PDA

Ver Versão Completa : Será o fim da XT660R no Brasil?

Alexandre
08/10/2010, 11:27 AM
Pessoal, sei que no momento é apenas especulação, mas vou reproduzir aqui a conversa que meu amigo teve com uma pessoa que trabalha numa concessionária Yamaha:

Crédito: Maurício Sammerz, Fazer on Line

Fui ao Salão ontem (que não tem nenhuma novidade quase) e levei um papo com um funcionário da Yamaha, que trabalha numa CC em São Caetano do Sul.

Ele me falou que está previsto para dezembro o anúncio - e possivelmente comercialização - das Ténérés 250, 650 e 1200.

Eu: "as três, mesmo?!"

Ele: "as três!"

Aí falei, "hmm na verdade é 660, não é"?

Ele insistiu, "não, é 650".

Eu: "mas ela usa o mesmo motor da nossa XTzona, que é o 660".

Ele: "não usa o mesmo da XT! É outro, e é 650. Eu tive palestras com a Yamaha e essa foi a informação que passaram".

Eu: "é 660..."

Ele: "não é, é 650"

Eu ia falar que na Europa ela é chamada de XT660Z Ténéré mas deixei pra lá hehe. :happy:

Aí veio a parte curiosa...perguntei pra ele sobre a XTZ 125X, que não estava exposta lá. Ele falou que pra 2011 só grafismos novos mesmo. Conversa vai, conversa vem, perguntei pra ele sobre a XTzona 2011. E veio a surpresa: "a fábrica, neste momento, não está fabricando XT". :shock:

Eu: "sério? Parou mesmo?"

Ele: "sério, só as unidades que já estavam nas CCs estão à venda."

Eu: "fabricaram as 2010 e pararam, então?"

Ele: "isso!"

E, de fato, no site a XTzona ainda consta como 2010! Alguns modelos, como nova Fazer, já mostram 2011.

Aí me ocorreu: o que pode estar acontecendo é que a Yamaha finalmente tomou vergonha na cara e vai lançar a Ténéré 660 aqui. Por esse motivo pararam com a XTzona. E aí, inclusive para diferenciar as motos, estão chamando a nova Ténéré de 650, pra passar ideia de que não é só a já conhecida XTzona 660 com tanque maior e banco mais confortável, mas algo realmente novo e diferente.

Será que isso explica a dificuldade de algumas pessoas pra comprar a XT 0 km?
Será que é tudo não passa de boato?

Quem tem mais informações??

zerocom
08/10/2010, 11:48 AM
Bom, se esta noticia proceder....estamos de volta com a tenere...tomara né

Boeira
08/10/2010, 12:15 PM
Bom, na minha opinião, a Yamaha não vai colocar uma concorrer com a outra XT660 x Tenere, se troxerem a Tenere, realmente é o fim da XT660.

Piraju
08/10/2010, 12:47 PM
O lancamento da no Tenere esta marcado para o dia 23/10

Ricardo73
08/10/2010, 01:53 PM
Continuo não acreditando, apesar que faz sentido a fabrica para de vender a XT pro mercado ficar "carrente ai vende mais TENERE qdo se voltar.

Góes
08/10/2010, 03:43 PM
Boa tarde pessoal!! eu sou de Mogi Guaçu interior de SP, a 60 km de Campinas, o comentário geral ak em todas concessionarias é o seguinte: A YAMAHA participou e venceu uma concorrência para venda de 6.000 (seis mil) motos 660 cilindradas, para a policia (acho q é a rodoviaria), toda a produção deste fim de ano será destinado a cumprir a licitação, que em janeiro/11 voltará a ser comercializada normalmente, quando tava comprando a minha consultei umas dez concessionarias todas disseram a mesma coisa, inclusive ao dono ak da minha cidade é meu amigo e disse a mesma coisa, vamos torcer pra não acabar, senão é um sonho que se vai

Arnilton
08/10/2010, 04:57 PM
Alguem conhece esse motor 650? será que ele vem com arruela solta?

Markones
08/10/2010, 05:11 PM
Alexandre, não sei se quando eu te ver vou te bater ou te cumprimentar civilizadamente, depois dessa notícia. ahahah. Sabe fiquei até meio mal com essa notícia, pois esse sonho quero realizar até final do ano que vem. Mas enfim, minha vaga opinião é de que: "FAZ MUITO TEMPO QUE ESTÁ PRA CHEGAR AS 3 NOVAS TÉNÉRÉS, JÁ QUE ESSA INFORMAÇÃO QUE VOCÊ TEVE FOI DE DENTRO DO SALÃO E COM ALGUÉM QUE SE DIZ TER PARTICIPADO DAS PALESTRAS PODE SER VERDADEIRA SIM. PORÉM, FALEI COM UMAS CONCESSIONÁRIAS AQUI DE BLUMENAU/SC, ELES FALARAM (HONDA/YAMAHA), AS CONCESSIONÁRIAS SÃO SEMPRE AS ÚLTIMAS A SABEREM DOS LANÇAMENTOS E NÃO ESTÁ NADA PREVISTO ATÉ O FINAL DE 2010".
E hoje eu vi uma xt 660 azul último modelo lançado, quase tive um "orgasmo" qdo toquei nela. =/

