PDA

Ver Versão Completa : Decepção com a altura da XT660R

mcarrozza
03/11/2011, 09:56 PM
Pessoal, fui na cc ver a moto e sentar nela, pois estava com dúvidas relativo a altura, e o pior aconteceu fiquei na ponta dos pés....tipo bailarina mesmo..

O vendedor falou que pode baixar em torno de 2cm na frente, deixar ela mais mole na traseira, não acho que resolva muito.

Pensei em uma X...mas no resumo fiquei meio que decepcionado...

abraço

Papito
03/11/2011, 10:02 PM
Parceiro, já tentou BMW G650... ?
Eu não senti muita diferença na altura, mas muitos comentam que é bem mais baixa.

WGripa
03/11/2011, 10:11 PM
Mcarrozza, eu tive uma XT, e me sentia bem nela, mesmo tendo apenas 1,75m... Ficava geralmente com a ponta dos pés no chão, mas nada que comprometesse a pilotagem...
Vc chegou a andar nela?

mcarrozza
03/11/2011, 10:13 PM
Fala Papito, pensei sim claro...a 2011 ficou legal,, muito bonita, fui na autokraft cc da bmw, e ela é bem mais baixa que a 66, agora mesmo com abs eu achei 31000,00 valor cobrado nela (2012) aqui no rio meio alto, a 66 consigo a 25000. Eu fui ver tb a Versys só que no dia nao tinha na loja, agora ja tem.

Vou pensar com calma...tem uma mt03 com 4000km devo ir ver amanha ela.

Valeu pela dica....morei no parana um tempo....tenho parentes em curitiba....gosto muito dessas bandas....

abraço

mcarrozza
03/11/2011, 10:17 PM
wgripa, não cheguei a andar, eu só estranhei é que nas configurações tecnicas a altura dela é a mesma da tenere 250, so que na tenere fico lecal...tipo na ponta dos pes mas com os dedos apoiados...nao como bailarina..rsrs

Agora, putz a moto é linda heim...

abraço

WGripa
03/11/2011, 10:19 PM
Pois é Mcarroza, acho que vale a pena dar uma volta, sentir como vc vai se comportar nas paradas...
E detalhe, tem a falta de prática, depois acostuma e vc num vai nem sentir diferença.
Grande abraço.

MotoBeto
03/11/2011, 10:22 PM
Então, uma das razões de usar a minha XT660 motard é saber que não corro nenhum apuro, pois já tive outras motos que me preocupavam quando faltava o apoio dos pés...
Nunca medi a altura da minha, mas posso garantir que todo mundo que experimentou acho bem melhor...
O único porém é que perdi as garras na terra e por isso tenho que andar pianinho
A grande vantagem é o chicletes nos asfalto...
Em suma, ruim de um lado bom do outro....

mcarrozza
03/11/2011, 10:26 PM
motobeto, gosto do estilo X, estou pensando no assunto sim, até mesmo pq vou andar praticamente o tempo todo em asfalto.

Atobá
03/11/2011, 10:31 PM
Amigo.
sei que não é a solução pois vc não vai andar de bota o tempo todo mas da uma olhada aqui:
http://www.mondeof1.com.br/masculino-moto/stability-dry.php

Papito
03/11/2011, 10:41 PM
Concordo com o Gripa,
de umas voltas na XT Mcarrozza, acredito que você vai ter outra impressão.... Sinceramente, não tem pra G ou MT03... a moto é XT660.

WGripa
03/11/2011, 11:09 PM
A dica de Atobá é bacana...
Eu particularmente não conhecia...

Elson_adv
03/11/2011, 11:14 PM
Pessoal. esse negócio de altura não é pra preocupar não. vc acaba acostumando. senão eu nem poderia andar de moto. todas são altas pra mim,. kkkk
Andei na F800GS e foi um sonho. não quero outra.

Anwar
03/11/2011, 11:25 PM
Marcelo,

Não foram meus 1.70m de altura que me impediram de comprar a XT! Ou eu fico com a ponta de um pé no chão ou com a ponta de outro. Nunca tive problema com isso, nem com garupa! Já para um off-road pesado isso pode vir a ser um problema. A minha XT era motard e a diferença não era tão grande assim! Hoje minha xt está com a suspensão na máxima regulagem (altura maxima), inclusive está com calços na suspensão dianteira.

Se você se acha capaz de se acostumar com isso, vá em frente, tá contigo!

Tiago
04/11/2011, 12:07 AM
Marcelo,

Como te falei eu tenho 1,72m e peso 70KG, se eu tentar equilibrar a XT com os 2 pés no chão também fico na ponta dos pés, então a solução é usar apenas uma perna para equilibrar a moto parada, ai o pé inteiro fica apoiado no chão e ainda sobra altura, essa técnica eu usava desde quando tinha a XTZ250 que por sinal é 1cm mais alta que a XT.
No começo é meio complicado, mas com o tempo você ganha resistência nas pernas e aprende a sincronizar com os freios na hora de parar o trator!
a não ser que você seja desprovido de comprimento nas pernas igual esse cara aihttp://lolhehehe.com/wp-content/uploads/2011/11/anao-30-600x723.jpg
Abraço!

Patinho
04/11/2011, 12:54 AM
Os baixinhos já dispoem de uma ampla variedade de motos com baixa altura do banco, restando algumas(contadas nos dedos) para os altos, para que estes se sintam em uma relação mais ergonômica na moto.

Banco ERÊ faz milagres na altura do banco, vejo muitos usando.

Leandro Leal
04/11/2011, 12:56 AM
Marcelo,
Sinceramente, não creio que seus 1,72m sejam empecilho pra ter a moto dos sonhos... Você passará no mínimo 90% do tempo com os pés na pedaleira, o restante do tempo é mole, tenho certeza de que vc se adaptará facilmente.
Sobre a MT, é uma bela máquina, mas não fabrica mais, o mercado dela está desaquecido. Além disso, a XT te levará em todos os lugares que a MT. Mas será que a MT vai te levar nos mesmos lugares que a XT?
É de se pensar muito a respeito...
Abs,

mcarrozza
04/11/2011, 07:14 AM
Valeu Leandro pelos 1,72...derrepente esses 2cm seriam a solução...rs

Pow...pessoal mais uma vez valeu pelas dicas...vou voltar na cc hoje...ver se tem alguma para eu andar nela...realmente deve ser pq nunca tive moto alta assim...bateu o receio...minha esposa ainda brincou comigo que tinha que comprar essa bota e usar a escadinha de 3 degraus aqui de casa.. ha ha ha

Agora, a bota até que é bacana heim...tava vendo os preços de botas e essa entrou na lista.

