PDA

Ver Versão Completa : Vejam como ficou o filtro de óleo

Miguel
25/12/2011, 03:23 PM
Depois de rodar 80 km apenas numa Ténéré zero km, o que tem de limalha. O filtro está sériamente comprometido. Daí a extrema importância de trocar o óleo aos 100 km e novamente aos 500 km, pois quem vai querer rodar 1000 km com isso dentro do motor ? A terceira foto é um pedaço de filtro de café por onde passou um copo apenas do óleo que saiu do motor. Foi-me dito que a Yamaha colocava um óleo especial nas motos zero, pois ele tinha uma cor acinzentada ...

http://img685.imageshack.us/img685/7459/dsc00441zg.jpg

http://img220.imageshack.us/img220/1064/dsc00456tv.jpg

http://img197.imageshack.us/img197/4572/dsc00445qb.jpg

Ninjaboy
25/12/2011, 04:34 PM
Caraca, a minha tá com 600 km e ainda não troquei, meu filtro já deve estar um bagasso ...

VRG
25/12/2011, 06:03 PM
Impressionante as fotos.

Agora tá comprovado o que vc já tinha dito.

Quando comprar uma moto 0km não vou esquecer isso.

Valeu Miguel!

Abraço.

Barah
25/12/2011, 09:06 PM
Continuo efetuando a troca nos primeiros 1000 km e depois a cada 5000 km... filtro está lá pra isso e cumpre seu papel: filtrar. :vlw_1:

Miguel
25/12/2011, 10:47 PM
Barah, então porque o óleo está tão sujo ? Esse filtro provávelmente já está abrindo. Pelo sim pelo não, é melhor trocar, o motor agradece.

Edição : Adicionei uma foto do mesmo filtro novo para comparação, dá para observar a espessura do depósito, a quantidade de sujeira e a deformação do filtro. Rodar mais 900 km nessas condições, não sei.

Barah
26/12/2011, 12:22 AM
Rodo, rodaria e continuo rodando até os primeiros 1000 km com o mesmo filtro. Não me assusta essa diferença de cor e faz parte da função. Como o filtro é barato, fiquem a vontade para trocar quando desejar.

Barah
26/12/2011, 12:30 AM
Se desejam óleo de motor limpo, comprem moto movida 100 % á álcool. Estão querendo demais num motor movido a gasolina que vaza pressão durante as explosões... ou pensam que a vedação dos anéis do pistão é perfeita e as fuligens não sujam o óleo :ler:

Paul Barrett
26/12/2011, 03:02 AM
Miguel, eu achava que saia limalha, mas não tanta... isso me faz pensar que as peças foram montadas sujas mesmo... não parece ser só limalha produzida pelo atrito, é interessante ver isso... se é isso e não limpam direito as peças, é relaxo...

Barah, já estagiei no laboratório de uma fabricante de rolamentos alemã, Schaeffler, que fabrica os rolamentos INA... tem muito tempo, mas uma das coisas que me lembro é do cuidado com a limpeza dos rolamentos depois da usinagem: era uma medida muito ligada à durabilidade dos rolamentos, são itens de precisão e além de lubrificação, a limpeza é fundamental pra rolarem como se deve, sem trepidação, soquinhos ou qualquer coisa que interrompa a fluidez do movimento... uma simples limalha, mesmo que muto pequena, na pista do rolamento, já faz com que naquele lugar as esferas não deslizem sem vibrar, e consequentemente isso vai gerando um desgaste que se acelera quanto maior o desgaste, uma coisa induz a outra... daqui a pouco vc já vai escutar o rolamento rangendo, cada vez mais. É mais ou menos como se vc usasse a graxa do rolamento, no caso dos que não trabalham imersos em óleo, não só para lubrificar mas também para impedir que sujeira vinda de fora prejudique o rolamento...
Agora imagine essas limalhas que ainda não caíram no filtro circulando pelo motor... podem parar em lugares tipo pista do rolamento, onde grudariam pelo atrito e pressão das esferas, e a durabilidade já fica comprometida... olhando sob esse aspecto, acho melhor trocar aos 100, depois nos 500... vai custar no bolso, mas se a lógica estiver certa, maior probabilidade do motor continuar redondo!
Um dos testes que eu fazia era ir na linha de produção, pegar algumas peças de um lote que já havia sido usinado, aqueles anéis internos e externos, no caso dos rolamentos mais comuns, e que também já havia sido limpo, e colocar com solvente em um ultra-som, depois pesar um papel filtro na balança de precisão, filtrar o solvente da lavagem das peças, colocar numa estufa para secar o solvente e depois pesar novamente para determinar o índice de impurezas... se passasse de uma faixa lá ia o lote inteiro de novo pra limpeza... e não dava nem pra ver a limalha, era só um micro pó no filtro!
A razão pra tanto cuidado? Rolamento se bem feito, usinagem de primeira, esferas e aço de acordo, medidas zero virgula nada de erro, dura muito se não houver interferência no rolamento das esferas na pista... dentro do óleo então, quase nada de desgaste, vai durar muito... outros fatores contribuem para o desgaste, tipo rolamentos de virabrequim, que aguentam a pressão e os movimentos dos pistões, mas aí o desgaste é natural...

