PDA

Ver Versão Completa : Dicas para comprar uma boa moto usada

Anwar
26/08/2011, 10:59 AM
Pessoal,

Vamos elaborar uma lista das principais dicas para ajudar os interessados que desejam adquirir uma motocicleta xt660 usada. A lista a seguir será atualizada constantemente.

Sinais de KM rodada:
- Discos de freio riscados ou gastos.
- Relação (marca e desgaste) Original dura 20.000KM em média.
- Desgaste da pintura em baixo do assento.
- Raios enferrujados.
- Corrosão nos conectores.
- Parte cromada do globo ótico do farol queimada.
- Vazamentos (Óleo ou refrigerante do radiador).

Peças que devem estar OK ou desvalorização na moto:
- Rolamentos da caixa de direção (Direção macia e sem calos).
- Suspensão alinhada e sem rachaduras próximo aos parafusos.
- Pneus (Os pneus são caros, atente-se aos pneus que foram frisados).
- Motor (A xt660 faz um barulho razoável de motor monocilíndrico, evidente quando fria).
- Pastilhas de freio dianteira e traseira.
- Soldas na parte traseira do quadro são indícios de que o frequentemente carregava-se peso.
- Jogo de ferramentas sob o assento.
- Peças originais guardadas.

Importante! Ao adquirir uma motocicleta usada, faça a substituição dos seguintes ítens:
- Óleo do motor (obrigatoriamente)
- Filtro de óleo (obrigatoriamente)
- Verifique se o refrigerante está no nível e dentro do prazo de validade.
- Verifique pastilhas de freio

Corrijam e implementem! Abs.

Magrin
26/08/2011, 11:08 AM
boa dicas ...

Zé Graff
26/08/2011, 12:08 PM
Buenas Anwar,
mto boa idéia a criação desse tópico.
Com certeza, mto útil.
Abraço

Willian Neves
26/08/2011, 12:48 PM
Bom dia Pessoal, em primeiro Lugar parabenizo pela ideia do tópico, sempre podemos aprender mais.

Bom Se eu fosse comprar uma XT 660 hoje com 30, 40 ou 50 mil km faria o seguinte.

Trocava, Óleo do motor e filtro (R$50), Fluidos de freio(R$10), óleo da suspensão dianteira e dois retentores (R$150), os 5 rolamentos de Roda (R$ 100), 02 Pastilhas de freio (R$50), Pneus e câmaras novas vacina e balanceamento (R$ 700), Lubricaria com vaselina liquida e ou WD40 os cabos de acelerador e embreagem ( R$ 0,00 ) Filtro do AR (R$ 35,00) Relação completa nova, coroa e pinhão site da vaz e corrente DiD "VD" a que é buxa solida, ((R$400,00) Lubrificaria a Balança, e os rolamentos das caixas de direção.

Estas manutenções acima são o básico para se ter uma moto pronta para qual quer viagem... É claro que vc vai poder Avaliar como a moto esta na hora que esta comprando, e decidir o que deve ser feito urgente ou não...de acordo com sua disponibilidade de $$$...

O desgastes das pedaleiras pode dar uma boa ideia do uso da moto, ver se o pezinho não foi soldado. se os parafusos do cabeçote estão originais e ou já cheios de marca de apertos, aqueles parafusos plásticos da tampa do lado direito que se retira para ver o ponto quando se regula as válvulas....

Por EX. Troca de oleo, fluidos pastilhas de freio e filtro devem ser feitas de imediato.... pneus vai depender do desgaste... já a lubrica-são dos rolamentos de caixa e direção e balança pode esperar um mês ou dois, mas é bom fazer para ter certeza da moto que tem e evitar gastos maiores no futuro...

Se não der para trocar a relação troque pelo menos a emenda, o bom é trocar de 5 em 5 mil...

Willian Neves
26/08/2011, 01:21 PM
As peças que geralmente ficam Guardadas:

Bolha original
Banco original,
alças pois as mesmas saem para colocar o suporte de malas
Protetor do freio traseiro para colocar o anti spray
Protetor da corrente para colocar o ant spray
Pezinho original para colocar o cavalete bilateral

A retirada destes acessórios para colocação dos citados caracteriza uma moto de viagem.