Abraço

João Dias
04/11/2011, 08:16 AM
Amigo eu tenho 1,70 de altura e te digo uma coisa, é costume. Quando subi pela primeira vez na 660 pensei em desistir da moto por causa da altura, mas alguns amigos insistiram que era tranquilo. Hoje acostumei, consigo parar sem problemas de qualquer um dos lados, inclusive com garupa. O único porém é você pegar um desnível ou na hora de manobrar parado....resumindo, não deixe que apenas esse motivo faça você desistir, pois a moto vale muito a pena e depois que começa a andar ela fica na "mão"

Boeira
04/11/2011, 08:38 AM
Amigo, a decepção é com a altura da XT660 ou com a sua altura!? (rsrsrsrsrsrs)

Brincadeira em mano. Abs. Boeira.

ManuelJS
04/11/2011, 08:54 AM
Camarada eu ia falar algo mas os amigos do forum fizeram por mim, qualquer coisa que eu falar seria redundância.

Mas apenas para constar, tenho 1,70 (mal medidos, é que não gosto de falar que faltam meio centimetros para essa altura) e a altura não me faz falta para o uso da moto. Essa minha altura só atrapalha pra trocar lâmpada queimada lá em casa.
No começo eu deixei a suspensão traseira mais mole e nem alterei a dianteira, hoje a traseira está no máximo.

Espero ajudar de alguma forma.

mcarrozza
04/11/2011, 10:19 AM
ahahaha...pois é Boeira...em 45 anos nunca tive problema com isso...mas essa agora...to p* da vida...rs

Gilberto
04/11/2011, 10:36 AM
Cara,

É bom andar de moto quando os pés estão na pedaleira. Quando for parar é só usar o meio-fio.

Quem gosta de por o pé no chão compra uma chopper e vai passear na cidade com jaqueta de couro. A altura da Xt é uma vantagem muito boa, vc vai onde quiser.

abraço.

Zé Graff
04/11/2011, 10:48 AM
Tchê, tbem tenho 1,70m e concordo com tudo que foi dito principalmente pelo Anwar e pelo Manuel.
É uma questão de tu se acostumar com ela, a não ser que teu obejtivo seja mesmo um OFF de médio pra
pesado.
No más, tu não vai te arrepender.
Grande abraço

Boeira
04/11/2011, 10:51 AM
(rsrsrsrs), pois é, quando se quer andar de moto, se da um jeito, certa vez eu estava com a perna esquerda engessada do joelho para baixo, mandei baixar a suspensão dianteira, amolecer o suspensão traseira e colocar trocador de marcha da Biz, e fui andar de moto, ah, tinha uma Falcon 400, (rsrsrsrsrsrs), é mole...

mcarrozza
04/11/2011, 10:58 AM
ahaha...fantástico boeira...esse espirito é que nos acompanha....quem diz que o FUTEBOL é a paixão nacional...com certeza não tem moto.

Me falei uma coisa Boeira o que está achando na XRE 300? Eu na realidade fiquei gostei da TENERE 250, da para pegar estrada legal?

abraço

Boeira
04/11/2011, 11:05 AM
XRE300 é motinho limitada, viajar com garupa na faixa dos 90 a 110 km/hora vai de boa, mas.... tem que estar preparado piscologicamente, quem quer aquele torque e velocidade não é a moto indicada...

L@mn-Luiz
04/11/2011, 11:54 AM
-Com todo o respeito, também acho isto: " XRE300 é motinho limitada, viajar com garupa na faixa dos 90 a 110 km/hora vai de boa, mas"
.
-XT660 na veia ! ! ! ! !
.

Leandro Leal
04/11/2011, 12:00 PM
Marcelo, eu tive uma Lander, que é basicamente a mesma motorização da Ténéré 250, e se a sua ideia é pegar a estrada mesmo, acho complicado. Costumava pegar um pequeno trecho da BR040 com a Lander diariamente, uns 25 km, e vou te contar, dava raiva... Acima de 100 vibra muito e o motorzinho pede arrego, não foi feito pra isso. Acho que o mesmo acontece com a XRE, são motos pra cidade e, no máximo, uma estradinha eventual.

Boeira
04/11/2011, 12:25 PM
Pessoal, tudo depende do bolso de cada um, eu mesmo não tenho problema em viajar de XRE(biz, cg, xt, dl, etc, etc, etc...), estou preparado para viajar com qualquer moto, é o que sempre digo, meu problema é tempo e grana para viajar, moto eu tenho na garagem, trezentinha mas tenho... (rsrsrsrsrsrsrsrs)...

Em tempo, antes uma trezentinha/duzentosecinquentinha na estrada do que uma GS1200 na garagem/vitrine. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Leandro Leal
04/11/2011, 12:51 PM
Boeira, desculpe se me expressei mal, mas o que está sendo discutido não é grana. Agora temos duas discussões, a altura do Marcelo X altura da 66 e o desempenho das 250/300 nas estradas.
Certamente todas as motos chegarão, o que muda é o tempo, a segurança e o cansaço do piloto. Veja, não estou desmerecendo nenhuma moto, muito menos criticando nenhuma, até porque a 66 é minha primeira moto acima de 250cc e eu estou com ela desde julho somente, mas acho que as 250/300 não foram feitas pra longos percursos de estrada.
Em contrapartida, temos aquele casal de argentinos que deu a volta ao mundo em 5 anos, cada um com uma YBR125... Tem também a família Guedes, que saiu de Itaperuna-RJ e vão até Machu-Pichu, os pais numa 66 e os filhos numa Fazer 250.
Enfim, como você disse, o importante é rodar! E fazer amigos sempre!!!
Abs,

MotoBeto
04/11/2011, 01:35 PM
Acho que quem não usa a XT660 na terra deveria considerar a transformação em supermotard, pois o resultado é ótimo além de facilitar a vida do pessoal do andar de baixo... a única coisa que se deve acrescentar é um protetor do motor, pois diminui bem a altura e facilita pegar no meio-fio.... ainda assim, fica mais alta do uma street normal...
Dá pra fazer um esquema com duas rodas prontas e trocar dependendo do uso...
aliás, se alguém souber de um cubo com freios, dianteiro e traseiro, a venda, me informem...

Boeira
04/11/2011, 01:36 PM
Mano Leandro, não tens do que se desculpar, eu somente coloquei a minha situação hoje, caristia de tempo e grana, daria tudo para fazer um viajenzinha, nem que fosse de skate! (rsrsrsrsrsrs)

mcarrozza
04/11/2011, 01:41 PM
Bom pessoal, amanha vou ver duas, uma vermelha 2009 6500km por 22900,00 mas acho que aceita proposta e uma 2010 preta com 18500km por 21800.

