERDA FOI PARA O SACO, GUIDOM EMPENADO, RADIADOR TAMBÉM EMPENADO E MANGUEIRA DO RADIADOR FURADA. Fomos descobri bem depois que a ventoinha não estava funcionando por que o suporte também empenou!
https://lh3.googleusercontent.com/-8_dW2djrlS4/T29_lrUJknI/AAAAAAAAAPw/_JpBnBYFpDg/s720/DSC08274.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-NQR_Yn24OoE/T29_kaWhzNI/AAAAAAAAAPo/KcYn3-Rds48/s720/DSC08275.JPG

Graças a Deus não aconteceu nada com o Ninja, apesar dele ter “voado” por cima da moto, mas teve um momento cômico, depois que levantamos a moto ele comentou: “Poderia ser pior!”. E como um passe de mágica caiu um temporal!!! Olha a cara dele na moto.....
https://lh6.googleusercontent.com/-SqMuhkEM0Q0/T2-ADq9QsBI/AAAAAAAAAQA/Z44MMJM20S8/s720/DSC08277.JPG

Um senhor que passava em uma titan veio nos ajudar, e muito prestativo passou as orientações sobre como chegar ao povoado de Antônio dos Santos. Como nessa vida NADA É POR ACASO, conhecemos o senhor Jerônimo. Um borracheiro, serralheiro, e otras cositas mas, MUITO GENTIL E PRESTATIVO. Mesmo não entendendo muito de moto nos ajudou e fez uma GAMBI com pedaço de camara de ar para chegarmos até a BR381 e procurar ajuda.
https://lh5.googleusercontent.com/-dzhmPBwVmU0/T2-AkHBdc9I/AAAAAAAAAQY/ISrnJQNAKek/s720/DSC08280.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-8R1qD4urZO0/T2-AknXgnPI/AAAAAAAAAQg/PkKk9so_lDs/s720/DSC08281.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/--3Icey3zQb4/T2-BMRFy2KI/AAAAAAAAARA/xED8uiJwy9g/s720/DSC08285.JPG

O povoado é muito tranqüilo e atraí gente de todo canto, inclusive um rapaz de Osasco / SP que mudou para a localidade e montou um barzinho para tirar o sustento. PENA O MAL GOSTO NO NOME!!!! O pior que o sujeito REALMENTE é corintiano doente!!!
https://lh5.googleusercontent.com/-wGMtDbti9_Q/T2-AvUPYPGI/AAAAAAAAAQo/rLULjgh20OA/s720/DSC08282.JPG

Conseguimos chegar a BR381 e pouco tempo depois a luz de temperatura da motoca do Ninja voltou a acender. Paramos em um posto na estrada a procura de ajuda, mas foi em vão. Na verdade ganhamos mais um pouco de emoção na viagem, já que presenciamos a CENA DE FILME da Policia Rodoviária parando uma carreta. Entrarão com o carro na frente da bichona e já foram parando o transito na BR. Não pensamos duas vezes E FOMOS EMBORA!! IPVA ATRASO, NA SORTE QUE ESTAVAMOS SÓ FALTAVA A RODOVIÁRIA PEDIR A DOCUMENTAÇÃO DAS MOTOS!!!

Seguimos com luz acendendo hora sim, hora não, e chegamos em Nova União onde conseguimos a ajuda de um senhor que trabalhava com mecânica de carros e entendia de motos pequenas, mas como ele mesmo disse: “Dessas GRANDES eu num mexi ainda não!”
Ele cortou o pedaço da mangueira que estava rasgada e desempenou um pouco o radiador e foi ali que descobrimos o problema da ventoinha. Como eu disse ao Ninja, depois de um certo tempo ele irá olhar para trás e rir com tudo que aconteceu, e não poderia deixar de mencionar aos colegas do Clube a falta de paciência que o Ninja estava com o tal de GRAU!
O senhor que concertava a moto (não lembro o nome, acho que Toninho) ficava repetindo, repetindo e repetindo: “IMPENOU PORQUE NÃO TÁ DANDO O GRAU, SE CHEGAR NO GRAU A VENTOINHA VAI FUNCIONAR. TEM QUE PUXAR AQUI E ALI E VAI CHEGA NO GRAU!!!”
E a danada da ventoinha não chegava no GRAU e depois de tanto puxa e empurra o Ninja comentou que o “Toninho” havia danificado a colméia do radiador!!
https://lh5.googleusercontent.com/-mQOXyG6xbr0/T2-BntFbNKI/AAAAAAAAARM/7zHNY8I82kQ/s512/DSC08286.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-cqkj3bnKRUg/T2-Bqzpw28I/AAAAAAAAARY/4LsjA8cC2tI/s720/DSC08288.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-fVb08gxJ0ug/T2-B-XITdgI/AAAAAAAAARg/6uHIMKe0wM4/s720/DSC08290.JPG

Mangueira no lugar, ventoinha meia boca, e com a roupa toda molhada pela chuva na BR, seguimos para BH, mas como a aventura ainda não havia terminado COMEÇOU O DILUVIO !! Choveu tanto que os carros estavam parando no acostamento e nos dois conseguimos um lugarzinho para esconder e tomar uma Coca (Ainda bem que não tinha aquelas “misturas” que o Atobá bebe em suas viagens!!”.
Triste era ver a cara de frustração do Ninja!
https://lh6.googleusercontent.com/-vePXfyYUp4Y/T2-CHLWSS5I/AAAAAAAAARw/oWB03Hgt60I/s720/DSC08292.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-TFHuOon07oY/T2-CbnG67aI/AAAAAAAAAR4/vUUcP5BnkpU/s720/DSC08293.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-E-O2VCv4zsg/T2-CjEMML9I/AAAAAAAAASI/h5bpVX_7p_w/s720/DSC08295.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-MkTbUL-6sNg/T2-CqJjSfsI/AAAAAAAAASQ/nnFEocmYrLk/s720/DSC08296.JPG

Depois que a chuva diminuiu seguimos para BH e eu acompanhei meu amigo até a sua residência, claro que não poderia deixar de pegar mais uma pancada de chuva no Anel Rodoviário!!!

“Entre mortos e feridos, salvaram-se todos!”

Bem amigos, não foi como planejamos, rodamos 85 km de asfalto na ida, 20 km do Caminho de Sabarabuçu e mais 60 km de asfalto na volta, mas não deixou de ser uma grande aventura!! E se a DONA ER pensa que eu desisti, ela está muito enganada. Provavelmente daqui a 2 ou 3 semanas retornarei para concluir TODO O CAMINHO!

Um forte abraço a todos amigos e tenham uma excelente semana.

Paul Barrett
25/03/2012, 08:29 PM
Ninjaboy, vc pode achar agora que foi muito azar, mas vc está inteiro, e as peças da XT todas tem no catálogo, são numeradas, o único problema é o preço... e logo mais moto inteira de novo, vc com mais experiência na condução do trator... e mais uma pra contar... rssss

Se vc reparar bem, todo mundo que já anda há algum tempo de moto tem história pra contar... não é diferente de ninguem... faz tempo que não vou pro chão, mas já levei um totó de leve na traseira da XT, quase nada, no pneu a 1 por hora, mas o suficiente pra me jogar contra o carro parado à minha esquerda, e consegui segurar a batida no parado com o cotovelo e o ombro, e depois o peso da XT... ainda não foi nessa, mas fico toda hora testando até onde vai o grip na curva, o melhor modo de entrar nela... tem uma hora que vc descobre o limite... rssssss ainda não tenho todo o domínio na XT que gostaria de ter, mas mais uns tombos eu chego lá...!

O que dói mais é ver a moto torta, mas depois de trocar as peças fica direitinha! Aí vc esquece... estrada de novo!

Wellerson, interessou essa camiseta e boné da ER... não esquece de me levar um kit em Guaratinguetá, P ou M, tenho 1,72m... quando vai ser esse pedaço?

Wellerson
25/03/2012, 08:53 PM
Mestre Paul, não se preocupe com os Kit's, já tenho uma lembrancinha para você e o Mestre Atobá, além de otras cositas para a turma do 2EN. A camiseta que eu estava usando é do SESI e referente a um trabalho que realizei chamado SESI NA ESTRADA REAL, mas já pedi a Karla (Gerente do Instituto ER) algumas camisetas oficiais, e talvez eu consiga até a data do nosso 2EN.

Paulo Henrique
25/03/2012, 08:53 PM
Historia é que não vai faltar ninja. Wellerson, você comentou que foi no escritorio da ER no bairro Santa Efigenia, onde que fica? Pretendo fazer esse trecho em abril. Já fiz de Dimantina até Serro. Quero aproveitar e fazer o trecho que é pertinho de BH. Até mais

Wellerson
25/03/2012, 08:57 PM
Paulo, o endereço é na Rua Álvares Maciel, 59/11º andar. Instituto Estrada Real.

Paulo Henrique
25/03/2012, 09:04 PM
Valeu Wellerson, vou dar uma ida lá essa semana.

Atobá
25/03/2012, 09:08 PM
srs.
Antes de mais nada gostaria de dar os parabéns pelo exemplo de companheirismo.Moto no mato é assim.Como o risco de algo de errado acontecer está sempre ali bem perto,um tem que ajudar o outro em qualquer situação.

A outra coisa é o seguinte:
ER com chuva não dá,em nenhum dos trechos, pois o piso pode mudar de uma bela e encascalhada estrada para uma quase trilha insuportávelmente escorregadia além das pedras e rios sempre presentes.
Belas imagens que registram os 2 lados da aventura de moto e como sempre falo,o lado ruim sobe na garupa quando ligamos a moto.A diferença e como encaramos estes percalços.
Mais uma vez,PARABÉNS para vcs dois.

Agora,depois de tudo ainda parar para tomar no Rodelão é demais!!!!!!heheheheheheheheheheh

Wellerson
25/03/2012, 09:50 PM
KKKKKKK!!!

Amigo é para estas coisas. Depois de tudo o que aconteceu com o Ninja eu não poderia deixar ele tomar no Rodelão sozinho!!!!

Atobá, sobre o clima era uma situação complicada, no sábado o tempo firmou e não choveu em BH. Até o início da jornada estava tranquilo, mas o barro presente era da semana e para complicar pegamos chuva no caminho. Ou colocava a motoca na estrada e pagava para ver o que acontecia, ou ficava em casa. E se optasse pela segunda opção e tivesse sol o dia inteiro eu ficaria P DA VIDA.

Mas valeu pela aventura e por alguns detalhes da ER como a questão dos marcos, já mencionado no meu relato.

