PDA

Ver Versão Completa : XT660 Apagando

WGripa
03/11/2010, 10:51 AM
E ai pessoal... Esse fds senti uma diferença na aceleraçao da motoca, ocorrendo em alguns casos o erro 12... Após ler algumas coisas, resolvi fazer uma verificaçao nas conexões elétricas e ao funciona-lá por muitas vezes, nao verifiquei nenhum problema, a moto se comportava como esperado.
Hj, com a tregua na chuva, resolvi dar uma volta... Funcionou normalmente e quando engatava a marcha para sair, ela apagava... Verifiquei o sensor de estacionamento, e após alguns segundos, normalizou... Sai e depois de alguns minutos, quando parei em um trevo aqui perto para cruzar a BR 101, a motoca apagou. Tentei liga-la e nada, só pegava novamente acionando o acelerador, porém com um som muito estranho, a aceleraçao cortava seguidamente.
Conclusão, precisei empura-la até em casa por cerca de 500m (que peso)...
Agora estou aqui pensando... Qual meu primeiro passo...

Anwar
03/11/2010, 12:47 PM
Wesley,

Você já verificou todos os contatos?
Siga as recomendações a seguir:

1. Verifique se os dois terminais da bateria estão corretamente apertados. (foto 1)
2. Com um multímetro, verifique se sua moto está carregando. Suba o giro para 3000RPM, ligue o multimetro nos terminais da bateria e verifique se acusa cerca de 14 volts.
3. Verifique se o parafuso de aterramento está corretamente apertado e sem corrosões. (foto 2)
4. Verifique se as porcas estão apertadas e sem corrosão. (foto 3)
5. Desconecte o conector e os fusíveis de 30 AMP e verifique se não existe mau contato. (foto 3)
6. Desconecte o conector do regulador de voltagem e verifique os contatos (foto 4)

OBS. Aproveite para aplicar WD40 em todos os conectores verificados.

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_01.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_02.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_03.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_04.jpg

AMorlin
03/11/2010, 12:52 PM
wgripa,
Ocorreu algo parecido comigo, nao sei se tem algo parecido com o seu...
Eu estvaa na BR e a moto apagou a uns 100km/h.
Parei tentei ligar e nada, so conseguia ligar no Neutro e quando engatava a 1a. morria.
Sem experiencia e sem saber o que fazer chamei o reboque do seguro e levei pro meu mecânico.
Chegando lá ele desmontou a lateral e em menos de 2 minutos tava corrigido o problema.
O conector do sensor do descanso tinha soltado devido a trepidação.
Colocamos um enforca-gato nele e nunca mais soltou.

No seu caso, você não consegue ligar a moto de jeito nenhum??

Quando tive a Lander, uma vez entrou agua no sensor de descanso e ela ficou cortando e sem ligar, e quando ligava ficava cortando e atirando sem parar.
Depois de um bom tempo que secava ficava normal mas sempre que molhava acontecia isso.
Só resolveu abrindo, limpando tudo e vedando.

Anwar
03/11/2010, 01:04 PM
Olha aí mais uma dica do Amorlin!

Agora você tem mais diagnósticos a realizar:
- Contatos (Aterramento)
- Relé de partida/Escova do motor de arranque
- Chave da embreagem
- Trocar ou ajustar a vela de ignição
- Desativar alarme
- Sensor de posição do virabrequim.

LVZA
03/11/2010, 05:01 PM
WD ou mesmo um spray limpa contato é bem vindo. Você acessa esses pontos facilmente e com um spray com aquele tubinho que coloca no bico, é rapido e facil (sempre com a moto desligada).

Como nossas motos consomem pouca energia, tem um aterramento pequeno (só o quadro e o motor de area metalica) e tem muito sensores, qualquer oxidação ou sujeira pode causar mal contato. Até mesmo alguns sensores da moto funcionam por frequencia, ai qualquer fuga de corrente ou mal contato nas tomadas e conecções pode causa uma leitura errada e gerar erros no sistema.

Da uma atenção especial ao sensor da embreagem e principalmente ao do pezinho que em qualquer chuva ele recebe spray de agua e sujeira o tempo todo (nem precisa da chuva), até na hora da lavagem ele acaba molhando bastante e no final das contas pode sujar os contatos e causar mal contato tanto na tomadinha dele como no sensor interno. A pouco tempo meu carro teve um erro de leitura no sensor do freio (funciona como o sensor da manete/pedal) que fica longe de sujeira e agua (acendeu uma luz no painel e o computador da concessionaria acusou erro de leitura nesse sensor que segundo o chefe de oficina, isso é relativamente comum e se da por sujeira que entra no sensor e basta zera).

Barah
03/11/2010, 08:40 PM
Wgripa, entendo não haver o erro 12, mas sim o código de falta n° 12 - mensagem de erro temos "Er-1, 2, 3 e 4".