WGripa
26/08/2011, 01:39 PM
Muitas boas dicas.

Atobá
26/08/2011, 02:05 PM
Um teste importante é:
Leve a moto até 50/60 kms por hora e solte as mãos do quidom e veja se ela segue em linha reta e se não tem balanços estranhos.
Isto pode indicar problemas nos pneus,rodas(alinhamento/balanceamento),cx de direção e até no chassis.
Agora o melhor mesmo é conhecer o passado da moto e o dono.Isto vale uma grana a mais.

Leonardo13
14/09/2011, 07:56 AM
Anwar acho que faltou colocar partes plasticas, pois qualquer risco o prejuizo na hora de trocar é grande, escape original, esta saindo em torno de 12 mil reias, ja nas 2008 oara baixo esta saindo 6 mil nas CC, outra coisa que tem que ser levado muito em consideração, então: Parte plastica(carenagens) tem que estar em excelente estado, e escape em bom estado, e se a moto estiver com escape esportivo exija o original !!Achei legal que adicionasse ai !!

MayconLima
15/09/2011, 12:54 AM
ÓTIMAS DICAS, quando a desconfiança se foi alterado a quilometragem da moto esta peças acabam denunciando..:icon_cheers:

Neco
13/10/2011, 07:40 PM
Prezado Anwar,

Acrescentaria a existência da chave reserva vermelha na lista de verificação.

Digao Ramos
23/01/2012, 04:29 PM
Galera! to seco pra pegar a minha XT! tava com tudo certo pra pegar uma "filé" mas ela foi vendida, agora to pra fechar com uma outra que tb está muito boa, mais bonita e conservada que a que eu ia pegar antes. Eis que o cara a yamaha me liga e fala que a moto não tem chave reserva nem manual, disse que qdo eles compraram a moto o dono que tirou ela zero deixou a moto lá e ia voltar pra trazer a chave reserva e manual, e dai não voltou mais....

Eai? q q vcs me falam, qdo custa uma copia de chave da XT?
Quais os problemas da moto não ter chave reserva? além do ex dono dela ou qualquer um q tenha chave poder ligar ela e ir embora?

Digao Ramos
23/01/2012, 05:02 PM
Ai galera, preciso saber qual a diferença da chave preta normal pra chave reserva (a vermelha).
Vamo lá pessoal ia comprar a moto amanha cedo, agora já não sei mais...

Saulo86
06/05/2012, 12:43 AM
A minha comprei com manual e chave reserva, mas a chave reserva é preta, qual a diferença ??

Tomasini
13/05/2012, 12:27 PM
Ótimas dicas...estou para fechar a compra de uma, já fiz algumas verificaçoes, mas com as dicas dos colegas, vou melhorar as verificaçoes. Obs.: Na minha opiniao, pequenos riscos (abas, adesivos) nao sao motivos cruciais para nao comprar uma XT.

Leonardo13
13/05/2012, 06:52 PM
Tomasini, sinto ter que contrariar vc, mas isso tem que ser levado em consideração sim, pois o preço dessas peças são um absurdo, só de pensar em que o kit de abas com adesivos custa em torno de 1 mil reais, ja é um ponto em que vc tem levar em consideração o estado delas, pois se vc não quiser reparar isso, pode ter certeza que um dia em que vender outro comprador irá verificar e talvez desvalorize sua moto por causa disso, e pior ainda dentro desses 1mil reais nesse kit de abas do tanque o mais caro por incrivel que parece são os jogos de adesivos !!!

Pierozan84
14/05/2012, 04:45 PM
Ai galera, preciso saber qual a diferença da chave preta normal pra chave reserva (a vermelha).
Vamo lá pessoal ia comprar a moto amanha cedo, agora já não sei mais...
A chave vermelha é a de codificação das duas chaves pretas. Confere no manual que tá bem explicado a diferença e o funcionamento de cada uma.

