PDA

Ver Versão Completa : Código 19 no painel da xt660r - ECU [Resolvido]

Anwar
26/11/2010, 01:08 PM
Tutorial para consertar a ECU da XT660 referente ao erro 19 mostrado no painel.
Autor: Leonardo13

Download PDF:
http://www.4shared.com/document/CsM9kxUR/consertar_erro_19_ecu_xt660.html

bkjorge
17/02/2011, 09:44 PM
Olá Pessoal, sou novo aqui no site e membro do xt600.com.br a 6 anos, então minha moto apresentou o cod 19, pesquisei na net, e achei aqui neste site o esquema, procurei o cara, la da capital de SC, nos tópicos do xt600.com.br, me soltaram os cachorros e jacarés, falaram que eu nem deveria entrar neste site pesquisar.
e voces ficam indicando o cara do site. me chamaram até de superiores da sociedade. quando falei que eu posso arrumar.
Grassas a este site, peguei o esquema, em pouco menos de meia hora botei minha moto pra rodar, me custou R$0,50 o resistor, abri uma janelinha de 2 cm e ... pronto.
justifica os valores que cobram porque a responsabilidade é grande.
agora pergunto aos que ja fizeram a cirurgia na ECU.
como se comportou o corta corrente do cavalete lateral depois do concerto??????

Barah
18/02/2011, 09:22 PM
Já que trouxe o assunto de lá para cá...

Jorge, desde quando acompanho o conserto da ECU, o Hart, de Floripa, foi quem comentou reparar e relatou o motivo do problema: lamentável não evitarmos a causa da queima do resistor. Já desmontei módulos eletrônicos resinados e bem sabe a dificuldade fazer este serviço - nem todos tem estrutura em casa ou apto para desenrolar tal serviço. Bom, colocaram na net algumas fotos onde se localiza o resistor e quem quiser pode trocar. Mesmo com formação técnica, pagaria ao Hart pelo serviço - mais cômodo pra mim conforme o risco assumido e a capacidade desenvolvida para reparar a ECU. Algumas pessoas gastaram tempo e tiveram conhecimento para desenvolver a técnica do reparo e sou grato por isso: pago pelo serviço prestado.

Como o resistor trocado suporta maior dissipação de potência, não haverá mais problema com este código na ECU. Está aí, merecem o pagamento por vender o serviço seguro, descobrir como reparar... quem quiser pode fazer por próprias mãos, quem não... paga.

bkjorge
20/02/2011, 12:16 AM
Exatamente Barah, foi como sitei em outros tópicos,"quem não se habilita que não se meta, deixe para pessoas capacitadas" pois é, postei la no xt600.com.br o concerto que fiz, e ja levei patada, porque os caras desenvolveram a solução do problema, e não aceitam que outros realizem o concerto, como postei com fotos, ja botaram defeito, e ai fica; quem se habilita fassa, se não paga.
só que meu problema foi um pouco mais sério, acabei de achar uma pesquiza que;
ha um CI que comanda o corta corrente por outro sençor do pedal de cãmbio, da luz do neutro, quando ela se apaga, envia a informação que leva para o sençor do cavalete lateral, que se estiver aberto (cavalete armado) o CI não recebe a informação, lá do pedal de cãmbio, que está em neutro, tipo; luz verde acesa( neutro) não corta corrente no cavalete lateral, apaga-corta; este CI da minha ECU tambem pifou, porque não processa mais o corta corrente no sençor do cavalete lateral. mas o importante é que a moto ta rodando. mas como sou eletrecista de autos, ja pencei em ligar um pequeno circuito por fora, pegando o pulso da lus de neutro acionando un relé que vai cortar o corrente do pós chave da ECU, e tudo volta a funcionar normalmente.affff só gambiarra nessas motocas pra rodar em??

Barah
20/02/2011, 10:39 AM
Jorge, havia acompanhado sua pendenga lá noutro site... não quero entrar no mérito da questão sobre o reparo em si da ECU: quem fizer uma pesquisa aprende a reparar, se conseguia fazer mesmo antes de mencionar sua opinião - com fotos e tudo mais.

Lendo seu POST acima... várias vezes lidos, diga-se de passagem, tens muito a melhorar no conhecimento técnico (crítica construtiva).

A periferia da sinalização do descanso lateral não está errada, a falha está na ECU em não suportar a potência dissipada no resistor vindo a danificá-lo. Até então desconheço ECU com erro em CI, por relatos sempre retomou o funcionamento substituindo o resistor.

Sou detalhista em reparos que faço, não gosto de gambiarra e no caso da ECU, nas suas devidas proporcionalidades, o reparo com a troca do resistor e a resina aplicada fica a contento.

Bahia
20/02/2011, 11:39 AM
A minha ECU ja deu cod 19 4 vezes!1 Três a Yamaha trocou, na quarta vez a moto já tava sem garantia, como eu tava na rua, contratei um guincho e fui direto pra autorizda, eu ia brigar novamente, no caminho pra lá já tava pensando em mandar pro Hart em SC, mas ia ficar uma semana sem moto até arrumar e eu tava de férias e ia viajar no sab e era sexta feira, baita decepção, deu vontade de colocar fogo na moto!! Sei lá, coisa de Deus!!!! Ba Quando cheguei o chefe da oficina veio me ajudar a tirar a moto do reboque, ai eu já fui falando que era cod. 19 outra vez!! Ele me disse: Vc pode brigar com a Yamaha, mas vai levar um tempo! Agora eu faço por fora pra vc 1000,00!!! isso era um 6º à tarde e ele disse amanhã (sabado) te entrego! Nem tirei a moto do reboque, terminei levando a moto pra casa e ele ficou com a peça pra conserrto. No sab 8:00 h ele me ligou fui buscar a peça, chorei e fez por 600,00!! Viajei sem problemas e um tempo depois vi este esquema na net. Se eu soubesse antes eu mesmo ia fazer o conserto, mesmo sem saber muita coisa de eletrõnica, mas soldar eu sei!! Agora se não tivesse este esquema pagaria sem dó ao Hart, até pq ele teve todo o trabalho de pesquisa pra descobrir o tal defeito. Só acho que Hj deveria ser bem mais em conta que o preço cobrado antes, pois já pagou toda a trabalheira que dava antes, hj vc não precisa perder as 6 horas que ele mesmo mencionava pra retirar toda aquela proteção, já vai no local certo!!

Abraço!

Leonardo13
20/02/2011, 04:58 PM
Boa tarde a todos
Jorge para quem não sabe eu fui o Autor do tutorial com algumas alterações do Anwar que por sinal ficou muito bom, estava acompanhando aqui as mensagens e vi que vc citou sobre o outro forum, pois bem, a uns dias atrás me questionaram sobre o conserto que fiz nesse outro site, agrdeceram e tal mas por outro lado tomei varias pedradas por que em um determinado topico onde o Hart monopolizava com seu consero da ECU eu postei esse mesmo tutorial sem as modificações do Anwar ai ja viu, ainda para ajudar citei que gastei menos de 30 reais, só por dizer isso muitos ja ficaram ofendidos e até falaram para me procurar caso a moto voltasse a dar problemas, mas como não sou de ficar encrencando , disse que era apenas para aqueles que quisessem se aventurar e que era por conta e risco igual vc disse, mas fazer o que nem todos tem a mesma intenção e a mesma Índole obrigado qualquer duvida estou a disposição !!

bkjorge
25/02/2011, 11:08 PM
pois é Barah, então, antigamente valvulas comandavam funções, ai vieram transistores, agora se fala de CIs e Processadores, Cis comandam funções e mandam para o processador,é como uma pessoa, CI seria um membro, braço,perma etc, processador, o cérebro, então, quando danifica um ci, perde aquela função destinada a ele, claro que este conjunto, na moto, vem a ser a ECU, mas não sei, só sei que o sençor do cavalete hoje voltou a funcionar, não da pra intender, porque então esta ausência do sençor do cavalete, e depois de dias vem a funcionar, é um quebra cabeça em?? agora, assim como queima um resistor!! pode queimair um CI tambem (circuito integrado) aqueles quadradinhos cheio de perninhas que comandam funçôes, e não falei que ci da erro, e sim queima. erro da no processador, este é meu conhecimento técnico, ou se estou muito errado.
mas Barah, dexe pra lá, isso tudo ta sendo uma escola pra muita gente, antes de dar o código 19 ma minha moto, eu nem sabia onde ela estava parafuzada na moto, agora aprendi até a concerta-las.

Barah
26/02/2011, 12:53 AM
Jorge, uma ECU precisa ser robusta e aguentar o tranco! O sinal do sensor do descanso lateral é aterramento do negativo no quadro da moto - jamais deveria ocorrer o erro 19. Comeram bola aqui! Já reparei equipamentos onde não foi feita isolação galvânica no sinal de um botão e o comando seguia direto para o processador: quando ocorria surto de tensão no botão o processador queimava a entrada e se tornava sucata. Pensa no prejuízo e custo da placa eletrônica por um erro simples como este.

O erro 19 pra mim é simples: ressarcir o prejuizo, por parte da fabricante, pois não tenho como prevenir e é erro de dimensionamento de componentes!

Adriano Foz
27/02/2011, 11:28 PM
Caros colegas, tive problemas em minha xt660 há 10 dias, apresentou erro cod 19 no painel e depois desapareceu.
Em um passeio a cidade de Cascavel-PR onde ocorreu um encontro de motos fiquei na mão.
Já sabendo do problema comecei a pesquisar uma forma de resolver o pepino.
Tinha informações que em Florianópolis tinha um camarada que recuperava, e tb no Rio de Janeiro, mas inconformado procurei ajuda com uns amigos aqui mesmo (Foz do Iguaçu-PR) e já estou rodando novamente sem problema algum.
A empresa responsável pelo concerto é a Rei das Chaves, onde fui bem atendido e fiquei satisfeito. O nome do técnico é Jéferson.
Tái mais uma opção para acabar com nossa dor de cabeça com o erro 19.
Abraço.

marcosnevermind
26/03/2011, 12:10 AM
e ae galera, a minha começou a apresentar erro 19 depois que eu cai com ela, uma queda de anda, escurreguei naqueles oléo de pista. desde então ela começou apresentar falhas, no dia seguinte pro meu azar esqueci o xenon ligado, descarregando a bateria totalmenter, dei uma carga e a bateria inchou, comprei uma yuasa original por R$300,00 na distribuidora, desde então a moto apareçeu o erro 19 no painel, logo apos ter colocado a bateria zera, 30 minutos depois ela pegou e ficou de boa, andei com ela 1 dia e meio, quando estava voltando no serviço, bem perto de casa, parei, em um barzinho pra tomar uma com uns amigos que estava lá, e logo em seguida fui embora coisa de 30 minutos, por incrivel que pareça, a moto apareçeu o erro 19, tive que empurrar, bar lotado, até em casa, desde então o erro não desapareçeu e já tem 2 dias, já dei um reset na bateria e nada, amanha vou fazer o teste de continuidade do cabo e um jumper até o interruptor (sensor) do pedal, se não der certo, vou meter as caras, e fazer o reparo da ECU, aki na minha cidade o kit completo fica 3800 reais, preçiso da moto pra trabalhar e estudar e aconteceu isso comigo, estou inconformado, sinceramente, como que pode ser mal projetado uma peça dessa, seja o que acontecer, depois dessa, volto pra Honda, a raiva e o constragimento de ver a moto parada, me fez mudar o meu modo de pensar, adoro a XT motão mesmo, porem, tá me deixando a desejar, a polica daqui de Goías usava XT660R com 2 a 3 anos de uso, pelos policiais algumas apareçerem o erro 19, e pela alto custo da manutenção o governo do estado de goias comprou, agora a BMW Gs 650, por ser uma moto mais confiavel dizendo eles, conversei com um policial do GIRO ontem ele me falou que é esse o motivo.

Calvin
26/03/2011, 10:37 AM
Marcos, compraram uma BMW pra substituir a XT pelo alto custo de manutenção ? heheheh

marcosnevermind
26/03/2011, 10:56 AM
tambem fiquei pensando nisso, sendo que a unica consecionária da Bmw aki nem tem assistêcnia técnica é apenas um revendendor autorizado, e terçeirado, esse governo é doido mesmo; devem de tá mandando essas motos pra Brasilia, caso de defeito.

Paul Barrett
26/03/2011, 11:42 AM
Anwar, por favor vc poderia postar o PDF em outro local... o 4Shared foi desativado e o link não está mais disponivel...