A Vermelha é linda por D+.

abraço

Boeira
04/11/2011, 01:46 PM
Bom pessoal, amanha vou ver duas, uma vermelha 2009 6500km por 22900,00 mas acho que aceita proposta e uma 2010 preta com 18500km por 21800.

Rapaiz, tem uma XT660 - 2006 preta com 4.800km em Curitiba , aparentemente esta file, teria que pedir para alguém dar uma olhada nesta moto, veja anuncio:

http://www.meucarronovo.com.br/carros/detalhe/YAMAHA-XT-660-R-2006-PRETO-GASOLINA-4800km-MCN-4610381/2

mcarrozza
04/11/2011, 01:50 PM
A moto parece bonita heim, tenho parente em Curitiba...alguém sabe dizer se esse pneu Metzeler era o que equipava a moto na época, pois com essa km tem que ser o original.

abraço

Boeira
04/11/2011, 01:53 PM
Mano, a pessoa para ver isso em Ctba é o Anwar, conhece tudo sobre XT, pode te dar uma avaliação legal da moto.

Quanto ao pneu, o metzeler já equipava a moto na epoca.

MotoBeto
04/11/2011, 01:57 PM
Mcarrozza, esta vc vai ficar me devendo um breja gelada, dá uma olhada... conheço o cara e posso assegurar que se trata de gente boa, mora aí do lado, em Macaé:
Abs
Beto

PS: se tiver ferido alguma regra por postar outro forum, peço que minha mensagem seja excluída!

http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewtopic.php?f=11&t=27940
Vendo XT660R - R$ 20500,00 (http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewtopic.php?f=11&t=27940#p1138086)

http://www.debatemotos.com/phpBB3/styles/prosilver/imageset/icon_post_target.gif (http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewtopic.php?p=1138086#p1138086)por leo_careca (http://www.debatemotos.com/phpBB3/memberlist.php?mode=viewprofile&u=184) » Qui Out 20, 2011 8:02 am
Depois de um ano e seis meses com a magrela, tô pondo pra vender. Motivo? Vou casar, contruir casa, a mulher engravidou... http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/bananadance.gif http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/bananadance.gif http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/bananadance.gif Na verdade estou morando na cosinha do inferno (RJ capital), aqui XT é quase impossível de andar, seguro caro, mas aceitável, o foda é o medo de ter uma PT apontada no focinho.

XT660R, 2008 azul, com 4500 km. A moto está em Macaé e quitando o financiamento na próxima semana.
Bom estado, só uso gasolina pódium, fotos no Fim de semana.
Vai com o protetor de mãos e bagageiro. (baú e base não negociáveis).

Troca? Depende da moto que vai entrar no negógio, a princípio Fipe x Fipe

mcarrozza
04/11/2011, 02:08 PM
Valeu pela dica motobeto....mas sabe que eu não tinha me atentado para a XT ser visada para roubo desta forma.

abraço

Anwar
04/11/2011, 02:14 PM
Amigo Boeira, tirando o "conhece tudo sobre XT", fico à disposição pra conferir a moto e avaliar conforme minha experiência! Se estiver interessado na moto é só falar Marcelo!

Marcelo, aproveitando a oportunidade, por gentileza dá uma olhada em algumas dicas sobre o uso de citações no fórum:
http://xt660.com.br/showthread.php?1117

Abraços.

mcarrozza
04/11/2011, 02:25 PM
Show Anwar, tanto por ser colocar a disposição para ver a motoka quanto pela dica, acabei entrando no forum e nem li as dicas, mas já corrigi.

abraço

Boeira
04/11/2011, 04:14 PM
Mano Anwar, modestia sua, pelo tempo que tens xt e já mecheu daqui e dali, tenho certesa que se bater o olho e dar uma voltinha com a moto, vai dar um parecer 100% sobre a motoca, inclusive estive namorando essa motoca pela internet, pena que de momento "não posso" assumir compromi$$o, se não....

Abs.

Gabriel Garcia
06/11/2011, 11:34 AM
Dai pessoal,
eu tenho 1,68 e nunca me apeguei nisso ando com a preta de boa. Desde a xtz isso ela tinha a suspencao na baga, a da frente tava uns 2 cm pra baixo da mesa quase saindo. E nunca tive problemas com isso. O problema é que a xt é mais pesada, mas isso vc se acostuma. E a minha antes tava com pneus mais baixos os mt 75 agora ta de anakee 150/70.
E ta Tranquilo. Vai sem medo que a moto é quente.

Abraço

matheusmazoni
07/11/2011, 09:03 AM
eu tenho 1,70 e fico na ponta dos pés mesmo, até cogitei a hipótese de abaixa la um pouco
mas depois mudei de idéia, to me acostumando com ela assim e sinceramente nem me
atrapalha viu.,

Paul Barrett
08/11/2011, 10:04 PM
Mcarrozza, tenho 1,72m e nenhum problema pra andar de XL 250, Tornado 250 e XT 660... por sinal muito pouca diferença de altura, mais de peso mesmo... como sempre tive essa altura, já estou mais do que acostumado... é só prestar atenção e não inclinar a moto; não subir em guias e parar na metade da subida... se tiver que por o pé no chão, tire a bunda do banco e desça sem inclinar a moto... se não der, derrube... e saia de baixo. Mas não deixe de ter uma 66! Não são alguns cm que irão te impedir de andar no trator!

Abraço!

kendi
09/11/2011, 02:15 AM
Meu velho, altura nao e problema.
Tenho 1.65 de altura, xt motard susp erguida no ultimo para deixar mais duro, e fico so com uma ponta de um pe, e nao vejo problema, tenque ter um pouco de forca na perna, as vzs qnd apaga na largada vc da umas quicada nervosa ai pode ser perigoso se nao tiver forca na perna mas tirando isso tranquilo hehehe

LuizLima
09/11/2011, 09:50 PM
Mcarrozza!!!! . . . compra logo essa ESTÚPIDA! . . . deixa de perder tempo e seja Felizzzzz!!!!!!

Abçs!!

Leonardo13
10/11/2011, 02:30 AM
Mcarrozza quer mais exemploo do que o Kendi, ele deve ser mais baixo do que vc !!!!Altura não é o problema !!!

Kallas
21/11/2011, 02:06 PM
Opa rapaz... mcarrozza.
Tudo blz!?
Olha só, me cadastrei agora só para opinar aqui também e te dar uma força com a minha experiência na XTZ Lander 250. Tenho somente 1,63 de altura e modéstia às favas (srsrsrs), mas, costumo dizer para os colegas que me perguntam como é que eu ando na lander, ou vou andar na XT (sim, pois, vou ter uma), e digo que só não vou andar em moto que eu não puder comprar.