Para mim não ficou sentimento de frustração, pelo contrário, estou mais empolgado em continuar com este projeto e como disse no outro post, no início de Abril eu retorno com força total, claro que irei esperar o tempo firmar de vez!!

Novamente muito obrigado pelas dicas e apoio. Como disse para o Mestre Paul, tenho umas lembrancinhas do Instituto ER para vocês!!

Abraços.

Wellerson
25/03/2012, 09:54 PM
Quero aproveitar e fazer o trecho que é pertinho de BH. Até mais

Paulo, irei retornar para concluir o trecho. Se estiver tudo ok para você, podemos combinar em ir juntos. O Ninja voltará a ativa em breve e participará novamente da aventura!!
E digo mais, ele é uma excelente companhia para a estrada!! Garoto de coração bom!!

Abs.

Ninjaboy
25/03/2012, 10:00 PM
A chuva não foi de tão ruim ela ajudou a baixar a poeira da estrada, porém ficaram enormes poças, e trechos com barro.....
kkkkk... Atobá nem tinha assimilado o nome da lanchonete, tava tão aéreo na hora.....
Paul a moto tem conserto, e se for parar pra pensar poderia ter sido coisas bem piores, eu sai ileso isso é o que importa,
infelizmente fatalidades acontecem, como o caso do Wellerson q tbm tombou, claro q com proporções bem menores.

Mas valew o passeio...agora é só dá um GRAL na moto rsrsrsrsrrsr... q ela fica zero de novo

Paulo Henrique
25/03/2012, 10:09 PM
Wellerson, vamos combinar sim, geralmente viajo sozinho, mas será muito bom ter companhia.

Wellerson
25/03/2012, 10:13 PM
agora é só dá um GRAL na moto rsrsrsrsrrsr

KKKK!!
Ficou com o tal do GRAU NA CABEÇA!!!

Vespermann
25/03/2012, 10:43 PM
Que pena pessoal, imaginei que terias melhores notícias ao ver este post hoje a noite. Uma pena ver a foto da moto desse jeito, só de imaginar a minha já corta o coração. Mas é o importante é que está tudo bem com o ninja, sabe como é, "vão-se os anéis, ficam os dedos". Realmente as condições de alguns trechos da estrada não devem ter ajudado, devia estar escorregando igual quiabo.
Mas é como todos disseram, vale a história, a aventura e a experiência. Moto foi feita para cair, fica em pé de teimosia.

Desejo tudo de bom para todos e uma rápida e barata recuperação para a moto do Ninja!

Wellerson
01/05/2012, 01:49 AM
Amigos, como estava em minha programação concluir os 4 Caminhos da Estrada Real ainda este ano eu aproveitei a oportunidade em acompanhar o MESTRE ATOBÁ (XRE 300 PRETA), o parceiro de Dupla Sertaneja ERSON (XT 660 AZUL) e o amigo ORLANDO (XRE 300 VINHO) no Caminho dos Diamantes em nossa ida para o 2EN.

Seguem as fotos da nossa saída em Diamantina e chegada em Ouro Preto. Mestre Atobá, se alguma citação sobre as localidades estiverem incorretas por favor corrija-me.

O meu encontro com os companheiros de viagem aconteceu na noite do dia 25/04 em frente a Pousada Vale do Garimpeiro.
https://lh3.googleusercontent.com/-Fe5AKhPomXk/T58XM_6QxvI/AAAAAAAAAVw/u4ahFyLwLao/s720/SAM_0647.JPG

Aproveitamos para esquentar o peito com uma cachaça de excelente qualidade.
https://lh4.googleusercontent.com/-dIroM-lKee4/T58XLIM4eDI/AAAAAAAAAVo/wN-UclEXP3Q/s720/SAM_0648.JPG

A saída aconteceu no início da manhã do dia 26/04 em frente a Igreja de Santo Antônio em Diamantina.
https://lh6.googleusercontent.com/-pBsE9Yuqisc/T58W6BsKo9I/AAAAAAAAAVg/CB7Fn2ZmSMM/s720/DSC08369.JPG

Logo no início da estrada de terra avistamos a casa abandonada.
https://lh3.googleusercontent.com/-4yUDQaHqUts/T5821SE2ZuI/AAAAAAAAAWY/6uzNPvU4zqg/s720/DSC08389.JPG

Localidade de Milho Verde.
https://lh3.googleusercontent.com/-0w6y0RCj4p8/T582yKxL2wI/AAAAAAAAAWQ/X4jqXyzNoGw/s720/DSC08429.JPG

Vista da cidade de Serro.
https://lh5.googleusercontent.com/-dSkGNbFyp18/T583sg2jmeI/AAAAAAAAAWg/-FG1aF-bLpk/s720/DSC08438.JPG

Estradinha de terra fantástica.
https://lh5.googleusercontent.com/-gT9Qzo-C-fc/T583t0fioOI/AAAAAAAAAWo/42R25grDm9A/s720/DSC08445.JPG

No alto da serra em Alvorada de Minas (1034 metros) é possível avistar o Pico do Itambé. Algumas fotos do local.
https://lh6.googleusercontent.com/--XiPyVQ6uvs/T583zWGRkZI/AAAAAAAAAWw/1V1pAO2qUV0/s720/DSC08447.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-dCuLZDxt33Y/T584q5SpkZI/AAAAAAAAAXA/wdA0-pzxaAo/s720/DSC08454.JPG

O encontro na serra com o Senhor Geraldo, morador da vizinhança.
https://lh5.googleusercontent.com/-r7EEihehUPo/T584om4b3NI/AAAAAAAAAW4/W7lOjPiBEk4/s720/DSC08463.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-JGPLmCR2i6A/T584tXsdD9I/AAAAAAAAAXI/3OnWQWDIWk4/s720/DSC08466.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-L4pBdpfmhiA/T585jZP9LOI/AAAAAAAAAXQ/J5PcNbbz2oU/s720/DSC08482.JPG

Quando bate a lombeira não tem jeito.
https://lh5.googleusercontent.com/-bSFDhOeWWUM/T585jVmMyKI/AAAAAAAAAXU/afI9tYhsu1Y/s512/DSC08485.JPG

Depois de descer a serra voltamos para a estrada.
https://lh6.googleusercontent.com/-d454tjBk8CE/T585lSuZf9I/AAAAAAAAAXg/bVYAo7V19T4/s720/DSC08490.JPG

Localidade de Tapera.
https://lh6.googleusercontent.com/-unPo1OZj7UY/T586f7L3haI/AAAAAAAAAX0/SwGVWO_2tXM/s720/DSC08491.JPG

Aqui começa as histórias do ERSO, ele disse que estava acostumado a saltar de pontes bem mais altas.
https://lh4.googleusercontent.com/-RezoE3p8MIs/T586dIaMRDI/AAAAAAAAAXo/rocIe5luBSE/s720/DSC08496.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-Lye2VYoBKD0/T586ezJkG1I/AAAAAAAAAXw/qctxtMZSQ-M/s720/DSC08498.JPG

Aqui é a conversa do milhão! Os caras que estavam na S10 comentaram que a cidade de Conceição do Mato Dentro estava inflacionada, os valores de aluguel altíssimos, sem infra-estrutura para atender a demanda, e o MEGA INVESTIDOR ERSON solta a língua dizendo que tinha 1 MILHÃO NO BANCO.
Depois dos olhares de vislumbre tanto meu quanto o Atobá e possibilidade de uma sociedade lucrativa, o sujeito conclui que tinha colhido UM MILHÃO BEM GRANDE E QUE ESTAVA EM CIMA DE UM BANCO NA CASA DELE!! O caboclo fala com tanta seriedade e convencimento que chega a comover!! kkkkkk
https://lh6.googleusercontent.com/-G4aDI7EdB9M/T587S7l7DzI/AAAAAAAAAYA/ol0QxzMBm7Q/s720/DSC08503.JPG

Vista da estrada após Conceição do Mato Dentro.
https://lh6.googleusercontent.com/-ZTflB3cyZmg/T587TYwVdPI/AAAAAAAAAYE/BkPflih2rTM/s720/DSC08506.JPG

Amigo Orlando curtindo a paisagem.
https://lh5.googleusercontent.com/-5Vvut3iKfzI/T587VJDhr-I/AAAAAAAAAYQ/MOho42VVxrU/s720/DSC08508.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-qMkyPp_ZgJY/T588Lo6DlbI/AAAAAAAAAYo/-WkhTf0OfLI/s720/DSC08512.JPG

Por do sol indo para Ipoema.
https://lh4.googleusercontent.com/-KXNaQrnQFRs/T588IPfcz9I/AAAAAAAAAYY/7m2DrqhzCbU/s720/DSC08517.JPG

Parece mas não é!! Um inofensivo cigarrinho de palha!! rsrsrs
https://lh6.googleusercontent.com/-N5I_TcnS4-c/T5888kPkNgI/AAAAAAAAAYw/cBO7UM5GZo4/s512/DSC08520.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-eG7PbJh9O8w/T589Dx8k1wI/AAAAAAAAAY4/XH_2c_YzxLc/s512/DSC08521.JPG

Mestre Atobá e o cansaço do dia!!!
https://lh6.googleusercontent.com/-Sus9q0m0_po/T589D397bII/AAAAAAAAAY8/pUUxSmpJUmU/s720/DSC08524.JPG

Atobá, eu, Elson e Orlando curtindo uma musiquinha ao vivo no fundo no PARADA DA TROPA em Ipoema.
https://lh5.googleusercontent.com/-pQwkwWEPTkk/T5892hSHg-I/AAAAAAAAAZI/qNrMpgPeGdc/s720/DSC08525.JPG

Wellerson
01/05/2012, 02:14 AM
Continua...