Tomasini
17/05/2012, 03:57 PM
Salve pessoal, alguém poderia me dar uma ajuda, analisando a foto de um lado do motor da XT? Estou quase fechando negocio, mas essas marcadas de desgate (motor e acionador), risco e a mangueira esfiapando estao me deixando em dúvida.

Agradeço a atençao. Fico no aguardo.
http://www.moto.com.br/anunciosv2/anuncio/moto_yamaha_xt_660_r-485290.html

Tomasini
17/05/2012, 04:05 PM
Nao estou conseguindo postar a foto...alguem auxilia?

Tomasini
17/05/2012, 04:07 PM
Foto abaixo....

Tomasini
17/05/2012, 04:15 PM
http://images.orkut.com/orkut/photos/QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vF4GdlUizWy4cFgTG10rvOH6 Zoz4zDWBg4sxxEAcb7UWq0LfIXXZ_X0W8_pBQBAVOeBnJaI0YJ MUlSZWUmKQNVAJtU9VAswgLeijHkKYql2euYaN5fdAkyqg.jpg

Rafael Martins
17/05/2012, 11:16 PM
Pelas fotos parece que a parte de cima do motor teve q ser trocada?

Tomasini
17/05/2012, 11:34 PM
Pelas fotos parece que a parte de cima do motor teve q ser trocada?

Também achei isso e perguntei, ele disse que nao. Li um pouco aqui no forum sobre esse descascado e vi outros que passam pelo mesmo problema.

Tomasini
17/05/2012, 11:36 PM
Estou olhando outra XT também, uma 2006, com 77.500Km. Pelas fotos e informaçoes, ela esta maravilhosa. O cara aceita a minha Falcon 2008 e mais 7.500 reais.

Mas a dúvida é: MUITO RISCO PEGAR UMA MOTO COM KM TAO ALTO?

O dono diz que nunca trocou as pastilhas dianteiras, é possivel?

Gostaria da opiniao dos companheiros mais experiente e vividos no mundo XT...

Agradeço demais.

Tomasini
20/05/2012, 08:46 PM
Por favor, opinioes companheiros...

Anwar
21/05/2012, 12:00 AM
Para uma pastilha durar tudo isso, a moto, no mínimo, deve rodar só em estrada!

MayconLima
07/08/2012, 02:50 PM
Se lavar com produtos químicos, causa esse desgaste tambem.

Soueu
07/08/2012, 05:14 PM
Pedaleiras raspadas, base dos garfos dianteiros raspados, pedal de freio traseiros raspados ou arranhados, pedal do câmbio raspados, pontas das maçanetas, ou manetes raspadas, ou c/ bolinha torta, guidão desalinhado, entre outros, são sinais de tombo. Embora a lógica afirme que moto foi feita para cair (rsrs)...mais a gente teima em deixa-la em pé.
Borrachas em geral são bons sinalizadores de uso.

Mais importante que encontrar uma moto tecnicamente em ordem, é uma que também esteja juridicamente também em ordem.
Não basta estar com os tributos pagos, licenciada, se financiada c/ procedimento de liberação do gravame, Dpvat quitado e isentas de multas, ou pagas. Não pode haver pendências juridicas. Muitas pessoas dão seus veiculos como garantia em cobranças judiciais. Se o credor pedir a busca e apreensão do veículo e esste já estiver em outras mãos, este último perde a posse e vai ter que se ver com quem lhe vendeu. Existem muitas separações matrimoniais, ou de companheiros que vem requerer judicialmente a partilha dos bens e pode ser que um desses bens seja a bela e perfeita moto recém adquirida, mas já requerida judicialmente por outra parte. E assim, ações trabalhistas, etc.
Há de se verificar bem a procedência. Tem de saber de quem está comprando, ou fazer uma minuciosa pesquisa.

Vou citar um ex.
Em uma cobrança judicial de alugueis atrasados, o devedor deu como bem a penhora uma moto e fez um acordo (oficial) para parcelamento da dívida. Passando um tempo e não tendo o devedor cumprido o acordo, foi pedido a entrega do bem penhorado.
Do período em que ele deu a moto em garantia e o pedido de execução foram mais de 6 meses e nos documentos da moto nada consta sobre a penhora. O devedor pode ter vendido a moto e o comprador inocente creu que estava tudo em ordem ... Bem, a conclusão do caso é o óbvio.