Tá vendo, XT660 tambem te faz lembrar do passado... kkkkkkkkk

Miguel
26/12/2011, 12:54 PM
Barah, para as condições normais de operação existe o filtro, mas ele não foi projetado para aguentar uma quantidade tal de sujeira, compare com o novo para ter uma idéia, esse filtro não está mais filtrando nada ! A prova disso está no que ficou no filtro melitta.

Paul, interessantíssimo...esta é uma coisa que sempre me preocupou, essas limalhas entrando nos rolamentos. E, com toda preocupação em trocar o óleo, com certeza até certo ponto já estão comprometidos.

Ninjaboy
26/12/2011, 01:27 PM
Miguel vc disse q ultilizam um óleo acizentado na primeira vez, esse acizentado não seria causado por
partículas pequenas?
Outra coisa, substituindo o filtro aos 100km nã deveria ser utilizado esse mesmo tipo de óleo
ao invéz do óleo comum ?

Miguel
26/12/2011, 02:13 PM
Ninjaboy, é claro que essa cor se deve à contaminação do óleo pelas partículas metálicas. Só não revelei quem disse essa bobagem para não causar constrangimentos.

Zé Graff
26/12/2011, 03:26 PM
Miguel, acho que estás certo. Pq devemos confiar cegamente no que diz manuais se podemos melhorar a condição de funcionamento
prolongando a vida útil e minimizando alguma possibilidade de quebra ? Quem elabora manuais, deveria se preocupar tbem, com os
erros que o depto de engenharia e desenvolvimento cometem. Esses sim, mais determinantes para uma quebra ou nos deixar empenhado, perto do fim do mundo ...
sem nenhuma referencia a ti viu Dimitri rsrsrsrsr.
Mostrar que uma primeira troca de óleo com 100 km não é exagero, isso sim é um serviço.
Abraço

TiagoDePieri
26/12/2011, 03:36 PM
Não ia nem imagina isso.

Paul Barrett
26/12/2011, 05:18 PM
Nnjaboy, acredito que a coloração cinza se deva a micropartículas de aço em suspensão no óleo... se tirar e deixar em repouso, devem ir para o fundo e o óleo mudar um pouco de cor... Deve ser óleo normal... 1000km e troca, eles não colocariam nada diferente.

Miguel, como disse, considero acertada a troca antecipada do óleo e filtro, mesmo aumentando os gastos... é o que se pode fazer pra minimizar o desgaste e algum problema com peças internas. Vamos ver agora na próxima troca como fica esse filtro... se ficar com bem menos partículas, é sinal que funcionou a retirada do primeiro óleo já cinza de limalha...

Guardou o primeiro óleo pra ver se em repouso por algum tempo acumula limalha no fundo?

Leonardo13
26/12/2011, 05:59 PM
Puxa miguel bem do jeito que vc falou no outro topico mesmo !!Não botei fé que ficava assim !!!!

Miguel
26/12/2011, 07:53 PM
Paul, eu fiz isso na Tornado também, mas o filtro não saiu nem de longe tão ruim , veja a foto. Deve ser o que você disse, montaram as peças sem limpar. Eu guardei sim um copo do óleo, mas acabei usando para filtrar, de qualquer modo ficou evidente pelo estado do papel melitta a grande quantidade de partículas em suspensão no mesmo. Vou tirar um pouco de óleo depos de rodar um pouco para ver como estão as coisas, talvez tenha que antecipar a troca.

