PDA

Ver Versão Completa : Existe sensor de descanso lateral no paralelo?

Gabriel 66 black
08/12/2010, 04:58 PM
Pessoal,
a luz de neutro parou, consigo engatar neutro mas ñ consigo ligá-la, só com a embreagem acionada..
e como dizem que a queima da ECU parte de um problema relacionado ao sistema de descanso lateral, ta na hora de trocar o mesmo
antes que o cardo engrosse.. alguém sabe se existe essa peça paralela mais baratinha? pois ñ achei nd na net.. valew

Alexandre
08/12/2010, 06:03 PM
Vixe, precisamos do socorro do Barah!!! :D

Barah
08/12/2010, 06:38 PM
Arrume o sensor da indicação da posição NEUTRO... se fosse o descanso lateral a moto não daria a partida ao apertar a embreagem. Falhar estes sensores é normalíssimo e nada afeta a ECU

Por partes, verifique o cabeamento do sensor... pode resolver somente corrigindo as conexões elétricas. Em último caso a troca do sensor - desconheço similiar no comércio paralelo.

Abraço

Leonardo13
11/01/2011, 09:32 PM
Amigos meu problema é o reverso do amigo, no meu caso sem ter como escapar me vi encurralado dentro de uma enchente aqui em sampa que foi inevitavél não deixar a moto entrar na água pois a agua subiu muito rápido, prejuizos: troca do óleo da moto, troca do filtro de ar, filtro óleo, vela, menos mal ainda bem que não fundiu o motor, mas um negocio que me deixou com a pulga atrás da orelha e o c... na mão foi !!! O descanso lateral não funciona mais, poís é isso aconteceu ontem, hoje quando trouxe a moto da auto peças para trocar tudo fui parar a moto, e quando puxei o pé lateral engatada ela não morreu, estranhei na hora !
Ai fica a dúvida alguém la passou por isso: o descanso laterla ou pé de apoio não funciona mais e não dá nenhum erro no painel
Obs: Minha moto ja foi vacinada do erro 19.

Leonardo13
11/01/2011, 09:47 PM
Gabriel na minha Xt600 antiga aconteceu isso também e era um fio solto perto do pézinho de marcha que serve para o neutro, se não me engano tive que tirar o guarda pó da moto onde fica o pinhão da moto ok. Espero ter ajudado mas o problema que vc diz parece ser o mesmo e não na ECU

Anwar
11/01/2011, 10:19 PM
Leonardo,

Isso pode acontecer se você simplesmente soldou um novo diodo sobre o queimado ou se fez o jump nos fios do sensor.

Barah
11/01/2011, 10:53 PM
Leonardo, o descanso lateral abre o contato quando baixa o mesmo para apoiar a moto. É um contato aberto que fecha quando recolhe o descanso (para cima), fechando o circuito com o quadro da moto. Como mencionou ter enchido d'água o sensor, pode ocorrer curto-circuito do sensor para o quadro da moto, por isso o motivo da moto não desligar ao baixar o descanso. O conserto da ECU (vacina) foi feito há tempos e funcionava numa boa: desmonte o sensor do descando lateral, faça limpeza (WD é bom pra isso) com grande chance de resolver esse problema.

Abraço

Gabriel 66 black
12/01/2011, 03:38 PM
Gabriel na minha Xt600 antiga aconteceu isso também e era um fio solto perto do pézinho de marcha que serve para o neutro, se não me engano tive que tirar o guarda pó da moto onde fica o pinhão da moto ok.
Espero ter ajudado mas o problema que vc diz parece ser o mesmo e não na ECU

Na mosca brod, fui olhar e era isso msmo, um fiozinho solto perto do pezinho do câmbio, ultimamente a luz de neutro começou a piscar qdo em movimento pelo jeito é algum tipo de aterramento, amanhã cedo vou ver direito e aproveito pra tirar umas fotos..

Leonardo13
13/01/2011, 02:47 AM
Gabriel, que bom que foi só isso :paz_amor:, ainda bem que existe um forum como este para ajudarmos uns aos outros. Assim como no meu caso rsrsrs.:obrigado:

Leonardo13
13/01/2011, 02:59 AM
Leonardo, o descanso lateral abre o contato quando baixa o mesmo para apoiar a moto. É um contato aberto que fecha quando recolhe o descanso (para cima), fechando o circuito com o quadro da moto. Como mencionou ter enchido d'água o sensor, pode ocorrer curto-circuito do sensor para o quadro da moto, por isso o motivo da moto não desligar ao baixar o descanso. O conserto da ECU (vacina) foi feito há tempos e funcionava numa boa: desmonte o sensor do descando lateral, faça limpeza (WD é bom pra isso) com grande chance de resolver esse problema.

