PDA

Ver Versão Completa : Você Já Mandou Frisar Pneu da Sua Moto ?

Boeira
09/11/2009, 07:49 PM
Enquete;

Você Já Mandou Frisar Pneu da Sua Moto ?

Sim

Não

Talvez Um Dia

Carlos-BSB
09/11/2009, 08:56 PM
NÃO. Acho que isso dá mais certo pra pneus de motos super esportivas cujos pneus são lisos.

Arnilton
09/11/2009, 10:58 PM
Nunca fiz, e acho q não vou fazer, tenho medo do pneu ficar fragil

Talarico
10/11/2009, 12:16 AM
Sou contra isto em motos, no meu antigo carro ja fiz.

zerocom
23/11/2009, 09:16 PM
nunca frisei e nem pretendo, acho que naum vale a pena

guitorres
03/01/2010, 01:16 PM
Perigoso pra caramba!
Abs,
GT

edson cunha
04/01/2010, 06:28 PM
Para motos é muito arriscado, não vale a pena, pneu e freios devem estar sempre em perfeitas condições.

Ricardo73
05/01/2010, 11:16 AM
eita economia mais cara sô

FernandoMaia
05/01/2010, 03:08 PM
Coisa de CGzeiro. :D

Pacheco Polizel
05/01/2010, 05:07 PM
Coisa de CGzeiro. :D

aqui em sp os motoboi e motonóias fazem isso direto , inclusive tem lojas de pneus que vendem pneus já riscados e até recapados :o

Arnilton
05/01/2010, 09:09 PM
Só em extrema nescessidade, ou melhor falta de dinheiro e para poder transitar com a moto frisava para os puliça num me pegar;

Ricardo73
08/01/2010, 12:42 PM
Só em extrema nescessidade, ou melhor falta de dinheiro e para poder transitar com a moto frisava para os puliça num me pegar;

Puts!
Tá na pindura e compensa ariscar mais!
Nunca, prefiro por um pneu mais barato como o rinaldi R34 ou o pirreli mt40, mas não risco não.

Pacheco Polizel
08/01/2010, 01:06 PM
:-X

CARECA
10/01/2010, 04:31 PM
Nunca !
O Barato pode sair caro.........as vezes ....até caro D+ !!!

Abraços

Master Bike
11/01/2010, 11:39 AM
A borracha mais próxima da carcaça não tem as mesmas característica da que fica na banda de rodagem até o limite indicado pelo twi, portanto, se frisar não vai ter a mesma aderência.

Massarolo
25/03/2010, 08:09 PM
Nunca fiz e dificilmente irei fazer, acho que tira um pouco(bastante) da segurança!

Anwar
25/03/2010, 08:24 PM
O pneu traseiro não vejo problema que seja frisado, desde que perceba-se a tempo quando furar. Vai melhorar a aderência porém vai furar com mais facilidade. Já o pneu dianteiro, não deve ser frisado de maneira alguma, pois dependendo da velocidade, irá comprometer totalmente a dirigibilidade.

everton290
26/03/2010, 11:04 AM
ja tive varios carros e sempre achei arriscado esse tipo de coisa, por mais que a grana tivesse curta eu preferia comprar então um pneu "meia vida" do que frisar...
moto então eu jamais frisaria, alem de ser apenas 2 pneus ( o que fica bem mais em conta do que trocar de um carro) ainda tem a questão da segurança... pneu frisado pode estourar... esfolões, ossos quebrados, moto estourada valem muito mais que um pneu heheheheh

Massarolo
26/03/2010, 12:42 PM
É foda isso! :sim_senhor:

Pacheco Polizel
26/03/2010, 02:34 PM
tem gente que recondiciona até fusivel queimado :gargalhada:

Massarolo
26/03/2010, 02:52 PM
Puts pior que tem mesmo!

André Franco
16/05/2010, 02:02 PM
Tambem tô fora, melhor colocar um Rinaldi, R$100,00 parcelado em 10 HEHEHEH!!!

