PDA

Ver Versão Completa : Ligando e Desligando a xt660

ept.mario
22/11/2010, 05:25 PM
Qual a forma correta de ligar a moto. Eu faço da seguinte forma:
1 - Liga a Chave
2 - Poe o botão vermelho em on.
3 - Dá a partida.

Desligando
1 - Corta ignição no Botão Vermelho.
2 - Desliga a Chave.

É correta essa forma, alguem faz só na chave e não desliga o botão vermelho?

Rhods
22/11/2010, 05:30 PM
Eu geralmente vou só na chave, não desligo o botão vermelho. Na verdade eu não sei se essa é a forma correta. Porém, um dia desses eu desliguei no botão vermelho e a ventoinha continuou funcionando, como nos carros. Então eu fiquei pensando se essa não seria a forma correta. Desligar no vermelho, esperar a ventoinha parar e depois desligar a chave. O que o pessoal acha?

Gabriel 66 black
22/11/2010, 05:36 PM
Eu faço exatamente igual a vc, mas aprendi recentemente aqui no fórum q se vc inverter os passos 1 e 2 para ligar,
ela aciona a injeção, faz aquele barulhinho.. agora qual jeito é mais correto? aí ñ sei responder

Alexandre
22/11/2010, 07:08 PM
Quando fiz um curso de pilotagem segura pela Honda, disseram que o correto é usar somente a chave. O botão vermelho é para emergência (por isso ele é vermelho).

Foi a (pouca) explicação que deram.

Santinho
22/11/2010, 07:26 PM
bom, a minha sempre desligo com o acionamento do descanso lateral, estando a motoca com a marcha engatada.

uma vez quase deixei a potranca cair, pois num piso um pouco escorregadio o descanso lateral não atritou e por pouco

não fomos ao chão, por isso sempre q paro deixo sempre a marcha engatada. procedimento que adotei para não esquecer.

pra ligar só na chave mesmo, o botão vermelho nos 2 anos que estou com ela só usei uma vez e só pra testar mesmo.

Barah
22/11/2010, 09:38 PM
Pode desligar o motor no descanso lateral (não vai queimar a ECU)!
Pode desligar o motor na chave de emergência!

Dica: desligar o motor na chave geral inibe todo o circuito da moto, evitando permanecer algum dispostivo ligado. Ex. farol aceso.

Não mexer no botão de emergência facilita a pressurização na bomba de combustível quando liga a moto.

O botão é na cor vermelho pra chamar atenção numa emergência e ser de fácil acesso: com o polegar desliga o motor rapidamente. Considere o uso somente em emergências e rode feliz.

Abraço

Bahia
23/11/2010, 12:33 AM
Santinho meu amigo, a minha já deu problema na ECU 4 vezes por desligar pelo pezinho, 3 a yamaha pagoun a 4º eu me......não faça isso não!! Eu sou baixo e era costume meu na outra XT fazer isso. Tentei me policiar mas as vezes a "mecânica" falava mais rápido que o meu raciocínio!!!

O próprio mecânico da yamaha consertou minha ECU e disse pra eu não desligar no pezinho e nem no botão vermelho, que é só pra emergênia!! O certo é pela chave mesmo!!

Engraçado que as motos da polícia(660) todo mundo desliga ou no botão ou no pezinho pois precisam de desembarque rápido, com arama em punho, mas nunca soube que queimou alguam ECU!!! Vai entender!!

Abraço!!
pra ligar só na chave mesmo, o botão vermelho nos 2 anos que estou com ela só usei uma vez e só pra testar mesmo.[/QUOTE]

Gui
23/11/2010, 12:46 AM
Eu já ando um tempo com o pessoal que tem XT 660r e ate hoje ninguém queimou nada nelas. Embora realmente seja muito sensível a ECU da 660r.

Quando ligo minha moto eu ligo primeiro a chave e depois que o painel inicia completamente eu ligo o botão para a ECU preparar a partida. Acho que assim o sistema liga mais tranquilo, ou seja, por etapas.
Quando paro eu desligo a moto no botão, abaixo o descanso e só depois desligo a chave. Nunca houve problemas.

