PDA

Ver Versão Completa : Qual é o custo do km rodado da XTzona?

Padumi
18/10/2010, 02:52 PM
Olá, pessoal.

Sim, eu sou daqueles que anota tudo, planilha os gastos e durabilidade de peças e etc...rs.. Talvez seja um "TOC"...rs...

Alguém aí já fez isso com a XT? Têm idéia de quanto custa cada km rodado com a moto?

À título de exemplo, com minha moto anterior tive a oportunidade de rodar bastante (45.000 km) em 11 meses. Por isso consegui planilhar todas os gastos com manutenção e combustível.

Considerando itens de manutenção como pneus, relação, pastilhas de freio, óleo, filtros, velas, reviões periódicas com reaperto geral e acerto na carburação, rolamentos, pneus furados e etc, mais o consumo médio de gasolina, cheguei em R$ 0,35 por km rodado. No caso tratava-se de uma Bandit 1200 2008.

Os custos de impostos (IPVA, DPVAT e licenciamento) e seguro não creio que sejam interessantes de serem somados, pois o valor por km rodado vai variar muito de acordo com o que cada um roda em um ano. Isso pode ser calculado à parte, de acordo com a rotina de cada um.

Gastos com acessórios também não devem ser computados, pois também é relativo a cada motociclista.

Bom, estabelecidos os parâmetros, eu pergunto: alguém aí já fez este cálculo? Gostaria muito de saber quanto custa cada km rodado com a XTzona!

Abs a todos!

Anwar
18/10/2010, 06:21 PM
Excelente tópico Padumi!
Precisamos de mais ou menos 5 colaboradores pra poder obter uma média confiável.
Tenho todas as notas de peças e serviços guardadas, assim que der tempo coloco tudo aqui!

Padumi
18/10/2010, 07:40 PM
Opa, aí sim!! É só a gente ver o custo de cada item, a durabilidade em Km e calcular. Legal!

Abs

Anwar
18/10/2010, 07:56 PM
Vou somar tudo e dividir pela quilometragem atual!
Como fiz a revisão dos 20.000KM agora, não incluirei no orçamento, visto que esta manutenção dura 10.000KM. Correto?

Atobá
18/10/2010, 08:41 PM
O que mata são os pneus.É importante achar uma média entre as melhores e piores marcas dos ORIGINAIS para não provocar muita polemica.
Os meus:10 mil traseiro e 15 dianteiro.

Alexandre
19/10/2010, 09:27 AM
Esse custo/km é muito bom, mas para acharmos números próximos da realidade precisa analisar muitos fatores, como tipo de uso, erstilo da moto/pilotagem (motard/original), etc, etc, etc... Por isso seria bom criar uma planilha básica com os ítens a serem considerados, e cada um preenche com os dados que tem armazenado ou que virá a armazenar, para termos condições de traçarmos médias e parâmetros.

O que acham?

Arnilton
20/10/2010, 08:59 AM
O que mata são os pneus.......

Eu estou com um pneu de marca ruim e ja to próximo aos 10mil km e minha tocada é agressiva quase que arrancando calçamento.