Abraço

Barah digo o mesmo do Gabriel, vc acertou na mosca, nem precisei desmontar toda a fiação e ficar caçando o defeito apenas retirei o sensor e joguei muito WD e fiquei acionando constantemente quando coloquei no lugar estava resolvido, resumindo o sensor da XTR não é de confiança quando deveria aguentar esse tipo de situação, obrigado a todos, Anwar por um instante pensei que era esse o problema anteriormente, pois chegou em algum momento a aparecer novamente o maldito erro 19 no painel, mas quando religuei a moto voltou ao normal foi ai que percebi que era osmarcontato do sensor msm, e não apresentou mais ! :danca: :vlw_1:

Leonardo13
18/01/2011, 08:36 AM
E ai pessoal, como todos sabemos passei por uma enchente recentemente e os sensores da moto não deve ser bem isolados, ou não suportam tal intensidade de aguá, pois ontem apresentou outro problema parecido com o anterior, pois agora a moto esta ligando engatada coisa que não fazia antes , nem minha XTE fazia isso, acho até que é por medida de segurança, e para que não achem que o problema é o pezinho eu testei abaixei ele, e a moto desliga normal, mas não era para ligar a moto com a marcha engatada, não tenho ideia do que poderia ser alguém poderia dar uma luz, estou sem condições no momento de levar na yamaha por causa da enchente gastei quase 400 pilas desprevenido, isso com mão de obra e tudo, tive que trocar o oléo da moto 3 vezes até sumir todo o residuo de agua isso em uma semana !

Magrin
18/01/2011, 08:57 AM
BLZ tenta lavar com anti lubi lubrificante contra ferrugem ok ...

vini
08/06/2011, 12:18 AM
A ecu da minha xt foi substituida na garantia junto com a unidade imobilizadora. Porem! O caso e que com a ecu nova quando o descanso esta para baixo e a marcha engatada sem acionar a embreagem ela nao liga. Porem nao sinalisa nada no painel.E normal. ou ela deveria sinalizar codigo 19.

Leonardo13
08/06/2011, 04:11 AM
A ecu da minha xt foi substituida na garantia junto com a unidade imobilizadora. Porem! O caso e que com a ecu nova quando o descanso esta para baixo e a marcha engatada sem acionar a embreagem ela nao liga. Porem nao sinalisa nada no painel.E normal. ou ela deveria sinalizar codigo 19.
Vini dessa forma é o certo, se antes não estava assim estava realmente com defeito.

Com a ECU funcionando normalmente a moto não liga quando:

Descanso lateral abaixado + marcha engatada.
Com marcha engata + descanso lateral recolhido + sem puxar a embreagem

Ela liga normal quando:

Descanso lateral abaixado + Neutro
Marcha engata + Descanso lateral recolhido

Se eu me equivoquei me corrijam !!!

vini
08/06/2011, 10:29 PM
Vini dessa forma é o certo, se antes não estava assim estava realmente com defeito.

Com a ECU funcionando normalmente a moto não liga quando:

Descanso lateral abaixado + marcha engatada.
Com marcha engata + descanso lateral recolhido + sem puxar a embreagem

Ela liga normal quando:

Descanso lateral abaixado + Neutro
Marcha engata + Descanso lateral recolhido

Se eu me equivoquei me corrijam !!!

So que quando isso acontece ela nao indica o codigo 19.Esta certo? Ou ela deveria indicar o codigo 19?

Leonardo13
09/06/2011, 05:42 AM
Vini se ela esta exatamente do jeito que citei, ela esta em perfeito estado, e não deve aparecer o codigo 19, caso a sua moto não esteja do jeito sitado ai, provavelmente esta com problema na ECU, logo pode ocorrer o problema do codigo 19, mas isso só ocorre se for defeito, não é normal, e quando acontece sua moto não liga mais, ai é só fazendo o reparo (tem aqui no site o conserto), ou trocando a ECU.
Mas respondendo sua pergunta o codigo 19 só da se tiver erro nesses sistemas de seguranças que mencionei nesse caso a moto não anda mais, caso contrario o erro não aparece e vc continua numa boa andando !!!ok

vini
09/06/2011, 03:41 PM
OK! Valeu!

Andarilho
17/11/2011, 09:07 PM
Blz amigos! Estou com problemas parecido no sensor do descanso lateral, luz do neutro fica quase o tempo todo acesa e o sensor nao cumpre a funçao de segurança! Alguem ja desmontou o sensor ? Se desmontado tem acesso a limpesa e secagem? O que da pra fazer? Aguardo resposta . Abraço

Leonardo13
17/11/2011, 10:40 PM
Andarilho de uma olhada na resposta que postei para o Gabriel um pouco mais no começo desse topico, post 5 e vê se sana sua duvida:
Para ficar mais facil esta aqui o link !
http://xt660.com.br/showthread.php?1343-Existe-sensor-de-descanso-lateral-no-paralelo&p=18000&viewfull=1#post18000

Leonardo13
17/11/2011, 10:42 PM
Isso não parece ser problema do sensor não ok ! Pois o sensor de descanso não é responsavel em ligar a luz do neutro no painel, isso é apenas um fio solto!