Zé Graff, com certeza, essas grandes empresas só vão se preocupar se a grita for muito grande, veja aí esse caso do retificador rolando na Europa, há quanto tempo e a Yamaha nem aí...imagine aqui. Outro exemplo - se você for esperar os 20000 km do manual para examinar sua caixa de direção, pode acontecer que antes disso você tenha problemas, já que todos dizem que a graxa que a Yama coloca na montagem é mínima.

Filtro da Tornado após 100 km rodados a partir de zero km.

http://img843.imageshack.us/img843/6/p3250005.jpg.

Paul Barrett
26/12/2011, 08:28 PM
Miguel, caixa de direção, que não é rolamento que gira em velocidade, não tem aquecimento (dilatação), vale aquela de que a graxa nem é mais importante para a lubrificação, mas mais para impedir a entrada de partículas de areia (quartzo, muito duro) que poderiam riscar as pistas.
Mas tem que levar em conta a calibragem correta do aperto, pois é um rolamento regulavel... ao menor sinal de folga, regulagem para eliminação do jogo na direção. Como é um rolamento novo, essa folga vai aparecer rapidinho, no ajuste inicial das peças. O importante é regular logo, não deixar batendo a cada freada, isso pode marcar as pistas e criar calos. Como vai abrir, vai ter que regular mesmo. E não esquece de mostrar o quanto a Yamaha economiza na graxa... rssss

Tava achando muita sujeira na Teneré mesmo, esse filtro da Tornado tá mais de acordo... como te falei, parecia que não houve muito cuidado com a limpeza das peças na montagem.

Miguel
26/12/2011, 09:03 PM
Paul, você que trabalha com nautica, poderia recomendar uma graxa resistente a água? Acredito que seria a melhor opção. Quanto à desmontagem, tenho de pensar pois os parafusos estão todos pintadinhos, e isto pode afetar a garantia...só se eu fôr na Yama e manifestar minha preocupação e eles ou autorizar o serviço ou eles mesmo fazerem.

VRG
26/12/2011, 09:25 PM
A diferença entre o filtro da tornado de tenere pode ser pelo tamanho do motor (mais limalhas)
e pela quantidade de oleo?

Miguel
26/12/2011, 10:40 PM
Claro que isso deve ter alguma influencia, mas a diferença é muito grande. E notar que isso é com a Minarelli, o motor já sai fechadinho de lá...

Otom
27/12/2011, 12:58 AM
Acho que trocar o filtro com 100km é perder dinheiro, os filtros originais foram feitos para esse fim e os engenheiros fizeram todos os testes de aprovalo.

Miguel
27/12/2011, 03:29 PM
Otom, concordo inteiramente com você no sentido de que é isto que qualquer pessoa sensata seria levada a crer. Infelizmente isto nem sempre é verdade.

Aqui um trecho de um artigo sobre amaciamento que me pareceu bem pertinente ao que estamos discutindo :

Todos os fabricantes de motores preocupam-se com o problema do amaciamento no tocante aos resíduos da produção das peças. São relativamente inofensivas as limalhas de alumínio, pois trata-se de um metal mole. Já os resíduos provenientes de componentes de aço duro tais como engrenagens não são nada saudáveis para as superfícies por exemplo dos rolamentos. Mas muito piores são os restos de sílica provenientes da fundição de certas peças, que por mais cuidado que se tome na sua eliminação, sempe estarão presentes. O filtro retém a maior parte destas impurezas, mas partículas medindo milésimos de milímetro passam pelo filtro sem problemas e vão ter seu efeito abrasivo sobre o motor, isto valendo em especial para a silica. Por este motivo a primeira troca de óleo é considerada com sendo a mais importante de toda a vida do motor.

Fonte :

http://www.mo-web.de/index.php?id=373

Brunoas182
27/12/2011, 03:59 PM
Perante as discussões levantadas acima, hoje fui na CC trocar o óleo e filtro da minha moto, ela estava com 596Km. Qdo disse ao mecanico que era para trocar óleo e filtro e ele viu o km, ele me disse: "Se ta loco, que jogar R$90,00 fora, rsrsrs". Eu disse mete bronca ae, troca essa bagaça, rsrsrs. Qdo ele tirou o óleo, o mesmo não estava 100% limpo, mas uns 90% tava e o filtro olhando a olho nu, não tinha "nada" de fiapos......