Antes de chegar em Ipoema passamos pela estrada que liga Itambé do Mato Dentro a Ipoema e infelizmente está sendo pavimentada. Com chuva e trechos com excesso de barro eu acabei comprando meu primeiro terreninho, coisinha pequena, mas não tem registro em foto por sorte minha!! rsrs

Elson e eu na estrada para Cocais. A partir daí já não tivemos mais a companhia do amigo Orlando que seguiu para outro compromisso. Valeu Orlando pela força e companheirismo!
https://lh4.googleusercontent.com/-6QrwDc8V5rw/T589_l9WkkI/AAAAAAAAAZY/6xBj-RpBXmU/s720/DSC08526.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-LQfJo5Bzx0s/T59iaYDkFoI/AAAAAAAAAgI/ujTZm1HRI6g/s720/SAM_0785.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-k1vBUhnjRGs/T59iZ6PPQDI/AAAAAAAAAgA/f51LW7TVbm0/s720/SAM_0786.JPG

Elson deixando a sua MARCA na ER. (PARTE I)
https://lh6.googleusercontent.com/-w4K-rXLpwl0/T58-vdsxqbI/AAAAAAAAAZg/Olw_YV77xCs/s512/DSC08529.JPG

Estrada para Barão de Cocais.
https://lh5.googleusercontent.com/-F7LUHJWdCWE/T59IU_We-_I/AAAAAAAAAc0/uFbFnioAKsc/s720/SAM_0797.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-UhzoLHBPmzc/T58-7A2eteI/AAAAAAAAAZo/s1GSEFF-UZs/s720/DSC08532.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-gKvGhLdKln0/T58-9ODrhMI/AAAAAAAAAZw/AQh7CeF4vUA/s720/DSC08536.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/--izanM6e_xw/T58_q1QCzCI/AAAAAAAAAZ4/cTojgF7wchk/s720/DSC08539.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-nmUVC9pquQ4/T58_1pMWi1I/AAAAAAAAAaA/jtAlZWhNCW0/s720/DSC08540.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-iVcQwTYZJt8/T58_5Tr08dI/AAAAAAAAAaI/RYTIgwoAkjI/s720/DSC08541.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-t6n4HU-9qU4/T59IUyLm4PI/AAAAAAAAAc8/il1g08UCA1Y/s720/SAM_0804.JPG

Trechos com lama.

https://lh4.googleusercontent.com/-ZsyLT1tGdmk/T59KzSXrB-I/AAAAAAAAAdc/RuKizhBiMrQ/s720/SAM_0815.JPG

Chegando em Barão de Cocais.
https://lh6.googleusercontent.com/-CIjW4PPgZ-c/T59AgWmR3KI/AAAAAAAAAaQ/ykaZr4z92v0/s720/DSC08543.JPG

Wellerson
01/05/2012, 02:27 AM
Continuação...

Santa Barbara.
https://lh6.googleusercontent.com/-zMstDkk-nic/T59Av5oj20I/AAAAAAAAAaY/NyNG-nNkolQ/s720/DSC08545.JPG

Elson deixando a marca (PARTE II)
https://lh4.googleusercontent.com/-Xh0haxiZdHQ/T59A4J7sCLI/AAAAAAAAAag/-dKtRFVQqE8/s720/DSC08547.JPG

Acredito que nesse momento introduziram a trilha em mim!!! kkkkk
Segundo terreno comprado, mas como também não houve registro NÃO CONTA!!! rsrsrs
E acreditem, este filete de terra cheia de buracos É A ESTRADA REAL!!!
https://lh3.googleusercontent.com/-wwCfZx_B3c0/T59Mk3yAdqI/AAAAAAAAAd0/Aq1wjCQqxnQ/s720/SAM_0829.JPG

Se não fosse a força do Mestre Atobá eu estaria levantando a GRISELDA até agora!!
https://lh6.googleusercontent.com/-08JOWVDuXzE/T59BdILKxwI/AAAAAAAAAao/kam5AQctw3o/s720/DSC08548.JPG

Passando a 1ª porteira.
https://lh3.googleusercontent.com/-vlDgY93jDGo/T59L1uURPdI/AAAAAAAAAdk/StN8RHfPqs4/s720/SAM_0833.JPG

E para PROVAR que é a ER aí está o MARCO.
https://lh6.googleusercontent.com/-PV8BlLM1R3o/T59MJYa9GII/AAAAAAAAAds/GS_Gd17z5n0/s720/SAM_0835.JPG

A vista da Serra do Caraça. Quase chegando em Catas Altas.
https://lh5.googleusercontent.com/-5GNL_JomwZE/T59BuGJNl5I/AAAAAAAAAaw/KfDLgvdV_Sw/s720/DSC08549.JPG

Chico 13
01/05/2012, 02:27 AM
Belas Fotos !!!

Wellerson
01/05/2012, 02:35 AM
Continuação...

Um dos mais fantásticos trechos, BICAME DE PEDRA. Era um aqueduto construído em 1792 para captação de água que descia da Serra do Caraça no qual era usada para lavagem de minérios e cascalhos na exploração de ouro.
https://lh6.googleusercontent.com/-xYyPV_dSMMI/T59BzUZx87I/AAAAAAAAAa4/LH0BiH2lOm8/s720/DSC08554.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-91C4LYcMS4I/T59NMxeVEFI/AAAAAAAAAd8/v9of1w8bbVM/s720/SAM_0862.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-sCjX6bJdGok/T59CTnN6dSI/AAAAAAAAAbA/CqvuHjEr6Qs/s720/DSC08559.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-Nv8imBZ_8zI/T59CsaTqVgI/AAAAAAAAAbQ/UVBRx8SVk0E/s720/DSC08567.JPG

Ao fundo a Serra do Caraça e o Pico do Sol.
https://lh4.googleusercontent.com/-2J7WpXRR6OI/T59CkgWOt2I/AAAAAAAAAbI/BoMSq182mHw/s720/DSC08561.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-adAXtmU3_2k/T59DMUPK7sI/AAAAAAAAAbY/y6xSh7Y6CCQ/s720/DSC08572.JPG

Wellerson
01/05/2012, 02:40 AM
Continuação....

Estrada para Catas Altas.
https://lh5.googleusercontent.com/-h_MrxOm8_ZA/T59NgDndduI/AAAAAAAAAeE/JGTJ-UufWCM/s720/SAM_0864.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-SFrlfDM3pvY/T59N2bCG1gI/AAAAAAAAAeM/WUrKdCAiA50/s720/SAM_0865.JPG

Almoços na cidade e seguimos em direção a Santa Rita Durão.
Na saída de Catas Altas.
https://lh3.googleusercontent.com/-d4oMvPM7-dk/T59OcyQoVJI/AAAAAAAAAeU/0g-hoIrXczE/s720/SAM_0869.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-7t8mvaxQWiM/T59DZ1IrUjI/AAAAAAAAAbg/Djv8iKdM3eo/s720/DSC08579.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-QjxC4n0VDC4/T59DoYNpW9I/AAAAAAAAAbo/RJljg4Akl2w/s720/DSC08582.JPG

Despedida da Serra do Caraça.
https://lh4.googleusercontent.com/-xyq-sUKb210/T59EIfZX4lI/AAAAAAAAAbw/aNjb6W6aSfk/s720/DSC08585.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-vfahS2e5q7E/T59OsGoTmzI/AAAAAAAAAec/TZJfS7a16KY/s720/SAM_0885.JPG

Wellerson
01/05/2012, 02:48 AM
Continuação...

Passamos por Santa Rita Durão, Camargos, até chegar em Mariana onde o Mestre Atobá ficou para repousar.
https://lh4.googleusercontent.com/-NTsduvNj77c/T59PM-GZ7KI/AAAAAAAAAek/RmqKbUKqFug/s720/SAM_0906.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-rz55lXeC7o0/T59Py6lFfAI/AAAAAAAAAes/umGNGrAmuGA/s720/SAM_0907.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-R8avhs9v37o/T59QBEYUjyI/AAAAAAAAAe0/KeZ5qjZYhkg/s720/SAM_0909.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-i_r6LCLuB6o/T59ER_2PvWI/AAAAAAAAAb4/S5PmEo9C67I/s720/DSC08586.JPG

Quando se pensa que não há como piorar, vem a resposta.
https://lh3.googleusercontent.com/-FJqz_xhi2pE/T59QgAZz0PI/AAAAAAAAAe8/yZm7Nv3yaTk/s720/SAM_0912.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-RMI_yPRvvu0/T59ROuRcCgI/AAAAAAAAAfE/lAVPGmePSjc/s720/SAM_0914.JPG

Trechinho um pouco melhor.
https://lh4.googleusercontent.com/-OKbt3msjvXc/T59RY3V5OXI/AAAAAAAAAfM/7gsnpSxSAK4/s720/SAM_0922.JPG

Chegada em Mariana.
https://lh4.googleusercontent.com/-7YO6EYxKck8/T59R0JgM99I/AAAAAAAAAfU/vw3Be886QHY/s720/SAM_0926.JPG

Wellerson
01/05/2012, 02:59 AM
E o GRAN FINALE, chegada em frente ao Museu da Inconfidência em OURO PRETO. UERSO E ERSO IN CONCERT EN OROPRETU!

https://lh6.googleusercontent.com/-wU-QBKASvo4/T59EhtxEEvI/AAAAAAAAAcA/YByAj8hGwr8/s720/DSC08590.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/--JROgwqPe5g/T59FDdIQWHI/AAAAAAAAAcI/Qh7FAzRfShI/s720/DSC08592.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-gwlu_jmKNYo/T59FLXuhSfI/AAAAAAAAAcQ/Q3bxnLD8RCs/s720/DSC08596.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-HkQfyweTV28/T59ScxvMJPI/AAAAAAAAAfc/sf0vjAXCS7U/s720/SAM_0934.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-uFKExDegbMo/T59SlZp6yfI/AAAAAAAAAfk/Jmc1BLEG158/s512/SAM_0936.JPG

Parada estratégica no Casarão do SESI FIEMG (INSTITUTO ESTRADA REAL) para pegar alguns brindes.
https://lh5.googleusercontent.com/-0S0puZGq8Ww/T59FQkZL8xI/AAAAAAAAAcY/o3VMNHY81NI/s720/DSC08603.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-3061iIVQvHQ/T59Fb7KSxPI/AAAAAAAAAcg/hDiPNjpF6Uk/s720/DSC08604.JPG

Retorno à Mariana onde o Mestre Atobá nos aguardava para iniciarmos uma nova aventura no dia seguinte, ida a Tiradentes passando por um trecho da ER entre Ouro Preto e Lavras. Mas esta é outra história e irá para o tópico criado pelo Leão in solo!!!
https://lh4.googleusercontent.com/-QGcLK5ManeA/T59SwEGYHWI/AAAAAAAAAfs/IKDkqqRDYIE/s720/SAM_0939.JPG

E que venha o Caminho Velho em Julho/2012!!!

Wellerson
02/05/2012, 03:08 PM
Data provável para iniciar o Caminho Velho 21/07 e com chegada ATÉ 28/07 rodando no máximo 250km/dia, parando para conhecer pontos específicos e visita a amigos. Aos amigos que já contataram-me para acompanhar a rota comecem o agendamento. Mestre Paul a nossa conversa está de pé e estarei levando o meu HD EXTERNO para as músicas.

Forte abraço a todos e vamos nos falando!

