PDA

Ver Versão Completa : ECU 2008 x 2009?

Joao_Claudio
09/03/2011, 10:45 AM
Caros colegas de forum!
Estou para compra uma XT660, sei q existe diferencas na ECU da 2008 para a 2009, o que mais muda na moto?
Qual ECU e melhor? Pq mais nova a principio nao quer dizer melhor, a principio q polui menos.

Abraço a todos

Barah
09/03/2011, 12:00 PM
A partir de 2009 a ECU utiliza sensor de O2 para atender a legislação ambiental com menor índice de emissão de poluentes. Para maioria dos usuários... pode comprar qualquer uma que não vai perceber a diferença.

Joao_Claudio
09/03/2011, 01:34 PM
Qual da para acertar melhor? A unica diferenca é o sensor? Ele faz o close loop em q condicoes? Tem como acertar a ECU das 2008 e 2009? Mesma coisa? Pq o power commander é diferente. E no caso de trocar escape e filtro?

Barah
09/03/2011, 03:19 PM
Se quer ter mais liberdade para modificar o rendimento do motor é melhor escolher sem sensor de O2...

Trocar escape, filtro, instalar PC... prefirto trocar de moto. Até onde conheço o sistema de injeção da XT66 foi para tentar estabilizar o motor nas trocas de marchas. Como gosto de viagens longas, não altero o motor pra não gerar manutenção além no usual.

Joao_Claudio
09/03/2011, 04:23 PM
Na verdade, tenho intencao de por filtro e escape pois os escapes esportivos tipo akrapovic leo vince sao bem melhores e bem mais leves q os originais, fitro K&N tb acho bem melhor, no entanto isso altera a forma como o motor respira necessitando ajuste de mistura, gostaria de ter mais informacoes de como trabalha a ecu dos 2 modelos. Nao creio q escape e filtro altere durabilidade nem aumente a manutencao do motor. Mas sim aumenta a potencia e teoricamente reduz o consumo devi a potencia ser gerada atraves de melhora do "pump lose".

Barah
09/03/2011, 05:07 PM
"Mas sim aumenta a potencia e teoricamente reduz o consumo devi a potencia ser gerada atraves de melhora do "pump lose"." O motor da 66 já é econômico, diminuir a restrição da entrada (filtro) e da saída (escape) facilita o motor respirar melhor. Com o motor mais solto pode tender a gastar mais combustível pelo prazer de acelerar, assim precisa definir o que vair querer: a economia é totalmente dependente da velocidade que a mão direita faz girar a borboleta do carburador.
Se instalar um PC e não tiver a manha sobre o assunto pode te deixar na mão sim, pura e simplemente pelo fato de fazer uma conexão errada: pronto, está feita a manutenção e se não estiver na porta de casa vai passar trabalho.

akrapovic na XT66... paro por aqui. Se estivéssemos conversando sobre uma F800GS estaríamos discutindo melhor.

Joao_Claudio
09/03/2011, 05:41 PM
A verdade é esta mesma depende de como enrola o cabo!!!!! E este lance de economizar é so pra justificar o dim gasto mas na verdade é para acelerar mesmo, mas andei vendo a curva de torque com o akrapovic ele da ganho em rotacao media e isso da mais conforto pra pilotar apesar q isso sobra na xt.

e sobre a F800GS........
Ainda chego lá!!!!!
Por enquanto vou de XT mesmo!!!!!!!