Leonardo13
26/03/2011, 02:40 PM
Marcos muito chato isso mesmo, comigo aconteceu isso também ainda bem que eu tinha um guincho para me socorrer, porque no meu caso estava a 30km de casa e além do que eu mesmo consegui arrumar o problema, e isso parece ser cronico nas 660 desses ano até a 2008 eu acho, pois lembre-se que ainda tem o farol que derrete, corrente oroginal que eu também não gostei, disco tras que acaba logo, acho que é só, mas lembre-se após arrumar o erro 19 pode ser (apenas por ser) que aprensente outros erros como no meu caso esta apresentando o err 1 de vez em quando (a moto também para mas só por algum tempo), fora que agora também os dispositvos de seguraça como o pezinho lateral e o sensor de embreagem pararam também, perguntei para um cara que só mexe com essas motos de eletrica importada ele disse que era um circuito que morreu devido ao erro 19 vou levar para ele para consertar na segunda, isso me deixou triste sim, mas nem por isso deixo de ser xtezeiro, adoro a moto, mas se fosse para voltar no passado no dia em que comprei a minha, esperava para comprar uma 2010 ou 2011 :grin:. Mas tente o conserto ai, melhor do que pagar uma fortuna que todos certos mecanicos pedem por ai, o arquivo esta disponivel no site para dar as caras msmo. O link acabei de verificar e esta "ON" no 4shared

Markones
26/03/2011, 03:13 PM
passem por e-mail

Barah
26/03/2011, 03:26 PM
Leonardo, o código 19 é falha no circuito do sensor de descanso lateral. O circuito do sensor do manete da embreagem e do sensor do neutro são separados do descanso lateral por diodos - um não interfere no outro.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa: assim é a eletrônica. Indicação de err-1 na ECU é falha por não interpretar corretamente sinais... erro 19 está relacionado diretamente ao descanso lateral (maioria dos casos é erro interno da ECU).

Leonardo13
27/03/2011, 05:48 PM
Leonardo, o código 19 é falha no circuito do sensor de descanso lateral. O circuito do sensor do manete da embreagem e do sensor do neutro são separados do descanso lateral por diodos - um não interfere no outro.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa: assim é a eletrônica. Indicação de err-1 na ECU é falha por não interpretar corretamente sinais... erro 19 está relacionado diretamente ao descanso lateral (maioria dos casos é erro interno da ECU).

Barah também achei o mesmo, mas segundo alguns caras do forumxt600 que ja levaram nesse eletricista, ne disseran que o cara era bom msm, vou levar lá na segunda se o cara resolver melhor, mas o que esta me deixando realmente loko, é o err 1 que esta aparecendo com frequencia, e impossibilitando andar com ela, mas percebi que isso ocorre quando estou em baixas velocidades ou o motor esta muito quente, estou achando que é o sensor de temperatura, mas ja ouvi dizer que poderia ser o ateramente da moto que esta ruim, e lembrando que que minha moto esta ligando normalmente a ventuinha, e ja aconteceu de acender a luz da temperatura uma vez por decuido meu (sem agua no radiador), por isso vou eliminar as coisas , 1 vou verificar o aterramento, 2 vou trocar o sensor de tenperatura se não for tão caro (pois um amigo meu mecanico de carro disse que isso parece bem comun no sensor de carro novo, a maioria sensores com defeito), 3 vou levar na yamaha pedir para passar um leitor na ecu, e se os caras dizer que tem trocar tudo igual ja falaram em outro caso que ja li vou ficar muito puto. 4 se nada der certo pego o alcool e fosforo e ponho fogo na moto para tirar o stress kkkk :icon_twisted:, mas se algumas das opções funcionar e a moto não der mais nada quando estiver muito quente ai posto aki :paz_amor:

marcosnevermind
27/03/2011, 10:49 PM
Depoimento: Galera, depois de muita agonia de ficar 1 semana sem moto hoje, resolvi meter as cara, comprei o resistor uma serrinha, um super bonder e silicone selador ao todo acho que gastei uns 10 reais, primeiro fiz o teste, da moto pra ver como que tá vi que não havia fio conrropido, o problema estava na bendita ecu, tirei ela, e fiquei de sabado pra domingo grilado até enchi a cara em um bar aki só de raiva, domingo pedi pra Deus, que me ajuda-se, e tal; uma solução para o meu problema, hoje depois do almoço, meti as caras, não tinha nada a perder, se não desse certo pelo menos eu tentei, fui abrir a Ecu, e sem querer pegou em um capacitor a minha sorte que não danificou em nada só foi no começo mesmo, com muita calma fui serrando até tirar a carcaça de plastico logo depois cheguei no resistor de numero 2XX não me lembro direito soldei outro em cima, fiz um teste com o multimetro percebi que ele estava realmente queimado, logo de inicio com muita ansiedade já coloquei ele na moto e dei uma partida pra ver se pagava, a moto pegou de primeira uma alivio, fiz todo o procedimento enrolei com plastico fita isolante, e coloquei na moto fui dar uma volta quando desliguei pra abaster e fui ligar vi que ela não ligou só vi o barulho do rele, catracando, apertei o botão vermelho, e dei partida pegou no normal, depois varias vezes, desligando e ligando ela pegava normal, fui no carrefour aki perto de casa, ela deu o errinho lá de novo mais, mais pegou tambem de boa, to fazendo o teste, tomara que ela funcione comigo mais algumas vezes, até eu terminar meu curso pra eu vender ela e comprar a minha sonhada hornet. e moto velha não mexo nunca mais só se for no maximo 1 a 2 anos de uso. Deus vai me ajudar que ela não vai dar mais esse problema de novo.

Leonardo13
28/03/2011, 11:43 AM
Marcos que bom que conseguiu, também fiquei muito puto com minha motoca, por isso decidi fazer o tuto e oferecer para o site aki, mas lembre-se que hornet é outra proposta, não ira servir para o dia a dia em uso urbano, pois ja vi muito gente reclamar pela falta de conforto, que na xt tem de sobra, por um acaso vc ja pensou em comprar uma XT nova, com o preço que ira pagar numa hornet usada vc compra uma xt nova e não vai da mais trabalho, pois acho que as novas foram corrigidos esses erros que deixam nós loucos de raiva :ranting:

marcosnevermind
29/03/2011, 10:09 PM
Pessoal me ajudem, hoje a noite fui abastecer em um posto aki perto de casa a uns 200 metros deu ERRO 12 no painel e fazia "TEC" no rele, lateral. Lembrando que neste domingo eu fiz um reparo na ECU, alguem sabe a solução do problema? Me ajudem, falaram que é o sensor do virabrequim, já to pra ficar doido com essa moto. Eu parei pra abastecer, o rapaz colocou a gasolina, quando fui dar partida: ERRO 12 no painel, creio que não seja a ECU, senão tinha dado antes, eu vedei ela ficou zera.

Calvin
31/03/2011, 09:31 PM
Marcos, não entendo de mecânica nem de elétrica, minha área é outra porém se te serve de ajuda, segue o print do trecho do manual de serviços que trata do ERRO 12 :

http://i669.photobucket.com/albums/vv51/calvin_/Semttulo-3.jpg?t=1301614201

Link para download do manual de serviços em português : http://www.motosblog.com.br/download/ManualServico.XT660.05-07.MotosBlog.zip

Barah
31/03/2011, 10:35 PM
O erro 12 geralmente indica que o motor não girou: apertou o START, bateu o relé de partida mas o motor não gira o virabrequim. Reparar sistema de partida é comum para motos com ou sem injeção eletrônica (botão de partida, relé de partida, motor de arranque, bateria).

MTC
02/04/2011, 10:57 PM
Olá pessoal.

Este é meu primeiro post aqui no XT660, entrei para o mundo dos XTzeiros em dezembro passado, e desde entao venho corujando muitos topicos.

Como comprei uma XT660 ano 2008, e ja rodei uuns 5Kkm com ela, sempre tenho os fantasmas da falha da ECU e rompimento da CORRENTE junto em minhas viagens!!!!!

Como se deu uma boa discussao aqui no forum a respeito do COD19 e o respectivo reparo da ECU (agradecimentos ao Leonardo pela iniciativa do material de reparo da ECU ), gostaria de tentar contribuir.

Tenho algum conhecimento em eletronica, e pelo que é fato ja comprovado, o COD19 ocorre devido ao rompimento do resistor de 22 ohms na ECU. Logo se o resistor se rompe isto ocorre devido ao mal dimensionamento do resistor, que nao esta suportando a corrente que passa através dele.

Li a pouco em um post, que o circuito de acionamento do interruptor do descanço lateral, ocorre via aterramento de um unico fio. Assim "SUPONDO" que a topologia do circuito dentro da ECU (qual não conheco!!!) relacione diretamente abertura e fechamento do interruptor lateral, com a corrente eletrica que passa atraves do resistor de 22ohms, talvez possamos ligar em serie com a fiação do interruptor lateral um resistor externo, fazendo assim passar uma menor corrente atraves do resistor interno, evitando o seu rompimento em algum momento.

É claro que estou supondo a condicao de que o INTERRUPTOR e o RESISTOR de 22ohms estão de alguma forma LIGADOS EM SERIE. Se isto for verdade a adaptacao de um resistor externo irá ¨VACINAR" a ECU contra um dano futuro!!!!

Alguem que tenha um pouco de conhecimento em eletronica e uma ECU aberta, poderia mapear os pinos do resistor em relaçao a 3 terminais (saida interruptor lateral, VCC e GND) para se verificar se a minha suposicao acima pode ser valida.

Se alguem tiver uma ECU queimada, com outro problema alem do COD19, e quiser me enviar, posso realizar este trabalho de analise do circuito da ECU, e TALVEZ tenhamos uma solução definitiva para nao ter que aguardar o COD19 em alguma longa viagem.

Abracos a todos,

MTC.

Barah
02/04/2011, 11:26 PM
MTC, nunca soube como é o circuito interno da ECU para a sinalização do descanso lateral, mas é fato a conectividade ao quadro da moto para sinalizar esta entrada. Colocar o resistor em série limita a corrente neste circuito, agora precisa saber se o resistor danificado é totalmente dependente da corrente fluida neste circuito - comprovado o fato ainda precisa saber se a diferença de potencial para a sinalização da ECU atenderá (nível alto /nível baixo).

MTC
03/04/2011, 11:25 AM
Oi Barah,

realmente necessitavamos entender melhor sobre o circuito interno da ECU. Gostaria muito de ter uma danificada em maos para tentar uma completa remocao da resina. No passado distante ja fiz muito isso com modulos de ignicao eletronica de carros!!!

Estive dando uma analisada no diagrama eletrico que consta no manual de servico. Pelo que pude analisar rapidamente, depois vou imprimir para olhar melhor, o interruptor lateral, abre o circuito de reles impedindo a partida do motor. Ai a ideia de resistor externo em serie com a chave esta impossibilitada.

Existem PELO MENOS 4 pinos da ECU que estao relacionados ao circuito de chaves/diodos/reles do sistema de partida. Pensando em termos do resistor, 22R em 12V supre uma corrente de até 545mA. Se ele trabalhar em linha digital de 5V, teriamos 227mA, com essa faixa de corrente, esse resistor deve acionar algum dos reles envolvidos no sistema de partida.

De qualquer modo o caminho é tentar mapear os terminais do resistor em relacao aos pinos de saida da ECU.

Abracos,

MTC.

Barah
03/04/2011, 06:06 PM
Se trabalhar com tensão TTL 5V deveria ter isolação galvânica... só falta terem comido bola no comando 12 V do isolamento galvânico :salve::hihihi:

MTC
03/04/2011, 10:19 PM
O isolamento galvanico acho dificil, pois assim facilmente teria o risco de queima de algum semicondutor TTL.
Vi ainda pelo esquema eletrico que podem ter comido bola no rele8 que nao tem diodo interno para suprimir os spikes gerado pela bobina do rele. Mas só com uma engenharia reversa na ECU pra saber onde os japas pizaram no tomate!!!

[ ]'s

MTC.

Leonardo13
08/04/2011, 05:54 AM
Pessoal peço por favor que se alguém souber uma solução para o err1 que me comunique !!!
Procurei em todos os meios e nada até agora !!!