Wellerson
02/05/2012, 09:34 PM
Ontem a noite entrei em contato com o Instituto Estrada Real e hoje recebi meu certificado de conclusão do CAMINHO DOS DIAMANTES. ERSO assim que chegar em casa entre no site do IER, faça seu cadastro e peça o seu certificado. http://site.er.org.br/

Se quiserem visualizar o meu relato é só entrar no endereço: http://site.er.org.br//index.php/diario/verDiario/2/188

Abaixo o certificado:
https://lh6.googleusercontent.com/-b0cPJWQdw7w/T6HEXVWDYVI/AAAAAAAAAlI/E7rCb3FF79M/s720/Certificado%2520Caminho%2520dos%2520Diamantes%2520-%2520Wellerson.JPG

Elson_adv
02/05/2012, 11:15 PM
Grande parceiro. Essa foto nossa em crente ao museu em OP vai ficar pra posteridade. E quero esse diploma.

Wellerson
03/05/2012, 12:46 AM
Irmão, não esqueça de fazer seu cadastro e solicitar o seu certificado. http://site.er.org.br/

Atobá
03/05/2012, 08:26 PM
Uerso.
Meus parabéns caro amigo.Fico feliz em ter participado da conquista deste certificado.
Mais que merecido e com certeza,logo logo vc conquistará os outros.
Brindaremos com uma carraspanas em alguma cidadezinha da ER
Grande abraço

Wellerson
03/05/2012, 08:34 PM
Atobá, mestre e inspirador!! Pretendo conquistar os outros certificados em breve!! Jamais esquecerei a aulas quick off road que recebi!!!kkk

Espero que no próximo roteiro que estiver ao teu lado a minha média de velocidade aumente um pouco!!! Grande abraço e tenho a certeza de que nos veremos muito em breve!!

Forte abraço para ti e agradeça ao Orlando por todo apoio!

Wellerson
18/07/2012, 07:19 PM
Ressuscitando o tópico!!!

Já existia uma programação para percorrer todos os 4 Caminhos da Estrada Real desde o inicio do ano, mas devido a contratempos o cronograma foi alterado, e NESTE SÁBADO 21/07/12 eu e mais 3 companheiros faremos uma empreitada pelo CAMINHO DE SABARABUÇU - Cocais (Barão de Cocais) à Glaura (Ouro Preto). Trecho de aproximadamente 165 km com belas paisagens e como ponto forte o Alto da Serra da Piedade.

Quem estiver interessado, a previsão de saída será as 06:00 na BR 381 sentido Vitória e o local de encontro será no PRIMEIRO POSTO DE COMBUSTÍVEL A DIREITA, APOS A PONTE DE SANTA LUZIA.

Rafael Martins
18/07/2012, 07:57 PM
Putz, que massa, eu ia pra Caeté este fds de moto, mas vou de carro mesmo!

Que horas vcs vão estar passando na Serra da Piedade? Qq coisa dou um pulo lá e conversamos!

Wellerson
18/07/2012, 08:51 PM
Fala Rafael!!

Acredito que por volta das 09:00 estaremos passando pela Serra ou mesmo chegando à Caeté. Depois te passo por MP meus contatos e você tenta me ligar no dia. Seria legal que os encontrássemos.

Forte abraço.

Atobá
18/07/2012, 10:22 PM
Uerso.
Fazfavôdenumsuminãosô!!!!!!!!!!!!!
Muito bom rever estas fotos.
Boa viagem para vcs.

Wellerson
18/07/2012, 10:34 PM
Brigadão Mestre!!!
Manterei informado!

Saulo WDS
19/07/2012, 08:20 AM
Muito bem!! Wellerson,

Em agosto planejo Estrada Real, Vou acompanhar atento todos os detalhes, anota todas as dicas pra gente; Se preciso, recorro a você.
Já fiz alguns trechos Da ER, dessa vez, quero concluir todos os caminhos, inclusive semana passada fiz outra vez o trecho mais próximo aqui de casa, Paraty a Lorena.

Ótima Trip a vocês.

Umas fotos da semana passada.

https://lh5.googleusercontent.com/-pS_LSkeuoMU/T_IFxoRKJ4I/AAAAAAAAD5I/xC0r7QKpkBc/s747/P1050399.JPG
Marco Zero da Estrada Real na Praça do Chafariz no Centro Histórico de Paraty

https://lh3.googleusercontent.com/-ILThTKep0V8/T_IykOIrIgI/AAAAAAAAECs/8uH19GkkdAM/s711/P1050459.JPG
Já quase no topo da serra da Bocaina, Proximo a Cunha.

https://lh4.googleusercontent.com/-kzPrEhtsYGY/T_I6nNzTozI/AAAAAAAAELY/fII2Y9ZcLI8/s909/P1050475.JPG

Wellerson
19/07/2012, 08:11 PM
Grande Saulo!! Belas fotos. O que precisar pode contar comigo!! Quem sabe não percorremos algum trecho juntos....

Abs.

Wellerson
21/07/2012, 12:35 AM
Terminando de separar as "tralhas" para a jornada pelo Caminho de Sabarabuçu e nada melhor que curtindo uma boa música...

http://www.youtube.com/watch?v=i3XdoIRWxDA&feature=player_embedded

Paul Barrett
21/07/2012, 01:26 AM
Uerson, tambem aqui colocando as coisas na XT... amanhã Alfenas... nada demais é perto, uns 250km, mas tenho que rodar o que der até a garantia acabar... moto nova, se der pau em alguma tem que ser agora, e não ano que vem...

Boa viagem!

Wellerson
21/07/2012, 05:20 AM
Fala Mestre Paul!!! Preparando para sair daqui a pouco!!

Boa viagem pra ti também!! Posta as fotos quando chegar!!

Forte Abraço!

Atobá
21/07/2012, 12:18 PM
Escolheu bem a trilha sonora.Bom passeio.Fico aqui babando de fissura.

Soueu
21/07/2012, 12:36 PM
Alfenas !... Fiz faculdade lá ... faz tempo ... anos 70... Bons tempo. Alias, todos os tempos são bons, a gente é que força a barra.

Soueu
21/07/2012, 12:56 PM
Logo no início da estrada de terra avistamos a casa abandonada.
https://lh3.googleusercontent.com/-4yUDQaHqUts/T5821SE2ZuI/AAAAAAAAAWY/6uzNPvU4zqg/s720/DSC08389.JPG

Parece mas não é!! Um inofensivo cigarrinho de palha!! rsrsrs
https://lh6.googleusercontent.com/-N5I_TcnS4-c/T5888kPkNgI/AAAAAAAAAYw/cBO7UM5GZo4/s512/DSC08520.JPG

A gente aprende "apanhando" : Certa vez em um Show da Virada Paulista, estava com minha filha e colegas dela de Faculdade e ao ver aquele "bagulhinho" de mão em mão, boca em boca, chamei a filha questionando das amizades dela... Que mico, era o cigarrinho de palha !!!

é o velho ditado " Quem vê cara, não vê coração "

Wellerson
23/07/2012, 05:33 PM
Companheiros, já consegui separar algumas fotos sobre o Caminho de Sabarabuçu. No decorrer da semana irei postar todo o trajeto..

Marcamos de nos encontrar em Santa Luzia (Cidade da grande BH) as 06:00 para iniciarmos um trecho de aproximadamente 80 km até o Distrito de Cocais, ponto de partida para o Caminho de Sabarabuçu. A previsão de chegada era as 07:00, mas com um congestionamento violento na BR381 devido a um acidente chegamos a Cocais as 09:00 atrasando nosso cronograma.
https://lh6.googleusercontent.com/-FvuoyYf_yg0/UA1h80shOzI/AAAAAAAAAyU/FmHcwTJSNCI/s912/2012-07-21_07-35-15_941.jpg

Optamos por não seguir pelo atalho sugerido pelo Mestre Atobá e resolver parar em um posto próximo a Cocais para abastecer e tomar um cafezinho com pão de queijo. Coisinha básica de mineiro.....
Nas fotos, eu e Halinson e eu e Fabio.
https://lh4.googleusercontent.com/-qOUy3r94aws/UA1if3AL_mI/AAAAAAAAAzI/Xzd-QSuN0ec/s720/DSC06620.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-NBSTdSDuxkc/UA1ijgNKgPI/AAAAAAAAAzY/ErAglq7I5DQ/s720/DSC06621.JPG

Ponto ZERO (Igreja Santana)
https://lh5.googleusercontent.com/-3FmIJAW9pLk/UA1iiKyT5wI/AAAAAAAAAzQ/zcfCxzJcr1k/s720/DSC06624.JPG

Primeiro MARCO do Caminho de Sabarabuçu.
https://lh5.googleusercontent.com/-QWArlrfegbw/UA1i6OxnmiI/AAAAAAAAAzk/FC4b0dqK0AY/s720/DSC06626.JPG

Inicio do trecho de terra.
https://lh5.googleusercontent.com/-Edam0Xws9jI/UA1i-Z96W5I/AAAAAAAAAz0/lsLto4s-1B8/s720/DSC06627.JPG

E desce a ladeira...
https://lh5.googleusercontent.com/-XgheyLU9C2M/UA1i83IIXzI/AAAAAAAAAzs/YxQSPWxJTiE/s720/DSC06632.JPG

Primeiro momento de atenção aos MARCOS. Neste local ele deveria estar a ESQUERDA antes da porteira. Da última vez que fiz o Caminho de Sabarabuçu eu perdi está referência e segui pela direita. Resultado, rodei mais de 10 km sem encontrar nenhum marco.
https://lh5.googleusercontent.com/-WijTO2sFzvE/UA1jOB9bosI/AAAAAAAAA0E/hVX-_Epq2DU/s720/DSC06634.JPG

E ali está ele, depois da porteira..
https://lh3.googleusercontent.com/-0gkRkCQqVAs/UA1jPI1FuGI/AAAAAAAAA0M/wd3NOv8iLls/s720/DSC06635.JPG

O caminho dentro de eucaliptol. Já cresceu bastante desde Março/2012.
Neste final de semana estava assim:
https://lh6.googleusercontent.com/-6Q_Xo0_EJG8/UA2bmpFiNGI/AAAAAAAAA4s/iZQfGScNWS8/s720/DSC06637.JPG

Em março deste ano:
https://lh3.googleusercontent.com/-VMxi0dJrSO4/T298f9IsWlI/AAAAAAAAANg/Of6ZI0fDfqg/s512/DSC08257.JPG

Ninjaboy
23/07/2012, 06:49 PM
Êhhh estradinha que me trás PÉSSIMAS recordações.....

Atobá
23/07/2012, 07:01 PM
E eu só vou viajar em setembro................
Muito bom Sô Uerso.Para andar onde Xt anda só fusca mesmo.Mostre os resto ai sô!!!!!

