PDA

Ver Versão Completa : Diferenças entre os anos de fabricação da XT660R

Alemão Ferst
21/10/2010, 11:10 AM
Amigos gostaria de uma informação se fossivel. Estou prestes a comprar um Xt 2005 com 18.000 Km. Eu gostaria de saber se tem algum historico de problema ou defeito devido a ser o primeiro ano de fabricação. Hoje eu andei em um Xt pela 1ª fez..um tesão total. Aqui no RS não tem muitas rodando é dificil de conseguir informações confiáveis. Desde já obrigado. Abraços.

joãosunset
21/10/2010, 11:50 AM
salve alemão não conheço diferença alguma, so sei que a relação original não presta alem de super caro, em torno de 1600 reais, a minha está com 13000km e esse foi o prmeiro problema que aconteceu me fazendo questionar sobre a durabilidade e resistencia dos outros componentes no mais te desejo boa sorte e te aconselho a olhar todos os itens.

Anwar
21/10/2010, 12:14 PM
Seja bem vindo Alemão!

Poderia nos informar o valor dessa XT 2005?
Se possível enviar algumas fotos para que possamos avaliar melhor!

Segue algumas das diferenças entre os modelos de XT660:

2005 - Problema TPS (Recall autorizado)
2005 à 2007 - Sem sonda lambda
2009 à 20xx - Com sonda lambda
2009 à 20xx - Farol sem divisor (evita derretimento)

Aguarde mais esclarecimentos do pessoal...

LVZA
21/10/2010, 02:05 PM
As 2008 pra trás tem uma divisória entre a lanterna e o farol em que teve muitos casos dele derreter por conta da lanterna e estragar o Globo do farol, ficando feio esteticamente. Uma solução é colocar uma lâmpada de led no ligar da incandescente de 5w, acaba o calor ali.

Alexandre
21/10/2010, 06:06 PM
Seja bem vindo Alemão!!

Faça sua apresentação ao fórum!!

Grande abraço!

zerocom
22/10/2010, 01:07 AM
Sinceramente, todas elas são ótimas, mas não é pq a minha é 2008, mas eu particularmente foi a mais bonita das xts ue sairam, principalmente a preta...bem arrojada os designers dela

Alemão Ferst
22/10/2010, 02:18 AM
O Preço esta 18 mil. Obrigado pelas informações. Na real to á procura de uma 2008 em bom estado q bom preço vamos ver se rola. Eu andei nesta 2005 por uns 10 minutos ela apagou uma vez na sinaleira.

http://www.marlonmotos.com.br/produto_imagem.php?produto_cod=1614

Padumi
22/10/2010, 04:25 AM
Cara, não sei aí no RS...mas aqui em SP é prática comum hodômetro adulterado. Uma moto com quase 5 anos de uso e apenas 18.000 km? Isso dá 300 km por mês.

Nada nessa vida é impossível, claro. Mas eu particularmente não acredito. Ainda menos sendo uma XT.

Vc conhece o dono da moto? Conhece o histórico?
A moto tá em loja? Se estiver, é 99% de chance de adulteração. Se for de particular as chances caem para......98%...rsrssrrs

Abs

Alemão Ferst
22/10/2010, 06:12 AM
A moto esta em uma loja. Porem esta bem inteira, com pneus bons roda preta e raios de alumínio e relação (transmição ou andamento) zerada. Quero ir á outra loja ver outra moto, pois achei o barulho do motor meio 'Seco', não sei se é comum quero comparar. Um abraço gurizada.

Anwar
22/10/2010, 11:22 AM
Esse problema de apagar a moto é comum, ainda mais na 2005 que não foi trocado o TPS em Recall.

Pelo que vejo nas imagens, a moto parece estar bem nova! Tem algum risco? Veja se existem riscos no farol, carenagens, eixos de rodas e principalmente nas peças que foram pintadas: Balança, bengala e protetor de escapamento! Uma pintura mal feita em alguma destas peças ainda poderá apresentar deformidades. Na minha opinião, gosto da moto pintada com essa, fiz a mesma coisa na minha!

Também percebi que a capa do banco não está desbotada, isso é um ótimo sinal!

Motos com essa quilometragem não será fácil achar, mas não custa tentar!

Boa sorte na compra!

Padumi
22/10/2010, 11:13 PM
Putz, cara....moto de loja!! Cai fora!

Moto de loja SEMPRE vai estar com o visual impecável (os caras trocam kit, capa de banco e retocam a pintura geral) e hodômetro adulterado.