Moral da história, paguei para ver....rsrsrs....Não reclamo pelos R$90,00, pois até onde eu sei nunca é de mais antecipar a troca de óleo e filtro, sem dúvida o motor rodando com tudo Zerinho, vai ser melhor.....

Paul Barrett
27/12/2011, 04:11 PM
Brunoas182, isso me leva acreditar de que de algum modo a Teneré do Miguel tinha uma quantidade anormal de resíduos... foi meu comentário logo após ver a foto do filtro dele, até questionei que poderiam ter montado as peças sem limpeza prévia... fico até mais tranquilo se não for normal.

Quanto à troca, fez bem, não são 500km e 90 reais que vão fazer mal pra XT, essa primeira sujeira realmente é pra ser tirada fora o mais rápido possivel...

Miguel, bem notado esses abrasivos de areia de fundição... isso é um material duro, risca qualquer peça de aço, melhor tirar fora... se sair tudo na primeira troca, acabam os problemas, pode rodar tranquilo que não tem mais nada lixando...

Brunoas182
27/12/2011, 04:50 PM
\\o//
O que pode ter acontecido é que ele foi sorteado, rsrsrsrs. Pois qualquer empresa que se tem um padrão de qualidade se inspeciona determinada quantidade de cada lote. Pode ser que a Teneré dele foi a que passou batido.....

dupantoja
27/12/2011, 05:53 PM
Olá pessoal.

Bem legal a discussão, sempre acrescenta.

Em alguns carros e motos, o parafuso da sangria do óleo do motor e/ou câmbio é imantado, e toda a limalha fica lá presa, e nas trocas de óleo você limpa essas limalhas, desde partículas finas como talco, até alguns fiapos.
Acho interessante ver se não existem desses parafusos na mesma medida do usado na XT660.
Como a carcaça é de alumínio, o parafuso ficaria imantado e isolado do restantes das peças de aço, atraindo só para ele as partículas, e não no resto das partes do motor.

Abraços.

Miguel
27/12/2011, 08:30 PM
Até o velho fusca tinha bujão imantado, acho que era na caixa de marchas, e fosse qual fosse a quilometragem, sempre tinha limalha ali. Há muito tempo procuro algo assim. Li sobre alguém que colou um imã no bujão com uma dessas super colas industriais, mas e se solta ?

Bruno, o meu filtro assim a olho também parece que não tem nada de mais. Tem é que fotografar com uma boa câmera, a foto revela muito mais do que o olho percebe. Eu já tenho esse hábito, sempre que vou mexer em mecãnica fotografo bastante, é incrível como aparece detalhe oculto. Se puder, tire uma foto do filtro naquele modo de close-up, pode ser que você tenha uma surpresa. Aquela foto que postei do filtro da Tornado, se eu tivesse na época a camera que tenho hoje, certamente mostraria muito mais.

VRG
27/12/2011, 08:54 PM
Interessante esse lance do parafuso da sangria imantado.

Seria muito útil em nossas motos.

Rick-Sc
27/12/2011, 10:54 PM
Não sei muita coisa sobre filtro nem sei onde ele esta, mais to começando a abrir a moto para aprende um pouco mais e da opinião.
Essa semana vou faze uns tutorial para ajuda a galera que não sabe.
Já to providenciando tudo para começa,ABraço e boa iniciativa.!

Brunoas182
27/12/2011, 11:09 PM
Bruno, o meu filtro assim a olho também parece que não tem nada de mais. Tem é que fotografar com uma boa câmera, a foto revela muito mais do que o olho percebe. Eu já tenho esse hábito, sempre que vou mexer em mecãnica fotografo bastante, é incrível como aparece detalhe oculto. Se puder, tire uma foto do filtro naquele modo de close-up, pode ser que você tenha uma surpresa. Aquela foto que postei do filtro da Tornado, se eu tivesse na época a camera que tenho hoje, certamente mostraria muito mais.

O brema é que deixei o filtro na CC, qqer coisa amanhã ligo para eles e vejo se o filtro ainda esta la....