Leão
23/07/2012, 07:21 PM
Poxa Wellerson, RUSH!!!! Que escolha!!! Gosto dessa banda lembra meu tempo de adolescente.

Wellerson
23/07/2012, 10:53 PM
Ninja, sem stress!!! rsrs
Já estamos marcando o CAMINHO VELHO (OURO PRETO - PARATY), vamos nessa??

Fala amigo Giovani, sonzinho 10!! Sou fã de RUSH!! Em breve estarei te visitando!!

Mestre Atobá, já enviarei as outras fotos. Hoje passei na casa do amigo Fabio e assisti as filmagens com a GOPRO, tá faltando ele editar, mas adianto que ficou show...

Wellerson
23/07/2012, 10:58 PM
Outro MARCO completamente escondido pela vegetação. Desde a última incursão pelo Caminho, nada mudou. Informei estes casos ao INSTITUTO ESTRADA REAL, mas continua do mesmo jeito.
https://lh4.googleusercontent.com/-jscQLQ0iVKk/UA1pd2ff8HI/AAAAAAAAA0k/r54DbhkU_Qs/s720/DSC06639.JPG

Fabio registrando na GOPRO..
https://lh5.googleusercontent.com/-k-Tkqt9d9DY/UA1pd3BoKpI/AAAAAAAAA0g/zhJyPjmEhBI/s720/DSC06641.JPG

Parada para a fotinha básica "mamãe tô no mato"...
https://lh4.googleusercontent.com/-eZNI33Uvmh0/UA1pdINyKGI/AAAAAAAAA0Y/zWI_WzOO-iU/s720/DSC06648.JPG

Mais terra..
https://lh6.googleusercontent.com/-aagT7LFpNU4/UA1p2yZ1O6I/AAAAAAAAA00/2Lngk3jd9bA/s720/DSC06651.JPG

Serra da Piedade ao fundo. Ponto mais alto...
https://lh3.googleusercontent.com/-MSGx3zEbLTY/UA1rMtPnxkI/AAAAAAAAA1w/ljazBk_MjfU/s720/DSC06653.JPG

Mais terra..
https://lh3.googleusercontent.com/-wgLNOGqpG_8/UA1qdp7zXaI/AAAAAAAAA1g/43fcDDR4kZ8/s912/2012-07-21_17-08-23_460.jpg

Chegando a Caeté..
https://lh4.googleusercontent.com/-QPG3inZHyYQ/UA1p9IeC8bI/AAAAAAAAA1E/iU9EdMZy1eY/s720/DSC06656.JPG

Parada em Caeté para encontrar o amigo Rafael e namorada. Mineiro e residente em Londrina. Grande figura e companheiro do fórum XT660.
https://lh3.googleusercontent.com/-bdmBsi4uQ7U/UA1rZSIssqI/AAAAAAAAA18/bySRbbpCrQ4/s720/DSC06658.JPG

Igreja Matriz de Caeté.
https://lh4.googleusercontent.com/-3jI5K9MtEzE/UA1qKdSh3oI/AAAAAAAAA1U/08kUDxExLxQ/s512/DSC06659.JPG

Wellerson
23/07/2012, 11:01 PM
O que nos aguardava em seguida no estrada para Morro Vermelho.... Passar próximo ao pontilhão..
https://lh5.googleusercontent.com/-b47020Qx-nY/UA2gnU3S0oI/AAAAAAAAA48/5UAxLDx5K7A/s720/DSC06661.JPG

O nome já diz tudo..
https://lh5.googleusercontent.com/-XGRe5k2ccHU/UA2goBt3nNI/AAAAAAAAA5E/i5WDA1BdV6Y/s720/DSC06665.JPG

Igreja em M.V.
https://lh3.googleusercontent.com/-pEo2pgK0G_8/UA1r2t5zZWI/AAAAAAAAA2E/ekDUrz-4arI/s720/DSC06668.JPG

E finalmente chegamos ao Pontilhão!!
https://lh6.googleusercontent.com/-DQLxEUVYtjo/UA1r4fvbEcI/AAAAAAAAA2M/N3pxnVUk2FI/s720/DSC06673.JPG

Neste ponto deveríamos seguir a direita, mas a vegetação estava muito alta e não havia a menor condição de seguir. Optamos por seguir em frente na estrada por mais 6 km até o próximo MARCO.
https://lh5.googleusercontent.com/-tD6VI7-v9eY/UA1sSg_B75I/AAAAAAAAA2g/UkL3jRN8rvU/s720/DSC06676.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-UtV8LR21BNM/UA1sSoC7eUI/AAAAAAAAA2Y/UxjmjvBDP60/s720/DSC06678.JPG

Wellerson
23/07/2012, 11:04 PM
Chegada em Sabará e parada para foto em frente à Igreja do Rosário.
https://lh6.googleusercontent.com/-9gQl5prNzuA/UA1tqU43lBI/AAAAAAAAA2w/g_MhKtEFWCU/s720/DSC06679.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-bImK_LG-BVM/UA1tmdu_KeI/AAAAAAAAA2o/w3AZWTrng3M/s720/DSC06686.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-5YVwJZDIz5E/UA1tsBRnLiI/AAAAAAAAA24/offocVYnKBo/s512/DSC06697.JPG

Parada para almoço. Lugar propicio...
https://lh3.googleusercontent.com/-hNfE3SlG0-A/UA1uC0UOU-I/AAAAAAAAA3I/TQjHJN24Nko/s720/DSC06704.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-jzSM-JRtDSM/UA1uGsk3v3I/AAAAAAAAA3Q/fbTBCizaX78/s720/DSC06707.JPG

Após o almoço seguimos viajem em direção a Raposos e a primeira surpresa...
https://lh5.googleusercontent.com/-qLpo02-kkl4/UA1uH2Hc7iI/AAAAAAAAA3Y/efdYXdru84w/s720/DSC06709.JPG

No alto da imagem o transporte de mineiro sendo realizado...
https://lh6.googleusercontent.com/-TflyHzHJsHo/UA1uPaFfG-I/AAAAAAAAA3g/ptzxpX7_Pyw/s720/DSC06711.JPG

Wellerson
23/07/2012, 11:38 PM
Final da estrada bem na propriedade do Sr. Valter...
https://lh4.googleusercontent.com/-vSvM2CFwlfs/UA1y_e79ubI/AAAAAAAAA3s/p_pmHfGs2P0/s512/DSC06713.JPG

A primeira impressão é de frustração. Cadê a ER?? Depois e com calma visualizamos o marco do lado esquerdo da propriedade, perto do tanque dos marrecos....
https://lh5.googleusercontent.com/-aHiG7q93nMs/UA1y_39c3HI/AAAAAAAAA30/LSMfKw_UdYY/s720/DSC06715.JPG

Quando aproximamos conseguimos ver o "problema" que teríamos pela frente.. Aí ferrou!!!
https://lh4.googleusercontent.com/--Ss0Y5AcX0I/UA1y_srUCDI/AAAAAAAAA3w/IXVEdlUE05Y/s720/DSC06717.JPG

Olhando pela foto parece que é tranquilo, mas podem acreditar, NÃO ROLAVA DE DESCER PRINCIPALMENTE COM A XT...
https://lh6.googleusercontent.com/-eoSfhtCQODo/UA1za43NuzI/AAAAAAAAA4Q/Ln31bPdhcfE/s720/DSC06718.JPG

O proprietário fez uma proposta indecorosa, e disse quero uma resposta, uma resposta dos motoqueiros.... kkkk
Existe um desvio por uma estradinha lateral antes da entrada da casa, e o dono disse que deixaríamos passar, porém, teríamos que dar alguns agrado$..

Como não concordei, utilizei-me de artificio muito bom, "A LÁBIA". kkkk
Disse que eu trabalhava no INSTITUTO ESTRADA REAL e estava fazendo um levantamento sobre as condições do trecho. Ele não pensou 2x e mandou o filho buscar a chave do portão para seguirmos viagem!!

Mesmo com a proposta de AGRADO$ eu fiquei de informar ao IER as condições do trecho dentro da propriedade, e farei isto essa semana... SEM FALTA!

E o que nos reservava após a passagem na porteira??? A estradinha continua e chegamos a um lugar muito bacana com um riacho que atravessamos sem dificuldades!!!
https://lh6.googleusercontent.com/-7OZogWD08JY/UA1zbcEX_-I/AAAAAAAAA4c/-BHIMxL3tpQ/s720/DSC06720.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-5ItIxC-aTOE/UA1zatpKMtI/AAAAAAAAA4M/VWGnmXLYB4I/s720/DSC06723.JPG

Atobá
23/07/2012, 11:51 PM
Putz Uerso.
Me desculpe a intromissão no seu tópico mas vou postar uma foto da fazenda do Sr Walter que vc não tem e mostra como passei pelo desvio sem deixar agrados.
Usei a lábia tb mas sentei neste ambiente e falei de vacas,porcos,doenças de animais, de mineração de ouro,da chuva na Bahia etc etc até que rolou um café e convite para pernoite.......
Achei engraçado um caso que ele contou de uns gringos que chegaram,olharam,olharam,não falaram com ninguem então ele tb não se preocupou em falar do desvio.Mexe com o minerim pra ver.
https://lh5.googleusercontent.com/-lOBrl1_prTw/Tn5pHhLIYaI/AAAAAAAAIxo/m-H97wVdB3M/s912/DSC07241.JPG?gl=BR

Wellerson
24/07/2012, 12:03 AM
É Mestre, como sempre tu se supera!! kkkk

O MESTRE DA LÁBIA!!!

O Sr. Walter é uma pessoa extremamente simples, e até compreendo a "BARGANHA". Fiquei encantado com a casa por fora e não tive a oportunidade do cafezinho, mas valeu o contato!!! No que puder eu o ajudarei...

Paul Barrett
24/07/2012, 12:25 AM
Muito bom Uerson... agora é chegar até aqui perto pra descermos pra Paraty... quando vai ser essa? Antes das chuvas, espero... senão descer vai ser facil...

Rafael Martins
24/07/2012, 10:49 AM
Só uma correção, eu moro em Castro/PR!

Muito bom ver vcs, mas não foi excelente pois não pude acompanhá-los! Deixa pra uma próxima!

Claus.SS
24/07/2012, 10:58 AM
Parabéns pelo passeio, relato e fotos.

Deu uma vontade absurda de estar com vocês!!!!

Paul, o dia que desceram para Parati monta um posto chamando a galera, se eu puder estarei junto.

Abraços a todos.