Esta falta corresponde ao fato da ECU estar lendo o giro do motor no sensor do virabrequim e a frequência de giro está incorreta (motor falhando) - veja bem que este é o sintoma. O motor está parando o funcionamento e precisa tomar um dos caminhos para a análise do defeito: (1) necessita da faísca na vela e (2) combustível na saída do bico injetor - combustível + ignição fazem o motor funcionar.

Vai precisar de um multiteste e o manual de serviços para checar os sensores e atuadores.

Abraço

WGripa
04/11/2010, 12:22 AM
Pessoal, valeu ai por toda a atenção...
Amanhã vou iniciar os testes.
Conversei hj a tarde com o responsável pela oficina mecânica da Yamaha aqui perto de casa (30km) e ele pediu para que eu amanhã retire toda gasolina do tanque e reabasteça novamente, comprei Podium para testar...
Outra coisa, já desativei o alarme e nada aconteceu.
Amanha mando mais noticias.

Abraços.

Markones
04/11/2010, 07:38 AM
wgripa, dá um jeito nisso pow.. ahahahha

WGripa
04/11/2010, 01:48 PM
E ai pessoal, fiz uma conferência nos pontos citados e troquei o combustivel na integra, coloquei Podium...
Ao ligar a moto, tudo muito bom, a moto pegou inicialmente com dificuldades, porém logo em seguida a lenta estava uniforme e as acelerações constantes...
A felicidade nao durou muito, começaram os engasgos... Mas agora, de forma mais amena...
Aproveitei o embalo, que ja estava ligada e a levei para a Dona Yamaha... O mecânico, depois e ligar a moto várias vezes, me falou que possivelmente será a bomba injetora, o barulho da injeçao nao está constante, e eu tb notei diferença neste ponto...
Agora estou aguardando uma análise que faram até a tarde...

Alexandre
04/11/2010, 06:26 PM
Vixe!! Tomara que não seja a bomba... É uma facada o preço dela!!

Barah
04/11/2010, 07:13 PM
O mecânico, depois e ligar a moto várias vezes, me falou que possivelmente será a bomba injetora, o barulho da injeçao nao está constante, e eu tb notei diferença neste ponto...
Agora estou aguardando uma análise que faram até a tarde...

Tome cuidado com os achismos... para saber se há falha na bomba precisa testar com o manômetro a pressão na entrada do MANIFOLD. Com o multiteste mede a tensão de alimentação da bomba.

WGripa
04/11/2010, 11:45 PM
Vixe!! Tomara que não seja a bomba... É uma facada o preço dela!!

E que facada... Aqui me falaram em R$ 1560,00... Mas falou que dependendo do problema dá para reparar, num sei bem, mas ficarei atento...

Tome cuidado com os achismos... para saber se há falha na bomba precisa testar com o manômetro a pressão na entrada do MANIFOLD. Com o multiteste mede a tensão de alimentação da bomba.

Pois é Barah, eles faram esse teste de pressão amanhã.

Abraço.

WGripa
05/11/2010, 03:34 PM
Bem, o teste na bomba de gasolina foi feito e a mesma está ótima... Ainda bem...
E depois de montada de volta, nao apresentou nenhum problema...

Ainda estou aguardando...

AMorlin
05/11/2010, 03:35 PM
wgripa,
Realmente se foi algum componente que molhou, so vai apresentar problema quando molhar de novo.
Eu vivi isso...
=)

WGripa
06/11/2010, 11:50 AM
Pessoal, fui pegar a moto hj...
Ontem testaram a bomba de combustível, tudo certo...
Andaram com a moto por vários km's e nada...
Hj fui busca-la, dei uma volta e tudo certo novamente...
Depois e um tempo, ta eu voltando para Yamaha de novo, bem timidamente a moto começou a engasgar novamente...
Trouxe ela para casa, e vou andar e verificar se vai continuar... Qq coisa, segunda volta para lá...

O mecânico, acredita se fosse algo no sistema de injeção, acusaria algum código no painel, o que não ocorre...
Mas pediu para eu retornar na segunda...

Abraço.

Dercilio
06/11/2010, 01:48 PM
Salve WGripa

Cara, já que é para testar ... pega uma mangueira e esgota essa gasolina que está no tanque. Vai em um posto BR e compra uns 5 litros de PODIUM ... abastece, liga, acelera ... e se sentir firmeza, dá uma rodada com a azulzona!!

Fundamento: Com tanto engasgo, parece que tem água no teu combustível ... :hihihi:

Faz aí ... o custo é baixo e sempre é bom esgotar as possibilidades.