Miguel
27/12/2011, 11:45 PM
Isso seria da maior utilidade para dissipar essa duvida. Tenho estado pesquisando um pouco sobre isso, e ao que parece há muitos casos de filtro bem carregado de limalhas durante o amaciamento. Óleo muito sujo e cinzento também.

Pensei também quanto ao que o Paul disse, das peças terem sido montadas sem limpar, mas puxa vida, não estamos falando da oficina da esquina, trata-se da Minarelli, uma grande e moderna fábrica, não vejo muito como se poderia num ambiente desses pular uma etapa do processo...

Paul Barrett
28/12/2011, 12:28 AM
Sem stress Miguel, o que estamos discutindo é como prolongar a durabilidade do motor da XT, que mesmo sem cuidados costuma durar muito, que dirá então com cuidados especiais? E só poderemos confirmar isso depois de muitos e muitos km rodados, lá por 2014, 2015... até lá vc já me vendeu a moto... rsssss

Voltando ao assunto, o que vai ilustrar melhor é a segunda troca, aos 500km acredito, e o estado do óleo e filtro... até lá é especulação; se melhorar, é pq o ajuste inicial já está no padrão... aí é só acelerar...

Barah
28/12/2011, 01:29 AM
Pensei também quanto ao que o Paul disse, das peças terem sido montadas sem limpar, mas puxa vida, não estamos falando da oficina da esquina, trata-se da Minarelli, uma grande e moderna fábrica, não vejo muito como se poderia num ambiente desses pular uma etapa do processo...

Pra pensar... do alto da sua sabedoria Miguel, os montadores dos motores podem ser Miguéis com o mesmo cuidado com o qual está desmontando sua motoca antes do tempo. E mesmo em sua plenitude da razão, pode estar equivocado com a interpretação errônea do estado do filtro versus processo de montagem :icon_thumleft:

Miguel
28/12/2011, 06:31 PM
Barah, espero que tenhas razão. . Quanto a desmontar antes do tempo, não sei não, está cheio de casos de suspensões deterioradas com baixa quilometragem, caixas de direção idem. Um conhecido meu teve problemas com a dele com meros 6000 km. E não é só a Yamaha, a Honda também tem essa alergia a graxa. Talvez isso tenha a ver com o processo de produção, imagine os montadores de jaleco imaculado e com a mão lambuzada...E desculpe se me engano, mas acho que foi num post seu que vi uma coluna de direção em estado bem castigado..

Como a lubrificação de suspensão e de caixa de direção é uma manutenção esquecida pela maioria dos motociclistas, espera-se dar defeito e aí a surpresa é desagradável ao abrir, rolamentos destruídos, corrosão...menos mal quanto à suspensão, mas a direção pode travar de repente e causar um acidente, não é.

Paul estou sim estressado com isso, minha alma de mecânico sofre com a idéia daquelas partículas entrando nos rolamentos...por isso vou antecipar a segunda troca de óleo, estou esperando o tempo abrir, (o que nem tão cedo pelas previsões ) para dar mais um passeio de 100 km e trocar o óleo de novo. Infelizmenet lá se vai o Militec, que precisa de mais que isso para ser completamente adsorvido, mas paciencia, boto outro.

Ah sim, esqueci de mencionar que também os retentores da roda estavam sequinhos, os espaçadores daqui a pouco iam começar a ficar pretos de borracha queimada pelo atrito. Aquele espaço entre o retentor e o rolamento tem de estar cheio de graxa, é a reserva que não deixa secar e detonar o retentor.

Barah
28/12/2011, 06:47 PM
Miguel, sempre soube dos casos de lubrificação da caixa de direção e a recomendação dos alemães... a foto com certeza não é minha pois lubrificava as articulações da moto a cada 20 kkm.

Uma revisão menor a cada 10 kkm e outra grande a cada 20 kkm... a XT66 é uma máquina facílima de manutenção e quer mesmo é estrada pra rodar.

Migas
28/12/2011, 07:00 PM
Boa tarde,
Miguel, gostaria de uma informação,
Quanto de Militec vc usa em cada troca de óleo?
Qual a expecificação?
Quero usa-lo na proxima troca, pois vou exigir bastante da 66, estarei em viagem para o Chile.
Migas

VRG
28/12/2011, 07:08 PM
Barah, espero que tenhas razão. . Quanto a desmontar antes do tempo, não sei não,
está cheio de casos de suspensões deterioradas com baixa quilometragem, caixas de direção idem.
Um conhecido meu teve problemas com a dele com meros 6000 km.