Wellerson
24/07/2012, 02:46 PM
Só uma correção, eu moro em Castro/PR!

Muito bom ver vcs, mas não foi excelente pois não pude acompanhá-los! Deixa pra uma próxima!

Grande Rafael!! TEVE TER SIDO O EFEITO DO GUARANÁ!! NÃO SEI DE ONDE TIREI "LONDRINA"!! KKKKK
Foi um grande prazer conhece-lô!

Em breve estarei descendo para visita-lo!!

LuizLima
24/07/2012, 08:56 PM
Parabens Uerson!!! bela Trip e Belas fotos!!!! . . . .

Wellerson
24/07/2012, 09:15 PM
Muito obrigado amigo Luiz!! Ainda tem várias fotos e videos para postar...

Saulo WDS
25/07/2012, 08:15 AM
Estou atento nos detalhes.
Uma duvida, nesse trecho que vocês fizeram,GPS é indispensavel?

Wellerson
25/07/2012, 08:32 PM
Tudo tranquilo Saulo?!?!?!
É possível realizar sem o auxilio do GPS, porém, em cidades maiores como Sabará o uso de um GPS simples de carro já ajuda. É interessante IMPRIMIR os ROTEIROS PLANILHADOS disponibilizados no site do INSTITUTO ESTRADA REAL.

Abs.

Wellerson
26/07/2012, 12:02 AM
E a saga continua...

Passagem por Raposos.
https://lh5.googleusercontent.com/-3DdUwPclH6g/UA85ne04nlI/AAAAAAAAA54/MMBOPVtnwpU/s720/DSC06726.JPG

Rio Acima.. A partir deste ponto o Fábio retornou à BH, eu e o Halinson seguimos para concluir o Caminho de Sabarabuçu...
https://lh5.googleusercontent.com/-vZbHDBL4igE/UA1iBKYrNOI/AAAAAAAAAyk/pxZTsB4YxDk/s912/2012-07-21_15-29-11_776.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-arbKEiNe4C8/UA85npOtxkI/AAAAAAAAA50/PtvCsQFWCbU/s720/DSC06729.JPG

Estradinha de terra sentido Acuruí..
https://lh3.googleusercontent.com/-bXDi1G3MHTs/UA86mlaR6lI/AAAAAAAAA6Q/FA_zOXCqwhQ/s720/DSC06735.JPG

O visual das montanhas de Minas...
https://lh4.googleusercontent.com/-5l9QbtPI0Qg/UA86mJiMc0I/AAAAAAAAA6I/kiObPtEfXSM/s720/DSC06743.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-ZToqq10PVtc/UA86_rY4DWI/AAAAAAAAA6k/NE68zSzHkF4/s720/DSC06746.JPG

O Halinson fazendo poeira na estrada...
https://lh4.googleusercontent.com/-k9CuRa-wvLc/UA86mIoMXeI/AAAAAAAAA6E/sh0b6uX-e7Q/s720/DSC06737.JPG

Estrada no meio da mata...
https://lh3.googleusercontent.com/-BgTDQ9xCnTw/UA1iIzvif4I/AAAAAAAAAzA/7MTp-LyN2AQ/s912/2012-07-21_16-50-10_418.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-GzjNXEeAaTM/UBB55i6IPzI/AAAAAAAAA7k/zEiYhYz0niM/s912/2012-07-21_16-53-42_822.jpg

Parada próxima a Acuruí...
https://lh3.googleusercontent.com/-vXQZkRnbcaY/UA87BejW31I/AAAAAAAAA6s/IGbUXbNjpOQ/s720/DSC06751.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-6X7w4FlzVio/UA87WV2hJMI/AAAAAAAAA64/x-XjOJA-Gc0/s720/DSC06752.JPG

Acuruí..
https://lh3.googleusercontent.com/-kU_z5SLCAHE/UBB4zjqs5OI/AAAAAAAAA7c/pgd2Q3iYBJE/s720/DSC06748.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-JTfo_cRkuOw/UA869SL5aQI/AAAAAAAAA6c/oA5AKxk4VEE/s720/DSC06750.JPG

Próximo a Soares. A poucos kilomentros do ponto final, GLAURA...
https://lh3.googleusercontent.com/-wgLNOGqpG_8/UA1qdp7zXaI/AAAAAAAAA1g/43fcDDR4kZ8/s912/2012-07-21_17-08-23_460.jpg

Por do Sol na estrada para Glaura...
https://lh3.googleusercontent.com/-ciuKhADb3ek/UA87XuyljmI/AAAAAAAAA7A/rr_yfxln4YU/s720/DSC06758.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-6-AK3P5AXdM/UA87X0WpTGI/AAAAAAAAA7E/u3ArXnrusUc/s720/DSC06756.JPG

Chegada em frente a Igreja Matriz de Glaura. O final do Caminho de Sabarabuçu. Fomos recebidos com muita festa pela comunidade!! kkkk
https://lh5.googleusercontent.com/-TX1ubx19L1M/UA1iGZqKU0I/AAAAAAAAAyw/hPpKJexR2e0/s512/2012-07-21_17-20-27_429.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-GzoSTR4fgQU/UBB8Nt6xEuI/AAAAAAAAA70/WqyEyHbcMbQ/s912/2012-07-21_17-20-57_231.jpg

Foto em frente ao MARCO DO ATOBÁ para registro e confirmação da MISSÃO CUMPRIDA!!!
https://lh6.googleusercontent.com/-ixtQAbPaplw/UBB8DZyop_I/AAAAAAAAA7s/yxt2xLLExxg/s912/2012-07-21_17-22-59_121.jpg

Como não foi possível esticar a viagem até São Bartolomeu, o jeito foi cumprir com o combinado do Atobá em Glaura. Uma cachaça e a cerva para brindar mais uma jornada pela ESTRADA REAL.
https://lh3.googleusercontent.com/-A-KZLqOCi4M/UA1iHMp5mlI/AAAAAAAAAy4/b5OCleBb40M/s912/2012-07-21_17-28-22_600.jpg

E QUE VENHA O CAMINHO VELHO! PROVAVELMENTE NO INÍCIO DE SETEMBRO!

Abraços a todos e muito obrigado aos AMIGOS E IRMÃOS HALINSON E FÁBIO, além dos grandes Mestres e amigos que nos apoiaram nesta viajem e na realização de mais uma etapa concluída nestes FANTÁSTICOS CAMINHOS DA ESTRADA REAL.

Rafael Martins
26/07/2012, 10:23 AM
Só posso dizer uma coisa: eita inveja!

Paul Barrett
26/07/2012, 11:31 AM
Boa Uerson, a próxima cerva com cachaça vai ser em Paraty... espero que eu esteja lá tambem... quando vai ser? Setembro = Chuva... aí pergunta pro Ninjaboy qual foi o preju na lama... rssss

Atobá
26/07/2012, 12:06 PM
ATESTADO

Atesto para os devidos fins,que o desafio proposto por mim no post #35 está definitivamente superado mesmo com o facilitador de eu ter dado com a lingua nos dentes em uma noitada regada de suco de cana na cidade de Ipoema.
Partindo do principio que mesmo se eu não tivesse falado nada,nosso distinto aventureiro teria descoberto de qualquer maneira onde ficava o exótico poste,data venia declaro encerrada, enterrada e sacramentada a peleja.
Parabéns

Rafael Martins
26/07/2012, 01:38 PM
Essas palavras valem mais que muito documento por aí!

Wellerson
27/07/2012, 01:36 AM
Com este importante ATESTADO concluo mais uma etapa da ESTRADA REAL e inicio a programação da nova ROTA. Aceito desde já novos desafios lançados pelo nobre Mestre Atobá!

Atobá
27/07/2012, 10:47 AM
Fale qual é o próximo caminho para ver como faço para complicar sua vida.hehehehe

Zé Graff
27/07/2012, 11:44 AM
Parabéns Wellerson ... show de passeio e fotos ... e devidamente ATESTADO rrs
Aguardando o novo desafio e fotos

Wellerson
27/07/2012, 03:38 PM
Mestre Atobá, próximo desafio CAMINHO VELHO (OURO PRETO - PARATY).

Valeu Zé Graff pela força!!

Leão
27/07/2012, 07:32 PM
Caraca Wellerson, muito Show o passeio e estas fotos.

Tá te superando hein???

Abraço amigo e sempre faça novos projetos, não pare nunca, viva de sonhos, acredite e viva bastante!!!!

Saulo WDS
27/07/2012, 07:38 PM
Muito bom!

Fotos fantasticas, Desafio vencido, Atestado concedido, Cachaça da boa... Parabéns

e pra finalizar vamos comemorar com mais uma de Rush...

http://www.youtube.com/watch?v=stBOhNxLrbM

Wellerson
27/07/2012, 10:11 PM
Valeu amigo Giovanni pelo apoio!!

Companheiro Saulo, melhor pedida impossível!! Da-lhe Rush!!

Wellerson
29/08/2012, 11:18 PM
Ressuscitando o tópico:

Pela falta de tempo no próximo mês de Setembro daremos continuidade ao PROJETO ROTA ESTRADA REAL 2012.

Não será possível concluir TODO o CAMINHO VELHO, mas faremos mais da metade do trecho no próximo feriado (07/09), conforme programação abaixo:

07/09 (Aproximadamente 290 km à percorrer)
(05:30) - Saída de BH (Posto Chefão) em direção a Ouro Preto.
(07:00) - 1º Marco em Ouro Preto (Início do Caminho Velho).
(17:00) - Previsão máxima de chegada em Lagoa Dourada para pousar.

08/09 (Aproximadamente 200 km à percorrer)
(07:00) - Saída de Lagoa Dourada em direção a Prados.
(17:00) - Previsão máxima de chegada em Cruzília para pousar. Fim do trecho proposto para o Caminho Velho.

09/09 (Aproximadamente 375 km à percorrer)
(07:00) - Saída de Cruzília em direção a São Tomé das Letras (25 km).
(12:00) - Saída de STL em direção à Belo Horizonte.
(15:00) - Previsão máxima de chegada em BH.

Até este momento estão confirmados:

- Halinson (Falcon)
- Fábio (BMW 800)
- Wellerson (XT 66)

Aos companheiros interessados em acompanhar a trip, sintam-se a vontade...

Abraços a todos.

Saulo WDS
01/09/2012, 07:53 AM
Grande Wellerson.