Leonardo13
16/04/2011, 01:48 AM
Awnar peço uma atenção urgente aqui !!! Apenas peço que adicione no tutorial que ao localizar o diodo com defeito na ECU (erro 19) seja retirado e só depois seja colocado outro, infeslimente não dei muita atenção no que disse anteriormente quando fez essa citação para mim referente esse diodo que não retirei, pois bem, minha moto como todos sabem parou de funcionar o pé lateral (não desligava ao abaixar) e nem o sensor de embreagem, logo começou o maldito "err 1" no painel, e como isso começou a ficar muito mais muito frequente mesmo, achei que iria ficar na mão qualquer dia desses, foi ai que resolvi levar a pretinha numa oficina de responsa, e Infelizmente tive que trocar minha ecu, levei a moto na eletrik parts em são paulo que fica na Rua Guaianazes, 498 - Centro - SP - TEL: 3222-2794 (Falar com Cal), fui bem atendido lá, o Cal muito gente boa me explicou todos os problemas que estavam acontecendo na minha moto e fez um preço muito bom para trocar minha ECU, final das contas gastei o que não esperava mas estou aliviado sabendo que a moto não vai mais parar na rua por problemas da ECU, ta ai minha recomendação. Hoje todos os sensores voltaram a funcionar, e tudo isso foi devido um conserto na ecu, soldando um diodo encima do outro, coisa que o Cal disse ser o principal problema causado na ECU.

Markones
17/04/2011, 07:09 PM
o valor do conserto ?

Leonardo13
17/04/2011, 07:54 PM
o valor do conserto ?

Esse foi o valor total, não teve conserto minha ECU, estava dando muitos erros inclusive constantemente o Err 1, erá erro na Eprom, ele tentou de todas as formas e quando colocou de novo na moto para funcionar não deu mais sinal de vida, mas ele ja havia falado que o valor ia ficar 800 com mão de obra, só que ganhei uns 20% de desconto.

Joao_Claudio
26/07/2011, 12:11 AM
Galera só tenho a agrqadecer a todos pois atraves deste forum resolvi a quetao da minha ECU!!!!!! Qualquer duvida estou aqui para podeer repassar a ajuda q tive!!

Warner
27/08/2011, 07:33 PM
Aí pessoal, minha moto também deu erro 19 e segui a recomendação de Leonardo e enviei a ECU e a chave de contato completa para a "Eletrik VParts" aos cuidados do "CAl", enviei na quinta de Vitória, chegou na manha de sexta em Sampa e recebi em casa novamente no sábado de manha, super rápido, fácil pra quem sabe, paguei R$ 450,00 no reparo mais R$ 120,00 de "sedex 10".
Segundo Cal, esse erro não dará mais, tá funcionando beleza, Valeu a recomendação Leonardo. Agora vou partir pra corrente de transmissão, estourou todos os retentores, to preocupado se pode quebrar por isso. Bons ventos a todos.

Bahia
28/08/2011, 09:35 PM
Aí pessoal, minha moto também deu erro 19 e segui a recomendação de Leonardo e enviei a ECU e a chave de contato completa para a "Eletrik VParts" aos cuidados do "CAl", enviei na quinta de Vitória, chegou na manha de sexta em Sampa e recebi em casa novamente no sábado de manha, super rápido, fácil pra quem sabe, paguei R$ 450,00 no reparo mais R$ 120,00 de "sedex 10".
Segundo Cal, esse erro não dará mais, tá funcionando beleza, Valeu a recomendação Leonardo. Agora vou partir pra corrente de transmissão, estourou todos os retentores, to preocupado se pode quebrar por isso. Bons ventos a todos.

Por essas e outras estou de bandidona e muito feliz!! E aqui em Salvador conheço já uns 20 que mudaram pra suzuki!! Agora multiplique isso por esse brasilzão estados, municipios!!!

Adeus dona yamaha e assim vai perdendo o mercado!!

Viajava sem confiança na máquina!!!

Abração!!

EL Marriachi
29/08/2011, 05:30 PM
Puxa vida, e eu achando que a xt 660 era uma maquina de qualidade mundial da yamaha.... Agora fiquei assustado.

Sou de Salvador e anda nao tive esse problema com minha Negona ( 2008). A pergunta é: esse é um problema corriqueiro ou exporádico? Vou mais além, é um caso qeu atinge as motos abaixo de 2008 ou nao ?

Caso esse problema ocorra comigo, em salvador bahia tem mecanicos que já sabem lidar com essa abacaxi ?

Agradeço aos colegas, principalmente aos Soterpolitanos que por acaso tambem aqui estejam

Anwar
29/08/2011, 06:18 PM
El Marriachi,

Esse é um erro de projeto que afeta menos de 5% dos proprietários de xt660 com modelos até 2008.

Barah
29/08/2011, 08:09 PM
El Marriachi, gastei horas interpretando o circuito da XT66 para entender o motivo da danificação da ECU... como é defeito interno da ECU e não tem como corrigir na periferia (sensores), fiz o básico: rodei bastante, com direito a passagem pelo Chile e tudo mais.

Enriqueci o conhecimento em manutenções de motos e rodando com muito prazer. Como um simples pneu furado pode te levar o chão... vai rodar e desencana. Rode e rode muito que a moto é de padrão mundial e muito boa por sinal.

Só queima ECU de XT usada pra ir na padaria :hihihi:

Atobá
29/08/2011, 08:45 PM
Só queima ECU de XT usada pra ir na padaria :hihihi:

Concordo plenamente com o Barah.
Às vezes,lá no meio do mato ou mesmo naquela estrada asfaltada do interior,longe de qualquer recurso,pode acontecer de tudo:furar um pneu,atropelar um cahorro,ficar em um atoleiro,furar uma mangueira,quebrar um cabo,a lista é enorme.
Quem sai para viajar de moto,mesmo tomando todos cuidados, nunca tem a certeza de que tudo vai correr 100% e a postura em relação aos imprevistos ,como e com que espirito vai se solucionar os possíveis problemas,é que nivela os aventureiros.
Parabéns pela sua bela moto e aproveite -a ao máximo.Se quebrar,arrume.
Quem quer 100% de segurança fica em casa.

Bahia
30/08/2011, 01:01 PM
EL a minha era 2008 comprei zero, queimou 3 vezes a yamaha trocou, trocou sensor do decanso fez um monte de testes, beleza!! Depois que acabou agarantia já em 2010 queimou outra vez e dessa vez um própio mecânico da yamaha arrumou ( cons. Revaisa) paguei 600,00.

Pra quem disse que só acontece com moto que só roda indo a padaria, desculpa ai, mas viajava muito com ela!!
Se um dia domingo a noite 23:00h com chuva, lugar inseguro e vc vai ligar a moto e : cod. 19!! Isso foi apenas um exemplo, se eu não tivesse seguro? Olha o perrein que passei!!!

Ai vc passa não acreditar mas na máqiuina!!

Tive XT 600 por 10 anos e nunca me deixou na mão, mas na 660 cagaram no pau!!

Sei que vc pode furar um pneu, quebrar a corrente lá no Jalapão, mas isso são coisas que podem ocorrer mesmo, mas esses erros são erros de projeto mesmo!! Podem até ter corrigido de 2009 pra cá, mas a 660 pra mim não confio mais!!

Abraço!!

Barah
30/08/2011, 08:20 PM
Já trocou de moto... toca o barco e segue a vida! Vai feliz e que todos os problemas possíveis de acontecer na sua nova moto seja sanados a contento.

Boas viagens!

Barah
16/10/2011, 10:42 PM
Está aí pra quem ainda não conhece como reparar a ECU, seja preventivo ou corretivo.

http://www.youtube.com/watch?v=qrVzqwgZSq0

O resistor que danifica é do tipo SMD: não suporta a potência dissipada sobre o mesmo. Infelizmente não é problema do circuito do descanso lateral.

fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=1831875

Leonardo13
17/10/2011, 05:46 AM
Olha ai, o tuto ja esta disseminando na net, muito legal o video do rapaz do forum mt03, ainda teve a humildade de agradecer ao nosso forum xt660.net, e ainda agradeceu a eu pelo tuto no final do vídeo !!!
Muito bom que o cara teve esse caráter, parabéns pela iniciativa, o video ficou muito bom !!!Esse cara se não me engano, trocou uns email comigo com mais detalhes sobre esse conserto o cara foi muito bacana, e parece que ele é técnico em eletrônica pelo que ele me falou, e no vídeo ele diz o mesmo, creio que para ele foi até mais fácil a troca !!

Arnilton
17/10/2011, 08:51 AM
Parabéns Leonardo, parabéns XT660.net

Leonardo13
17/10/2011, 09:27 AM
Isso ai aos poucos vamos ganhando força !!

carpediem
17/10/2011, 09:50 AM
Olá amigos do Forum! Acabei de me registrar para conhecer melhor o pessoal aqui do forum!

Barah, obrigado por divulgar aí pra galera!

Leonardo13, amigo, sou muito grato a voce por ter compartilhado a solução do problema com os amigos da NET, que muitas vezes nem conhecemos pessoalmente!
Sei que uma hora ou outra esse FDP de componente ia me deixar na mão no meio de umam viajem! rsrsrs! Então, seguindo seu tutorial, decidi trocá-lo preventivamente, sem medo de ser feliz! rs, espero um dia conhecê-lo pessoalmente e agradecer pela dica!

Fiz o vídeo na intenção de ajudar aos demais amigos com esse defeito que "assombra" a todos! rs....

Grande abraço aos amigos do forum!

Arnilton
17/10/2011, 10:47 AM
Seja bem vindo Carpediem, aproveite e fica aqui com agente, fale um pouco sobre sua MT.

carpediem
17/10/2011, 11:04 AM
Arnilton, obrigado amigo! Com certeza ficarei por aqui, pelo que andei lendo, o fórum é muito rico de informações e está ajudando em muitas duvidas apesar de se tratar de motos diferentes com motores iguais! Qualquer coisa estamos aí!

Paul Barrett
17/10/2011, 01:45 PM
Bem vindo carpediem, e parafraseando seu nick, carpext660.net!

carpe diem = aproveite o dia

Barah
17/10/2011, 06:11 PM
Carpediem, tomei a liberdade de colocar o vídeo aqui para ajudar a explicar o problema. Sei há anos da solução, mas não gostaria de abrir a ECU pra fazer a manutenção preventiva. Por todo o tempo que pesquisei não encontrei solução melhor senão a troca do resistor.

Difícil terem comido bola com subdimensionamento do resistor SMD... mas também é complicado saber como o piloto provoca a queima do mesmo, entre culpados e inocentes o melhor é trocar o resistor.

O correto é cobrar a reposição da ECU sem ônus mesmo fora da garantia.

Zé Graff
17/10/2011, 06:27 PM
Buenas Carpediem,
seja bem vindo e já aproveito para agradecer
pela força. Bem claro o teu vídeo.
Grande abraço

Anwar
17/10/2011, 06:45 PM
Carpediem, seja bem vindo!
Valeu pelo video, facilitou ainda mais!
Abraço!

carpediem
17/10/2011, 10:37 PM
Valeu aos amigos!!!

Precisando estamos ai!

Só pra comentar sobre o tópico,

ao funcionar minha MT03, fui dar uma volta, senti a moto diferente! Creio eu, que, ao retirar a ECU da moto, assim desligando sua alimentação, deve ter resetado a configuração da ECU, o que fez a moto dar umas engasgadas ao rodar com ela. Não sei se essa ECU ajusta-se sozinha, mas regulei a lenta dela, que havia diminuido para 1200 rpm, deixei em 1600 rpm. Ao rodar mais um pouco com a moto, ela melhorou muito e parou de engasgar.

Aproveitando que vou trocar o escape por um esportivo, vou mandar ja remapear a ECU dela pra ficar show!

Pergunto aos amigos que já fizeram o reparo na ECU, se suas motos tbm falharam no começo após a troca do componente!

Não rodei mto pq essa chiva maldita nao para em SP! :laugh::laugh:

Leonardo13
17/10/2011, 10:47 PM
Seja bem vindo Carpediem !!!
A minha quando troquei ficou assim também, tive que regular também a lenta !!Depois parou de morrer, acho que realmente reseta alguma coisa !!!
Como o Arnilton disse, ja fica por aqui, tem muita coisa aqui que pode lhe servir, alias temos quase as mesmas maquinas !!!
Valeu !!

carpediem
18/10/2011, 12:56 AM
Obrigado Leonardo13!!

Amigo, peço desculpas pois no video falei que seu nome era Leandro!! rsrs, no calor do momento não lembrei direito! Acontece! rs

Fico mais tranquilo em saber que sua moto tbm ficou do mesmo jeito! Acredito que a ECU vai se ajustando né! Agora a moto já está engasgando beeem menos! Só espero o escape chegar e vejo se mando remapear a ECU!