Sugiro que você também percorra as várias concessionárias e mecânicas e peça para conversar com os mecânicos (tá bom, uma colher de chá pros vendedores porque tem uns que sabem um pouco sim, mas, quem entende mesmo é o mecânico), diga a ele que você quer rebaixar a moto um pouco e escute as sugestões.

Aos que entendem de XT660, desculpem a intromissão e pretensão do manesinho e, no final, se pelo menos esse depoimento servir como incentivo e torcida, já fico satisfeito. Mas, vamos lá...

Tem muita coisa que dá para fazer, algumas até te sugiro agora (que fiz na minha lander):
1 - colocar alongador de guidão já faz rebaixar um pouco a frente da moto e, consequentemente, a altura do assento;
2 - você também pode retirar o banco e mandar para alguém, que entende de capas e afins, retirar parte do estofado e colocar um de altura menor e que não influa na qualidade e consistência do assento. Geralmente, esses bancos tem até 7 cm de altura. Você tira 2 (até uns 3), não vai sentir quase diferença nenhuma e ainda vai baixar mais um pouco (se em grandes percursos começar a incomodar um pouco a falta de acolchoado do assento, sugestão: use bermuda de bicicleta com silicone embaixo (rsrsrsr, uma beleza);
3 - ainda não sei como funciona a XT, mas, tem uma peça grossa (fugiu o nome agora) que tem o formato de um triângulo, e com três furos ao longo da peça, que pode ser usado para rebaixar ainda mais a moto. Não sei o que os mecânicos fazem, mas, rebaixam a moto e prendem com essa peça.
4 - como já observei, parece que a XT também tem regulagem para a maciez do amortecedor traseiro, portanto, se deixar no mais macio, a moto vai baixar ainda mais quando sentar.

Pois bem, isso foi o que fiz na minha lander (sem deixar perder a estabilidade e colocar em risco a estrutura da moto, como um todo... o que eu não queria que acontecesse) e tô firme nela, apoiando metade da planta do pé no chão (pra mim é o suficiente). Lembre-se, segurar moto com perna não é negócio, o importante é o equilíbrio (e olhar onde pisa também... rsrsrsrs, pra não desequilibrar).

Além de tudo isso, ainda pode diminuir o aro da roda dianteira pra 18 sem precisar transformar em motard e perder a versatilidade, basta achar um pneu misto 18 que se entenda bem com o traseiro da moto que tá tudo resolvido.

Enfim, espero ter ajudado. Moçada, não sou dono da verdade, apenas deixo meu depoimento e, quem conhece melhor o sistema, me corrige aí... que se eu tiver falado bobagem,
aprendo também.

mcarrozza, li que o Anwar tem 1,70 (se não me engano) e anda de XT. Pô chefe, com 1,70 de perna dá pra pilotar bem até girafa (auhauhuauauh).
Valeu!
Felicidades.

Kallás (...1,63, a caminho da XT).

Leonardo13
21/11/2011, 04:31 PM
Kallas ele ja é um feliz proprietario de uma teneré 250 !

ManuelJS
21/11/2011, 06:44 PM
E detalhe, a T 250 é mais alta que a XT. rsrs

Anwar
21/11/2011, 07:36 PM
Falou tudo Kallas! Abs.

Leonardo13
21/11/2011, 07:42 PM
Não precisa lembrar Manu hahahaha !!!

mcarrozza
22/11/2011, 09:06 PM
Valeu pelas dicas Kallas, e pelo apoio pessoal, mas como o leo falou eu peguei a Ténéré 250, que por sinal estou gostando muito, a opção não devido a altura é claro.

abraço

Kallas
23/11/2011, 12:31 AM
Opa mcarrozza, parabéns pela escolha, boa moto ttbm... espero ter ajudado.
É isso aí, felicidades!

Kallás.

Paul Barrett
23/11/2011, 11:55 AM
O melhor comentário que posso fazer nesse tópico é descrever o que aconteceu ontem:

Estava na concessionária Yamaha aqui da cidade, e um cara, que deveria ter 1,80m de altura, estava saindo com a Teneré 250 que havia acabado de comprar, saiu da revisão de entrega naquela hora, e antes estavamos conversando sobre XT, altura etc... Não era a primeira moto dele, já tinha tido XT 600, Falcon, XL 250... e disse que achava a T 250 mais alta que a XT 600, e por aí vai...
O mecânico trouxe a moto, o cara montou, chuva na porta da CC, e falou pra namorada subir... ela colocou um pé na pedaleira, subiu de uma vez e antes de colocar o outro pé o cara, que estava no liso molhado, já tava despencando... kkkkk Tentei segurar, mas tava caindo pro outro lado e nem consegui segurar no guidon... e a porta de vidro quaaaaase entrou no tanque... faltou uns 15cm... o cara desviou a cabeça da porta... foi ele, moto e namorada no chão!
Por sorte nada mais que isso, nenhum risco na moto, mas acho que o cara deve ter batido o recorde de tombo mais rápido com a moto nova... kkkkkkk
Como se pode ver, não é altura que impede vc de derrubar a moto... se tiver que cair, desce mesmo...
Ainda não derrubei a XT, mas já fiquei no quase, numa apagada costurando no trânsito parado... quase desci em cima da roda do caminhão do lado... as outras motos que tive, derrubei até 125 street... naquela famosa enroscada do cadarço no pedal de marcha... parei no farol e quando fui por o pé, fui pro chão... rsss

Concordo com vc Kallás, com 1,70 de perna dá pra pilotar bem até girafa...

Abraço!

mcarrozza
23/11/2011, 03:00 PM
Paul....essas namoradas...pode ta certo que ela foi a culpada...rsrs...e o pior que nesses momentos se tiver 10 caras perto eles irão ficar olhando a namorada...principalmente dependendo da roupa dela....rs.....mas vc foi bacana...

Cara eu to tranquilo...não estou andando muito ainda mas já to acostumando...a minha esposa é que ainda está com um certo receio, ou seja, ainda não andou comigo.

abraço

Kallas
16/02/2013, 08:26 PM
E ae pessoal, escrevo esse post apenas para reforçar a dica (http://xt660.com.br/showthread.php?2473-Decep%E7%E3o-com-a-altura-da-XT660/page5&highlight=kallas). Recentemente, adquiri uma XT 660r 10/10 e, como sou mais baixo (1.63), deixo aqui meu depoimento a respeito da minha experiência para baixar um pouco a altura do assento da moto.
Como disse, anteriormente, nesse mesmo tópico, há diversas maneiras que ajudam a baixar a moto, mas, vou me ater apenas à experiência que tive e vocês verão que não é complicado.