Abraço

LVZA
23/11/2010, 02:44 AM
Eu tambem não tenho nada contra usar o botão de corta corrente, pelo contrario, esse é o botão correto para se desligar a moto pois você não precisa tirar a mão do manete para desligar a moto e não corre o risco da moto ser ligada acidentalmente, é só esticar o dedão, a partir do momento que a moto está desligada você está totalmente seguro para tirar a mão do guidão e virar a chave (se falando no maximo da segurança).
Ja o sensor do pedal utilizo bastante, esse sim pode não ser "perfeito" mas estragar algo na moto é besteira.
O uso de qualquer do sensore ou do botão não justifica em absolutamente nada estragar a ECU, se isso acontece é total erro da Yamaha. Pode até falar que não deve fazer isso a bordo de uma Yamaha XT660R por questão de preservar a ecu, mas está longe de ser algo errado, pelo contrario.

A forma "perfeita" de se desligar uma moto é 1o use o corta corrente; 2o desligue na chave. Até mesmo no transito se for desligar a moto numa pausa rapida, deve fazer pelo corta corrente, assim você mantem a moto "acesa".

AMorlin
23/11/2010, 10:57 AM
Eu sempre desligo a moto pelo corta-corrente (botão vermelho), depois abaixo o descanso lateral (com o xenon ele fica aceso até virar a chave), e so depois que saio da moto e que desligo na chave. As vezes até gosto de ver o xenon acesso na garagem do prédio.

Detalhe é que sempre que rodo na cidade, que ela esquenta bastante, qdo eu desligo no botão deixo a ventoinha trabalhar até esfriar um pouco.

E pra ligar, jogo pro neutro, viro o botão pro ON, e viro a chave até a moto iniciar, depois ligo na chave, deixo ela funcionando enquanto coloco minhas coisas no baú. Dessa forma, acho melhor sair com ela pré-aquecida, até as marchas engatam melhor.

Alexandre
23/11/2010, 11:26 AM
Isso aqui tá parecendo receita de omelete, cada um tem a sua!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

AMorlin
23/11/2010, 11:29 AM
Alexandre,
hehehe!!!
Acho que ser mais pra tirar a mística de fazendo isso ou assado queima isso ou aquilo.
Eu sempre desligo no botão, desde que tinha a Lander. Nunca senti necessidade de desligar no pé, e em certos casos, qdo o transito fecha, e nao tem nenhuma calçada pra subir, desligo no corta corrente tbm.

Markones
23/11/2010, 01:30 PM
A minha Tornado eu sempre desliguei pelo VERMELHO CORTA/CORRENTE, nunca apresentou problemas, na minha opinião, acho que ele serve para isso mesmo, pois desligando diretamente na chave o sistema todo PARA DO NADA.
tá tá, não sou o melhor pra dizer algo, nem tenho mais minha moto. hahahahaha

paruvitu
23/11/2010, 01:52 PM
Não importa como desligar, sempre vai atuar na ECU msm... Chave, pézinho, botão... dá no msm...

Só não vale apertar o freio da frente e largar a embreagem pra moto morrer.. uaehauheuahea

Santinho
23/11/2010, 05:54 PM
santinho meu amigo, a minha já deu problema na ecu 4 vezes por desligar pelo pezinho, 3 a yamaha pagoun a 4º eu me......não faça isso não!! Eu sou baixo e era costume meu na outra xt fazer isso. Tentei me policiar mas as vezes a "mecânica" falava mais rápido que o meu raciocínio!!!

O próprio mecânico da yamaha consertou minha ecu e disse pra eu não desligar no pezinho e nem no botão vermelho, que é só pra emergênia!! O certo é pela chave mesmo!!

Engraçado que as motos da polícia(660) todo mundo desliga ou no botão ou no pezinho pois precisam de desembarque rápido, com arama em punho, mas nunca soube que queimou alguam ecu!!! Vai entender!!