Procure no particular e mesmo assim fique esperto com comerciantes disfarçados de "particular". Se a documentação estiver em nome de "um amigo", em nome "de um primo", em nome "do vizinho" ou qualquer outro papo furado do tipo, já era. A chance de ser comerciante é enorme. E o fato do documento estar no nome do vendedor, também não garante.

Enfim, tem que saber indentificar.

Desculpe insistir tanto nisso. Como disse, tenho 2 amigos donos de lojas e vejo bem o que eles (comerciantes!) fazem pra vender motos e carros.

Ok, não se pode generalizar e é claro que há bons veículos à venda. Mas eu prefiro não arriscar. A maioria é maquiada.

Abs

Anwar
22/10/2010, 11:20 PM
Padumi, realmente você está traumatizado com lojistas! Nada como uma boa observada de alguém experiente para desvendar os enfeites. Se a moto levou um pequeno tombo e foi arrumada, não vejo problema, é normal! A vantagem de comprar de um lojista, é que você tem garantia de 3 mêses de caixa e motor. Aqui em Curitiba existem lojas muito conceituadas, com maior credibilidade do que os vendedores particulares.

LVZA
23/10/2010, 12:10 AM
Quilometragem não diz muito, a lander 2007do meu pai tem 4000km, manutenção 110% em dia, se não é por quilometragem é por tempo, entre elas ainda faço revisões de tempos em tempos (reaperto de alguns itens, verificação, lubrificação...).

Veja o manual de manutenção, se tiver em dia, otimo, onde a moto está é tambem a sua garantia, qualquer insatisfação ou disconfiança o nome da loja fica em cheque, por isso comprar num local de confiança, concessionaria é importante ja que se a moto "explodir" amanha, a concessionaria banca, ja a lojinha do seu Cleisson que o neto toma conta, ai vc ta com um grande problema, certamente a moto na concessionaria custa mais lá por essas e outras.

Outra coisa boa, veja os suportes do painel, se tiver alguma marca recente, ai é 99% de certeza que foi mexida, geralmente tiram o painel pra fazer isso.

Mas esqueça essa historia de velocimetro adulterado, o maximo que você vai conseguir é uma moto que teve todas as revisões carimbadas no manual (registrada) se quer algo com garantia de "virgindade" tem que gastar e comprar um novo, fique satisfeito com a moto em geral, ano/quilometragem/estado dela/preço pedido, equalizando isso dentro de sua ideia, vai firme, se ela tem 18mil mesmo ou 25, isso não vai fazer diferença, hoje os motores duram muito, estragam por gasolina adulterada, oleo estragado, condições severas e tal antes de realmente desgastar de uso de verdade.

Obs: Penso o contrario, não compro nada de particular nem vendo. Isso não tem garantia nenhuma e se vc vende, o cara pode encher o seu saco o resto da vida, meu pai ja vendeu um carro impecável pra um particular e o cara encheu o saco dele por tempos.

A concessionaria como o antigo dono pode mexer no carro a vontade antes de vender, não tem nenhuma garantia quanto a isso. E qual o mal em concertar problemas? Vc precisa comprar uma moto nova! Tem comerciantes picaretas de lojinha de esquina e concessionarias/lojas serias e com anos de mercado e historia, se você vende um carro com a lanterna quebrada e o para-choque ralado, eles vão concertar antes de botar pra vender, natural, ja se o carro for "bomba" eles não aceitam puro e simples. Busque recomendação de lojas antes de comprar, melhor coisa que você pode fazer, ja qual a garantia de que o cleisson da silva que anunciou sua moto no moto.com não tava fazendo uma trilha, caiu e foi parar dentro de um rio e descobriu 1000km depois que o oleo tava misturado com agua?? (vc vai falar com a mãe dele pra saber se é verdade que a moto ta boa?)

Alemão Ferst
23/10/2010, 11:01 AM
Senhores agradeço as colocações, são de grande valia para mim. A loja é bem conceituada sim, tem procedência, o dono dá 6 meses de garantia estendida, motor e caixa. Caso eu compre esta, será q há como fazer este recall caso não tenha sido feito ainda??? acho difícil né?? será q valería á pena eu pagar para consertar este defeito TPS?

Ricardo XTRed
23/10/2010, 01:09 PM
Verifica a relação, com essa quilometragem deve estar ainda com a original, senão...