Ficarei fuçando aqui todo dia com certeza! kkkkkkkk

Bahia
18/10/2011, 10:01 AM
Fico feliz de saber que em nosso país ainda existe gente com ótimos propositos!
Apesar de não ter mais a 660, este vídeo mostra a real itenção de ajudar ao próximo sem nada em troco, por isso que amo o motociclismo de um modo geral, pois esse espírito de ajudar, compartilhar é que faz de nós verdadeiros irmãos!
Carpediem e Leonardo, parabéns pela humildade, ombridade, dedicação.... !! Se eu visse estas soluções antes com certeza eu mesmo repararia o meu, ao pagar 600,00 para faze-lo, isso na 4° vez, pois nas 3 primeiras a Yamaha ajeitou pois foi garantia.
Cheguei até a ler postagem dizendo que queimava de quem só usava a moto pra ir a padaria, a net é livre e se escreve o que quer.
Fiquei chateado sim pelos inúmeros problemas que tive com a minha moto e o tratamento apresentadpo pela yamaha junto a um cliente que era fiel a marca por 20 anos.
Como não tenho mais a minha 660 e estou muito feliz com a minha bandit, quem sabe lá bem próximo eu não volte a ter tb mais uma 660, pois é uma excelente moto, mas com certeza mantendo uma 4cilindros na garagem.
A propósito minha BN65 apresentou uma folga no vidro do espelho retrovisor do lado esquerdo, entrei com o pedido de garantia e em 15 dias recebi um par (era apenas um com defeito) de retrovisores novos, e a dona Yamaha levou 3 meses pra trocar um banco que deformou.
Mais uma vez parabéns e um abraço a essa grande família.

james33
18/10/2011, 11:22 AM
Muito bom!!!!!!!essa união do pessoal é que faz a diferença.....falouuuuuu

Paul Barrett
18/10/2011, 02:08 PM
Bahia, feliz por vê-lo de volta! Não é pelos 4 cilindros que se mede a amizade dos companheiros de XT660.net, vc sabe disso... é só mudar o XT660 do avatar pra Bandit e nos dar o prazer da sua companhia!

Abraço!

Leão
18/10/2011, 06:32 PM
Muito legal o TÓPICO!

Show de bola o Leonardo13 que matou a charada e Show de bola o CARPEDIEM hein? Esse cara e um ferro de solda... é um perigo hehehe

Parabéns a todos desse FORUM!

Calvin
18/10/2011, 07:17 PM
Ae Carpediem, passando aqui só pra deixar os parabéns pela sua contribuição. Ninguém segura esse rapaz com um ferro de solda e meio kilo de estanho na mão kkkkk

E pra ti também Leonardo.....

MarcelinhoBH
18/10/2011, 07:55 PM
Agradeço primeiramente ao Leonardo13 pelo TUTORIAL disponibilizado no Forum, ao Guerreiro Carpediem pela iniciativa de ser "cobaia" em colocar sua ECU sem erro para
fazer o procedimento, correndo total risco por conta própria. Carpediem o video ficou excelente, muito bem explicado. Muito obrigado mais uma vez a todos membros deste site que só tem me ajudado, cada dia mais. Parabéns a todos!!!!!!!!! Cada dia que passa me apaixono mais pela minha XT660R.

Aproveitando que este tópico esta bombando:
Domingo dia 15/10 o fantastico mostrou videos de consumidores revoltados com produtos danificados e sem troca pelos fabricantes....
Então quero fazer um video do farol da minha 660 deretido e lutar na net por um recall, se cad um de nós que tem esse defeito em sua 660 fizer um video e postar poderiamos ganhar um recall.
Pensem e quem animar crie um tópico a respeito e discutimos lá!
Abraço a todos e Deus é sempre bom!!!

Leonardo13
19/10/2011, 01:38 AM
Aproveitando a deixa Marcelinho, ja que mudamos de assunto, vamos para o tópico certo !!
http://xt660.com.br/showthread.php?2347-Abaixo-assinado-contra-a-yamaha-Exigimos-um-Recall-para-o-farol-da-XT660-!!!&highlight=exigimos+recall (http://xt660.com.br/showthread.php?2347-Abaixo-assinado-contra-a-yamaha-Exigimos-um-Recall-para-o-farol-da-XT660-%21%21%21&highlight=exigimos+recall)
De sua idéia lá e vamos ver o que o pessoal acha fmz !!

Bahia
19/10/2011, 09:54 AM
Paul obrigado pelas palavras!!

Com certeza uam 4cc não faria esquecer os amigos, e nem no forum da suzuki encontro a irmandade que tem aqui.

Bela famíla essa das XTs!!

Juntando $$$$ pra quem sabe uma nova 660 sem estes probleminhas, mas sair dos 4cc não penso não, não sabia que era tão bom!

Abração a todos!

já mudei o avatar tb!!

pontosborda
21/10/2011, 02:47 PM
Alguém saberia me dizer a especificação desse resistor para troca?

Anwar
21/10/2011, 03:07 PM
Pontosborda,

Pelo que vi nas fotos do Leonardo: Resistor 22ohms com 5% de tolerância, inclusive fiz essa inclusão no tutorial disponível neste tópico.

http://www.eletrica.info/wp-content/uploads/2009/07/Tabela-de-Cores.jpg

pontosborda
21/10/2011, 03:09 PM
Obrigado Anwar. Preciso saber quantos wats também.

Jota
23/10/2011, 04:18 PM
Galera estou com o mesmo problema de erro 19 apos ter mandando pintar toda a minha moto, o cara pintou aqui no Ceara e depois que terminou dei uma volta e depois a moto parou e ficou apresentando erro 19 no painel, verifiquei o cavalete lateral e fiz o jumper e nada, olhei na tela de DIAG da moto é no codigo referente ao sensor de descanso sempre aparece OFF. Não sei mais o que fazer, peço vossa ajuda, estou em Fortaleza-Ce e não disponho de tmta grana pra gastar.

Vocês conhecem alguem aqui de Fortaleza no Ceara que resolva essa problema a nao ser na autorizada, tem um cara que trabalha aqui que tem uns scanners e ele disse que resolve esser problema com esses scanners?? é verdade????

Por favor alguem me ajudem..

E-mail para contato: jotajuh@gmail.com e telefone (85) 8792-3861

Obg desde já se algum puder me ajudar e entrr em contato

Leonardo13
24/10/2011, 02:54 AM
Amigo primeiro olhe para ver se não um simples mal contato no conector do sensor de descanso lateral, esse conector fica bem ao lado do pesinho de descanso mesmo !!!Olhe os fios, use spray limpa contato !!!para ter certeza que é a ECU mesmo !!

Arnilton
24/10/2011, 10:11 AM
Vizinho,
1º Não conheço nenhum cara que resolva isso aqui na região.

2º Já tem até um video explicando como faz o conserto, procure alguem "tampa" de eletronica e leve a ECU lá.

3º IMPORTANTE O que foi retirado da moto, para pintar? digo isso pq quando a minha deu problema deram essa dica: Um fio azul na entrada do painel que pode ter rompido.

.
.
.

10º Pagar R$ 400,00 e mandar para Florianopolis se for por sedex creio que em 10 dias vc esteja com ela

Jota
24/10/2011, 03:02 PM
Galera

1) Foi pintado aros, balança, telescopios, não deixei desmontar o motor, desmontaram os freios, tiraram o tanque.
2) Após a montagem a moto pegou por várias vezes, e subia aquela fumaça de tinta fresca sendo aquecida... tipo assim ele pintou o motor e depois de 1 hora ligou a moto..o mecanico deu uma volta, ai eu pedi para dar uma volta e quando senti a moto com pouco freio traseiro e com folga na caixa de direção, dei uns solavancos nela, continuei.. depois desliguei a moto e ai depois ela nao ligou mais.. Erro 19
3) Quando olho no painel e vou no diag e tento zerar os erros não consigo. O do sensor de descanso fica sempre off.
4) Fiz um jumper no sensor de descanço e nada.
5) Reboquei minha moto pra casa e tirei a ECU fora.
5) Vi que tem um cara aqui no Ceara que faz o procedimento vacinando a ECU na Av. Carneiro de Mendonça, Fortaleza-CE. Só que o cara me cobrou R$ 800,00 paus pra fazer isso.. Achei um absurdo e tou pensando seriamente em falar com um amigo eletronico e nos mesmos fazermos o procedimento.

6) Outra dúvida?? Só devo trocar aquela peçinha mesmo né??? Ela é facil de encontrar e como remover a antiga.. Acho que tem tirar toda aquela borracha preta de cima Ecu.. pra remover o componente por trás né??? ou pela frente mesmo??? :confused: Me ajudem..:confused:

Preciso transferir minha motoca urgente, já vai vencer o prazo e não quero morrer com R4 800,00 na mãos do cara.

Achei um assalto

Vlw galera

Jota
24/10/2011, 03:04 PM
O painel não foi removido... ele não mecheu em nada eletronico.. somente desmontou os freios e os sensores de descanço e acho que aquele de peso.. falo assim.. ele tirou do lugar não desmontou

Jota
24/10/2011, 03:06 PM
Vocês acham que eu devia mandar a motoca pra autorizada pra galera investigar tudo antes pra depois cair em cima da ECU, ou a probabilidade de acontecer esse erro é muito grande???? Já que apos a pintura ela pegou varias vezes e só parou depois que balancei muito a moto??? Dúvida do caralho..eras!!!!

Arnilton
24/10/2011, 03:30 PM
No meu caso, eu deixei na autorizada e quando deram o orçamento disse que não queria, então não paguei nada, a moto não estava em garantia, no seu caso seria bom pq eles testariam outros componentes. você chegou a ver o video?

Anwar
24/10/2011, 03:37 PM
Jota, balançar a moto não iria danificar esse resistor.

É possível que a pintura tenha comprometido o aterramento.

O correto seria analisar outros componentes antes de abrir a ECU.

Jota
24/10/2011, 11:18 PM
E onde fica esse aterramento??? Assim não consegui ver o video Arnilton, passa o link...

Jota
24/10/2011, 11:23 PM
Galera como vejo se o aterramento da minha moto ta ok, existe algum fio de aterramento???

Arnilton
25/10/2011, 09:05 AM
Jota, creio que o video esteja aqui, digo isso pq aqui é bloqueado más me parece q tem o video

Está aí pra quem ainda não conhece como reparar a ECU, seja preventivo ou corretivo.

http://www.youtube.com/watch?v=qrVzqwgZSq0

O resistor que danifica é do tipo SMD: não suporta a potência dissipada sobre o mesmo. Infelizmente não é problema do circuito do descanso lateral.

fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=1831875

ManuelJS
25/10/2011, 09:36 AM
Jota, não sou eu que estou com o problema, mas vai com calma. Essa solução já foi aplicadas por várias pessoas e o resultado foi positivo.

Não se afobe para tomar uma decisão, nenhuma das alternativas deverá ter uma solução no segundo posterior.

Jota
25/10/2011, 09:58 AM
Esse resistor é de quantos Watts??? fui comprar e o vendedor me perguntou quantos watts? as especificações completas do resistor

Arnilton
25/10/2011, 11:03 AM
Android Jota, eu não sei informar. Vamos esperar o Leonardo do PT;
Más se é um Resistor 22 ohms com uma tensão máxima de 12v
então P=V²/R que deve dar 6,5 W; Más não compre por esse meu cálculo.

Leonardo13
25/10/2011, 02:22 PM
Como eu ja disse via MP para o Jota leve a um tecnico em eletronica, no caso do amigo do video ja conversei com ele por e-mail e ele mesmo me informou que um tecnico em eletronica por isso ele fez o video com toda essa calma, eu apenas achei o resitor e mandei em tecnico em eletronica amigo meu, ele olhou o resistou achou as medidas necessarias para efetuar a troca, eu não tive coragem de trocar pois não tenho tanta experiencia assim, eu apenas ajudei ele a achar cortei a ecu e fechei isolando com cola e etc !!
Jota como eu disse se esta tão preocupado em como fazer tal procedimento e não tem a minima ideia é melhor ou levar em um tecnico em eletronica, mostrar o tutorial em pdf e deixar ele ver para ter uma noção melhor, ou mandar em cara ja especializado em fazer essa troca como o HART, Eletrik parts em são paulo etc.... (Se quiser te passo os dados da Eletrik parts), mas até hoje todos que me mandaram email com a duvida conseguiram resolver !!ok

Jota
25/10/2011, 07:45 PM
Problema resolvido graças a Deus, paguei pra um cara que conheci aqui no Ceara e ele desenrolou agora o meu sensor de descanso não funciona mais... depois que sai de la a moto morreu deu erro 46 quase fiquei doido, ai parei em uma oficina e vi que a bateria tinha arriado, entao carreguei a bateria, o cra disse que tem algo roubando corrente, o farol so acende direito quando mexo nos fios.. eras,,,,,,, tou perdendo o gosto.. amanha vou deixar ela na yamaha pra ver se eles descobrem esse fastama já que a ecu já foi resolvido. Ufa!!! dos males o menor.

