PDA

Ver Versão Completa : Ajuste no Facho de Luz do Farol da XT660R

Ninjaboy
06/12/2011, 09:40 AM
Domingo instalei o Xenon, mas segunda cedo vindo pro trampo percebi q a luz do farol quando fico atrá do carro tá batendo muito alta, isso deve incomodar o motorista do carro, tem a mola embaixo do farol pra regular a altura, mas não sei como regular exatamente pra não incomodar.... tipo, a que distância da parede a moto tem q estar e qual a altura em q o facho deve bater na parede, essas coisas. Fiz no achometro msm será q assim tá bom ou tenho q manter o facho mais alto msm?

Antes a baixa estava quase na altura da alta

Baixa:
http://img534.imageshack.us/img534/4995/baixad.jpg

Alta
http://img52.imageshack.us/img52/8752/altazp.jpg

Nega do olho azul
http://img38.imageshack.us/img38/5646/frente4.jpg

Leonardo13
07/12/2011, 03:43 AM
Amigo só uma pergunta, ai na sua cidade vc não tem problemas com as autoridades devido a lei da proibição do Xenon ?

Ninjaboy
07/12/2011, 08:38 AM
Tem sim, mas eu não to muito preocupado com isso, pois é tanta lei ridícula que agente tem por aqui, que se for seguir tudo a risca vc não faz nada...

Gabriel Garcia
07/12/2011, 11:28 AM
Aqui é Multa.

VRG
07/12/2011, 11:36 AM
Quando coloquei xenon na minha ex lander, tive que abaixar dimais na regulagem do farol.
Mudou muito a altura do facho, com xenon ficou bem mais alto.
Sempre rodei com ele o mais baixo possivel, de modo que nao incomodava os outros condutores.
Na época ainda era possivel legalizar o xenon, e o meu era legalizado.
Vc está correndo um serio risco de ter sua moto rebocada quando for parado pelos
puliças.

Abraço.

TiagoDePieri
07/12/2011, 03:52 PM
Tem uns desses que é muito chato pra quem olha. Irrita os olhos se não for de boa qualidade e que irrite os olhos é sacanagem com os outros, que ve pega um troço desse vindo e de capacete com um pouco de chuva se vem um carro que seja xenon fode tudo o cara fica cego.

Leonardo13
08/12/2011, 08:17 AM
Acho que tem como colocar aquele xenon que tem halogena junto ? E passar em blitz numa boa, pois se configurar somente para o alto ficar no xenon, pode rodar no farol baixo, somente quando precisar usar ai liga o xenon !!!Estou certo disso, ou ainda tem problemas ?

VRG
08/12/2011, 02:12 PM
Xenon é proibido! Independente se estiver aceso ou apagado.
Essa ideia de colocar xonem com halogena só dá certo se vc nao for parado na blitz.
Qualquer puliça sabe diferenciar uma lampada normal do xenon.
Pode diminuir um pouco, mais continua correndo risco de ser rebocado.
Eu comprei uma lampada Dimond Vision da Philips, ela tem 5.000 k ... aproxima bastante do xenon e nao é proibida.
Abraço.

Zé Graff
08/12/2011, 02:59 PM
Meu caro " Ninjaboy ", entendo que não tem comparação entre a iluminação XENON e convencional halogênica.
Certos ou errados, fizeram uma lei. Entendo que se cada um fizer como achar melhor, independente de leis,
vai virar um oba oba, aí jamais poderemos cobrar nada, afinal, as leis existem ... mas pra que ?

Leonardo13
09/12/2011, 08:12 AM
As leis existem para tirar nosso dinheiro muitas das vezes !!!

Ninjaboy
09/12/2011, 10:30 AM
Meu caro " Ninjaboy ", entendo que não tem comparação entre a iluminação XENON e convencional halogênica.
Certos ou errados, fizeram uma lei. Entendo que se cada um fizer como achar melhor, independente de leis,
vai virar um oba oba, aí jamais poderemos cobrar nada, afinal, as leis existem ... mas pra que ?

Entendo seu ponto de vista, mas oque eu quis dizer foi q em 2009 eles proibiram o Xenon, daê depois criaram acho q uma portaria não sei ao certo que inspecionando e pagando a taxa poderia ser regularizado, e que veículos que já vem de fábrica com xenon não tem problema, aí agora em 2011 resolveram proibir de vez.

É isso q não dá pra entender, se é lei que proibe pq veículos que vem de fábrica podem usar? É só ter deixado a lei que para ter tem que ser inspecionado pelo facho não ficar alto demais e não ocorrer o ofuscamento.

TiagoDePieri
09/12/2011, 11:23 AM
Mas tem diferença acho que na claridade.
Se tu pegar uma BMW ou Mercedes que tem uns modelos que vem de fabrica e olhar de frente não irrita os olhos, geralmente esses que são colocados o pessoal exagera na claridade ai complica. Mas no brasil tudo pode se colocar e fizer um pedido ao detran pagando a taxa se não me engano consegue. Mas vai gastar um grana e vai ta no documento no campo observações que tem a alteração.