Abraço

haru
23/10/2010, 04:59 PM
só uma observação.....................essa história de "garantia de 3 meses de motor e câmbio" é papo furado..........

a garantia de 3 meses é de TODO o veículo (exceto peças de desgaste!), ninguém compra apenas motor e câmbio, compra um carro, compra uma moto, etc.....vide Código de Defesa do Consumidor!.............fora q nesses 3 meses não se pode impor limite de quilometragem......

a garantia adicional (após os 3 meses), essa sim, pode ser fixada do jeito que o vendedor quiser!

abs!

PS: recentemente comprei um carro 2009 em uma CC.........com uma semana o ar-condicionado "deu pau", após a negativa da CC em fazer um conserto, bastou eu mandar um e-mail bem "didático" sobre o CDC que arrumaram rapidinho...............heheh

haru
23/10/2010, 05:06 PM
"Caso eu compre esta, será q há como fazer este recall caso não tenha sido feito ainda???"

Não existe prazo para fazer recall!.............se recusarem o atendimento ou quiserem cobrar, procure a justiça!

abs!

Patinho
24/10/2010, 12:31 AM
Estou com um processo em uma XRE 300, assim que sair pego a XT 660.

Antes pensava em comprar uma XT 2006 ou 2007, mas depois de ler vários problemas das versões de 2008 para baixo, decicir pegar uma 2009.

A minha dúvida ainda fica sobre aquele problema na ECU (muito caro), mas irei arriscar.

Barah
24/10/2010, 12:46 AM
Oficialmente tem somente o problema do RECALL para o sensor TPS em 2005.
A partir de 2008 mudaram a corrente para o modelo DID VP2 - aqui já estou ficando cansado de explicar e ainda continuam utilizando corrente inferior.
A partir de 2009 mudaram a divisória do farol - cortaram.

Com ou sem sensor de O2 (lambda) vai ter praticamente e mesma moto.

No caso da ECU, deve ser cobrado o conserto sem custo da fabricante - defeito interno da ECU sem culpa do usuário.

Agora ficou fácil comprar a motoca.

Boa compra.

Patinho
24/10/2010, 12:56 AM
Considero como sendo o melhor período de compra de uma XT 660 em ótimo estado em também variedade de motos o período do lançamento da XTZ 660 TENERE.

A pouco tempo passei por algo parecido, o lançamento da CB 300 e XRE 300 no mercado. Eu tinha uma tornado e vi como funciona as substituições de modelos, o pessoal ficou louco (inclusive eu) pela XRE, vendi a moto BARATA para ter o lançamento, me lembro que tinham váaaarias tornados e twisters no mercado, só pelo capricho dos donos em ter u lançamento. Na TENERE aposto minhas moedas em um evento parecido, ou seja, melhor período para escolher a dedo as XT 660 no mercado, por causa da oferta. Agora o preço já não é garantido ser bom, pois se subirem de + o preço da TENERE os da XT vão valorizar.

Padumi
25/10/2010, 03:41 PM
A garantia de 3 meses pra motor e câmbio os loijstas "dão" porque é lei. Nada além disso.

Não posso falar a nível Brasil, mas em SP é prática comum adulterar hodômetro, hein! Seja na lojinha da esquina, seja na concessionária (sim, em concessionária!) conceituada.

Eu tenho birra de lojista mesmo...rs... Além de vender coisa maquiada, ainda cobram acima do mercado sustentando-se na tal "garantia de procedência", que eu particularmente dispenso. Só compro e vendo no particular, mediante cumprimento dos trâmites burocráticos no ato e ainda faço um contrato particular de compra e venda registrado em cartório.

Garantia de 100% nunca teremos. Realmente há de se saber "periciar" a moto antes de comprar.

Abs

Alemão Ferst
03/11/2010, 09:36 PM
Comprei a 2005 preta hoje...bha to imprecionado...baita moto.... só que na minha não veio marcador de combustível rsrsrs....um abraço galera.

lucasthaislo
04/11/2010, 10:30 AM
Padumi,

Não é uma constante esta adulteração, mas sempre rola.... Como vc disse, depende muito da procedencia da moto!

Pelo menos é o que percebo aqui em MG.

Abs...

RodrigoGalor
04/11/2010, 11:26 AM
padumi a minha é é 2005 e esta com 22.000

Patinho
05/11/2010, 01:04 AM
Fui trocar o óleo da minha motocicleta e encontro entrando na loja uma XT 660R 2009 vermelha com os seguintes itens:

Bolha Motovisor
Alarme
Protetor de motor com pedaleiras
Descanso Central
Banco ERÊ
Bagageiro Roncar
Bauleto 47 L.