Avante avante

WGripa
06/11/2010, 06:59 PM
... pega uma mangueira e esgota essa gasolina que está no tanque. Vai em um posto BR e compra uns 5 litros de PODIUM ... abastece, liga, acelera ...
O chefe, isso foi a primeira coisa que eu fiz...
Depois que a peguei na Yamaha hj, estava tudo bem, e fui no BR e enchi de Podium (quase 13 litros)...
E ela continua a me preocupar... Depois disso, ja andei com ela uns 60km, e nos ultimos 10km, a bichinha engasgou que é uma beleza...
Uma coisa que notei nesse ultimos km's foi que ela está falhando ao andar, e quando paro na lenta, a moto está se comportando normalmente...
Agora, vai saber o que é?

Abraços.

Anwar
06/11/2010, 07:34 PM
Voltou a acusar o erro 12?
Na concessionária chegaram a trocar ou ajustar a vela?

Barah
06/11/2010, 08:10 PM
O mecânico, acredita se fosse algo no sistema de injeção, acusaria algum código no painel, o que não ocorre...
Mas pediu para eu retornar na segunda...
Abraço.

Tive erro no sensor de inclinação e não indica código no painel: acende o indicador de temperatura da moto mas sem código de erro.

Funciona na marcha lenta sem apagar... o TPS tem bastante influência pois indica a posição da borboleta para a ECU acertar o ponto de ignição e o volume de combustível no bico injetor.

O motor da XT vibra muito... se tiver mau contato no circuito eletro-eletrônico pode aparecer somente em giros mais altos do motor.

WGripa
07/11/2010, 12:05 AM
Anwar, nao esta dando mais o cod. 12... Ela está mantendo a lenta na boa...

Barah, segunda a motoca volta para yamaha, levarei as dicas...

Abraço.

WGripa
09/11/2010, 06:55 PM
Vamos as notícias...

Hj, o mecânico trocou gasolina, tanque, vela e nada...
Depois avaliando o centro de diagnóstico, verificou a presença dos códigos 33, 30, 12 e 46... Depois disso, ficou de trocar a bateria para verificar se a tensão e observar se continuas com os códigos.

Abraços.

WGripa
16/11/2010, 10:31 AM
E a novela continua...
Motoca engasgando e a Yamaha não sabe o que é...
Hj me disseram que vao reajustar o TPS...
Vamos ver no que dá...

...

Alexandre
16/11/2010, 11:31 AM
Caramba, novela mesmo hein...

Acompanhando por aqui!!

WGripa
18/11/2010, 12:55 AM
E ai pessoal... Vamos aos capitulos finais da novela...

Hoje, o mec. tirou o TPS e fez as medidas que o manual de serviços pede, o mesmo apresentou uma irregularidada, deveria apresentar no multiteste um valor de resistencia entre 4 e 6... O mesmo acusou 7.8... Ele nao me garantiu que seja esse o problema, mas que depois de olhar praticamente a moto toda e nao achar nada de errado, essa irregularidade pode esta causando a disfunçao na aceleraçao, ou seja, os engasgos nas retomadas de velocidade...

Ah, essa brincadeira vai me custar R$592,00 (TPS)...

O que vcs podem me deizer sobre tal análise? rs...

Abraço.

Markones
18/11/2010, 07:55 AM
prepare o bolso =/

WGripa
10/12/2010, 10:54 PM
Pois é pessoal, graças a DEUS a novela termina com um final feliz...
Depois de "diagnosticado" o problema, precisei esperar uns 15 dias para que a Yamaha me mandasse um TPS novo...
Agora, com TPS novo, a motoca está melhor do que nunca... Voltamos aos bons passeios... rs...
Tudo bem que para isso foram embora R$ 539,00(TPS) + R$ 80,00(mão de obra) além de um alarme Positon G4 desmotado na caixa com menos que 2 meses de uso...
Segundo a Yamaha, a desfunçao do TPS pode ter ocorrido, pois para instalar o alarme, a camarada cortou um dos fios do chicote, e isso altera a a resistência de todo o sistema (nesse ponto eu fiquei curioso)...
Mas o importante é que a motoca ta SHOW novamente.

Abraço pessoal e obrigado.

Barah
11/12/2010, 03:35 PM
Wgripa, alarme instalado corretamente não danifica a moto. O TPS tem problemas por si mesmo... o alarme causar falha no TPS é algo como "o pneu furado queimou a lâmpada o farol".

Abraço

thiagoij
08/01/2011, 12:09 AM
RECALL

http://www.yamaha-motor.com.br/Cmi/Pagina.aspx?3406

O Pior que a minha começou ontem a apagar também.