Vejam as fotos dos rolamentos da direção de uma XT660 com apenas 11 mil km.

http://s1.postimage.org/enyup2hr2/DSC00818.jpg
http://s1.postimage.org/j8pmhqqu6/DSC00820.jpg

Miguel
28/12/2011, 07:56 PM
VRG, não se vêem as fotos.

Migas, são 60 ml por litro, podendo até colocar o dobro se a exigencia fôr severa. De modo que coloco um frasco de 200 ml na Té (XT). Só tomar cuidado para colocar menos óleo, para não dar excesso de volume, e depois ir completando segundo a necessidade, pois já que o Militec é adsorvido pelas superfícies metálicas, é de se esperar que saia do óleo.

Barah, tem razão, a caixa de direção em estado assustador é do Anwar, aqui ;

http://xt660.com.br/showthread.php?6-Rolamentos-da-caixa-de-dire%E7%E3o-da-XT660

VRG
29/12/2011, 12:53 AM
Estranho ... aqui estou vendo as fotos normalmente.
Mais alguem aí nao está conseguindo ver?

Abraço.

Anwar
29/12/2011, 03:39 AM
Tbm não vejo as fotos.

Zé Graff
29/12/2011, 09:53 AM
Tbém não vejo as fotos

VRG
29/12/2011, 03:47 PM
[QUOTE=VRG;42168]Vejam as fotos dos rolamentos da direção de uma XT660 com apenas 11 mil km.

http://img33.imageshack.us/img33/5328/rollbd.jpg
http://img600.imageshack.us/img600/7773/rolz.jpg

E agora pessoal? Conseguem ver as fotos?

Valeu!

Leonardo13
29/12/2011, 04:17 PM
Que que isso, nem a sahara que peguei de volta que ficou 4 anos parada esta com a caixa de direção ruim assim !!

Leão
29/12/2011, 05:59 PM
MEU DEUSSSSSSSSSSSS!!!!! Era melhor não ter visto as fotos!!!

Miguel
29/12/2011, 08:09 PM
Parece resgate do Titanic...nossa ! Será que essas caixas não tem retentor ?

Virgílio, essas fotos são de que máquina ?

ManuelJS
29/12/2011, 09:32 PM
VRG, com essas fotos acho que vou te pagar uma passagem para BSB e você dar manutenção na minha caixa de direção. A minha está 12000 Km.

Ricardo73
29/12/2011, 10:23 PM
com certeza tinha uma baita folga na mesa, ai estourou o retentor entrou agua, dai a soma de todos os medos, opa este é outro filme.rsrsrsrsrsrs

Brunoas182
30/12/2011, 07:54 AM

Olá Miguel...
Eh você foi sorteado mesmo com essas limalhas no motor da sua Ténéré.... Veja abaixo como esta o filtro da minha R com 596km, pode se notar que nem se vê limalha o que você vê é sujeira normal e os fiapos é do filtro. Tem algo que vale lembrar, o filtro ficou jogado na bancada da CC por dois dias, ontem qdo fui bucá-lo ele estava jogado na bancada desde o dia 27/12 às 11hs até as 18hs de ontem dia 29/12. Então pode haver sujeira a mais da qual nem estava no motor da minha R.

http://i935.photobucket.com/albums/ad197/brunoas182/IMG_13341.jpg

http://i935.photobucket.com/albums/ad197/brunoas182/IMG_13321.jpg

http://i935.photobucket.com/albums/ad197/brunoas182/IMG_13291.jpg

http://i935.photobucket.com/albums/ad197/brunoas182/IMG_13301.jpg

VRG
30/12/2011, 09:00 AM
Virgílio, essas fotos são de que máquina ?

Miguel, eu não sou o Virgilio .. rsrsrs
O dono da XT vc conhece, é o Barbosa do Tornadeiros, a caixa da direção é da moto dele.