Falei com o dono e ele só quer vender a moto com todos os itens, pois vai comprar uma BMW 800, sendo assim não tem interesse em tirar os itens. Ele me falou que da também a bolhha original + o banco original.
Vamos para a parte boa, depois a ruim.

O cara é Médico (conhecido da loja), a moto tinha 4.300 KM, sobre a KM acho que seja original, visto que quando perguntei se ele queria vender, me falou que só vende se for para buscar uma BMW em São Paulo, obs: Sou de Natal/RN. Me falou que não está anunciando a moto pois não tem que queira comprar pelo preço que ele quer vender.
Parte ruim:

Preço 25.000 com tudo.
A moto só tem um detalhe que foi um tombo parado, segundo ele na garagem logo ao descer da moto colocou o descanso infalso e "puff". A moto só apresentava um arranhão leve bem na dobra do protetor de cano, um arranhão do guidão (segundo ele devido a queda os comandos do guidão do lado que caiu foi para dentro), mas não empenou, só arranhou bem de leve a manete, e outro detalhe está no paralama dianteiro com um arranhão pequeno também. Tirando isso a moto é filé.

- Disse para ele que estou passando por um processo contra a Honda para receber meu dinheiro de volta na compra da XRE 300, já teve a audiência e estou esperando que a juiza estipule preço da restituição do preço pago + danos morais e etc... e tudo está previsto para sair lá para o período do carnaval. Ele me disse que não vai anunciar a moto, que só vende se forem até ele procurar a compra e pagarem por esse preço que ele falou.

Não comprarei a moto agora, somente começo do próximo ano. O que o pessoal acha do preço com os itens ? Pensei em apelar para abaixar o preço devido a esse detalhe do tombo e também pelo fato de próximo ano estarmos em 2011(desvalorização pelo ano).

joãosunset
05/11/2010, 10:13 AM
patinho, se for uma vermelha que está na apoio motos eu conheço a moto, e extra, a oito meses paguei 27 na minha pelada com 700km,

Zensurf
08/05/2012, 01:29 PM
Interessante este tópico...eu acho que não existe muita regra mas se for comprar uma usada tem que ter a certeza que a economia vale o risco. Estou com a minha a 5 anos e neste período rodei apenas 9k com ela. Como comprei usada com 4.200 de um amigo ela tem apenas 13k agora. Tenho certeza que se eu fosse vender muita gente iria dizer que ela foi adulterada pois:

- Nunca fui muito cuidadoso e por alguns anos ela dormia no relento.
- Os parafusos estão marcados pois de vez em quando quero fazer terapia desmontando e montado partes.
- Algumas vezes apliquei produtos que não deveria nos plasticos (cuidado com dicas de foruns)
- Vive suja.

Apesar de não cuidar com a estética assim como faço com carros ela vai pra oficina ao menor sinal de barulhos esquisitos ou comportamento inadequado. Não posso dizer exatamente o que aconteceu com a moto nos primeiros 2 anos da vida dela (comprei de um amigo que comprou de outro amigo) porém nunca tive problemas (ainda) com ela. Enfim pra mim que só compro carro e moto usada creio que é uma questão de apostar, pode ser que tudo dê certo ou pode ser que dê errado. Vai um pouco do feeling e apetite para risco de cada um.

ILP
13/03/2013, 11:52 AM
pesquisando entre as diferenças dos modelos, então só são essas: cor, sonda lambda (2009 - 20xx) e farol sem divisor (2009 - 20xx). Estou analisando um up e acho qu ñ vale a pena pegar uma zero e tb ñ tenho o R$ todo, assim sendo melhor procurar uma em bom estado, lógico qu zero tem algumas vantagens como garantia e outras pequenas por ser nova...

Achei algumas sendo 2008 por R$ 19.000 e 2008 por R$ 17.500, parecem está em bom estado e estou marcando pra ir ver as motos. Minha duvida: Tem alguma vantagem ou beneficio a sonda lambda qu faça valer procurar uma de 2009 pra frente ou as diferenças são poucas ??? E os preços o que os amigos acham ?

Vlw

Soueu
13/03/2013, 02:24 PM
Lendo o tópico, constatei que os mitos fazem parecer fatos. ... O Tal do ouviu dizer... e vira : aconteceu de fato!.