Padumi
16/10/2010, 02:53 AM
Na época das vacas magras eu fiz isso com o pneu traseiro de uma YBR 125. Eu era motoboy e na ocasião não tinha muita opção não. E o pneu rendeu bastante!

Com motos maiores eu não faria.

Abs

paruvitu
16/10/2010, 07:11 AM
Frisar é colocar os frisos reflexivos(ou coloridos) ou reabrir o sulcos o pneus???

Como estão sendo contra e falando de segurança é algo relativo a reabrir a borracha né?

Ricardo XTRed
16/10/2010, 01:36 PM
Isso mesmo Paruvitu, cortar a borracha e desenhar novos sulcos. O perigo é que a camada pode ficar muito fina.

Resultado: VelocidadeXPressão= BUMMMMM!!!! :espanto_3:

Abraço

Marciano Pereira
16/10/2010, 08:43 PM
Putz galera é furada.....

Alexandre
16/10/2010, 09:18 PM
Nunca frisei e nunca frisaria...

WGripa
17/10/2010, 01:17 AM
Friasar peneu moto, to FORA...

Padumi
17/10/2010, 01:43 AM
Nunca diga nunca...rs...

paruvitu
17/10/2010, 07:24 PM
o nelsonbed rodou um bucado com um dunlop frisado. Lembro q qnd ele tava aqui em salvador era um pneu re-aberto.

LVZA
17/10/2010, 08:16 PM
É bom lembrar que o desenho dos sulcos não são só bonitinhos, eles são estruturais, é necessario uma certa base (tirando a estrutura do pneu com fios e mantas) para ele estar devidamente correto, quando vc refrisa, vc compromete essa estrutura e o pneu fica bem mais instavel ja que o pneu passa a aguentar menos carga e se deformar mais, ser menos resistente a buracos e etc. É melhor colocar o pneu mais vagabundo que se ver pela frente do que fazer isso, mas pra quem tem uma XT e ta querendo fazer isso tem que estar passando fome... e quem passa fome não tem XT, fora que em geral se um policial te parar e ver o pneu refrisado, apreende a moto com todo o direito, é pior que andar com ele careca.

Dimitry
26/11/2010, 05:28 PM
Minha vida está ali em cima.... Acho que é um tipo de economia que não vale a pena... Prefiro a segurança ou até mesmo o carnê das casas bahia de prestações do pneu... Ainda mais como ando....nem rola

Herbert.Zgoda
09/12/2010, 11:09 PM
Nem fu...zilado! Never...

Paul Barrett
18/03/2011, 04:40 AM
Não faria uma loucura dessas... economia barata sai caro!

olecram
18/03/2011, 12:10 PM
Me desculpem, mas isso se chama economia porca!
O comentário do LVZA no post #31 está perfeito.

L@mn-Luiz
14/04/2011, 07:24 AM
SEGURANÇA é tudo, nunca fiz e nem pretendo ! !

Ander
14/04/2011, 09:23 AM
eu já !!

Um MT-60 e um Sirac....os dois traseiros....rodei mais de 5.000km com cada um deles...com o MT-60 fui engarupado para o RS, foram mais de 1.000km de ida e volta...e nem murchou o pneu...a galera anda com um pouco de medo hein aishiahsaiuhsa

Felipe
18/04/2011, 01:43 PM
Eu tb não entro nessa roubada.......se chegar a esse ponto, vendo a motoca e ando de bus.....rsrs

Chico 13
18/04/2011, 06:28 PM
Séééééééé Looookkkkkkooooooo, riscar pneu ? Mas nem que eu tivesse duro, o dia que eu não tiver dinheiro pra comprar um pneu vendo e volto a andar de CG