Anwar
25/10/2011, 08:10 PM
Ótimo Jota, pelo menos agora não está a pé.

João Dias
25/10/2011, 10:23 PM
Uma dúvida pessoal, com a solução proposta por esse tutorial, todas as funções do sensor são restabelecidas? Vi relatos de motos que voltam a funcionar porém o sensor do descanso não volta....Na minha opinião e no meu caso, seria uma coisa relativamente simples de fazer (seguindo o tutorial) porém não gostaria de perder algumas funções e neste caso prefiro pagar para alguém que conserte por completo....

Leonardo13
26/10/2011, 03:00 AM
Amigo no caso de quem teve esse problema, também ja passei por isso, e simplesmente é porque não foi substituido a peça danificada, assim havendo uma sobrecarga no resto do circuito, logo a queima do circuito respossavel pelo descanso lateral, e em seguida o "Err 1", mas se fizer do jeito certo retirando o mesmo igual no video do nosso amigo, não terá o mesmo problema, digo isso porque tive todos os problemas que tinham que dar, agora aprendi !!
Mas graças ao Cal da eletrik parts que me ajudou, sanou varias dividas e também disse que o unico problema foi não ter retirado a peça queimada, fora isso o precedimento que fiz estava tudo certo até a cor do resistor ok.

João Dias
26/10/2011, 09:25 AM
Muito obrigado Leonardo13, para viagens irei montar um kit de reparo da ECU (ferro de solda, resistor, ferramentas para abrir e selar a ECU)...Em uma emergência tenho pelo menos condições de tentar o conserto ao invés de guinchar a moto....

Tenho lido tudo que encontro a respeito do assunto e acredito agora que minha insegurança quanto a isso diminuiu bastante...Acredito que nós donos devemos saber todos os problemas crônicos da moto (ex: farol que derrete, corrente que arrebenta e erro 19) para não sermos pegos de surpresa e colocar a culpa na motocicleta ou gastar milhares de reais na concessionária...

Jota
26/10/2011, 04:58 PM
João Dias

Faz o reparo logo então e você não precisara fazer nunca mais, pois a ecu fica vacinada e o erro não ocorre mais. Blz

João Dias
26/10/2011, 10:35 PM
Caro Jota, obrigado pela dica....mas tudo isso é uma questão estatística....

Existe uma pequena probabilidade da minha moto apresentar o erro...pode ser que ela não apresente....

Existe também a probabilidade de eu estragar minha ECU durante o processo de vacina...então até que ela apresente o erro não pretendo mexer não...

Mas se minha ECU quebrar, na mesma hora eu abro e faço o procedimento...

Leonardo13
25/01/2012, 05:54 AM
Enquanto uns tentam ajudar outros tentam só f@$% mesmo !
Olho o preço que esta picareta esta cobrando para arrumar a ECU erro 19.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218250440-conserto-ecu-xt-660-e-mt-03-erro-codigo-19-_JM

Ricardo73
25/01/2012, 10:38 PM
Atenção pessoal, eu não aconselho quem não tenha abilidade com manutenção eletronica, ache alguem que tenha, e não se aventure, mas ai o cara tá abusando.
Não pretendo desmerecer ninguem, mas acreditem sou completamente a favorn da propria manutenção, mas temos de tomar muito cuidado, pois numa situação desta vc pode estragar ainda mais a ECU ai sim vc vai terpreferido pagar alguem pra fazer do que ter que comprar outra na consecionaria.

Leonardo13
26/01/2012, 12:03 AM
Ricardo concordo, mas 550 reais !???????!!!!!!!!!!!!!!!!!
Em um serviço que o cara gasta menos de 5 reais !!!???? Acho que isso é abuso, eu nem arriscaria fazer o conserto da minha ECU se o preço fosse por ex: 150 reais, que ao meu ver estaria bem pago !!

Ricardo73
26/01/2012, 10:19 PM
foi o que eu disse!
no meu caso eu mesmo faria, mas se fosse um valor de $150, ou até mesmo 200, acho que valeria a pena pois o tempo para se fazer um serviço deste deve demorar de 2 a 3 horas
isto contando que esteja com as ferramentas a mão, mas isto é uma suposição/previsão de tempo.
Por isso eu digo procure alguem que faça, não quero ofender nem tão pouco menosprezar ninguem, mas se vc não tem esperiencia não faça, mesmo que vc seja um engenheiro, se vc não tem a pratica de manutenção, a probabilidade de dar errado é enorme, então deixe o enorme ego de lado, não é demerito nenhum pagar pra alguem fazer um serviço que vc não faz, normalmente.

E se mesmo assim vc quizer fazer, eu lhe desejo boa sorte, e leiam atentamente os tutoriais as fotos e videos disponiveis do serviço sendo executado.
O que eu quero é ver amigos com suas XT´s nas estradas.

Leonardo13
28/01/2012, 08:30 AM
Com certeza Ricardo, eu nem aconselho fazer isso, se reparar mesmo em outro posts daqui, eu mesmo aconselho levar até um tecnico em eletronica e pedir para trocar, ele irá cobrar uns 20 mangos no maximo, o meu quem trocou foi um amigo meu tecnico em eletronica, eu nunca iria arriscar a meter um ferro de solda ali naqueles minusculos contatos, sou tecnico em informatica, mas minha pratica com ferro de solda é fraca d+ !!!
Por isso também não aconselho que ninguém troque sem conhecimento, no maximo leve até um tecnico com as devidas fotos do tuto e peça para ele trocar, creio que fique mais facil !!

tachas
27/03/2012, 10:14 PM
Fala galera. Saudações a todos. Meu primeiro comentário no forum:
Vida longa ao Leonardo, que postou o tutorial da troca do componente!
Comprei minha MT-03 há 6 meses, e estou até agora em lua-de-mel com ela... Bom, pelo menos até a semana passada, quando ela apresentou o mardito... Deu problema quando estava chegando em casa, achei que era o alarme, tentei ligar a moto algumas vezes e ela funcionou. Cheguei em casa e troquei a bateria do controle do alarme.
No outro dia, fui trabalhar e a moto parou 2 vezes no caminho. Até então não tinha a menor idéia do maledeto erro 19. Consegui me arrastar até o trabalho e lá comecei minhas pesquisas. Na volta mais algumas falhas, mas ainda consegui chegar em casa. Me aprofundei na pesquisa e aqui estou eu.
Bom, chega de ladainha e vamos agregar um pouco de informação: trabalho em uma grande empresa, montadora de placas eletrônicas, e sou técnico em eletrônica. Posso dizer com certeza que é um RESISTOR e não um diodo, como foi falado algumas vezes. O valor 220 no componente significa: os dois primeiros números (22) é um valor e o último (0) é a quantidade de zeros depois do valor. Logo 22+0*0= 22 Ohms.
Quando retirei o componente da placa, medi o valor, que indicava aproximadamente 1200 Ohms. Como o defeito ocorria de forma intermitente, acredito que poderíamos colocar componentes de 22 a +- 1000 Ohms que teoricamente funcionaria. Para tentar minimizar os efeitos de surtos de tensão ou potência, coloquei um resistor de 60 Ohms. Por enquanto está uma beleza. Vou testar mais um tempinho, e depois coloco algumas fotos da brincadeira.

Galera, grande abraço, pau no * da Denso que cagou no projeto de ECU, e " Vida longa ao Leonardo!"
:cool:

Leonardo13
28/03/2012, 03:10 AM
Tachas, aumentando o valor do resistor não poderia danificar outros componentes ? Digo isso pois foi meu amigo quem trocou e ele é tecnico em eletronica como vc !!!Mas se vc tem conhecimento do negocio é melhor !!!Só estou questionando pois foi algo que ele mesmo me falou !
Oura duvida vc retirou o resistor defeituoso ? caso não tenha retirado ou caso tenha colocado um resistor de medida muito diferente, os proximos erros por esse motivo vão ser o "Err 1" que também impossibilita o funcionamento da moto (experiencia propria), isso devido a não retirada do resistor antigo queimado, esse erro é na memoria da ECU sendo irreverssivel !!!

Gaion
14/01/2013, 07:38 AM
Alguém poderia "me dar uma luz" neste problema? estou com a viagem programada para Ushuaia dia 25/02/2013 porem não sei vale o conserto deste ECU, minha XT é 2005 já bati os 60.000km estou trocando praticamente todas as peças da moto para esta viagem, porém nunca deu tal erro em minha moto, não sei se dará, falam de custar R$500,00 o conserto, mas não seria supérfluo? uma vez que até hoje não tive problemas?
o que acham?

João Dias
14/01/2013, 03:30 PM
Cara o conserto é relativamente simples se você tiver uma noção de eletrônica, mais precisamente de solda, você mesmo pode fazer se o problema acontecer. Eu não mexeria antes de dar problema, mas levaria o necessário para o reparo, pois vai saber né!

Paul Barrett
14/01/2013, 03:43 PM
Gaion, não se preocupe, se tivesse que acontecer, já teria acontecido. Diferentemente de mecânica, eletrônica é bem mais direta, não fica muito tempo com defeito sem aparecer.

Acho que não deveria mexer agora, muito pouco tempo pra testar inclusive o "conserto" preventivo. Aconselho a vc acatar o que diz aquele velho e sábio provérbio chinês:

" NÃO MEXE NO QUE TÁ QUIETO... '

Vai voltar por onde? Quem sabe não nos encontramos na volta... estou indo pro Atacama no começo de março.

Abraço e boa viagem. Suerte!

Barah
14/01/2013, 09:11 PM
Gaion, sim a sua moto pode queimar a ECU, assim como a XT 2008. Tinha a oportunidade de "vacinar" a ECU antes da viagem para o Chile (total de 8500 km). Como não sei o motivo da queima paguei para ver e fui com a ECU sem alterações, pois não gosto de morrer de véspera.

Leonardo13
15/01/2013, 01:05 AM
Putz um detalhe muito importante que esqueci de citar, a minha moto antes do erro 19 deu algumas falhas mas não apresentou nada no painel, durante uma semana, no ultimo dia deu erro 19 3x e voltou a ligar depois parou de vez, não sei se com mais gente foi assim.

Gaion
15/01/2013, 10:33 AM
Bem o que eu pensei, corrigir no caminho se for necessário, meu medo é estar em algum lugar longe de tudo.
Paul, estarei voltando pelo litoral Uruguaio passando por Montevidéu e Maldonado, seguindo pelo litoral Brasileiro.

Obrigado pessoal pelas opiniões.

Paul Barrett
15/01/2013, 11:01 AM
Gaion, mais ou menos quando vc acha que vai estar no Uruguai? É essa a minha rota de descida, passando por essas cidades, atravessando pra Buenos Aires via Buquebus de Colonia del Sacramento... seria ótimo um encontro pra uma Norteña ou um vinho uruguaio... tambem vou descer via litoral, passando pela SRR.

Quanto ao reparo da ECU, se quiser levar, é mínimo... um resistor que vai ser trocado, o Barah pode te dar as especificações, aí se der problema, é só achar um ferro de solda e algumas ferramentas pra abrir a ECU, o resistor já tá na mão... do valor certo.

Boa viagem! Suerte!

Gaion
15/01/2013, 11:32 AM
Ae sim acho que subiremos juntos então
Roteiro fechado talvez mudemos as datas, pois Bariloche não esta no roteiro e planejamos incluir por hora assim:
11/03 - Buenos aires
14/03 à 16/03 - Montevidéu e Maldonado (vai depender do pique rsrs)
16/03 - Rio Grande-RS
17/03 - SRR passando a noite em Lauro Muller

Depois disso planejo fugir das praias e passeando bastante em direção a Juiz de Fora-MG (se estiver bem fisicamente e economicamente) dia 22/03/2013 caso estiver muito quebrado volto para Londrina mesmo, mas pretendo em Minas Gerais planejar um passeio no norte/nordeste até o dia 31/03/2013 pois volto a trabalhar dia 04/04/2013

Me passa seus contatos via MP que tentamos nos encontrar.

Arnilton
15/01/2013, 02:54 PM
Se vc souber um pouco de eletronica, bem pouco mesmo dá para fazer, não precisa nem do resistor, apenas de um clipe de papel Magaiver acaba com esse problema na ECU, más tb tem a opção de vacina, eu acho q por uns 400 vc consegue.

Barah
15/01/2013, 06:53 PM
Tenho conhecimento para soldar o resistor em plena viagem... iria sem vacinar. Se a ECU indicasse código 19 procura alguém para reparar, se não encontrasse trataria de transportar a moto de volta para casa.

Como diria um camarada que repara ECU... tem muito mais problema que possa acontecer este da ECU dos males é o menor e toca o barco.

