PDA

Ver Versão Completa : Como manter o odômetro da XT660 na mesma KM

Herbert.Zgoda
03/01/2011, 02:13 AM
Olhem só este vídeo. O cara que quiser agir de má fé pode fazer isso e depois vender uma moto com Km maior do que o odômetro estiver marcando no painel. Sacanagem não é? Isso :nao: é certo!

Será que isso só aconteceu com a moto deste cidadão ou acontece com qualquer XT660? :confused:

http://www.youtube.com/watch?v=Q05q9hPscwc&feature=related
(http://www.youtube.com/watch?v=Q05q9hPscwc&feature=related)

Calvin
03/01/2011, 08:05 AM
Na boa, eu nem daria visibilidade pra um assunto desse tipo.

Isso só ajuda malandro e prejudica quem age corretamente.

Arnilton
03/01/2011, 08:23 AM
Serve para quem for adiquirir uma XT ter mais atenção na hora de comprar.
Aqui o video é bloqueado eu não posso ver, tem algum video em braile ? ou alguem poderia traduzir p mim?

Calvin
03/01/2011, 09:08 AM
Acho que atenção na hora de comprar qualquer veículo todos temos que ter, independente da facilidade ou não de cabritar o painel.

Arnilton, no vídeo o camarada aparentemente coloca o painel em modo programação, pois com a moto desligada ele faz com que através dos botões no painel ela exiba o texto C1 na tela. Aí ele dá partida e sai pra andar sempre com essa mensagem na tela, sem exibir velocidade ou qualquer outra informação. E após 120km rodados ele desliga e liga a ignição e o painel volta marcando no hodômetro, o mesmo KM que estava antes dele fazer a mutreta.

Coisa de espertalhão. Legal é que aparece a placa da XT no vídeo, pra quem quiser comprá-la depois, sem medo é claro.

acdurigan_piu
03/01/2011, 09:11 AM
desculpe o comentário no topico, porem sou comerciante, nunca agi de má fé mas tem TROUXA q gosta de ser engado!!! pois ja vi muito isso
ex: tenho carro com 100.000 150.000 km originais ai o cara vem e fala q é rodado e tal ai ele vai em outra revenda o carro tem 50.000km isso claro depois de uns 3 tombos ai ele vai e compra o outro pois a km é mais baixa.
Tem gente q pede p/ ser enganada, mesma coisa moto.
ex. tem amigo meu q é piloto, se imagina a manutenção da moto, XT660 2005 com 30.000, o cara troca filtro a cada troca usa MOBIL 1 100% sintetico a cada 3000, pneus só michelin, revisão no mecanico particular dele a cada 10.000km, só lava moto com agua quente, ai vem um MANÈ e fala q jamais compraria moto dele pq ele acelera muito!!!

desculpe mas aqui no forum é um caso a parte, mas a grande maioria dos clientes quer coisa com baixa KM e eles nem veem o estado de conservação da moto!!

Ricardo XTRed
03/01/2011, 11:31 AM
Na boa também Herbert, concordo com o Calvin, nem difundiria uma informação desta ( dica aos mal intencionados). Outra coisa, o cara perde todo o controle da moto, não marca a velocidade que a moto esta andando (falta de segurança), e sobre as manutenções da moto, a mesmo deixa de saber a hora certa de trocar o óleo e fazer as revisões programadas, pura ilusão. Prefiro comprar uma moto com a quilometragem alta, do que uma perdida em suas manutenções. Não vale o risco. :vlw_1:

Abraço

Anwar
03/01/2011, 11:45 AM
Espero que a Yamaha esteja ciente deste "bug" e futuramente possa corrigir.
E outra, alterar a KM desses paineis digitais não é nenhum problema!

Herbert.Zgoda
03/01/2011, 02:45 PM
Eu tb não concordo com este tipo de ação (nunca fiz isso) e nem de divulgação, mas infelizmente o vídeo já está no Youtube. A minha pergunta é se isso acontece com outras motos, pois se a resposta for SIM então a Dona Yamarra mais uma vez deu bobeira em não ter identificado este problema e nem tê-lo corrigido ainda (existe recall pra isso?). Seria bom ver se alguém tem contato com a Fábrica e esclarecer este assunto para ver se ele já foi sanado. Mas como disseram aqui, mesmo assim, quem quer dar uma de espertalhão vai encontrar outra maneira de burlar o odômetro. No Youtube este vídeo pode acabar incentivando a ação de má fé. Mas a idéia aqui foi de promover a informação deste bug e até mesmo a busca por uma solução nas próximas motocas que sairem de fábrica. Mas se os membros do XT660 considerarem que este tipo de informação (aqui neste tópico) pode incentivar quem frequenta o nosso Clube a agir de má fé, então eu concordo em excluir o tópico.