MotoBeto
10/07/2011, 04:48 PM
Numa época que estava apertado e numa moto custom que tive, o pneus traseiro foi frisado. Entretanto, fiz bem antes de chegar ao fim, isto é, quando estava com um pouco menos de meia vida já mandei frisar justamente para evitar atingir as lonas estruturais. Creio que o pneu novo seja bem mais seguro do que qualquer outro, porém se não tiver alternativa, faça-o antes. Digamos que um friso teria 5mm, nesse exemplo ele ficaria com uns 2,5mm a menos de profundidade ao invés dos 5.
Mas não recomendo a ninguém, pois assim que arranjei uma grana sobrando, tratei de substituí-lo imediatamente.
Abs

Leonardo13
11/07/2011, 01:49 AM
Eu ja tive que fazer também a um tempo atras em outra moto que ja tive, mas foi porque estava duro mesmo, e não compro pneu vagabundo, tive que ficar com pneus riscados uma semana e meia, não vi diferença nenhuma, mas não arrisquei mais, só estava esperando o din din na mão para comprar o pneu zero, mas na minha XT numca, espero não precisar, e se precisar não vou fazer igual o chico disse, mas vou de onibus :gargalhada::gargalhada::gargalhada::gargalhada:, espero o din din e compro outro pneu zero, mas Rinaldi igual o outro amigo ai disse é apelação !!!!Prefiro andar de onibus !!!

Naya_jahdema
11/07/2011, 09:47 AM
Eu Já :mostrar_lingua:..Não sou a favor, Porem na situação que estava mandei dar um risquinho no meio pra andar uns KM's até poder comprar outro..
:paz_amor:

Jairoq
11/07/2011, 03:26 PM
Não, nunca fiz, não pretendo fazer... Segurança em primeiro lugar!!!

Magrin
11/07/2011, 03:39 PM
blz eu ja sim,varia do borracheiro que faz o serviço e pode ser feito so uma vez no pneu pr não tirar sua segurança...

Atobá
11/07/2011, 05:12 PM
Já.Diversas vezes e no momento certo e para uso local,sem viajar.Nunca tive problemas mas repito,feito no momento exato e tirando uma merreca de borracha no meio do pneu sem atingir o aço.

Andres
11/07/2011, 07:36 PM
Nunca, economia hoje, gasto amanhã!

Lucinho
14/02/2014, 12:43 AM
É ruim hein, nem pensar que eu faço isso, a Xt com pneus meio gastos já é perigosa imagina aproveitando mais um pouco da borracha.....compensa não....segurança em primeiro lugar.

Tikim
14/02/2014, 09:44 AM
O que é frisar pneus?

Aqui quando passamos num buraco e você sente aquele tranco isso pra mim é "frisada" kkkkkkk

***BQN***
14/02/2014, 11:25 AM
Tikim, é riscar os pneus no borracheiro prá eles rodarem mais um pouco.

ZéBuscapé
14/02/2014, 07:46 PM
Nunca fiz, não pretendo fazer e não recomendo...

PUtz... cada um faz o que quiser....

***BQN***
14/02/2014, 08:12 PM
Já.Diversa vezes e no momento certo e para uso local,sem viajar.Nunca tive problemas mas repito,feito no momento exato e tirando uma merreca de borracha no meio do pneu sem atingir o aço.

Nunca fiz, não pretendo fazer e não recomendo...

PUtz... cada um faz o que quiser....

Zébuscapé, tb nunca fiz isso em minhas motos. Mas relendo o que o Atobá escreveu... acho que vou fazer.

No momento não tenho nenhuma viagem programada... a não ser o 4EN em abril. Como meu pneu já alcançou a marca do TWI, vou mandar frisá-lo e rodar com ele aqui perto de casa mesmo. Dá tempo de ir pesquisando o preço de alguns pneus e antes da viagem é só comprar e trocar.

Ruy
14/02/2014, 11:43 PM
:salve: Amigos!
Sou réu confesso! Já mandei riscar pneu sim!
Quando meu pneu original da XTzona acabou, troquei por um novo, guardei o velho e, como o borracheiro cobrava só 15,00 para riscar, fiz o serviço.
Esse pneu tá parado na minha garagem desde então, não tenho coragem de usá-lo. Talvez, um dia para as andanças dentro da cidade pode ser uma fonte de economia, segura.
Se for para viajar... não vale a pena arriscar.