Minha Xt é 2005, hoje ela está com 34 mil kms, antes de ser minha, foi de minha filha, portanto tem histórico.
O sensor TPS foi feito o recall e recentemente o troquei novamente, pois a peça também apresentou defeito (TPS só na concessionária $450). Esse atual de marca diferente, não dá apagão.
A moto está perfeita (tem fotos e relatos dela aqui site).
A bateria ainda é original, as lâmpada, exceto a do freio também são originais, a mancha amarela na vigia do farol nada me incomoda, a capa do banco substitui por uma mais escura por opção pessoal... Enfim a moto é muito boa e não vejo demérito algum nela, até porque se houvesse, já não mais a teria.
O seguro é barato, acabo de renovar por 764 dinheiros e acredito que como eu, haja muitos proprietários zelosos e observadores com a manutenção.

Portanto, existem produtos antigos e com qualidade sim e creio que existam muitos por ai.

prancha
13/03/2013, 09:14 PM
opa!! a minha também é 2005 e esta com 18.000 km, creio que o dono anterior não era muito zeloso pois quando peguei ela com 10.500 o pinhão apresentava desgaste e os pneus estavam com rachaduras nas laterais pois ainda eram os originais verificando a data de fabricação, e não tinha passado pelo recall do TPS, e ainda não fiz esperando a peça chegar na cc, o farol ta apresentado uma pequena deformação na separação e no mais a "motinho" é top!!!

Rodrigão
13/03/2013, 09:15 PM
A minha tá inteirona 2006 e 38k. e até agora só gasolina, óleo e pneus (vou colocar o 2o jogo amanhã). O 1o jogo de pneus durou 18k, o 2o 20k. O andamento original durou 28k (coloquei 1 pinhão), estou no 2o andamento (corrente CZ Chain, pinhão VAZ com anti ruído e coroa Riffel) tem 9k e nenhum aperto de corrente sequer... Ah! vou ter que trocar a tampa do radiador essa semana. Quanto ao farol, o 1o ficou queimado, mas a Concessionária (não sem muito barulho) me cedeu um novo e já fazem 3 anos (coloquei a luzinha de led) e a lâmpada é Phillips Cool Blue. Tudo claro...

Resumindo: nada a reclamar.

http://i1073.photobucket.com/albums/w396/rodcysneiros/XT660R_Rodrigao2.jpg

http://xt660.com.br/showthread.php?2902-XT-660R-do-Rodrig%E3o

ILP
14/03/2013, 09:28 AM
Vlw pessoal, estava pensando assim tb ñ só pq a moto é de ano/modelo antigo qu ñ é boa.. minha duvida era só se tinha diferença em consumo por causa da sonda lambda mais pelo visto ñ tem muita diferença só pequenos detalhes.. estou marcando pra ir ver as motos esse fds e vamos ver o qu vai acontecer !!

Soueu
14/03/2013, 12:40 PM
Foto deste mês. Reparem que não se percebe a mancha amarelada na parte superior do farol; fato é que ela é muito pouca.
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/374506_454353201304993_222727804_n.jpg
Esta é uma das primeiras XT produzidas por aqui, foi faturada em 05/05/2005.

Não creiam em terrorismo, creiam em fatos concretos. Ou, existem veículos que independente do ano estão muito bem conservados e com baixa kilometragem de fato. Existem veículos muito rodados, mas com manutenção em dia e em perfeitas condições de conservação e uso. O contrário também existe

Guto - JLLE
14/03/2013, 08:31 PM
Soueu, ou alguem do forum como vou saber se foi feito o recall do sensor TPS , eles tem marcas diferentes, vc falou que recentemente trocou novamente o sensor foi por um da mesma marca ? Tem uma 2005 realmente zerada aqui em Jlle, qual a marca da relação original daquela época para eu saber se está com a kilometragem original ( 22 km ), alguem sabe outra manhã pra verificar essa Km.

Obrigado

Soueu
15/03/2013, 09:24 AM
Os anteriores são da marca Mikuni. O original que estava na minha moto era desta marca e no recall foi substituído por um da mesma marca que depois apresentou problema. O atual não tem grafismo de nenhuma marca, só nº da peça.
Veja este tutorial
http://xt660.com.br/showthread.php?3444-Corre%E7%E3o-de-um-problema-no-TPS-da-XT660

"...como vou saber se foi feito o recall do sensor TPS ..." :
R.: è só ligar, ou mandar email para a yamaha mencionando o interesse em saber sobre a substituição mencionando o nº do chassi da moto.

Não sei como saber se houve adulteração no hodometro, mas dá para fazer uma checagem geral, caso não tenham zerado o histórico de erros.
vide http://xt660.com.br/showthread.php?16-Roteiro-de-diagn%F3sticos-XT660&highlight=roteiro+diagnostico