1. Para comprar a moto e ir buscar onde quer que fosse, pedi a um torneiro mecânico para fabricar uma "biela" mais comprida que a original (mais ou menos parecido com isso https://lh4.googleusercontent.com/5QbeJmxBc0TW9MqZy3c4JRWW-B3AA6CcTDhe60hkQ0t9KmFCq5pgu0QyVOR5igrxRgSAvpizzb7 SwKz1r2h6wwVfSr7ZKfO9hUOEBkUbXeb71y8Tzeo - eu disse "parecido", pois, ambos os lados devem ser uniformes) a fim de substitui-la. Pois bem, quando comprei a moto fiz a substituição da peça (que depois descobri que se chama prolink), porém a moto baixou bastante ficando, esteticamente, um pouco desfigurada (o que essa biela faz é apenas baixar a moto e segurá-la numa posição mais baixa. como se literalmente estivessem 2 pessoas sentadas na moto). Mas, enfim, foi o suficiente para montar na moto e levá-la para casa.
2. Estando em casa, levei a um mecânico para fazermos as modificações definitivas. Comprei um alongador de guidão (22mm, padrão, encontrado facilmente no mercado) e instalamos na moto.
3. Em seguida, ele afrouxou os parafusos que prendem a mesa da motocicleta às bengalas da suspensão e baixou-a até a ponta das bengalas quase enconstarem no guidão (ATENÇÃO, não deixe enconstarem).
4. Retirou a "biela rebaixadora" da suspensão traseira e recolocou a peça original.
5. Os cabos de freio, embreagem, etc, ficaram tensionados (o que não é indicado) e o mecânico precisou achar uma nova posição de modo que eles não ficassem tensionados e nem dobrados.
6. Pedi que colocasse a regulagem da suspensão traseira no nível mais macio (isso vai fazer sentir mais as irregularidades do piso, mas, até acostumar com a moto, vale a pena. Depois, quem se sentir mais confortável, muda a configuração para recolocá-la numa posição mais rígida).
7. ..."sobe na moto e vaza" (rsrsrs, paga o serviço antes, obviamente).

Enfim, os procedimentos foram esses. Mesmo assim, não consegui alcançar o chão com os dois pés juntos, porém, como nunca os coloco ao mesmo tempo no chão (herança da XTZ Lander), fiquei apoiado na ponta de um pé e, o outro, na pedaleira próxima ao freio traseiro ou na do outro lado (da alavanca de marcha)... o que, para mim, já é o suficiente para andar bem. Porém, muito cuidado, pois, costurar assim no trânsito (quando os carros estiverem parados, é claro) aumenta o risco de tombar a moto e vai requerer muita técnica e destreza acentuada do motociclista.

Quem quiser, ainda pode pedir ao torneiro mecânico para fabricar aquela biela (ligeiramente mais comprida que a original) para baixar um pouco a suspensão traseira.

ATENÇÃO: ao subir as bengalas da suspensão dianteira, o curso da suspensão, logicamente, vai ficar menor e dependendo do peso do piloto (junto com garupa e/ou carga) há o risco de chegar ao limite numa frenagem mais forte. Certifique-se de que isso não irá ocorrer nas condições em que você pilota a sua moto. Caso contário, suba um pouco menos as bengalas e opte por instalar uma biela um pouco maior que a orignal na suspensão traseira.

Espero ter ajudado. Aos mais entendidos, por gentileza, postem aí condições de risco que o meu conhecimento (ou ignorância) não conseguiu identificar.

Valeu.
Kallás.

Paul Barrett
16/02/2013, 08:55 PM
Boa solução Kallás, ainda não tinha pensado em alongador pra poder descer mais a frente. E depois disso tudo, mudou muito a tocada, o que sentiu de diferente? Pergunto pq só de mudar o degrau do amortecedor traseiro já muda bem o comportamento da moto.

Já ouvi dizer de danos ao paralama traseiro com a mudança do link da suspensão... o pneu encosta e quebra o plástico, mas não sei a que ponto isso acontece...

Barba
16/02/2013, 10:14 PM
E aí KALLAS, agora de trator !!!

tu não tem fotos desses trabalhos aí ???

a minha é 2009 ... logo q tirei ela da loja, levei no ITAL, amigo e mecânico e ele baixou o máximo nas bengalas (uns 2 cms + ou -) ... tenho 1,75m e nessa época eu me cagava todo com a questão da altura ... nada mais foi feito nesse sentido e agora ... passado 3 anos e 9 meses, já nem me lembro mais desse perrengue.
o q eu fiz, também com a preocupação (maior) do trânsito (corredor), foi cortar os dois lados do guidão (também uns 2cms, só q de cada lado). Ficou muito bom, só q agora comprei uns protetores de mãos ZETTA e acho q vou ter problema na hora da instalação, por estar mais curto ...
Também comprei os alongadores de altura do guidão (ANKER) q acho q não vai ter problema, porque com o guidão curto, os cabos já tem uma folga boa ...
resolvi "empetecar a negona" ... Já tá debaixo da cama, a bolha fumê motovisor q os caras da SBSmotos mandaram até c/ um defletor (brinde) já montado ...
MAIS protetor de radiador PRORAD GP, mais bagageiro da MOTOBAN e base de baú GIVI monokey (sem baú)
semana q vem (de férias) já combinei com o mecânico p/ colocar tudo ... a NEGONA merece ...
vi na MOTOBAN uns protetores de farol (tela de metal) prás BMW F800 / G650 e tô pensando em falar c/ o Gentil, p/ ele falar com o fabricante, p/ fazer tembém prás XT ...

abraços

Kallas
17/02/2013, 12:25 AM
Barba, não tirei fotos ainda, pois, fiz as modificações hoje (16/02/2013).
Também tenho que criar uma conta em algum desses sites de armazenamento de fotos para conseguir a url de referência de fotos. Assim que tiver algo posto aqui...
Trator?? Não lembro onde li (ou se alguém me falou), mas, vou repetir... "Só não sobe parede por causa da gravidade - rsrsrsrs"

Paul, como disse, acertei as configurações da moto hoje e levei direto para a garagem, mas, já posso adiantar que o retorno das irregularidades do piso é evidente. Sinceramente, você se acostuma, principalmente se conserguir travar mais as pernas no tanque para aliviar a tensão nos braços. Em estrada, tenho que sair um dia para testar.

Quanto a quebrar o paralama, pode até haver alguém com uma experiência desse tipo e posso "queimar a língua", mas, muito provavelmente, deve ser alguma falácia. Quanta gente não carrega outra pessoa na garupa da moto? O efeito dessa peça (biela) que falei produz o mesmo efeito que andar com garupa na moto... só que, em vez de a moto voltar para a posição orignal quando o garupa desce, ela permanece baixa por que a peça segura a traseira, impedindo que a suspensão volte para a posição normal.