Arnilton
03/01/2011, 03:05 PM
Valeu Calvin.

Mas pelo que o Calvin falou acho q ninguem vai andar milhares de Km sem velocimetro, pq 120 km sai na urina.

Anwar
03/01/2011, 03:13 PM
Herbert,

Eu dúvido muito que os colegas façam isso, já imaginou toda vez que for ligar a moto fazer esse procedimento? Maior perca de tempo!
E outra, o cidadão que faz isso não dá o mínimo valor para a moto, então certamente essa moto indicará por outros meios a sua real quilometragem.

Herbert.Zgoda
03/01/2011, 06:12 PM
É verdade... acho que se o malandro quiser fazer isso ele vai fazer de outra forma bem mais fácil. Outra coisa, sobre o autor do vídeo, acho que ele também queria alertar sobre o problema. Eu assisti o vídeo só uma vez e não senti que ele estava divulgando a "malandragem" e sim o "bug". De qualquer forma o negócio é ficar bem esperto na hora da compra da moto para não ser enganado.

Barah
03/01/2011, 07:30 PM
Sai mais barato pagar para alterar o odômetro ao contrário de ficar rodando sem informação. Não é BUG da ECU e partir de 2009, pra evitar apurrinhação alteraram o SOFTWARE para poucos metros de rodagem sair da tela de manutenção: desconheço ter que rodar 120 km para trocar de tela. Ou roda nesta tela até o vivente quiser ou volta ao modo normal em poucos metros (depende do ano da ECU).

São raras as XT66 rodadas... tem muitos mais detalhes entregando a moto surrada: km marcada no odômetro engana mais que ajuda.

paruvitu
03/01/2011, 07:44 PM
Isso é bem antigo... Sempre soube disso, mas nunca nem tive curiosidade de testar...

Botar em diag toda vez q for rodar deve ser um saco!

Ricardo XTRed
03/01/2011, 10:20 PM
A minha que é 2009, em um teste que fiz com o contagiro, percorreu uns 2km sem alterar o modo de tela. :pensando:

Então, para quem for comprar ela no futuro, saiba, a mesma tem 2km a menos. :gargalhada:

Abraço

AMorlin
04/01/2011, 12:27 AM
Pessoal,

Esse vídeo do Candango é bem antigo, na época fez o vídeo como forma de alertar o pessoal e foi bastante criticado por isso.
Ele já esteve aqui em Fortaleza várias vezes, e é gente boa.

Eu mesmo não teria coragem de rodar muitos km sem painel, mas como disseram acima, tanto é fácil de se voltar o painel como tem gente que gosta de ser enganado.

[]´s

Calvin
04/01/2011, 09:51 AM
Herbert, na Lander não é possivel colocar o painel em modo programação apenas através dos botões. Porém é possível entrar na tela que exibe o contagiros digital em números (o contagiros principal é em barras), porém só funciona com a moto em ponto morto, assim que você aciona a primeira marcha o painel volta para a tela normal.

Vale lembrar que o projeto da lander é mais novo que o da XT660, então por isso não tem a mesma brecha da XT. E a dona Yamaha é teimosa feito uma porta para se dar ao luxo de anunciar um recall ou ao menos corrigir a versão nos modelos posteriores da própria meia meia, já que pelo visto isso ocorre até mesmo nas motos mais novas.

leotão
24/05/2011, 01:23 PM
Malandro eh o gato que nasce de bigode e mora no telhado pra nao pagar aluguel!!!!!!

O maior otario é aquele q pensa q o outro é otario!!!

só isso q tenho a dizer.

TiagoDePieri
27/02/2012, 07:55 PM
Porra bicho nao sabia disso. que merda. A yamaha fazer recall é dificil. Porque são pecas caras ventoinha/ odometro e outras coisas. tenho uma fazer tambem fizeram dois mas era peça de 20 pila. Os bichos são f...

victorhmata
14/03/2012, 03:28 PM
Que foda isso hein? Mandei um e-mail para a Yamaha alertando sobre o assunto (que obviamente eles já sabem ha tempos...), mas não custa nada eu fazer minha parte.
Pô, tem hora que eu fico indignado com os "cuidados" que a yamaha tem com os seus produtos...

Otom
15/03/2012, 05:35 AM
Por essa e outras que não gosto de comprar motos usadas.