Acabei de chegar da estrada Real, sua opinião em relação ao GPS foi decisiva, Resolvi largar GPS em casa ...
Cheguei ontem a noite em casa e ainda estou sofrendo da Overdose de ER, afinal, fiz os quatros caminhos completos, 85% Off Road.
A sensação de dever cumprido é imensa, principalmente porque fiz todo o roteiro Solo, conheci pessoas e lugares incriveis. A cachaça e culinaria Mineira é sensacional.
Vou juntar os cacos e logo começo a fazer o relato da viagem.
Adiantando um pouquinho do relato, o final do caminho novo foi Punk e tenso, os ultimos dez km do caminho novo passa por bairros sinistros de Duque de Caxias, inclusive num deles fui aconselhado a me apresentar nos bares justificando meu motivo ali....Tenso, mais fui até o ultimo marco do caminho novo...Lugar que até hoje nunca vi ninguem relatar que foi.
Obrigado por ter me incentivado, tenho muitas boas lembranças para compartilhar.

Um detalhe não me agradou, rodei mais de 2500 KM e em nenhum lugar encontrei um suvenir da ER, para trazer de lembrança, nem adesivos, bonés ou camisetas. uma pena.

Alessandro
01/09/2012, 09:00 PM
Dia 07/09 saindo pra Ouro Preto, depois tiradentes no dia 09/09 e dia 10 saida pra paraty algum amigo nessas datas por lá?

Wellerson
06/09/2012, 07:42 PM
Grande Saulo!! Que bacana meu amigo!! Fico feliz pela tua empreitada.. Concordo com a dificuldade em encontrar suvenir da ER pelos trechos onde se passa. O único adesivo personalizado que encontrei uma vez foi em Tiradentes. ESTRADA REAL - TIRADENTES/MG

Amanhã as 05:30 estarei realizando parte do CAMINHO VELHO (OURO PRETO A CRUZILIA) com aproximadamente 400km a percorrer, retornando no domingo (09/09) depois de almoço em São Thomé das Letras.

Não existe palavras suficientes para descrever a sensação de rodar pelos CAMINHOS DA ESTRADA REAL..

Forte abraço!

Wellerson
06/09/2012, 07:45 PM
Companheiro Alessandro, dia 07/09 às 07:00hs aproximadamente, estaremos no 1º MARCO da ER (CAMINHO VELHO) em Ouro Preto. Seguiremos pela ER até LAGOA DOURADA (Próximo a Tiradentes) onde iremos pousar e seguir viagem no dia seguinte (08/09) para Cruzilia. A previsão de retorno é no dia 09/09 saindo de Cruzilia bem cedo e passando em São Thomé das Letras para almoço e retorno à BH em torno das 14:00hs.

Quem sabe a gente não se encontra em OP?? Qual a tua previsão de chegada na cidade??

Abs.

Saulo WDS
08/09/2012, 09:36 AM
wellerson.

Se estiver muito calor, da uma parada pra se refrescar...

https://lh6.googleusercontent.com/-77VhabIJLgg/UEMmKPPKL-I/AAAAAAAAFsg/fJk_73AUJd0/s512/P1060460.JPG
+ ou - 50 km depois de Ouro Preto ao lado da ponte da Caveira

https://lh3.googleusercontent.com/-3mWpQTgoKYY/UEMmBIcvybI/AAAAAAAAFsc/JAIjcOw0lGw/s640/P1060449.JPG

https://lh6.googleusercontent.com/-FJAdHPG-QXg/UEJm2-xI50I/AAAAAAAAFo8/f39Ua78Tk6U/s700/P1060239.JPG
Aqui nesse lugar sem duvida merece uma parada de descanso, depois de Carrancas antes de Traituba

rosnos3
08/09/2012, 12:52 PM
Putz! Adorei...Assim que tiver a possibilidade vou pegar a estrada tb. Parabéns.

Wellerson
23/09/2012, 06:13 PM
Retornando depois de um bom tempo ausente...

Não foi possível concluir todo o CAMINHO VELHO pela falta de tempo... Mas valeu os três dias de ER, saindo de OURO PRETO até CRUZÍLIA e com um passagem rápida por SÃO THOMÉ DAS LETRAS...

Grande amigo Saulo, depois do teu relato sobre os caminhos da ER eu não tenho como acrescentar muita coisa, a não ser o seguinte: PERCORRER OS CAMINHOS DA ESTRADA REAL PARA MIM É CONHECER O NOSSO PASSADO, É MERGULHAR NO TEMPO E DESCOBRIR AS ORIGENS DE NOSSA IDENTIDADE, É SURPREENDER-SE COM LUGARES DISTINTOS E COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E COM UMA RIQUEZA DE PAISAGEM FORA DO COMUM. E O QUE DIZER DAS PESSOAS QUE CONHECEMOS PELOS CAMINHOS??? A SIMPLICIDADE, O CARISMA... PUTS, SEM COMENTÁRIOS...

Digo, com toda a honestidade do mundo: Vale a pena cada centímetro percorrido na ER...

Mas vamos ao que interessa, não sou muito bom em relatos, mas tentarei transmitir o que senti nesta trip através de imagens registradas por mim e por meus companheiros Halinson e Fábio. E é claro que não somos "feras" da fotografia como alguns MESTRES deste fórum.... Mas o que vale é a intenção... kkkkk

OBS: AS DATAS INFORMADAS NAS FOTOGRAFIAS NÃO CONDIZ COM A REALIDADE!!!! ERRO DE CONFIGURAÇÃO NA MÁQUINA DO HALINSON!! KKK

Saída de BH as 06:00 com destino à Ouro Preto.
http://farm9.staticflickr.com/8039/8010289484_5e0d2a0d9e_c.jpg

Parada estratégica no caminho à Ouro Preto para tomar um cafezinho e um bom pãozim di queijo....
http://farm9.staticflickr.com/8304/8010281815_ec3b8f6e07_c.jpg

Foto básica em frente ao Museu da Inconfidência..
http://farm9.staticflickr.com/8460/8010288346_fb5bac343b_c.jpg

Este é o 1º MARCO do Caminho Velho e fica em frente ao Centro de Informações Turísticas de Ouro Preto.
http://farm9.staticflickr.com/8298/8010288730_12f1f873c5_c.jpg

Seguimos por terra até a 1ª parada, a bucólica comunidade de São Bartolomeu...
http://farm9.staticflickr.com/8040/8010208298_ca24cf5eec_c.jpg

São "Beleleu"...
http://farm9.staticflickr.com/8041/8010287586_e494f69b81_c.jpg

Wellerson
23/09/2012, 06:17 PM
Estrada entre São Bartolomeu e Glaura...
http://farm9.staticflickr.com/8435/8010287192_f48b1b508c_c.jpg

Não existe a menor possibilidade de encarar a ER com desdém... A todo momento contemplamos a exuberância dos caminhos que passamos...
http://farm9.staticflickr.com/8462/8010279503_5fe84b782f_c.jpg

A ER encanta a todos, e é inevitável querer levar um pouquinho da estrada com a gente... E tem companheiro que resolve compra terreno bem cedo!!! Reparem ao fundo... kkkk
Além do flagrante registrado, uma pequena homenagem a 3 MESTRES... (LEÃO, ATOBÁ E ERSO!!)
http://farm9.staticflickr.com/8038/8010279117_f9e99d5562_c.jpg

Depois do susto e recuperado, o jeito é seguir a estrada....
http://farm9.staticflickr.com/8317/8010286050_8a0242d860_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8042/8010278357_2d17664a12_c.jpg

Wellerson
23/09/2012, 06:28 PM
Reafirmo o que sempre disse sobre a ER. Curta o máximo possível todos os trechos, use GPS se possível, siga os marcos e aprenda a interpreta-los, mas se possível IMPRIMA O ROTEIRO PLANILHADO no site do INSTITUTO ESTRADA REAL... Nestas planilhas existem informações do tipo: "Trilha de nível difícil, devido trechos de pedra, onde muitas podem estar soltas,e valas. Alguns trechos estão tomados por vegetação. Para cavaleiros e ciclistas a trilha não é recomendada, seguir a primeira indicação para carro".
Se para CAVALEIROS E CICLISTAS não é recomendado, imagine para um BMW F800GS??? kkkkkkkk

E aí irmão ERSO, vai estrear a motoca no barro quando????? kkkk
http://farm9.staticflickr.com/8313/8010277947_de7af29ba6_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8439/8010284856_794b2e3f43_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8035/8010284462_2872f64501_c.jpg

O problema não era o barro, e sim a vegetação fechada que estava à frente...
Em companhia de outros MESTRES (ATOBÁ e ERSO) eu já tive que segurar um PAU para eles passarem, desta vez eu não fiquei muito interessado... Tinha PAU demais... kkkk
http://farm9.staticflickr.com/8031/8010255513_18093b1e82_c.jpg

O jeito foi retornar e seguir pela principal em direção a Glaura...
http://farm9.staticflickr.com/8302/8010284100_93337959ff_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8437/8010283698_efb09bae87_c.jpg

Chegada em Glaura e fim da primeira parte (OURO PRETO - GLAURA)
http://farm9.staticflickr.com/8307/8010262344_004dfeb7f6_c.jpg

Geovane
24/09/2012, 02:06 AM
Show de imagens. Parabéns!

Saulo WDS
24/09/2012, 08:40 AM
PERCORRER OS CAMINHOS DA ESTRADA REAL PARA MIM É CONHECER O NOSSO PASSADO, É MERGULHAR NO TEMPO E DESCOBRIR AS ORIGENS DE NOSSA IDENTIDADE, É SURPREENDER-SE COM LUGARES DISTINTOS E COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E COM UMA RIQUEZA DE PAISAGEM FORA DO COMUM. E O QUE DIZER DAS PESSOAS QUE CONHECEMOS PELOS CAMINHOS??? A SIMPLICIDADE, O CARISMA... PUTS, SEM COMENTÁRIOS...

O que pude perceber em todos relatos da ER é o intusiasmo que mesmo com o passar do tempo, permanece nos Motociclistas.
haja visto os mais variados e surpreendente adjetivos que que usamos para descreve la.
Eu mesmo se pudesse acrescentar algo diria, que fazer qualquer caminho da ER, poderia ser considerado, se um rito fosse, uma iniciação,uma passagem.
Aqui mesmo, um exemplo, com tantas idas nos caminhos da ER é chamado de Mestre, que por sua vez a chama de " Su Real ".
Logo sendo assim, percebo que cumprimos muito bem nossa iniciação...Agora é Real.

Leão
24/09/2012, 04:07 PM
Wellerson, meu amigo, orgásmicamente lindas as fotos e relatos, muito orgulhoso fiquei em ver meu adesivo na sua moto, então posso considerar se me permite... Eu fiz o caminho também!

Grande parceiro, obrigado que reapareceu aqui.