É claro que se deve preocupar com algumas situações, como por exemplo: 1) a biela deve ser mais reforçada do que a orignal da moto, pois, como ela prende a traseira mais para baixo, a tensão exercida na mola da suspensão para que ela volte para a posição normal é maior; 2) como a suspensão ficará naturalmente mais baixa do que o normal, se você colocar peso extra na moto, ou um garupa mais encorpado, o que pode acontecer é o curso da suspensão chegar ao final e você sentir um solavanco (acho que não faz sentido associar garupa com paralama quebrado)...

Valeu!
Kallás

Barah
17/02/2013, 10:51 AM
O link, biela, dog bone, como queiram, qdo maior que o original diminui a distância entre a roda e o paralama. Com garupa e malas de viagem ao passar num buraco tanto quebra o paralama quanto pode arrebentar a corrente esticada em demasia por causa do rolete superior.

LuizLima
17/02/2013, 01:28 PM
Bem observado!!!! Barah!!! toda modificação estrutural esta sujeita á danos no equipamento . . . . .

Kallas
18/02/2013, 09:43 AM
Fala moçada.
É sempre bom ter esse tipo de feedback. Entendo a situação. Toda moto tem sua medida de carga máxima e pode ser que, ao ultrapassar esse limite, aconteçam essas situações relatadas pelo Barah.

Consequentemente, após instalada a peça que rebaixa a moto, pode ser que ao acrescentar malas e/ou garupa isso faça ultrapassar mais facilmente o limite de carga permitido para a motocicleta, causando consequências indesejáveis. E também concordo que toda alteração "exagerada" na estrutura da motocicleta por causar danos e, por isso, todas as alterações na configuração original da moto devem ser feitas por uma pessoa especializada no assunto.

Obrigado!
Kallás

Otom
18/02/2013, 08:05 PM
Mcarrozza, meu caro, sua T é mais alta que a XT660, então não tem pq vc ficar com esse medo, vá em frente e pega a máquina que vc não vai se arrepender.

Bonsi
19/08/2013, 07:45 PM
Como também não fui privilegiado pela estatura dos deuses, essa sempre foi a minha principal preocupação em relação a comprar uma moto grande. Mas daí eu tenho um grande remédio: sempre me lembro de Gaston Rahier, UM "ANÃO" DE 1,60 METROS que foi bicampeão dos antigos Paris Dakar e tricampeão do Rally dos Faraós além de diversos títulos de motocross e etc na década de 80.

Saca só o tamanho do pigmeu perto das antigas BMWs de rally:
http://img856.imageshack.us/img856/1930/on6t.jpg

Miranda
19/08/2013, 08:40 PM
Umas das coisas mais legais da XT660 é justamente o fato dela ser alta. :D

Christofer
29/10/2013, 10:46 AM
Li o tópico todo, e é isto mesmo, nem na minha fazer eu coloco os dois pés completos no chão. Um sim, outro na ponta! rsrsr. E tenho 1,68. Já andei de Lander e não me dei mal não. Logo a XT que é 1 cm mais baixa que a lander não deve ser tão problemática não. O lance é acostumar com o peso.

Filipe Lopes
29/10/2013, 12:56 PM
Estou querendo d+ tirar uma xt, e ja fui na CC sentar nela para ver como que fico em cima.
Pra mim nao tive nenhum problema, pois sou grande 1,92m
Atualmente tenho problema é com minha atual(Fazer), que me da dor nas costas se eu ficar muito tempo pilotando ela :(

DanWBR
01/11/2013, 04:28 PM
Eu tenho 1,86 e não tenho dificuldade em subir na XT. Mas tem uma coisa, já tive uma Lander e ela era mais alta, porém com amortecedor mais macio e com banco mais fino - igual à minha XL. Mesmo a XL sendo mais alta, nela ela eu consigo encostar os dois pés no chão com facilidade, agora com a XT é um pouco mais difícil porque as pernas ficam mais abertas devido ao banco mais largo. O amortecedor também é mais duro e não baixa quase nada...

RenanRoncarati
12/02/2014, 09:11 PM
Poxa, estou reerguendo o tópico das tumbas aqui. Ante ontem fui à CC adquirir a Xttrator como uns dizem. Saí de uma Tornado (mais alta, poreém susp mais macia e cede mais) para ir para a XT que ainda não chegou. Começei a ler bastante o fórum e comecei a ficar receoso, pois não tive oportunidade de andar na moto e fui logo comprando =/ pois perdi o medo de moto alta andando de tornado.
Tenho meus 1,69cm e peso pouco, bem pouco, nem 70kg. Então, a susp macia da tornado não era suficiente para que eu me equilibrasse com os dois pés. COmo é minha primeira moto (tornado), me acostumei bastante com a altura, sempre respeitando os limites dos pisos irregulares para não tombar.
Irei pedir ao mecânico da CC para diminuir a pré-carga da mola, para eu ir me acostumando com ela mais baixa.
Tomara que eu me alegre mais ainda, falta pouco para a XT660 chegar.

Na dúvida, não acelera, cautela sempre é bom, e irá te dar o prazer de curtir sua moto mais e mais dias.

Max Payne
12/02/2014, 09:18 PM
Assim que der a primeira volta na XT vai se sentir outro... É moto demais!!!

Norath
12/02/2014, 09:26 PM
Relaxa brother, minha opiniao? não vai ser tão dificil. Voce ja teve experiencias com motos trail, no fim é questão de costume. Um pé no chão você com certeza vai conseguir colocar, na minha opinião isso ja é suficiente. No mais, andando agente nem usa os pés hehe. a XT é muito boa de manobrar.

Abraço

Nirlei
12/02/2014, 09:51 PM
Se ainda assim não se sentir "confortável" com a altura, pede para abaixarem a frente. Mas eu creio que, com 1,69 de altura e vindo da Tornado, não terá dificuldade em tocar a motoca. Tive Tornado também e tenho 1,72 e ando de XT tranquilamente.

Abrass.