Abraço
Vombora

Max Payne
15/02/2014, 01:15 PM
Teria como alguém postar uma foto de como o pneu fica depois de frisado? Se possível.

***BQN***
15/02/2014, 02:15 PM
Teria como alguém postar uma foto de como o pneu fica depois de frisado? Se possível.

Já estava pensando em fazer isso hj. Mas com a chuva que tá caindo... vou ver se consigo amanhã.

Max Payne
15/02/2014, 02:49 PM
Valeu BQN, forte abraço.

Ruy
15/02/2014, 06:08 PM
O meu tá no famoso quartinho dos fundos, pendurado na parede. Vou tirar uma foto e mandar, até que fica bom, se o borracheiro for caprichoso.

Max Payne
15/02/2014, 06:17 PM
Eita Ruy, quebra essa... estou curioso para saber do que exatamente estão falando...rsrsrsr

Paul Barrett
16/02/2014, 08:29 AM
Eu prefiro usar careca do que frisado... quase não tem borracha em cima das lonas, retirar o pouco que sobra não ajuda em nada, só se for andar na chuva. Pneus slick tem melhor aderência por terem maior área de contato do que os mais off, que precisam dos cravos para terem tração em terrenos como lama e areia. Mas em competições o que vale é a borracha, e os pneus são mais ou menos como o famigerado Anakee III, que apesar de ser vendido como off, é realmente um pneu street, reforçado pra aguentar porrada nas estradas de terra.

Ruy
16/02/2014, 08:46 AM
Eu prefiro usar careca do que frisado... quase não tem borracha em cima das lonas, retirar o pouco que sobra não ajuda em nada, só se for andar na chuva. Pneus slick tem melhor aderência por terem maior área de contato do que os mais off, que precisam dos cravos para terem tração em terrenos como lama e areia. Mas em competições o que vale é a borracha, e os pneus são mais ou menos como o famigerado Anakee III, que apesar de ser vendido como off, é realmente um pneu street, reforçado pra aguentar porrada nas estradas de terra.
:salve: Paul!!
Cara, concordo com você em gênero, número e grau! Eu mandei riscar o pneu velho simplesmente para não usar, como seguro. Fica lá no quartinho do fundo, um dia, se eu tiver uma emergência que precise rodar pouco para resolver... uso ele... um pouco...rs. É meu estepe! Também não recomendo o uso deste artifício, é a velha história: um tombo em uma moto que anda fácil 140 km/h.

Eita Ruy, quebra essa... estou curioso para saber do que exatamente estão falando...rsrsrsr
Max, tô em viagem, mas achei uma coisa mais absurda do que pneu riscado: a venda de pneu riscado no Mercado Livre, olha o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533513989-pneu-1307018-dunlop-usado-e-frisado-somos-100-pos-_JM
Culpa dos preços absurdos de um pneuzinho de moto?

Abraço pro ceis!
Vombora!

Ruy
16/02/2014, 08:48 AM
:salve: Paul!!
Cara, concordo com você em gênero, número e grau! Eu mandei riscar o pneu velho simplesmente para não usar, como seguro. Fica lá no quartinho do fundo, um dia, se eu tiver uma emergência que precise rodar pouco para resolver... uso ele... um pouco...rs. É meu estepe! Também não recomendo o uso deste artifício, é a velha história: um tombo em uma moto que anda fácil 140 km/h.