Abraço!!
Pra ligar só na chave mesmo, o botão vermelho nos 2 anos que estou com ela só usei uma vez e só pra testar mesmo.

fale meu prezado, não consigo enxergar a minha ecu queimar desligando no pezinho, pois 2 anos inteiros
desde nova e nunca nenhuma anomalia desta maneira, entendo que se o dispositivo de cortar a ignição que é
por motivo de segurança e original de fábrica não deveria ser motivo de tais diagnósticos.
Em minhas antigas motos xlx 250r e falcon (todas carburadas) fiz um corta corrente saindo um fio
do negativo da bobina ligando diretamente na massa (chassi) com um interruptor no meio (escondido é claro),
na injeção eletrônica este dispositivo não é recomendado por ser um corte de tensão não previsto pela ecu.
Cada um na sua né??????

Grande abraço

Bushido
23/11/2010, 06:54 PM
Eu evito ao máximo desligar pelo cavalete ou pelo corta corrente. Conforme já postado estes são meios de emergencia. Deem uma olhada neste tópico: http://xt660.com.br/showthread.php?1041

Sinceramente: a XT é uma baita moto mas a tal da eletronica embarcada me faz ter um pé atrás...

Barah
23/11/2010, 07:24 PM
Eu evito ao máximo desligar pelo cavalete ou pelo corta corrente. Conforme já postado estes são meios de emergencia.
Deem uma olhada neste tópico: http://xt660.com.br/showthread.php?1041-C%F3digo-19-quot-Acharam-a-Causa!!!-quot (http://xt660.com.br/showthread.php?1041-C%F3digo-19-quot-Acharam-a-Causa%21%21%21-quot)
Sinceramente: a XT é uma baita moto mas a tal da eletronica embarcada me faz ter um pé atrás...

Então, ontem o motor falhou e voltou a funcionar. Hj indo ao trabalho parou e não mais deu a partida. Acionei o seguro e no aguardo da chegada para atendimento tentei várias vezes e a motoca não funcionou. Desisti e fiquei esperando o atendimento. Não podia ser diferente o caminhão plataforma chegou e voalá, a moto funcionou sem problemas. Fomos então eu na frente e o socorro na retarguarda até a autorizada iama.

Desmontamos o sensor de descanso lateral e estava cheio d'água, única possível causa do defeito: é intermitente e pode reaparecer.

Não me preocupa a moto ser eletrônica, o conforto esté em saber reparar ou ser socorrido.

PS: Desencanem pois o sensor do descanso lateral pode e deve ser acionado a todo o momento que o piloto assim desejar.

Abraço

Ander
24/11/2010, 09:55 AM
pra mim aquele botão de corta corrente nem precisaria existir...naum uso...menos uma coisa pra dar problema...

QC´s !!

AMorlin
24/11/2010, 11:37 AM
Barah

Eu citei isso num tópico do wgripa.
Eu tive esse problema com minha Lander, num rolé que dei na beira da praia aqui em Fortaleza.
Eu jamais suspeitei do sensor do descanso, so resolvi qdo fui no meu mecânico de confiança.
Qdo deu o problema eu achei que era vela e cabo de vela, pq eu tinha mechido pouco antes, colocado o ibooster com vela iridium.

Sensor de descanso é padrão dar esses problemas de corte e não funcionamento.

Gabriel.660
20/04/2013, 01:17 PM
Eu ainda acho que deveria permanecer ligado a moto sem corta corrente e pesinho k k k k' Brincadeira '

Bom eu desde que tenho XT sempre desligo no corta corrente ou mesmo na chave atualmente ando desligando mais na chave mesmo pois minha bateria anda dando seus ultimos suspiros :/

Pois Bem em questao ao Farol essa historia aew de tirar o botao de corta corrente acho que eh meio mals :x
ainda nao fiz nada eim minha moto que desligue o farol :ideia: mais estou quase colocando uma Chave mestre ligada a lampada para que eu possa ligar e desligar. Mais ainda nao sei se essa iria ser uma boa a se fazer :x

:kiss::kiss:

Super Teko
20/04/2013, 02:05 PM
Eu não sou muito fã de toda essa eletrônica embarcada nas motos atuais, eu gostava mesmo é das motos carburadas de partida a pedal... Se eu encontrasse uma XLX250R bem conservada e original eu comprava sem pensar 2x. :)