Toninho Itajai
12/02/2014, 10:13 PM
Eu não compraria, pois tenho 1,80, e gosto de "mono" trator, mas um amigo comprou a "Onda" nc700, acredito ser a moto feita pra gente menor e pão duro, coloco os dois pés com pernas dobradas no chão e a coisa fez na viagem pro Chile média de 24 km/l

RenanRoncarati
17/02/2014, 11:25 PM
hehe, eu estou só com água na boca até agora. A honda tem uma burocracia demorada para depositar a contemplação na CC Yamaha. Acho que final de semana a Xt está por aqui.
Os calçados que eu costumo usar para pilotar, eles já são um pouco altos e dão uma estabilidade legal, são calçados estilo aventureiros, uso macboots e bullterrier (emprestado do véio). Agora para chuva, certeza que vou precisar de uma bota mais elaborada, pois a que eu tenho é solado fino (aquelas de plástico) e vai dificultar com a minha estatura na hora de tocar a XT.
Espero que ela chegue até o fim de semana para já ir ambientando e pegando a malícia dela.
Se o Saci usa uma perna só, porque eu não usaria! kkkkk

Barba
18/02/2014, 02:21 PM
amigo,

quando peguei a negona em 2009, as primeiras coisas q fiz (na verdade foi o mecânico), no mesmo dia q tirei da loja, foram:

1- cortei o guidão no máximo (uns dois centímetros de cada lado, limitado pela curva),

2- aquelas abraçadeiras da suspensão dianteira foram "arriadas" uns dois centímetros também ...

nem mexi na suspensão traseira ... tenho 1,75m e não tenho nenhum problema com a altura dela ...

felicidades

WGripa
18/02/2014, 02:58 PM
Renan, pode ficar tranquilo...
Vai ser facin facin...

Eu tenho 1,74 e ando de Té660, mais alta que a XT660R... E olha, um pé só no chão dá conta, é só se ligar onde parar...

Karla CPS
18/02/2014, 03:31 PM
tenho 1.70 ja andei en Xt660 e a Té do Hugo Falcão de boa até fiquei com vontade de ter uma Té 660...adorei lógico um pé no chão e o outro quase no chão mas é questão de acostumar na té 250eu fico iguala bailarina e ja peguei muita terra com ela mas vou de boa é uma moto leve....

Piazza
22/02/2014, 07:47 PM
Renan,

Tenho 1,65 e ando de XT desde out/2012. Na cc o mecânico baixou a mesa um pouco e não precisou mexer na pré-carga da mola. Relaxa e curte a moto, quer dizer o trator.

Grande abraço!!!

RenanRoncarati
28/02/2014, 05:02 PM
Fala galera,
primeiramente agradecer ao incentivo de todos vocês. a Xtzoca chegou ontem, já estou de posse dela andando. Pedi para diminuir a pré-carga da mola para o mais macio, e resolvi o meu problema, perfeito, fica quase quase na mesma posição da tornado. Estou super satisfeito com a aquisição, é uma baita moto.
Agora falta regular o guidão porque está esticando meus braços.

Um aviso aos "baixinhos", corre atrás do seu sonho que dá. tenho 1,68 e meio, e estou tranquilo na XT, com a mesma segurança que tinha na tornado.

Anwar
28/02/2014, 05:11 PM
Renan, eu tive uma Tornado e achava mais alta que a XT660R! Talvez sejam apenas os ajustes do amortecedor...

Não sei o tamanho das suas pernas, mas já vi muitos motociclistas mais baixos que você, pilotando na altura máxima da XT, é uma questão de costume, o importante é que consiga apoiar pelo menos um pé no chão! Rs.

RenanRoncarati
01/03/2014, 08:59 PM
Verdade,
no momento, para acostumar com o moto, deixei o amortecedor mais macio, já já irei voltar ele para a posição de fábrica, para pelo menos ver como fica. Ela me dá muita segurança para tocar e ainda me equilibro bem melhor nela que na Tornado.

marcosamugakan
03/09/2014, 01:48 PM
Alguém pode me dizer a altura do assento da xt660r da 660x e 660z abs? Tem algum jeito de baixar sem prejudicar a moto? Tenho 1, 72. Abc

Leão
03/09/2014, 02:00 PM
Marcos;

R/ Z/ e Z com ABS
Altura do assento
865 mm
896 mm
865 mm

Aqui comparativo completo; http://www.yamaha-motor.eu/pt/produtos/offroad-motorcycles/Compare.aspx?codes=545830,507601,555137

Eu tenho 1,70, ando de boa, a pouco tempo rebaixei a frente 2 CM sem problemas, melhorou um pouco sim em terrenos mais problemáticos hehehe

Vitor
03/09/2014, 02:21 PM
Engrossando o time dos "pouca sombra", tenho 1,72 (juro que já tive 1,73) e pernas curtas que é pra dificultar mais ainda.
Andar por andar, andamos em qualquer moto, independente do tamanho.
O que incomoda é ficar feito saci, na hora que é preciso estacionar rápido, pra não atrapalhar o trânsito, por exemplo.
Ficar tentando empurrar a moto de ré, com a ponta da ponta do pé, enche o saco... alguns não se importam.
Ás vezes, uma bobeada na hora de parar e é chão... algo comum de acontecer. Tem muitos relatos no site. E lá se vão alguns reais.
Em última instância, pode-se instalar um kit dog-bone, específico pro modelo da moto.
Encontramos prontos na internet (ebay, mercado livre, etc), ou pode ser confeccionado.
Óbvio que como qualquer outra adaptação, tem seus prós e contras.

Monteverdi
04/09/2014, 10:04 AM
Não sei se serve de consolo a alguém, mas tenho 1,69 e ando de XT (quase que numa boa!!:D). Manobrar a moto é difícil, principalmente se tiver aquela "areinha" no chão, mas já me acostumei, com a TE 250 era a mesma coisa..

A coisa fica mais difícil com o banco Erê, pois como ele é mais largo, as pernas ficam um pouco mais abertas e com menos pé no chão.. Na cidade, só uso o banco original. Outro dia andei num G650 e nunca foi tão fácil manobrar uma moto..:D

Inté!

LaerteDaXT
04/09/2014, 10:12 AM
Tenho 1,68 .... A ando tranquilo ... Com alguns cuidados e limitações é claro !!!

Don
04/09/2014, 11:12 AM
Tenho 1,63...ganhei?

E andava de Xt tranquilão, no modo dançando no banco.

Tikim
04/09/2014, 11:57 AM
Tenho 1,63...ganhei?

E andava de Xt tranquilão, no modo dançando no banco.

Putz 1,63? Acho que você levou essa....kkkkkk, colega meu com 1,80 já pena pra andar na Falcon tinha que mostrar seu post pra ele kkkkk..Abraço.

Otom
04/09/2014, 12:42 PM
Pois é, depende do piloto tb., conheci um cara que tinha 1,60 e fazia motocross e só pilotava mais alta que a xt.

Don
04/09/2014, 12:53 PM
Sou o da esquerda e o da direita é um parceiro de viagem (mesma altura) rsrsrrs

http://i404.photobucket.com/albums/pp130/donfloripa/DSC00541_zps19b29fd6.jpg

Fabricio_JLLE
04/09/2014, 01:38 PM
Bom, temos o amigo Robinho de Itajai, que não deve ter nem 1,60 m e ai por tudo com sua tenere66. Quando a vontade, não existe o que impeça.