Zé Graff
09/12/2011, 12:50 PM
Tecnicamente não entendo, mas acredito que o globo óptico dos faróis de XENON, sejam diferentes, pq nos carros que
vem original, não te ofuscam. Aí tu encontra numa estrada a noite um cara que colocou o XENON, não fez regulagem e nem
se preocupou com isso no sentido contrário, acaba virando problema de segurança, comprometendo demais a visibilidade.
Infelizmente as leis, mtas vezes, acabam punindo os bons pelos erros dos maus. Mérito pra ti NINJABOY, que se preocupou em
ajustar o facho do teu farol, pq percebeu que estaria prejudicando os demais motoristas.

Leonardo13
10/12/2011, 09:26 AM
Mas tem diferença acho que na claridade.
Se tu pegar uma BMW ou Mercedes que tem uns modelos que vem de fabrica e olhar de frente não irrita os olhos, geralmente esses que são colocados o pessoal exagera na claridade ai complica. Mas no brasil tudo pode se colocar e fizer um pedido ao detran pagando a taxa se não me engano consegue. Mas vai gastar um grana e vai ta no documento no campo observações que tem a alteração.
Tiago conforme o Ninjaboy disse agora não tem mais como, foi proibido de vez, não se pode mais legalizar a partir deste ano. Até o ano passado podia legalizar pagando um monte de taxas e saia uma bagatela de 400 a 500 pilas !!!

VRG
10/12/2011, 09:48 AM
Até o mes de junho de 2011 ainda era possivel legalizar, em 2010 eu gastei R$ 150,00 pra legalizar na minha ex lander.
Agora acabou, quem tem .. beleza, quem nao tem ... nao consegue mais.

A verdade é " Os justos pagam pelos pecadores ".

Hoje uso uma diamond vision da philips (5.000k), aproxima bem do xenon de 6.000k

RFerreira
24/11/2012, 04:15 PM
VRG, em uma conversa com um engenheiro da Cibie, fabrica de faróis, ele me disse que o faixo luminoso do Xenon é diferente da halógena dai a necessidade de projetos diferentes de conjunto óptico , ele não aconselhou a simplesmente trocar as lâmpadas sem a troca ou adaptação do conjunto óptico, quanto a cor da luz que é medido em ºK é uma medida para comparar apenas a cor do facho, 3000ºK é na cor amarela, 5.500ºK luz branca do dia, se usar 5.000ºK fica levemente amarela e se utilizar 6.000ºK levemente azul. A Philips produz uma halógena, Diamond Vision que é melhor em termos de luminosidade (intensidade do facho) para os conjuntos ópticos das motos atuais.

Abraços,

Chico 13
25/11/2012, 02:19 AM
Melhor Que o Bi-XENON Nao Tem, Nem Philips Nem Outra Nao Iluminam Como Um XENON, Já Tive a Diamon Vision e a Blue Vision, Nao Chega Nem Perto Da Luminosidade Do Xenon

Soueu
25/11/2012, 10:57 AM
Sou a favor da lei e totalmente contra essa lâmpada ( quando genérica e instalada sem técnica correta).

Pois só quem já passou apuros e viu a "viola em cacos" por causa desse tipo de lâmpada sabe o quanto é perigosa essa iluminação, principalmente em dias de chuva. Ela deixa a "vítima" cega por um pequenino tempo, mas tempo suficiente para uma fatalidade.

oceander
10/12/2012, 07:56 PM
Creio que o xenon seja uma maravilhosa alternativa, desde que esteja corretamente regulado, não ofuscando quem vem em sentido contrário. Eu tinha uma Fazer 250, que o farol iluminava muito pouco com a lâmpada halógena de 35 watts, original Yamaha. Coloquei um bixenon de 4300k, ficou super branco, iluminou bem pacas, e não ofuscava quem vinha em sentido contrário. Ficou perfeito. Depois tive uma Falcon, e o xenon nela não deu certo, não havia maneira de regulá-lo, deixando o facho com a linha de corte correta. Tive que tirar, e voltar com a lampada H4. Creio que em faróis redondos, o xenon fique perfeito, pois o que coloquei na Ecosport da minha esposa também ficou perfeito. Já num corsinha hatch 2000, ficou muito ruim. Na XT 660r, a regulagem deixa o facho concentrado, sem espalhar luz, mesmo na luz baixa? Um abraço a todos.

danilosipi
18/03/2013, 10:56 AM
Que blz o topico saiu totalmente do assunto.. o assunto era regulagem do farol, e acabou se tornando lei de xenon.. pqp!