VRG
30/12/2011, 09:05 AM
ManuelJS - Ôpa!! Podemos pensar nisso sim cara ....rsrsrs
Eu fiu em BSB em julho de 2010 no encontro nacional dos Highlanders,
porque vc nao passou seu endereço antes ....kkkk

Ricardo73 - Segundo o dono da moto não tinha folga não,
a direção começou a ficar pesada (dura) e quando ele
levou na cc pra ver o que era os rolamento estavam assim.

Valeu!

VRG
30/12/2011, 10:42 AM
No link abaixo tem fotos da caixa de direção da moto do Anwar.
A situação não estava nada boa.

http://xt660.com.br/showthread.php?6-Rolamentos-da-caixa-de-dire%E7%E3o-da-XT660

Miguel
30/12/2011, 01:03 PM
Miguel, eu não sou o Virgilio .. rsrsrs
O dono da XT vc conhece, é o Barbosa do Tornadeiros, a caixa da direção é da moto dele.

Desculpe Venancio, é que com tanta mensagem a gente se confunde mesmo - devo ter pensado que VRG era abreviação de Virgílio, rs

É, lembro desse caso do Barbosa.

Miguel
30/12/2011, 01:14 PM
Bruno, não estou vendo tanta diferença assim, na foto da minha o flash fez o metal aparecer mais, e também por ter rodado muito menos (80 vs 500 km ), tem muito menos borra de óleo. No seu caso, (me parece pelo menos), o que aconteceu é que a limalha está misturada/coberta de borra, por isso se vê um pouco menos. Eu copiei suas fotos e ampliei, tem sim limalha, e muita. Basta comparar suas fotos com o filtro original, a diferença na espessura das aletas mostra o que tem de material retido ali. Vamos ver o que os outros acham.

http://desmond.imageshack.us/Himg220/scaled.php?server=220&filename=dsc00456tv.jpg&res=medium

http://img836.imageshack.us/img836/9206/img13301.jpg

Brunoas182
30/12/2011, 01:44 PM
Bruno, não estou vendo tanta diferença assim, na foto da minha o flash fez o metal aparecer mais, e também por ter rodado muito menos (80 vs 500 km ), tem muito menos borra de óleo. No seu caso, (me parece pelo menos), o que aconteceu é que a limalha está misturada/coberta de borra, por isso se vê um pouco menos. Eu copiei suas fotos e ampliei, tem sim limalha, e muita. Basta comparar suas fotos com o filtro original, a diferença na espessura das aletas mostra o que tem de material retido ali. Vamos ver o que os outros acham.

Faz muito sentido o flash da câmera refletir as limalhas. Concordo com você à respeito da borra do filtro, pois o bicho tah enxarcado mesmo tendo tirado essa foto após 2 dias...
Mas em minha opinião, o seu filtro está muito mais pior do que o meu. O correto seria alguém fazer a troca com a mesma km que você fez. Talvez o filtro não estando tão enxarcado apareça mais as limalhas....

Miguel
30/12/2011, 08:09 PM
Bem, hoje rodei mais 100 km e troquei de novo o óleo e o filtro, que diferença ! Em vez daquela meleca cinzenta o óleo saiu na cor normal, e vejam só o filtro, agora dá para ir tranquilo até os 500 km. Que alívio, se saísse de novo como da primeira vez eu ia ficar mal...

Bruno, compara aí e dê graças a Deus por ter trocado o óleo da sua máquina ...

http://img696.imageshack.us/img696/9893/dsc00505d.jpg

Filtro do Bruno :

http://desmond.imageshack.us/Himg836/scaled.php?server=836&filename=img13301.jpg&res=medium

Brunoas182
30/12/2011, 08:33 PM
Bem, hoje rodei mais 100 km e troquei de novo o óleo e o filtro, que diferença ! Em vez daquela meleca cinzenta o óleo saiu na cor normal, e vejam só o filtro, agora dá para ir tranquilo até os 500 km. Que alívio, se saísse de novo como da primeira vez eu ia ficar mal...

Bruno, compara aí e dê graças a Deus por ter trocado o óleo da sua máquina ...

O problema é que o meu filtro foi trocado com 596km, e esta muito enxarcado, independente disso, é lógico q haveria limalhas... O correto seria enviarmos essas fotos para a Yamaha e ver o que nos informam....