Tikim
04/09/2014, 03:59 PM
Pois é, depende do piloto tb., conheci um cara que tinha 1,60 e fazia motocross e só pilotava mais alta que a xt.

Otom é os baixinhos com mania de grandeza, rs.

Monteverdi
04/09/2014, 11:44 PM
Caramba... Estou me sentindo um gigante depois de saber da altura (ou baixisse) dos colegas!!:D

Inté!

junioma
05/09/2014, 05:08 AM
Querer é poder!

Leão
05/09/2014, 10:43 AM
Esse é Gaston Rahier, mede no máximo 1,60mt, foi várias vezes ganhador do Rally Paris Dakar.

(...esse cara me lembra um certo DRº daqui)
http://www.as-autogramme.de/rahiergaston.jpg

http://vroum52.com/afriquerallymoto.img/Gaston_Rahier_Paris_Dakar_1984%5B1%5Dbmw.jpg

http://www.rallye-tenere.net/Bilder/Rallye_Website_neu/Jan/GastonaufJ.C.Olivie.jpg

http://www.correiodopovo.com.br/blogs/pitlane/wp-content/uploads/2013/01/gaston.jpg

http://www.advrider.com/forums/attachment.php?attachmentid=216064&stc=1&d=1253311352

Alguns ajustes na moto podem auxiliar os menos providos de altura, mas principalmente, prática e técnica asseguram uma melhor pilotagem. Principalmente no trânsito urbano, que é para e anda direto...

Não se acanhem meus companheiros de pernas curtas, nos pequenos frascos tem os melhores perfumes e os piores venenos!

Kallas
13/12/2014, 11:09 AM
E ae pessoal, escrevo esse post apenas para reforçar a dica (http://xt660.com.br/showthread.php?2473-Decep%E7%E3o-com-a-altura-da-XT660/page5&highlight=kallas). Recentemente, adquiri uma XT 660r 10/10 e, como sou mais baixo (1.63), deixo aqui meu depoimento a respeito da minha experiência para baixar um pouco a altura do assento da moto.
Como disse, anteriormente, nesse mesmo tópico, há diversas maneiras que ajudam a baixar a moto, mas, vou me ater apenas à experiência que tive e vocês verão que não é complicado.

1. Para comprar a moto e ir buscar onde quer que fosse, pedi a um torneiro mecânico para fabricar uma "biela" mais comprida que a original (mais ou menos parecido com isso https://lh4.googleusercontent.com/5QbeJmxBc0TW9MqZy3c4JRWW-B3AA6CcTDhe60hkQ0t9KmFCq5pgu0QyVOR5igrxRgSAvpizzb7 SwKz1r2h6wwVfSr7ZKfO9hUOEBkUbXeb71y8Tzeo - eu disse "parecido", pois, ambos os lados devem ser uniformes) a fim de substitui-la. Pois bem, quando comprei a moto fiz a substituição da peça (que depois descobri que se chama prolink), porém a moto baixou bastante ficando, esteticamente, um pouco desfigurada (o que essa biela faz é apenas baixar a moto e segurá-la numa posição mais baixa. como se literalmente estivessem 2 pessoas sentadas na moto). Mas, enfim, foi o suficiente para montar na moto e levá-la para casa.
2. Estando em casa, levei a um mecânico para fazermos as modificações definitivas. Comprei um alongador de guidão (22mm, padrão, encontrado facilmente no mercado) e instalamos na moto.
3. Em seguida, ele afrouxou os parafusos que prendem a mesa da motocicleta às bengalas da suspensão e baixou-a até a ponta das bengalas quase enconstarem no guidão (ATENÇÃO, não deixe enconstarem).
4. Retirou a "biela rebaixadora" da suspensão traseira e recolocou a peça original.
5. Os cabos de freio, embreagem, etc, ficaram tensionados (o que não é indicado) e o mecânico precisou achar uma nova posição de modo que eles não ficassem tensionados e nem dobrados.
6. Pedi que colocasse a regulagem da suspensão traseira no nível mais macio (isso vai fazer sentir mais as irregularidades do piso, mas, até acostumar com a moto, vale a pena. Depois, quem se sentir mais confortável, muda a configuração para recolocá-la numa posição mais rígida).
7. ..."sobe na moto e vaza" (rsrsrs, paga o serviço antes, obviamente).

Enfim, os procedimentos foram esses. Mesmo assim, não consegui alcançar o chão com os dois pés juntos, porém, como nunca os coloco ao mesmo tempo no chão (herança da XTZ Lander), fiquei apoiado na ponta de um pé e, o outro, na pedaleira próxima ao freio traseiro ou na do outro lado (da alavanca de marcha)... o que, para mim, já é o suficiente para andar bem. Porém, muito cuidado, pois, costurar assim no trânsito (quando os carros estiverem parados, é claro) aumenta o risco de tombar a moto e vai requerer muita técnica e destreza acentuada do motociclista.

Quem quiser, ainda pode pedir ao torneiro mecânico para fabricar aquela biela (ligeiramente mais comprida que a original) para baixar um pouco a suspensão traseira.

ATENÇÃO: ao subir as bengalas da suspensão dianteira, o curso da suspensão, logicamente, vai ficar menor e dependendo do peso do piloto (junto com garupa e/ou carga) há o risco de chegar ao limite numa frenagem mais forte. Certifique-se de que isso não irá ocorrer nas condições em que você pilota a sua moto. Caso contário, suba um pouco menos as bengalas e opte por instalar uma biela um pouco maior que a orignal na suspensão traseira.

Espero ter ajudado. Aos mais entendidos, por gentileza, postem aí condições de risco que o meu conhecimento (ou ignorância) não conseguiu identificar.

Valeu.
Kallás.

Olá moçada! Apenas para completar, conforme o tempo passa a gente acaba descobrindo alguns macetes, então, para resumir o que já fiz a esse respeito:

Removi o banco da XT e mandei em uma loja especializada para que o "emagrecessem" ao máximo. Dito e feito. Depois de pronto, recoloquei o banco na moto e dei uma volta. Ficou perfeito. Não tirou o conforto que já havia e voltei a andar com mais firmeza e segurança como antes, quando o prolink original estava substituído por um de tamanho maior que fazia a moto ficar mais baixa.

Pessoas de estatura mais baixa que pretendem andar de XT podem manter a moto no seu estado original, bastando diminuir um pouco o volume de material do banco. Além disso, também podem colocar um alongador / adaptador de guidão para fazer baixar um pouco a frente da moto, como na citação acima. Fazendo somente isso já é possível baixar bem a moto para os mais baixos andarem (a exemplo, tenho 1.65 de altura). Já testei e não percebi anormalidades na estabilidade e dinâmica da moto nessas condições.

Blz, fica a dica.
Kallás.