Paul Barrett
15/01/2013, 09:29 PM
Gaion, essas datas ainda não estão certas pra mim... e vou estar descendo, vc subindo... vou fazer o possível pra cruzar as rotas, mas de Buenos Aires em diante vou em direção a Cordoba, Mendoza, depois Chile, voltando por San Pedro de Atacama. Se der estico até Uyuni, na Bolívia, e volto pelo Chaco argentino mesmo...

Barah, qual o resistor que teria que ser substituído em caso de falha, vc tem o valor? E localização na placa? Acho que é facil colocar um desses na carteira...

Leonardo13
15/01/2013, 10:55 PM
Barah, qual o resistor que teria que ser substituído em caso de falha, vc tem o valor? E localização na placa? Acho que é facil colocar um desses na carteira...
Powww...Paul acho que vc esta no topico certo, no inicio da pagina fala exatamente isso...

Paul Barrett
15/01/2013, 11:17 PM
É mesmo, havia esquecido desse pequeno detalhe... rsssssss

Renato_crp
07/02/2013, 08:30 PM
Bom dia a todos os leitores..!!!

sou novo no fórum e esta é a minha primeira XTzona "Preta 2008", olha a expressão de alegria na foto..!!!

Comprei por volta do dia 20/12/12 (presente de Natal) e por volta do dia 05/01/13 fui contemplado erro 19..!!! Levei para uma concessionária Yamaha e veio o diagnóstico ECU, tiveram a capacidade de me cobrar 2.500,00 reais numa nova..!!!

Li tudo a respeito no fórum e no dia seguinte estava conversando com o mecânico da própria concessionária como si eu fosse um especialista no assunto, rss...!! Porem, não tinha como o mecânico falar a respeito na concessionária pois os peçistas tem que vender.! Eu peguei o tel. dele e conversei com o mesmo fora do expediente que me cobrou por fora 400,00 reais pra fazer o reparo na peça, ele já tinha experiência no assunto.!

estou muito grato pelas informações do site, já economizei 2.100,00 reais...!!! rss...
Um grande abraço a todos.!

Leonardo13
07/02/2013, 09:22 PM
Puxa Renato achei inocentemente que os modelos 2009 em diante estariam livres desse problema !! Engano meu..... Que bom que resolveu, melhor ainda, que bom que encontrou alguém para arrumar isso !!

Paul Barrett
07/02/2013, 11:17 PM
Então tá vacinada a negona, Renato_crp. Boas estradas com ela!

Leo, "de 2009 pra frente", a dele é 2008... tem algum relato de 2009 ou mais nova com ERR 19?

Leonardo13
07/02/2013, 11:24 PM
Estou cego mesmo, pensei ter visto 2009 !!!! Então esta ok, erro meu !!

dilamar
01/03/2013, 04:04 PM
Ola galera...sou novo na area...sempre quis ter um xt...ate comprei uma 2012 em outubro passado com apenas 137km rodados...hoje ela esta com uns 5500km ....porem esta semana notei que qdo o cavalete levantado + mais marcha engatada + sem acionar o manete d embreagem e vc aciona o ligar : a moto da o tranco pra frente....outra obs: se esta engatada+liagada com a embreagem acionada e abaixo o cavalete lateral ela nao desliga!!! Nao vi nenhum erro no painel...nao se tem q ascessar o diag no painel pra ver esse erro!!! Vou comprar um WD pra fazer uma limpeza e ver o q acontece. Entao gostaria de saber se alguem com xt 2012 tenha apreentado essa anomalia??? Grato da atençao.

Leonardo13
01/03/2013, 11:50 PM
Com certeza vc esta com dois erros um no pezinho e outro no sensor da embreagem !!! Porém pode ser erro na ECU tb, mas primeiro é melhor pegar um pezinho bom e testar acho que o sensor da fazer serve na XT só acho mas tem que adaptar os fios, mas joga um limpa contato nas partes eletrônicas primeiro depois leva em uma CC para ele efetuarem os testes, se caso realmente for os sensores não é tão difícil tirar para limpar ok !!!

dilamar
02/03/2013, 03:24 PM
Valeu pelo retorno....e se pegar uma outra ecu e testar tambem da certo? Nao da problema em desconectar da outra xt para testar? Tipo desregular! Ate mais.

Leonardo13
02/03/2013, 04:47 PM
Ja nao sei te informar, pois pelo que sei algumas ecu tem numero de serie e as vezes somente ecu da moto do mesmo ano serve

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

dilamar
02/03/2013, 05:05 PM
Ok...tenho um amigo q tem uma do mesmo ano...vou ver com ele...
.e esses possiveis erros da ecu da pra zerar eles? Outro dia entrei no diag e nao quis alterar nadaa por desconhecer como se faz ou se pode ser zerado. Obrigado Leonardo.

Leonardo13
03/03/2013, 03:09 PM
Não, a unica coisa que da para zerar são log de erro da ECU, ou seja quando apresentar um erro a própria central armazena o erro para ser mostrado futuramente, isso sim é possível limpar, agora quando a esses erros acho melhor verificar os sensores primeiro antes de condenar ou mexer na ECU, troque o sensor do pezinho primeiro pelo do seu amigo são somente dois parafusos no pezinho e fio com um pequeno socket que seguindo ele vc acha a junção, depois parti para o sensor de embreagem que fica no punho esquerdo, esse para tirar olhe por debaixo do manete tem um pequeno buraquinho onde esta encaixado o sensor aperte com uma chace de fenda qualquer e puxo o sensor sem muita força, verifique o acionamento dele apertando com a mão mesmo !!Qualquer coisa desmonte ele e limpe com limpa contato ou WD esse não tem muito problema em colocar WD em outro componentes "ELÉTRICOS" o ideal é limpa contato

dilamar
03/03/2013, 04:14 PM
Blz Leonardo....vou fazer isso! O bom q pelo menos ela liga e desliga sem problemas...ta d boa tirando esse detalhe. Porem e de preocuar...vai q numa dessas resolve parar vez...assim q ver te retorno informando oq foi realmente o q aconteceu....ate mais...c cuida.

dilamar
05/03/2013, 05:11 PM
Ola...fiz a limpeza com limp contato e usei o WD e infelizmente nao voltou a funcionar....porem no diag iten 20 a gente consegue ver alternaando de on e off qdo se abaixa o cavalete ou mexe na embriagem...ai ja nao sei se seria o chicote do sensor de embriagem....fui na cc e la o mecanico acha q poder esse chicote...o preço aqui e de 95,00 reais...vou ver mais pra frente um teste la na cc e se for vou trocar...sera q tem outro modelo tipo da fazer ou ybr ou lander....ate mais

Leonardo13
05/03/2013, 05:33 PM
Nao sei nao testei, mas ouvi dizer que o da fazer com uma adaptação funciona normal, um cara juma mecanica de motos que parei para conversar disse que adaptou e sai bem mais barato e nao fica feio, e agora e testar e ver se dar certo, mas nao tenho ideia de como é essa adaptação

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

LuizGustavo
16/04/2013, 09:03 PM
Boa noite galera, semana passada fiz uma viagem com minha XT 2008 e o tal cód. 19 apareceu, terminei a viagem empurrando a motoca.Ela passou 1 semana na autorizada de Caicó/RN e os mecânicos não conseguiram detectar o problema, recorri aqui ao excepcional fórum e descobri qual era o problema e o mais importante, a solução, tirei a ECU e levei pra Natal, abri a mesma conforme o vídeo e depois de trocar msg aqui com a galera a levei em uma loja de eletrônica, o téc. não demorou nem 10 minutos pra trocar o resistor, cheguei hoje aqui em Caicó e fui direto na autorizada, instalamos a peça e demos a partida na moto...resultado...ela pegou de primeira, andei cerca de 30 minutos com ela dando várias voltas no quarteirão com medo de ter que empurrar ela novamente mais graças a Deus a moto ficou 100%!Queria agradecer a galera que teve a iniciativa de ajudar os parceiros elaborando e postando o vídeo e também aos amigos que trocarem msg comigo e me ajudaram...Vlw moçada, parabéns e boas curvas!

Tomasini
16/04/2013, 10:23 PM
Boa noite galera, semana passada fiz uma viagem com minha XT 2008 e o tal cód. 19 apareceu, terminei a viagem empurrando a motoca.Ela passou 1 semana na autorizada de Caicó/RN e os mecânicos não conseguiram detectar o problema, recorri aqui ao excepcional fórum e descobri qual era o problema e o mais importante, a solução, tirei a ECU e levei pra Natal, abri a mesma conforme o vídeo e depois de trocar msg aqui com a galera a levei em uma loja de eletrônica, o téc. não demorou nem 10 minutos pra trocar o resistor, cheguei hoje aqui em Caicó e fui direto na autorizada, instalamos a peça e demos a partida na moto...resultado...ela pegou de primeira, andei cerca de 30 minutos com ela dando várias voltas no quarteirão com medo de ter que empurrar ela novamente mais graças a Deus a moto ficou 100%!Queria agradecer a galera que teve a iniciativa de ajudar os parceiros elaborando e postando o vídeo e também aos amigos que trocarem msg comigo e me ajudaram...Vlw moçada, parabéns e boas curvas!

Show Luiz, mais um problema resolvido...bom saber que o temido erro 19 vem perdendo força...

Não teria umas fotos ou um vídeo mostrando os procedimentos que você executou??? Ficaria ainda mais show...

Abraço

Leonardo13
16/04/2013, 11:51 PM
Luizgustavo que bom que deu certo !!
Fico feliz que que com a nossa iniciativa o trem (Ou melhor a cavala) esta de volta a ativa !!! Amigo, espero ter ajuda nas suas duvidas qualquer coisa pode voltar a perguntar !!
Flw

LuizGustavo
23/04/2013, 01:18 PM
Eu que agradeço amigos, no final de semana realizei uma viagem de quase 750 km com a cavala entre ida e volta e ela se comportou 100%, de recompensa até coloquei um sapatino novo nela hehe não postei as fotos pq estou sem internet em casa e sem pc, só tenho acessado do iPad, mais assim que for possível vou postar aqui...abraço

Ronaldo Santos
22/05/2013, 02:21 PM
Salve a todos!!!!
Minha 66 apresentou erro 19, estou seguindo as dicas postadas aqui no fórum, já fui a uma loja de eletrônica e comprei um resistor de 22 Ohms, vou leva-lo para um amigo que trabalha em uma assistêcia de celular pra fazer a troca do componente. Já abrir a ECU no local indicado e fiz a retirada da vedação como muito cuidado, mas o local estar limpo e pronto pra fazer o troca.
Assim que fizer a troca e coloca-lo de volta na moto farei o teste e posto publico o resultado.

Super Teko
22/05/2013, 03:20 PM
Pede pro técnico tirar umas fotos!

Leonardo13
22/05/2013, 04:34 PM
Ronaldo a sua é 2007 ? É aquela preta e laranja com a bolha laranja ? Essa eu acho loka

Ronaldo Santos
23/05/2013, 01:43 PM
Leonardo13, a minha é sim 2007, mas eu a transformei em uma "2009", ela ta vermelha.
Ronaldo a sua é 2007 ? É aquela preta e laranja com a bolha laranja ? Essa eu acho loka

Ronaldo Santos
23/05/2013, 01:46 PM
Super Teko, eu tirei algumas fotos, postarei em breve.
Pede pro técnico tirar umas fotos!

Ronaldo Santos
23/05/2013, 02:06 PM
Conforme prometido, venho relatar o sucesso da troca do resistor.
Ocorreu tudo certo, seguir passo a passo todo o processo da substituição do resistor, coloquei o módulo de volta e liguei a moto e pronto, a luz a injenção apagou e o erro 19 desapareceu.
Só falta agora eu preecher o local com silicone de alta temperatura, pois antes de usar o licone dei uma volta pra testar.
Agradeço a todos do fórum, graças a troca de informação de todos, que economizamos com nossas motos.
Crédito ao Leonardo13, muitissimo obrigado.

Soueu
23/05/2013, 02:56 PM
É com essas entre outras, que a gente contata a importância deste XT660net !
Um site com muitas informações para os usuários de motos em geral.
O legal é que as informações técnicas são compartilhadas, beneficiando muitos motociclistas.

Isso é bom, muito bom mesmo, quem dera se em todas as áreas das atividades humanas as coisas corressem assim, certamente o mundo seria bem melhor :)

Agradecimento ao Anwar

Super Teko
23/05/2013, 03:00 PM
Concordo Soueu!

Leonardo13
23/05/2013, 04:07 PM
Mais uma com sucesso !!!Parabens !!!
Faltou um detalhe.. quanto gastou ?