Soueu
07/08/2012, 05:50 PM
Por favor, opinioes companheiros...
Se a moto estiver com manutenção em dia, penso que a km é fator menor. Pois o motor da XT usa materiais que garante longevidade quando usado respeitando seus limites. A gente vê os caminhonetes toyotas, willys, chevrolet...dos anos 60 ainda trabalhando duro sem dar mole. Imagine se o produtor rural cogitasse sobre km ? Estaria só de caminhonete nova e em muitos casos inviabilizaria o negócio. Esse é um exemplo entre muitos outros.
Minha moto está chegando nos trinta mil km e a pastilha dianteira é original e está muito longe da marca limite, as da traseira já substitui, mas só ando em rodovias, passeando e bem maneiro.

Viny
12/12/2012, 11:03 PM
Companheiros, Boa noite!

Pesquisei neste tópico antes de adquirir a minha XT USADA.

Quero repassar mais um dica valiosa: Verificar funcionamento da Ventoinha!
Fiquei atento às dicas citadas.
Levei em um mecânico de minha confiança (da própria CC Yamaha) e ele deu o aval positivo para a compra.

Ano 2009. Km: 19,800.

Nas poucas vezes que desloquei de casa para o trabalho, ela estava esquentando muito. Acendia constantemente a luz de superaquecimento.
Encaminhei-a para a revisão dos 20.000 e no ato o mecânico constatou, a VENTOINHA está totalmente TRAVADA.

Caso não fosse possível destravar o mecanismo, o prejuízo seria superior à Mil Reais (numa ventoinha nova na Yamaha).
Felizmente, o camarada conseguiu destrava-la. Mas, por consequência o som emitido quando ela se ativa ficou elevado.

Dessa forma, fica a dica, para se verificar este ítem, que pode fazer a diferença no ato da compra.

Abraço!

***BQN***
23/06/2013, 01:36 PM
Esse site faz uma varredura completa do veículo que vc pretende adquirir.

http://www.carcheck.com.br/

sergioBSB
23/06/2013, 07:25 PM
Olá,

ótima idéia, bom pra ficar atento e rever alguns itens a conferir.

abss

Quartieri
12/06/2014, 12:56 PM
Muito bom!! Pena eu não ter lido este tópico antes de comprar a minha moto. Fica a dica para os amigos!
Abç

Fabricio_JLLE
12/06/2014, 01:36 PM
Lido e relido este topico, anuncio meu UP, Comprei uma XT2009 vermelha com "barbaros" 6 mil km (pneus, discos de freios, pintura, estado de zero) comprovam, tambem duvidei quando fui ver!

Explicação: A esposa não acompanhava e ele não tem amigos para acompanhar nos passeios ( azar o dele, sorte a minha):D:D:D:D:D:D:D

Nirlei
12/06/2014, 02:27 PM
Que beleza, Fabrício! Bota fotos da motoca. Igual a essa, deve ter muitas. Meu primo, a um tempo atrás, comprou uma XR200R das primeiras, com cerca de 10.000 km rodados. Na época, tinha uma XR200R 2001 e a dele era muito mais nova que a minha.

Parabéns pelo achado.

Abrass.

Tomasini
12/06/2014, 03:05 PM
Lido e relido este topico, anuncio meu UP, Comprei uma XT2009 vermelha com "barbaros" 6 mil km (pneus, discos de freios, pintura, estado de zero) comprovam, tambem duvidei quando fui ver!

Explicação: A esposa não acompanhava e ele não tem amigos para acompanhar nos passeios ( azar o dele, sorte a minha):D:D:D:D:D:D:D

Show Fabrício...apresente o Xtzão pra nós no showroom...

Parabéns...Abraço

LuizLima
12/06/2014, 06:28 PM
Parabéns!!!!! . . . . Sorte com a Rubra!!!!!! Abçs