Max, tô em viagem, mas achei uma coisa mais absurda do que pneu riscado: a venda de pneu riscado no Mercado Livre, olha o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533513989-pneu-1307018-dunlop-usado-e-frisado-somos-100-pos-_JM

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/pneu-1307018-dunlop-usado-e-frisado-somos-100-pos-7588-MLB5231896814_102013-F.jpg
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/pneu-1307018-dunlop-usado-e-frisado-somos-100-pos-7501-MLB5231897170_102013-F.jpg
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/pneu-1307018-dunlop-usado-e-frisado-somos-100-pos-7599-MLB5231896335_102013-F.jpg

A máquina de fazer isso é o frizador, ele esquenta e tem uma lâmina na frente, que vai retirando um fio de borracha onde era o sulco original:
http://www.jmmaquinas.com.br/Imagem.aspx?w=380&h=240&img=/Layout/imagens/Produtos/FRIZ.-MINI.png

Culpa dos preços absurdos de um pneuzinho de moto?

Abraço pro ceis!
Vombora!

Max Payne
16/02/2014, 12:18 PM
RUY, parece-me que este do Mercado Livre é uma produção industrial, tipo coisa feita para impressionar o comprador. O que é feito no borracheiro tem a mesma aparência, os riscos são uniformes e bem desenhados como estes da foto que você postou?

Obs.: obrigado por postar este material, é esclarecedor.

O BQN também vai postar as fotos dele e vai ser ótimo para fazermos comparações.

Abraço a todos

Ruy
16/02/2014, 11:19 PM
Caro Max...
Esclarecendo.. frisar ou riscar pneus... é pegar um pneu careca (ou quase) e retirar parte da borracha para refazer os sulcos.
A qualidade do risco depende da habilidade de quem faz, até você pode comprar uma máquina e riscar seus pneus. É só isso, pneu velho virando pneu meia boca. Há quem compre (ou ganhe) pneus velhos para fazer isso e revender. O resultado é o mesmo, um pneu velho, ressulcado, com segurança duvidosa. Se o caboclo anda de CG dentro da cidade, é uma coisa; agora se for para dar um passeio no fim de semana em estrada.. esse negócio é lixo, pois coloca em risco a vida do motociclista. Não embarque nessa, é economia inútil!
Pneu... é novo!

Max Payne
16/02/2014, 11:29 PM
Vixe, agora caiu a ficha. Me dá calafrios só de pensar... Valeu pelo esclarecimento Ruy!

ZéBuscapé
17/02/2014, 10:23 PM
Vocês já pegaram um pneu usado que chegou no twi desmontado ... eu já, o troço é fininho ali... e concordo com a condição que é melhor rodar careca que frizado... ,

Alguem ai já caiu, eu não arrisco assim não, senão tenho como manter não arrisco meu coro, mas como já disse , tem gente que pega arma e se da um tiro na cabeça, ou seja, cada um faz o que quiser, mas para mim é meio parecido... so andar de moto já é um risco e tem gente que aumenta ele ainda...

Eu to fora... gambiarra para emergência em uma viagem até vá, como um reparo que vi de tira de couro costurando um pneu que rasgou na lateral num trecho off pesado... salvou o cara até chegar num local para consertar definitivamente, bem diferente de "querer poupar" .... com pra um Rinaldi, um magion ou um maxxi que é excelente...

Robinho Itajai
19/02/2014, 09:17 PM
uma vez eu parei e vi um casal caído no chão com uma honda x4falcon no asfalto e, a pista estava molhada!
e, eu perguntei ; que aconteceu ele disse: eu acho que foi por causa do pneu frisado dianteiro, ele derrapou e caiu mas, tudo que 100% do pneu frisado!

nunca vou pensar de frisar os pneus da minha té660... é um perigo costante por mais que ela é pesada e pode acabar estourando o pneu!
não faço isso...jamais!

HugoCastelo
13/02/2015, 10:29 AM
ja mandei frisar pneu sim, porém em motos de baixa cilindrada em uso exclusivo urbano e não severo... não recomendaria para xt pois temos que considerar que a moto geralmente é utilizada em viagens, tem peso considerável, poder de torque e velocidade. O serviço de frisar pode mascarar o desgaste demasiado de alguma parte do pneu e em um possível estouro, inutilizar tbm a câmara de ar.