Super Teko
20/08/2012, 08:54 AM
Quando troquei o óleo na primeira vez eu pedi ao mecânico o filtro, ta aqui até hj isso... Também tive a curiosidade de observar se tinha limalhas e tinha umas poucas... Tinha uns pedacinhos/filetes minúsculos de metal também...

Vou reparar na proxima troca, acho que vou trocar o filtro na proxima troca de óleo também, mesmo não sendo necessário, o que acham?

Ou seja, toda vez que eu trocar o óleo (a cada 5000 Km) vou trocar o filtro também, será exagero?

Brunoas182
20/08/2012, 09:07 AM
Vou reparar na proxima troca, acho que vou trocar o filtro na proxima troca de óleo também, mesmo não sendo necessário, o que acham?

Ou seja, toda vez que eu trocar o óleo (a cada 5000 Km) vou trocar o filtro também, será exagero?

Super Teko essa eh uma discussão longa....kkkkkk....a Yamaha recomenda trocar o óleo a cada 5.000km e o filtro a cada 10.000. EU TROCO ÓLEO A CADA 2.500KM E O FILTRO A CADA 5.000KM....

Uns dizem q é exagero, outros dizem q faz o msm, ae vai do bolso/gosto de cada um.... UMA COISA NÃO SE PODE NEGAR, qdo o óleo esta novo a embreagem fica muito mais macia... Eu penso da seguinte forma, é muito mais barato eu efetuar as trocas dessa maneira e deixar rodando óleo sempre novinho no motor do que fica usando até o limite, msm q esse limite ja foi testado... mas cada um tem uma maneira diferente de dirigir...

Barba
20/08/2012, 11:21 AM
Pessoal,
troco óleo Yamalub cada 3milKm e filtro cada 6milKm ...
abraços

Super Teko
21/08/2012, 12:23 AM
Mas o óleo muito novo também não seria um problema pra quem usa a moto pra percorrer pequenas distâncias?

Porque se vc vai ligar a moto fria pra andar, digamos uns 2 Km e depois deixar esfriar novamente nem da tempo do óleo circular direito caso esteja com muita viscosidade ne?

Nesse caso andar pouco na moto iria causar um desgaste prematuro correto? Acho que o ideal seria a troca com 5000Km mesmo e filtro novo pra dar melhor passagem pelos orifícios, sei lá...

É que eu ando muito pouco com a minha moto, a garantia vai acabar no fim do ano e eu ainda nem rodei 2000Km nela...

Paul Barrett
21/08/2012, 03:09 AM
Super Teko, o óleo é multiviscoso, o 20W40, ou 20W50 é a classificação SAE (Society of Automotive Engineers) para viscosidade de óleos, e o W de Winter, inverno, quer dizer que ele se comporta como um óleo 20 no frio, e 40 ou 50 quando aquecido...

Fala-se em trocar o óleo mesmo não tendo sido atingida a km prevista no caso de pouco uso... mas aí é quando o tempo é longo, tipo a sua moto... se for esperar pra trocar com 5.000km vai demorar dois anos, então o ideal é trocar pelo menos uma vez ao ano, independentemente da km rodada. Nunca tive que trocar por isso, mas é possivel que o óleo perca suas propriedades, ou comece a formar borras, que iriam parar no filtro... nessas condições o ideal é trocar o filtro tambem.

Troco o óleo e filtro a partir de 3.000km... quando atinge essa km, quando dá um tempo paro e troco... peguei a moto com 900km a uns dois meses e já tem 3.500km, fiz a troca na revisão dos 1.000km e agora vou pra segunda troca. A garantia da minha acaba em novembro...

Nota: o óleo que vem na moto zero, colocado pela fábrica, é especial para amaciamento, contem MoS2, Dissulfeto de Molibdênio, que o deixa com a coloração escura, quase preta... o dissulfeto é quase como se fosse uma grafite, funciona da mesma forma... deve ser trocado logo, pq alem do MoS2 se acumula toda a limalha de ajuste inicial do motor... idem pra segunda troca, que vai ainda pelo mesmo motivo ter uma quantidade maior de resíduos...

Super Teko
21/08/2012, 10:54 PM
Caramba Paul eu não sabia dessas coisas... na primeira troca o oleo saiu meio escuro mesmo...

Vou procurar rodar mais com a moto pra trocar essa segunda mais rapidamente... Valeu!