Ronaldo Santos
23/05/2013, 10:43 PM
Respondendo a pergunta do Leonardo13, Tive um gasto de R$ 0,10. Isso mesmo, pois o técnico de celular que soldou o resistou é meu amigo e não me cobrou pelo serviço. Sendo assim gastei apenas os R$ 0,10 com a compra do resistor, até o silicone de alta tempera pra preencher o local me foi doado.
Mais uma com sucesso !!!Parabens !!!
Faltou um detalhe.. quanto gastou ?

Super Teko
24/05/2013, 12:55 AM
caramba, R$ 0.10 pra consertar uma ECU???? eita!

Sortudo!

RonaldoXT
04/02/2015, 06:54 PM
Boa noite, pessoal! então , me aventurei em fazer o conserto da "ECU", conforme indica o tutorial e o vídeo no YPu tube. Abri somente o local de troca do resistor e levei até um técnico eletrônico e solicitei a troca do resistor. Infelizmente, quando fui testar na moto, deu outro erro "12". A troca do resistor foi realizado com a substituição do antigo resistor, o erro "12" pode ser consequência da troca do resistor, solda ou algo assim?. Já verifiquei sim , referente ao erro 12, no manual de serviço .Acredito que ainda continua o problema na central e não no sensor que ocasiona o erro 12. Me indicaram a Vila Motos em São Paulo que faz consertos em ECU. Alguem poderia indicar, se a empresa é de confiança?,..grato

RonaldoXT
05/02/2015, 08:35 AM
Bom dia! Repassando novamente, minha moto está parada há 20 dias, fiz o conserto conforme indicado pelo tutorial. Abri somente o local do resistor, encontrei o resistor um pouco solto( acredito c/ a alta temperatura a solda ficou frouxa). Levei até um técnico eletrônico e fiz a solda. Infelizmente quando montei a central na moto, ae apareceu o " erro 12". Fiz pesquisas referente ao erro, mas não se encaixa o perfil..será q a solda e a substituição não foram efetuados corretamente?..abrxs

Leonardo13
05/02/2015, 10:04 AM
O Tecnico colocou o resistor da mesma cor das fotos do tutorial ? Se sim, ele colocou por cima do antigo ou retirou o antigo ?
Caso ele tenha colocado de cor diferente (As faixas) pode retirar e colocar outro de novo, na pior das hipóteses se deu ERR12 ou ERR11 pode ser que sua ECU ja não tinha salvação e o problema atingiu a Eproom da ECU, memoria interna dela quando o técnico soldou, cara se realmente não der certo, tenho esse contato:
http://www.guiadageneral.com.br/detalhes.asp?detalhe=20&depto=eletrica
Eletric Parts com o Cal
O cara é fera em arrumar ECU aqui em SP, tenta ligar e falar com ele, vc vai gastar um DDD mas vai compensar, ele aceita pelos correios que eu ja perguntei uma vez.

RonaldoXT
05/02/2015, 08:09 PM
BOA NOITE, LEONARDO, E PESSOAL XT660.NET ! ENTÃO AGENDEI COM COM O MECÃNICO , VOU LEVAR O "tratoR" , SEGUNDA-FEIRA CEDO PARA RETIRAR AS PEÇAS SOLICITADAS.. FALEI COM DOUGLAS DA ELETRIK PARTS, CONFORME INDICOU, PRECISO ENVIAR O MÓDULO, CHAVE DE CONTATO + ANTENA (IGNIÇÃO) PARA QUE POSSA MONTAR E SIMULAR FUNCIONAMENTO..
SÓ GOSTARIA DE CONFIRMAR SE É DE CONFIANÇA A EMPRESA, ELES MUDARAM RECENTEMENTE DE ENDEREÇO E NÃO ENCONTREI SITES OU COMENTÁRIOS DA EMPRESA...UM FUNCIONÁRIO AQUI DA CC YAMAHA DE CTBA, INDICOU A VILA MOTOS EM SAMPA TBEM, NO QUAL JÁ INDICARAM E FIZERAM SERVIÇOS COM ELES..
VALEW

Leonardo13
09/02/2015, 04:23 PM
Eletrik parts eu conheço e recomendo.....

HugoCastelo
27/02/2015, 09:00 PM
salve pessoal...
acabei de ter a primeira batalha com o código 19....porém venci!
sai com a moto hj pela manhã e logo depois do almoço parei na garagem. Ao tentar sair, cerca de 2h depois, a negona não pegou e apresentou o tal 19, juntamente com a luz da injeção acesa. Desmontei o censor do descanso e revisei os fios e conectores com o multímetro...tudo ok, mas nada de funcionar, porém achei que o arranque de partida estava virando meio fraco. Liguei na bateria um carregador de ação rápida e problema resolvido...a bateria estava um pouco cansada. Moto funcionando e nada mais de erro 19...

Leonardo13
28/02/2015, 03:08 PM
Hugo castelo, cuidado hein, o problema de erro 19 ele inicialmente é intermitente infelizmente, pode ser que volte pois o problema é um resistor que perde sua função dentro da ECU.
Bom, tomara que não de mais problema, avise ai....

HugoCastelo
03/03/2015, 07:14 PM
nenhum sinal do problema até agora...espero que continue assim.

HugoCastelo
05/03/2015, 01:41 PM
falei cedo demais @Leonardo13 (http://xt660.com.br/member.php?213031-Leonardo13) ...ontém parou de vez... até funcionou umas 2 vezes mais da o erro direto agora.
Um amigo que faz reparação em centrais de carros e caminhões vai olhar pra mim, pois disse que não haveria dificuldades na execução do serviço. Inclusive enviei o tutorial pra ele, pdf e vídeo, e estou aguardando a resposta...

grande abraço

RonaldoXT
05/03/2015, 04:12 PM
Olá amigo td bem? então 60 dd atrás tive o msmo problema! tentei resolver c/ um técnico d eletrônica, mas não tive sucesso! precisei enviar p/ São PAulo para conserto...Chega hj via sedex a peça..Espero montar amnhã e funcionar o trator...Boa sorte

Leonardo13
05/03/2015, 11:13 PM
Ronaldoxt nao sera um pouco de falta de experiência do técnico ? Pois alem de mim teve outros que trocaram com sucesso inclusive um rapaz que entrou em contato comigo diretamente por email e ele msm fez a troca por ser um técnico......
Mas assim tb pode ser que no seu caso em específico deu azar também....

RonaldoXT
09/03/2015, 10:56 AM
Bom dia, Leonardo 13! então, o trator ficou pronta sexta-feira, tá funcionando show de bola! então conversei c/ o pessoal da Vila Motos tbém me informaram a msm coisa! enfim, o importante é q estou na estrada de novo... ! abrxs

HugoCastelo
10/03/2015, 01:23 PM
reparo perfeito e xt na ativa novamente....

Leonardo13
10/03/2015, 03:28 PM
E ai Ronaldo vc pode falar quanto foi o conserto ?
Hugo quem realizou foi um técnico ?

HugoCastelo
11/03/2015, 10:58 PM
exato Leonardo... como disse anteriormente foi um amigo especialista que faz reparação e reprogramação em centrais ECU de carros e caminhões.

RonaldoXT
16/03/2015, 10:42 PM
ola boa noite! Desculpa a demora...então o conserto na Vila moto foi R$450, + R$100, frete. c 1 ano de garantia do conserto.>> espero ter resolvido por um bom tempo>>>Vamus ver se consigo cair na estrada logo, por enquanto só na na regiao..abrxs

Hagel
04/04/2015, 11:03 AM
O Hart, lá do clube xt600 tb faz este reparo, se alguém precisar...

Leonardo13
04/04/2015, 01:31 PM
O Hart ehhh
Vou falar, quando divulguei esse msm tutorial la no xt600 que eu tb faço parte o cara ficou muito puto comigo, tanto é q surgiu curiosidade de muito em como fazer o reparo e ele com toda arrogancia ainda disse: e se der problema depois vcs levam no Leonardo13......
Para q isso n sei.
Mas se ele fosse mais inteligente o forum esta ai para isso, soluções e discussões abertas, eu divulguei uma solução gratis para um problema q passei muito chato, e ele não, esta cobrando por uma solução usando um meio aberto para comercio próprio, que seja não é da minha conta, mas ele poderia ser mais humilde e ter dito: se alguem nao conseguir ir pelo tutorial (gratis por sua conta e risco) ou se der algum problema, me procurem....
Simples assim,, mas não, o cara foi toda arisco achando q eu estava passando a perna nele....
Affff
Nao estou falando nada a mais do q se foi dito por ele msm no fórum, e nem.vi se ele apagou meu post lá. ....
Q seja a vdd tem q ser dita.....
Gente se precisar e nao conseguir o tutorial aconselho a eletrik parts em SP tem no google o endereço deles e aceitam encomenda pelos correios

Hagel
04/04/2015, 01:50 PM
Eu lembro dessa briga... E fico do teu lado.

Claro que quem não quiser mexer por conta, tem medo e quer garantia, pode procurar quem "o faça".

Leonardo13, muito obrigado por compartilhar a solução "de 20 centavos", pq acho 400 reais um valor muitoooo alto para um serviço simples.

Sei que o serviço custa 1 real, e o conhecimento os outros 399 reais, mas acho que a "mordida" não precisava ser tão alta...

E parabéns por manter o espírito de ajuda que devemos ter no motociclismo. Existem N outras maneiras de se ganhar dinheiro prestando serviços...

Hagel
04/04/2015, 02:09 PM
Ah, e agora li com mais calma o tópico (desde o início). Só desencavei o comentário para "tocar lenha na fogueira"... Hahahaha

Mas não é minha intenção segregar, e sim agregar.
Então... um abraço a todos que já mexeram nos circuitos e é muito bom que este problema é classificado como "RESOLVIDO".

Leonardo13
06/04/2015, 08:25 PM
Vlw Hagel, isso msm, sempre compartilhando...... kkkkk
Esse forum só junta gente boa, mudo de moto mas n de forum !!!!

João Alberto Altoé
20/04/2015, 11:47 AM
Pessoal,
Minha XT660 ano 2008 apresentou o erro 19. Segui os passos do Tutorial do Leonardo.
Efetuei a troca do resistor de 22ohm com um amigo especialista no assunto. Plugamos na moto, nenhum código de erro aparece. Porém, a moto não consegue ficar ligada. Está entrando em retrocesso, motor fora do tempo.
Alguém que efetuou o reparo passou por esse problema? Lembro que foi dado um reset na moto e nenhum erro aparece mais.

Agradeço e conto com ajuda de vocês.

RonaldoXT
04/05/2015, 01:33 PM
BOm dia, João Alberto Altoé! e ae novidades da ECU? abrxs

Rafael.PP
08/07/2015, 12:25 PM
muito bom o tópico, como sempre a familia XT660 continua se superando! Manual impresso e guardado em local seguro :)
João Alberto Altoé, novidades? o erro sumiu mesmo?

Rafael Quirino de Castro
01/12/2015, 10:38 AM
Pessoal, fiz o conserto por conta e como indicado, foi muito fácil. Recomendo o corte da ECU, e depois faça a substituiução em alguma casa de eletrônica ou tecnico com os equipamentos certo, pois a trilha é bem fininha e pode levantar facil.

Conclusão meu mecanico havia cobrado 780 reais pela substituição e gastei 7,50, mais de 100 vezes menos.

Valeu Galera da xt660.net e Leonardo13 pelas dicas.

Tutorial para consertar a ECU da XT660 referente ao erro 19 mostrado no painel.
Autor: Leonardo13

Download PDF:
http://www.4shared.com/document/CsM9kxUR/consertar_erro_19_ecu_xt660.html

Leonardo13
02/12/2015, 07:16 PM
Que bom Rafael que deu tudo certo !!!
Fico feliz por vc, e melhor ainda que esfregou na cara do mecânico kkkk

vceletricista
24/12/2015, 04:13 PM
Boa tarde , Leonardo13 comprei recentemente a tão sonhada Xt 660 ano 2005 com 25mil kms rodados e onte não é que apareceu este tal de erro 19 e acendeu a luz da injeção tbm já li esse post todo bem explicado por vc só que o vídeo que está publicado no YouTube não estou conseguindo abrir dá uma msg de vídeo indisponível pois já fiz a limpeza do sensor do cavalete lateral e nada acho que vai ser necessário substituir o tal resistor, eu quero ver se consigo ver o vídeo aí lhe faço uma pergunta vc tem esse vídeo do tutorial ai com vc ? E se consegue enviar pra mim, pode até ser por Zap ou e-mail ou em último caso se vc pode fazer o serviço pra mim fico no aguardo (81)9.9983-2071 meu Zap desde já lhe agradeço .

vceletricista
26/12/2015, 03:54 PM
Gostaria de agradecer ao fórum por compartilhar conhecimentos com todos nós e também ao Léonardo 13 que encontrou a solução do problema esta semana a minha Xt de ano 2005 mais com poucos kms apenas 25 mil deu esse maldito erro 19 e confesso que fiquei preocupado mais li o post todinho relato por relato umas duas vezes pois não conseguia abrir o vídeo que tem no YouTube mais era o meu smartphone que não abria aí fui no pc de um amigo vi o vídeo e pronto com 0,15 centavos substituído o resistor e Xt já funcionou de primeira quero deixa aqui à minha gratidão por vcs todos que faz esse fórum e deus abençoe todos vocês mesmo e se precisa do pernambucano aqui é só mandar.