Ninja boy conseguiu regular o cara.. estou tentando na minha tbem mas nao acho o ajuste certo.. uma que eu acho que o faxo do farol alto é muito proximo do baixo, qse nao da pra perceber qdo eu mando um farol alto..

o meu é bi-xenon de 4300k

Fabio Santos
19/03/2013, 08:04 AM
Ola instalei o meu bi xenon de 8000k em uma auto eletrica. o tecnico regulou mas falou se eu reparar que esta afetando muito quem esta a frente para eu levar la que ele regula. no meu caso foi assim

Ronaldo Santos
01/11/2013, 12:48 AM
Alguém pode me dizer aonde posso encontrar a venda a polca do parafuso da regulagem do farol da XT660?

Quartieri
11/05/2014, 07:26 PM
Comprei uma XT que já tinha o Xenon, porém estava com a lâmpada queimada. Como sei que é proibido nem troquei a lâmpada pois é multa na certa.

Bruno Prudencio
14/05/2014, 02:01 AM
voltando ao topico ninjaboy hehe

eu coloco o facho de luz aonde eu foco os olhos na estrada... mas aconselho vc a olhar sentado em cima da moto, pois depende do peso do piloto pra saber a altura em que o farol vai ficar. pra mim da uns 10 ou 12 metros a frente da moto... e quando põe na alta vai p quase 20metros...
e pra garantir nao atrapalhar ngm, coloco a moto atras de um carro, tipo um metro de distancia, coloco na alta e miro um pouco a baixo do encosto da cabeça do banco do motorista... faço isso pq o facho de luz nao pode estar paralelo ao chão, se nao tu vai iluminar os carros e nao a estrada, certo? ele deve estar com angulação para baixo, agora o grau de angulação é gosto seu... tem gente que ilumina a lua e atrapalha todos e tem gente que ilumina um palmo a frente se prejudicando... eu prefiro o maximo de alcance possível mas sem que mire no olho dos outros..... e tem outra né, anda com ela se o pessoal que vem em sentido contrario reclamar do seu farol BAIXO, tu abaixa ele mais um pouco,
espero ter ajudado
isso é valido para o xenom pq ja tive e nunca me deram sinal de luz para advertir... é so regular!

abraço

Davi Araujo
19/12/2017, 11:38 PM
boa noite, alguem ja usou aqueles super led, qual resultado

Davi Araujo
19/12/2017, 11:41 PM
xenon é foda demais não tem igual, o ruim é a multa:mad:

Melhor Que o Bi-XENON Nao Tem, Nem Philips Nem Outra Nao Iluminam Como Um XENON, Já Tive a Diamon Vision e a Blue Vision, Nao Chega Nem Perto Da Luminosidade Do Xenon

JeanCRP3
23/12/2017, 09:29 AM
boa noite, alguem ja usou aqueles super led, qual resultado

Bom dia amigo.. eu estou usando LED no farol e até agora satisfeito! Tenho 2 farois auxiliares, instalei o LED no farol para o conjunto ficar mais amigável e bonito.. Um amigo instalou num carro e se incomodou bastante pois o LED é suscetível à queima e sensível à oscilações, mas até então, depois de 5 meses de uso, mesmo com a XT tendo usas peculiaridades na parte elétrica, tem me surpreendido a qualidade do LED na XT. Como o consumo dele é baixo, a única anormalidade é que no painel a luz indicador ade farol alto fica acesa sempre, mesmo o farol estando no baixo. Um outro detalhe que tem ajudado muito, é o botão de Sinal de Farol alto, que tem no manete esquerdo. Reparei que na lâmpada halógena o pessoal não percebia o sinal de farol pra ultrapassagens.. agora com o LED o sinal se destaca muito bem. A instalação foi muito simples, porém usei outra borracha de vedação. Isso porquê aquela borracha de vedação do farol original da XT, que vai atrás da lâmpada teria que ser cortada, pois a lâmpada de LED possui um cooler apra resfriamento da lâmpada. Para não estragar uma peça original, peguei uma borracha de HondaCG, recortei conforme necessário para que a lâmpada passasse e deixasse o cooler pro lado de fora do globo ótico e isolei com uma fina e imperceptível camada de silicone. Funciona muito bem, já peguei muita chuva, lavei bastante, e nenhum problema. Um outro detalhe positivo: o globo ótico não esquenta!! Isso é muito bom para os farois que tem aquela aba abaixo da lâmpada pingo, ao qual tem fama de derreter. Eu já tinha recortado a minha, mas percebi que agora não esquenta nada. Sobre iluminação, diria que se perde uns 10% de efetividade comparado à original (vendo isso colocando duas XT's lado a lado), mas os farois de milha compensam e a iluminação fica excelente.. Muito melhor que só o original e muito mais perceptível pra quem lhe vê!
Enfim, uso e indico muito..
P.S.: Comprei a lâmpada no ML.
abraço