Não viria a Caxias? tenho uma Falcon na garagem que podes usar aqui pra fazermos umas trip.

Abração.

Wellerson
24/09/2012, 07:55 PM
É isso aí irmão Saulo, agora é REAL!!!

Grande irmão Giovani, obrigado pelo carinho!! Estou sumido, mas estou vivo! kkkk
Chego a Porto Alegre no dia 06/10 a tarde. Depois passo MP e será uma honra visita-lo nobre companheiro!!!
Separa mais um adesivo para que eu possa trocar o antigo.... kkkkk

Abraços!

Wellerson
24/09/2012, 09:15 PM
Olá companheiros!! A saga continua....

Depois de Glaura, seguimos para Santo Antônio do Leite.

Igreja Matriz..
http://farm9.staticflickr.com/8172/8010276005_794e97e696_c.jpg

E a estrada segue...
http://farm9.staticflickr.com/8445/8010275247_2f36abff57_c.jpg

Passagem pelo distrito de Engenheiro Correia...
http://farm9.staticflickr.com/8443/8010282220_6cc32375a5_c.jpg

E uma das melhores "visões" da estrada... rsrsrs
Pena que estávamos com um pouco de pressa e as "patroas" não gostariam que tivéssemos um contato mais próximos com as nativas... rsrsrs
http://farm9.staticflickr.com/8033/8010281836_f990823965_c.jpg

Ponte em direção à Miguel Burnier...
http://farm9.staticflickr.com/8174/8010281462_a83c447f6a_c.jpg

Cachoeira de água limpa e potável no meio do caminho... Valeu a pena parar e refrescar a careca...
http://farm9.staticflickr.com/8435/8010280668_379e64d27a_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8179/8010272925_532791d942_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8169/8010279924_aaff99b3be_c.jpg

Wellerson
24/09/2012, 09:21 PM
Seguimos nosso caminho em direção à Congonhas, onde iriamos almoçar e seguir o roteiro.

Estrada em Lobo Leite..
http://farm9.staticflickr.com/8445/8010272191_9094b7e990_c.jpg

Ao fundo a cidade de Congonhas nos aguardava...
http://farm9.staticflickr.com/8307/8010271827_f095e198ba_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8314/8010271411_542e516bce_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8040/8010270637_3a639eda8e_c.jpg

A poeira era "braba" e os caminhões que encontramos pelo caminho pioravam a situação...
http://farm9.staticflickr.com/8443/8010278330_0bf3926492_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8441/8021339507_c3f710b747_c.jpg

Em Congonhas o caus tomou conta devido a festividade que acontecia na cidade. Com o trânsito totalmente fechado próximo a Basílica Bom Jesus, onde ficam as obras do Mestre Aleijadinho, o jeito foi seguir viagem em direção à São Brás do Suaçui e com mais de 2 horas de atraso no cronograma inicial.

Seguimos a estrada e entramos na Fazenda do Dalton Neiva...
http://farm9.staticflickr.com/8177/8010254693_3a993650db_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8456/8010269847_e0d69274cb_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8296/8010199281_c0a354de1b_c.jpg

E para não falar que a estradinha estava "light" faltava um pouco de aventura e dificuldades na rota...
Descer com as "cavalas" exigiu um pouco de atenção para não ir ao chão...
http://farm9.staticflickr.com/8316/8010269439_395de9efa2_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8296/8010269125_0d0ea52629_c.jpg

Depois da descida, encontramos uma estradinha charmosa...
http://farm9.staticflickr.com/8320/8010275876_61a884cb40_c.jpg

É incrível imaginar como colocaram determinados MARCOS em certos pontos...
http://farm9.staticflickr.com/8462/8010268317_11e6f82a27_c.jpg

E vamos que vamos... Ao infinito e além... kkkk
http://farm9.staticflickr.com/8303/8010267455_bc0858b893_c.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8307/8010267889_664651ecc5_c.jpg

Nossa chegada em São Brás do Suaçuí...
http://farm9.staticflickr.com/8031/8010274182_392b1ab03c_c.jpg

Zé Graff
24/09/2012, 10:29 PM
Nossa Wellerson, que show de viagem e fotos.
Deve ser um sonho poder fazer todo esse caminho.
O passeio durante o nosso 2º EN pela Estrada Real, já me
deixou cheio de lembranças.
Parabéns.

Wellerson
24/09/2012, 10:44 PM
Zé, eu que o diga!!! Veja o depoimento do Saulo quando percorreu todos os caminhos da ER.. Sem palavras!!

Antes que me esqueça, já comentei com o Giovani que dia 06/10 chego em Porto e devo visitar a turma de Caxias provavelmente no domingo 07/10. Enviarei MP confirmando tudo com vcs.. Só um detalhe, como o tempo de permanência será curto eu optei por pegar a rota por avião e deixar para descer com a "Grizelda" no final do ano quando retorno para uma temporada de uns 20 dias no Sul..

Abs.

Zé Graff
24/09/2012, 11:59 PM
Wellerson,
desde já seja mto bem vindo.
Vamos falando pra combinar alguma coisa durante tua permanencia por aqui.
Grande abraço

Wellerson
25/09/2012, 07:49 AM
Fechado!!! A cachaça eu estarei levando.... kkkk

Wellerson
25/09/2012, 09:46 PM
Continuando a saga...

Saímos de São Brás do Suaçuí com quase 2 horas e meia de atraso no cronograma e tínhamos ainda que passar por Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Prados, Bichim e chegar em Tiradentes no final da tarde.

Em Entre Rios perdemos o ponto exato da localização do marco e rodamos quase 20 km por uma estrada totalmente fora da rota. O detalhe desta roubada foi seguir a orientação de um nativo que jurou de pé junto conhecer os MARCOS da ER....

Voltando para o último MARCO avistado para retornar ao trajeto correto..
http://farm9.staticflickr.com/8033/8010273818_c07c1bbb47_c.jpg

E da-lhe estrada...
http://farm9.staticflickr.com/8175/8010266189_2485d6c78c_c.jpg

Chegada na Matriz de Entre Rios de Minas... Deste ponto em diante seguimos a rota somente eu e o Halinson, o Fábio teve que retornar à BH...
http://farm9.staticflickr.com/8439/8010273044_1b3355f0fd_c.jpg

Pôr do Sol na estrada em direção à Tiradentes..
http://farm9.staticflickr.com/8182/8010272572_ff55cdb7f3_c.jpg

Chegada à noite em Tiradentes e descanso devido para as guerreiras..
http://farm9.staticflickr.com/8456/8010272102_5e3bd1a164_c.jpg

E é claro que a garganta estava seca por uma geeeeellllllaaaaaddddaaaa...
http://farm9.staticflickr.com/8031/8010254339_2056c4d74e_c.jpg

Vale comentar sobre o senhor que encontrava-se sentado ao fundo da foto, do lado esquerdo...
Ele foi para fora do restaurante fumar e puxou conversa comigo e com o Halinson. Elogiou a nossa disposição e disse que também era um aficionado por motos e tinha uma Harley Davidson na qual rodava constantemente por Santa Catarina, onde reside, e algumas viagens por diversas partes do Brasil. O Halinson não titubeou e já foi perguntando para o cavalheiro:
"Você veio para Tiradentes com a moto ou veio de carro?"

A resposta foi de encher os olhos:
"Eu e minha esposa estamos viajando de ULTRALEVE e vamos até o Nordeste, passando antes por todo o litoral do Sudeste. Ficaremos 28 dias em viagem e retornaremos à Santa Catarina no final.."

Rapaz, isso é que é vida... kkkkk

WGripa
25/09/2012, 10:42 PM
Show de bola Werson...
Parabéns pela viagem e pelas lindíssimas imagens.
Chega dar água na boca...

LuizLima
25/09/2012, 10:58 PM
Que Beleza!!! Werson!!!! lindíssimas imagens, parabéns!!!! agora vai tomar um banhinho!!! sim!! Abçs . . .

Bizzarro76
26/09/2012, 12:27 AM
Gostaria de conhecer esta estrada tambem, quem sabe um dia irei....quando mesmo vc esta planejando ir???

Saulo WDS
26/09/2012, 07:48 AM
Grande Wellerson

Essas fotos na contra luz do sol estão show.
Fizemos os mesmos caminhos, mas acompanhando o seu relato é como se fosse uma nova viagem.

Marcelo Magal
26/09/2012, 03:40 PM
Gostaria de conhecer esta estrada tambem, quem sabe um dia irei....quando mesmo vc esta planejando ir???

Ae Bizzarro, estou planejando fazer a ER ano que vem, provavelmente em junho (época de seca). Vou sair com uns amigos de Brasília e encontrar outros de Vitória/ES no nosso ponto zero, Diamantina/MG. Se programa ae e vamo com o bando!

O Saulo WDS e o Wellerson tão matando a pau nos relatos/fotos. É o melhor material sobre a ER de moto que já vi.

Wellerson
26/09/2012, 08:08 PM
Buenas!! Marcelo, mantenha-nos informado sobre a trip em junho do ano que vem, se tudo correr bem eu irei com vocês.

Bizzarro, se programe também para o período que o Marcelo pretende ir. ER com chuva não rola....

Abs..

Wellerson
26/09/2012, 08:10 PM
Gripa e Saulo, obrigado pelos comentários...

Amigo Luiz, devo confessar que a roupa foi a mesma do 1º ao último dia. Aprendi com o BQN a economizar com as roupas.. kkkkk

Paul Barrett
26/09/2012, 11:25 PM
Como é Uerson... ainda tá de pé aquela perna da ER saindo de Guaratinguetá, descendo até Paraty? Olha que agora sobra chuva... se não formos nessa, acho legal depois do 3º EN... rsss

Agora to me concentrando mais na ida aos Andes... então já viu né, inclui economizar pra poder viajar... mas mesmo assim essa dá pra fazer... e a gente usa as mesmas roupas, sabe como é, o BQN foi pelo nordeste inteiro só com uma calça, dá pra economizar bem...

Wellerson
28/09/2012, 11:06 PM
Grande Mestre Paul!!! Claro que faremos a última perna que falta, mas devido alguns PROBLEMAS TENEBROSOS neste final de semana eu não poderei viajar e muito menos POSTAR FOTOS dos passeios.... Pior do que esposa, é EXPOSA!!!! Uma brincadeirinha que eu fiz para o Atobá em vídeo acabou se tornando parte de um processo que acabei de receber.... A desonestidade de algumas pessoas e a sujeira que são capazes de produzir são alarmantes...

Depois eu te explico com mais calma Mestre!!!

Forte abraço..