Magrin
10/01/2011, 02:40 PM
thiagoij e so vc dar uma regulada na macha lenta vc mesmo faz no lado esquerdo da injeção tem um parafuso, gira ele com a moto ligada vc vai ver aumentar o giro aí da um role e ver se parou de apagar ok...eu aqui na região ja fiz pra varias mt03 e xt 660

MarcelinhoBH
18/10/2011, 08:06 PM
A minha 2005 não tinha passado pelo RECALL.....
Fui na yamaha perto da minha casa e o recepcionista da oficina olhou no site yamaha o chassi da minha estava no procedimento e se já tinha feito o mesmo, como não tinha feito e estava no mesmo ele efetuou o pedido da peça e marcaram a data da substituição da mesma.
Depois da troca a moto passou a fazer 18 km/litro antes era 15,7 km/litro.......

Rafael
04/12/2012, 01:58 PM
Fale wgripa,

A minha está com esses sintomas e o pior é que eu vim com ela dês da Bahia (mais de 2.000km até a minha casa)!

Era uma coisa irritante de mais..

Até agora fiz a troca da vela (estava com uma coloração estranha, tipo cinza e com uma crosta também cinza), troquei o filtro de ar, fizeram a limpesa do corpo do acelerador (TBI) e do bico injetor (estava muuuiiito obstruído) .... ficou bom na hora, mas depois voltar a ficar ruim e foi piorando cada vez mais.... agora está insuportável andar com ela!

Vou testar o TPS de um amigo pra ver se resolve...

Tomara que seja só isso!

Paul Barrett
05/12/2012, 03:09 AM
Rafael, cinza na vela acho que é falta de combustível, o que pode ser causado pela obstrução do bico... deve ter sido batismo de gasolina, e ainda tem alguma sujeira pelo tanque, pq vc limpou o bico e voltou... tem que ver como está todo esse sistema de alimentação, incluindo a bomba de combustível...

Soueu
05/12/2012, 10:06 AM
Como disse Paul, pode ser gasolina ruim.
Pode também ser o TPS. Tive esse problema e já fi duas substituições da peça. A primeira no reccal do fabricante e recentemente para substituir essa do recaal que deu pau. A nova tps não é mais Mikuni.

Dá para saber do TPS fazendo o diagnóstico pelo painel.
vide:
http://xt660.com.br/showthread.php?16-Roteiro-de-diagn%F3sticos-XT660&highlight=diagnostico

http://xt660.com.br/showthread.php?3444-Corre%E7%E3o-de-um-problema-no-TPS-da-XT660&highlight=diagnostico

http://xt660.com.br/showthread.php?816-Ajustes-no-TPS-(Sensor-de-Posi%E7%E3o-do-Acelerador)&highlight=sensor+tps

Rafael
09/12/2012, 12:12 PM
Problema Resolvido!

Como disse o mestre Paul era gasolina ruim que ainda resistia no tanque (uma goma)... e ainda tem a falta de observação do mecânico na hora de realizar a limpeza do bico injetor, por conta de um "telinha" que ficava no bico (acho que foi isso que eu entendi) que não foi limpa durante o processo.

Mas i mais importante é que a minha motoca está de volta!

Valeu.

Águia
09/12/2012, 01:02 PM
Problema Resolvido!

Como disse o mestre Paul era gasolina ruim que ainda resistia no tanque (uma goma)... e ainda tem a falta de observação do mecânico na hora de realizar a limpeza do bico injetor, por conta de um "telinha" que ficava no bico (acho que foi isso que eu entendi) que não foi limpa durante o processo.

Mas i mais importante é que a minha motoca está de volta!

Valeu.

A minha xtz 660 teneré está com mesmo problema( enão é o combustível), o pior é que os "mexânicos" são totalmente leigos no assunto (YAMAHA), sabem muito pouco. Já passei por duas situações perigosas quando a moto apagou, inclusive em uma curva travando a roda trazeira, a experiencia de vários anos de pilotagem me ajudaram de um perigo de queda, agora imagina quem não tem essa experiencia? Acho essa questão do "apagão" um risco muito grande e as concessionárias deveriam ter mecânicos aptos para resolver logo o problema, o que não acontece.

MB86
21/07/2016, 05:41 PM
Meu conector do retificador andou derretendo, sabem onde posso encontrar ? Obrigado

AndréXT
21/07/2016, 07:05 PM
Por que está derretendo ? A moto tem algum problema no chicote elétrico ?

MB86
22/07/2016, 10:02 AM
AndréXT, o negativo parece que derreteu... não sei se tinha um mau contato e a bateria perdeu carga e com isso veio a exigir maior carga e esquentou e derreteu ou se foi outra coisa, enfim dei uma carga na bateria e apertei bem os conectores normalizou só ficou derretido o conector. Percebi esse problema quando ela começou a apagar um dia e apareceu erro cod. 46 no painel, ai abri a lateral pra ver o retificador estava assim e a bateria com 8.4v de carga. E sempre rodo com ela, não foi por estar parada, tenho os faróis de milha nela, mas ligado no pós chave e com rele etc... enfim acho que foi só mau contato mesmo...agora trocar o conector quando conseguir e continuar rodando sempre... abraço.