PDA

Ver Versão Completa : Rolamento da flange porta coroa

Zé Graff
11/10/2010, 07:37 PM
Como é de conhecimento público que a XTzona tem um problema crônico no rolamento da flange porta coroa, que pra deixar o peão empenhado é pra já, não custa nada, deixar postado uma solução prática e simples, mas que requer bastante precisão, que é tornear a flange e colocar mais um rolamento 6204 por traz do rolamento já existente.
Abraço a tds.

Ricardo73
11/10/2010, 09:15 PM
Até hoje, esta é a segunda vez que escuto falar disto..

Anwar
12/10/2010, 05:46 AM
Zé Graff,

Você teve problemas com este rolamento? Com qual quilometragem?
Realmente 2 rolamentos terão a metade do esforço que 1, mas ficam as dúvidas:

- Deve-se separar os rolamentos com alguma arruela ou coloca-los um em cima do outro?
- Vale a pena tornear a flange ao invés de ter um rolamento reserva?

Arnilton
12/10/2010, 10:38 AM
To perdido, fotos?

Barah
12/10/2010, 10:52 AM
Zé, sei lá com quantos km as motos de seu conhecimento danificaram os rolamentos do cubo da roda traseira. Casos isolados, e conhecendo motos acima de 50 kkm e até com 100 kkm nada relatado com rolamentos danificados. A falta de lubrificação é um problema, no mais o sistema é robusto.

Meu caso vou trocar o rolamento no momento certo, mas sem adaptações - com 50 kkm e apenas lubrificações.

Abraço.

Zé Graff
12/10/2010, 04:56 PM
Ricardo73 : tbem fiquei sabendo disso, quando comprei minha XT. O relato é do meu mecânico, que é de extrema confiança, que me fez o relato
e que seria mto importante fazer esse trabalho na flange de forma PREVENTIVA.

Anwar : não tive problemas em minha moto. Com certeza, ter um rolamento de reserva é importante, mas nem sempre estaremos em condições
de efetuar a troca, caso ocorra uma quebra ( na beira de uma estrada, a noite, por exemplo ). Vou falar com o Beno ( mecânico ) para
responder de forma técnica sobre a colocação desse outro rolamento.

Barah : com certeza falta de manutenção pode antecipar quebras. Da maneira como me foi relatado, não foi por esse motivo. Simplesmente
ocorreram. Esse trabalho na flange é feito de maneira PREVENTIVA e de forma segura por um excelente profissional.

Agradeço a todos pelas colaborações.
Abraço

Barah
12/10/2010, 05:35 PM
Zé Graff, com respeito ao seu conhecimento sobre o assunto, ainda considero a reposição do rolamento quando danificar sendo a melhor manutenção. Não recomendo alterar o cubo de roda pois continuo reforçando o fato do rolamento original ser robusto.

Não há dúvidas sobre fazer o serviço, mas sim salientar não haver necessidade de fazê-lo.

Por fim, livre arbítrio - faz quem assim desejar.

Abraço

NicoOffroad
13/10/2010, 09:39 PM
Concordo com o Barah. Acho que o melhor é ficar esperto c/ a folga que o rolamento apresentar conforme o uso e substituílo assim que necessário.

Alexandre
13/10/2010, 11:09 PM
Assim como o Arnilton também estou perdido na conversa... Alguém tem fotos da tal peça?

Valeu!!

LVZA
14/10/2010, 12:19 AM
Essa peça ta no catalogo de serviço pagina 4-12.

Pessoal, essa peça não estraga do dia pra noite. Pra essas e outras existem as manutenções periodicas e deve ser feito por gente especializada (e no caso do brasil, em gente de confiança), ai pede especial atenção a essa peça. Ai quando estiver algum detalhe, troca-se e pronto, não precisa reinventar o cubo ou ter meia moto de peças pra reposição a qualquer momento.

Tem o fato tambem de mexer no cubo sempre tem a chance de fazer m... qualquer errinho minimo que tenha no torno, pode desalinhar ou mesmo estragar a peça, ai é um tiro em cada pé! uma peça dessa deve ser baratinhaaa.

Anwar
15/10/2010, 07:07 PM
Graff,

Primeiramente agradeço pela sua intenção em nos ajudar, nunca hesite em publicar dicas assim!

Se a intenção do motociclista é ficar com a moto e realizar longas viagens, poderá fazer essa modificação para previnir uma quebra precoce. Pelo que fiquei sabendo, os rolamentos devem ser sobrepostos, sem espaçador. Já imaginou se acontece de quebrar o rolamento em uma região deserta onde não hajam oficinas e peças? E se insistíssemos em rodar com esse rolamento quebrado? Certamente haveria uma grande chance de danificar outras peças que nos deixariam na mão!

É importante saber porém, se tornear esta peça a deixaria significativamente mais sensível. Se isso não for problema, basta procurar um torneiro que use equipamentos de precisão para adicionar mais um rolamento.

Como diz meu amigo Luis: Danem-se os engenheiros que ficaram anos estudando e projetando! A gente vai lá e muda tudo para melhorar a moto nos pontos que nos interessa!

Leonardo13
11/01/2012, 08:56 AM
Eita ainda estou como o Arnilton e o ALexandre !! Cade fotos não sei o que é isso ? Onde acho, como resolve, como sei se esta prestando ainda ?