Rromagnani
26/12/2015, 09:24 PM
Essa é a beleza do fórum! Compartilhar informações sem pedir nada em troca! Parabéns a todos!

Leão
27/12/2015, 01:03 PM
A importância de descobrir a solução para um problema que afeta a comunidade do xt660.net e compartilhar isso é digna de ser louvada.

Da mesma forma, é muito bom ver aqueles que tiveram seus problemas sanados REGISTRAREM isso aqui, dando o devido valor e respeito aquele que nos trouxe a solução.

Parabéns Leonardo13, parabéns vceletricista.

Marcio Renato
11/01/2016, 01:06 PM
Na data de ontem 10/01/2016, para minha surpresa a minha moto apresentou esse erro 19. Graças a vocês através deste tópico e com um pouco de vontade e paciência, consegui fazer o reparo. Deu tudo certo. Fiz um videozinho de como foi, na descrição dele coloquei os créditos ao autor do tutorial: Leonardo13. Meu muito obrigado mais uma vez. <a href="https://youtu.be/4b0s0lYsy9k" target="_blank">
http://youtu.be/4b0s0lYsy9k (https://youtu.be/4b0s0lYsy9k)

FBF
11/01/2016, 03:27 PM
Parabens aos guerreiros que que conseguiram resolver o problema, salve a nossa comunidade, abraço a todos.

Leão
11/01/2016, 06:49 PM
Muito bom teu vídeo vizinho. Tão bom que vou replicar em janela aberta aqui;
Obrigado por compartilhar.

http://youtu.be/4b0s0lYsy9k

Dica; Sempre que postarem um vídeo, colem o endereço dele (link) na caixa respectiva a vídeo ali em cima sem o S do http"s"

Augusto
11/01/2016, 07:14 PM
Obrigado por compartilhar Marcio

RonaldoXT
11/01/2016, 07:55 PM
Marcio Renato, passei pela a mesma frustração ! Show de bola o relato e vídeo! Obrigado por compartilhar...abrxs

Marcio Renato
11/01/2016, 07:59 PM
Valeu a explicação @Leão (http://xt660.com.br/member.php?u=213667), desculpa minha falta de "intimidade" com as ferramentas aqui no site...corrigido lá, abraço.

Joni Gustavo
16/02/2016, 12:40 PM
Boa Tarde pessoal!

Por acaso alguém tem o contato do Hart??

Não consegui localizar aqui no fórum :confused:

Grato!!

Wellingtonsilve
17/02/2016, 01:11 PM
Espero que esse erro nunca apareça pra mim. Acredito que onde moro não tem ninguém que faça esse serviço, e tenho um certo receio.

Alan Campana
31/03/2016, 03:29 PM
Boa tarde, sou novo aqui, mas já acompanho o fórum a algum tempo. Pesquisei o tutorial que nosso amigo postou sobre o conserto da ecu erro 19. Preciso arrancar o
resistor queimado do lugar ou posso soldar por cima? Esta solda muito difícil de ser feita assim (para um técnico)? Aqui na mina cidade ninguém esta tendo coragem de fazer o serviço de solda. Já cortei a ecu, tirei o silicone o resistor esta a mostra e só uma solda e ninguém quer fazer. O lugar mais perto que vi por aqui é São Paulo, será que vou ter que mandar para lá? Alguém pode me socorrer?

RonaldoXT
31/03/2016, 07:14 PM
Caro, Alan Campana! se vc já identificou qual o resistor queimado, qquer técnico em eletronica capacitado, faz a solda p ti! Veja o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=4b0s0lYsy9k, lembre-se que vc esta se aventurando, então há riscos tbem. Ou procure em São Paulo Eletroparts e/ou Marcelo Vilachan Vila Motos Sp Fone: 55-11-3333-4520 (tel:55-11-3333-4520) fiz o serviço lá.. Abrxs

AndréXT
31/03/2016, 07:24 PM
Esse problema do erro 19 foi sanado nas XT's de 2009 pra cima não é ?

dePieri
31/03/2016, 10:13 PM
Muito bom Márcio, obrigado por compartilhar a experiência .

Alan Campana
01/04/2016, 09:50 AM
Obrigado RonaldoXT, acho que vou ter que mandar para São Paulo.

Joni Gustavo
27/04/2016, 01:36 PM
Boa tarde pessoal!
Venho por meio deste comapartilhar minha terrível experiência.
Pois bem, o cod 19 apareceu pra mim justo quando a moto estava na cc e eu estava encomendando uma peça distinta, mesmo não confiando nos mecânicos deixei minha moto lá para que já fizessem os testes fazendo um jump no sensor, pois bem, nada resolvido. Segui os conselhos e tutoriais daqui do forum e acabei fazendo cagada kk arranquei um trilho fora. Desesperado procurei o contato pelo Hart mas o retorno foi demorado, já havia enviado a peça pro pessoal da Vila Motos em SP. Até aí ok, chegou na segunda e já na sexta, peça recuperada funcionando, e então a vez da cagada é a dos correios, depois de duas semanas nada de chegar a bendita entrega e eu na mão. Entrei em um processo contra os correios no PROCON e entrei em contato com o pessoal do Vila Motos, super compreensíveis e atenciosos, pediram para que eu mandasse a antena bloqueadora, ignição e chave, eles tinham outro módulo lá e decodificariam para mim sem custo, como "indenização da peça perdida". Mais uma semana de espera e tudo veio certinho, funcionando perfeitamente e de quebra me deram uma chave reserva! Fiquei admirado! Como o processo de danos materiais está em aberto eles propuseram que o segundo serviço fosse pago da maneira que eu achasse que eles merecem.
Enfim, grandes profissionais mereceram meu respeito! Fica a indicação Vila Motos em caso de problema com a ECU

Mayron Pohl
04/05/2016, 04:14 PM
Joni Gustavo, bah que coisa heim meu velho, que bom q deu tudo certo no final!

Joni Gustavo
04/05/2016, 04:47 PM
@Joni Gustavo (http://xt660.com.br/member.php?u=219101), bah que coisa heim meu velho, que bom q deu tudo certo no final!

Nem me diga cara, nessas idas e vindas a agonia foi grande, mas agora vou tirando todo o atraso colocando a bruta pra rodar hehe

Arthur Pinheiro
06/05/2016, 10:14 PM
Muito bom o Relato Joni.
Superado o momento difícil e duvidoso, agora é colocar a bruta pra rodar!!!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Hagel
07/05/2016, 12:39 AM
Achei legal a atitude da empresa. Difícil achar gente assim hoje...

E fica anotado aqui para futuras necessidades!

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Leonardo13
19/06/2016, 10:28 PM
Ola pessoal, fico feliz que ainda esse tutorial esta servindo as Xt´s mais antiguinhas.
É nois

jcplis
24/10/2016, 11:05 AM
Ola pessoal, fico feliz que ainda esse tutorial esta servindo as Xt´s mais antiguinhas.
É nois

Muito bom dia galera, e depois de 8 anos, a minha XT 660 deu esse bendito erro 19, a ECU já esta aberta e pronta pro reparo, só tenho uma duvida, remove o transistor queimado ou e solda por cima do que está la. (Vão me zuar mas tenho quase certeza que tem que remover)
A pergunta chegar ser tonta, mas realmente bateu essa duvida rs.

Obrigado e valeu galera.

Hagel
24/10/2016, 11:09 AM
Você tem que tirar ele. Mas se não quiser zuar a solda, corte ele nas "pernas" e solda ali mesmo (sem arriscar estragar as trilhas).

Mas enfim, tem que retirar.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

jcplis
24/10/2016, 11:15 AM
Você tem que tirar ele. Mas se não quiser zuar a solda, corte ele nas "pernas" e solda ali mesmo (sem arriscar estragar as trilhas).

Mas enfim, tem que retirar.

Amigo Hagel muito obrigado pelo comentário, me ajudou muito vou fazer o reparo e já retorno com as novidades.
Espero que sejam boas.
Um bom dia a todos.

Hagel
24/10/2016, 11:30 AM
Todo resistor sofre apenas dois tipos de problema:

ele "abre" (interrompendo a passagem de elétrons, tornando uma resistência "infinita")

ou

"em curto" (resistência praticamente nula, ou seja, torna-se apenas uma trilha condutora com a condutividade do material das "pernas" do resistor, praticamente zero, curto-circuito)

Em ambos os casos a resistência é afetada, e por isso o resistor é sempre substituido.

Obs: claro que como toda "peça" ele pode alterar sua resistência com o tempo, mas como isso altera condições do circuito, logo ele abre ou entra em curto. Digo isso pq daqui a pouco aparece alguém argumentando, mas não vou ficar discutindo eletrônica aqui.
A ideia é arrumar a ECU pra rodar... Kkkkkk

jcplis
24/10/2016, 11:45 AM
Todo resistor sofre apenas dois tipos de problema:

ele "abre" (interrompendo a passagem de elétrons, tornando uma resistência "infinita")

ou

"em curto" (resistência praticamente nula, ou seja, torna-se apenas uma trilha condutora com a condutividade do material das "pernas" do resistor, praticamente zero, curto-circuito)

Em ambos os casos a resistência é afetada, e por isso o resistor é sempre substituido.

Obs: claro que como toda "peça" ele pode alterar sua resistência com o tempo, mas como isso altera condições do circuito, logo ele abre ou entra em curto. Digo isso pq daqui a pouco aparece alguém argumentando, mas não vou ficar discutindo eletrônica aqui.
A ideia é arrumar a ECU pra rodar... Kkkkkk

Entendo, meu primo e Téc. Eletrônica, morou 6 anos em Londres trabalhando com Eletrônica, pena que ele ontem viajou para a China, e a ECU da minha Azulzinha deu zica logo ontem e ele ja tinha embarcado no avião kkkk seria sorte?

Mas obrigado, meu outro Téc. muito amigo do meu primo fez o reparo, e boas noticias a Azulzinha ja está operada, funcionando perfeitamente.
8 anos depois a ECU me deu o susto .
Agradeço demais a ajuda aqui prestada, e a resposta muito rápida.
Espero conhecer muita gente aqui do forum nos encontros da vida.

Boa semana a todos amigos.

welberson
26/10/2016, 07:00 PM
Ola amigos!!!
Boa noite gostaria de saber se esse erro 19 da xt e o mesmo da mt 03 e se pode ser resolvido da mesma maneira?

Hagel
27/10/2016, 11:42 AM
Ola amigos!!!
Boa noite gostaria de saber se esse erro 19 da xt e o mesmo da mt 03 e se pode ser resolvido da mesma maneira?
Não dou 100% de certeza, mas como o motor da mt03 é o mesmo Minarelli da XT66R 660Z, a ECU deve ter apenas curvas de injeção programadas de forma diferente.
O resto (lógica e erros) devem ser os mesmos.

Suponho que seja igual.
Veja o código na etiqueta da ECU, se for igual...

welberson
27/10/2016, 08:31 PM
Não dou 100% de certeza, mas como o motor da mt03 é o mesmo Minarelli da XT66R 660Z, a ECU deve ter apenas curvas de injeção programadas de forma diferente.
O resto (lógica e erros) devem ser os mesmos.

Suponho que seja igual.
Veja o código na etiqueta da ECU, se for igual...

Obrigado!!!!!

Paul Barrett
09/01/2019, 04:18 PM
Amigos, notícia triste... o autor do tutorial infelizmente foi mais uma vítima da irresponsabilidade no trânsito de SP, no final do ano passado... que ele descanse em paz. Ficam as boas lembranças e as excelentes postagens.

https://www.facebook.com/leloure

AndréXT
09/01/2019, 10:29 PM
Que triste e ao mesmo tempo estranho, lembro das postagens desse cara e você me aparece com essa noticia, da nem pra acreditar cara !! Meus pêsames para a família do rapaz !!