LVZA
18/11/2011, 02:21 AM
Se for sensor do pezinho ou manete; experimenta desmontar, limpar e lubrificar, se continuar, ai compra outro. Até minha antiga caminhonete, o sensor do freio parou de funcionar (travando o cambio automatico) e era sensor sujo, voltou a funcionar depois de zerado na ECU, porem se fosse o caso a oficina teria limpado ele, e olha que fica dentro do carro, embaixo do painel bem longe de sujeira e humidade. Com a poeira e etc pode acumular sujeira dentro do sensor e fazer uma isolação do contato.
Ja neutro apagado, com certeza sensor do neutro no cambio. Procure por mal contato e depois se o sensor está bem fixo. Troca só depois de tudo verificado, ja CC sempre vai pelo caminho mais facil e rentavel (troca troca). É como Telefone e TV a cabo, você liga reclamando, fazem maior onda, ai antes mesmo de entrar na sua casa eles sobem no poste, revisam os contatos, entra em sua casa, testa e fala na cara de pau que não tem problema algum, claro, o problema era mal contato no poste que ele resolveu antes de tocar a campainha.

dilamar
28/02/2013, 05:53 PM
Ola gente...estou com esse problema tbm....a minha e o modelo enduro 2012. Se ela esta engatada + cavalete levantado e sem puxar o manete d embreagem o motor de partida funciona fazendo a moto ir pra frente. Se esta engatada funcionando com a embreagem acionada e abaixo o cavalete ela nao apaga....o que eu faço?

VRG
28/02/2013, 06:03 PM
Se sua moto é 2012 vá a cc e tente o reparo pela garantia.

Leonardo13
01/03/2013, 02:00 AM
Ola gente...estou com esse problema tbm....a minha e o modelo enduro 2012. Se ela esta engatada + cavalete levantado e sem puxar o manete d embreagem o motor de partida funciona fazendo a moto ir pra frente. Se esta engatada funcionando com a embreagem acionada e abaixo o cavalete ela nao apaga....o que eu faço?
Amigo deixa eu entender, embreagem acionada !!! Mas engatada tb ? Se tiver desengatada abaixar o pezinho é normal não desligar, somente engata !!!

homemmistico
13/08/2013, 10:49 PM
gente o cara aqui perto de casa falou que da para colocar o sensor de descanso lateral da fazer na xt660 ...

Soueu
14/08/2013, 08:38 AM
Sensor da XT
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/1002334_522691107804535_393702161_n.jpg
Sensor da Fazer
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1157410_522691087804537_1317228897_n.jpg

Mesmas dimensões, mesma forma. O sensor de equilíbrio também é compatível.

VRG
14/08/2013, 11:38 AM
O da tornado deve ser bem mais barato, talvez seja facil adapta-lo na XT.

homemmistico
14/08/2013, 12:32 PM
A minha moto tombou numa descida ai empeno esse suporte ai ... o cara falou que da para colocar o da fazer mas nao sei se vou fazer isso ... =/

Ele disse tambem que da para deixa sem sensor .

Leonardo13
14/08/2013, 07:51 PM
Sem sensor não, mas o comparativo do Soueu foi otimo, só falta testar e acho que serve sim....

alancf
18/03/2014, 11:06 PM
pessoal minha moto ta com o seguinte problema.
eu ligo ela no neutro mas a luz do neutro nao acende e quando eu abaixo o descanso ela desliga mesmo estando em ponto morto. ela é 2005 o que sera que pode ser

Soueu
19/03/2014, 12:05 AM
A luz indicativa do neutro está queimada ou ela ascende ao passar as marchas? no painel há indicativo de código de erro ?
se ao baixar o pé ela corta a ignição e a luz do neutro não está acesa, a leitura é de que há marcha engrenada. Ou há mesmo, ou está havendo uma leitura errada do sensor do neutro.
experimente fazer uma limpeza nas conexões elétricas. Cheque se a lâmpada está queimada. verifique o sensor na manopla da embreagem. Com o motor desligado, movimente a alavanca do câmbio engrenando e voltando ao neutro.
Se não der certo, melhor leva-la para um bom profissional.

Leonardo13
19/03/2014, 12:17 AM
Antes de mais nada verifique um fio que fica próximo ao pinhão dentro da gaxeta onde fica aquela sujeira de graxa, existe um fio la que é responsável por acender o neutro quando na posição neutro do cambio.

Leonardo13
19/03/2014, 12:18 AM
Deve ser um parecido com esse:
http://img864.imageshack.us/img864/9859/25022012444.jpg
Se não for terá que revisar sockets e etc...