Markones
08/10/2010, 05:14 PM
http://motosbrasil.net/2009/09/01/yamaha-xt-660z-tenere-detalhes-tecnicos-e-cores/
DETALHES TÉCNICOS DA NOVA TÉNÉRÉ

LVZA
08/10/2010, 05:16 PM
Sobre a não produção da XT660R acho muito normal mas foi mal entendida: A produção que foi até agora, supre tranquilamente até o inicio do ano que vem. Quando comprei minha XT 2009 fui acompanhando e só apareceu nas concessionarias Chassi 2009 (e modelo 2009) em Março... a suzuki faz a mesma coisa, só chega chassi do ano lá pro final de fevereiro inicio de março, justamente porque ficam um tempo sem produzir (e para zerar o estoque).

Ainda mais com novos modelos (pode ser até geladeira nova) a produção se concentra neles para suprir a demanda inicial, só de colocar uma moto de cada modelo novo em cada concessionaria, ja é moto pra caramba pra produzir, e tirando a 250cc, as outras devem ter uma linha bem pequena, ja que não tem um volume de venda muito grande.

A Xt660R tem um bom nicho de mercado, não tem ninguem perto do preço dela (bmw a 30, isso da 20% mais cara, é bastante e não tem cc bmw em todo buraco que tem yamaha), ela é a mais acessivel e versatil. A Tenere é muito diferente dela, vai custar bem mais caro, fora que é uma moto grande e pesada (comparada com a xt), podem relocar a XT para custar R$ 26.000 de final e vim com a Tenere na faixa dos 30 ai sim ela ia incomodar a BMW, mas ca entre nós, a tenere da de 10.

Quanto ao motor, DUVIDO MUUUUITO que seja um motor diferente do 660, logo no brasil ia sair um motor novo de uma marca mundial?? Sendo que em toda a Europa ainda se usa o 660 em varios modelos??

Isso é conversa fiada, ou ele ta mentindo ou é trouxa, esse cara deve ter ido na palestra pra tomar café e comer salgadinho.

Markones
08/10/2010, 05:21 PM
Olha a Ténéré realmente fornece e demonstra uma aparência muito mais OFF (DAKAR), do que XT, parece que realmente tais numa moto poderosa, só que vamos e venhamos, coisa mínima, mas importante o FAROL DELA NÃO ACOMPANHA O GUIDÃO.

zerocom
08/10/2010, 05:45 PM
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
essa foi boa heim....o cara foi na palestra pra tomar cafezinho e comer salgadinho....rachei o bico aki

Alexandre
08/10/2010, 06:52 PM
Ri muito aqui também!! Essa foi ótima LVZA!!

Sobre a tal "encomenda da polícia" está todo mundo comentando mesmo. Mas 6000 (seis mil!!) motos?? Esse aí nem tomou cafezinho, fumou orégano estragado mesmo!!! kkkkkkkkkk
A venda média histórica (emplacamentos) de XT660 segundo a Fenabrave, é de 180 motos por mês... Se isso fosse verdade, a Yamaha teria que ficar mais de 3 anos só entregando moto pra polícia!!! Difícil né??

Eu também acho muito mais provável a coexistência da XT e da New Té, vamos vendo...
Alguém sabe mais alguma coisa?

Dimitry
09/10/2010, 02:07 AM
Realmente, se falassem em 600 XT para policia, mesmo assim, acharia muito, 6000 é alusão. Acredito sim no lançamento da TENERÉ, porém, acredito que deva ficar a XT, pq vão ser para mercados diferentes, mais acessorios ela deve vir para concorrer com BMW e se continuar com a nossa negona, o preço deve até cair mais um pouco. Ainda mais se o dólar continuar caindo assim.
Hoje o ATOBÁ na sua nova expedição RIO DE JANEIRO / TIRADENTES (Pela Estrada Real) / Cabrália passou aqui por Angra dos Reis, tive com ele. Foi um prazer enorme.
Bom feriado á todos. LEONARD, to esperando você online no SKYPE.

Ricardo XTRed
09/10/2010, 04:09 PM
É isso mesmo Alexandre!!! as concessionárias são sempre as ultimas a saber, os japas sabem muito bem ficar :calado:. O cara queria apenas filosofar um pouquinho :ranting:

Abraço :icon_thumleft:

Arnilton
10/10/2010, 12:08 AM
Essa é serio, fui hoje ver minha XT na oficina e perguntei, o mecanico falou que próximo dia 19 vai a Fortaleza ver um lançamento da Yamaha;

Dexter
10/10/2010, 12:45 AM
Ri muito aqui também!! Essa foi ótima LVZA!!

Sobre a tal "encomenda da polícia" está todo mundo comentando mesmo. Mas 6000 (seis mil!!) motos?? Esse aí nem tomou cafezinho, fumou orégano estragado mesmo!!! kkkkkkkkkk
A venda média histórica (emplacamentos) de XT660 segundo a Fenabrave, é de 180 motos por mês... Se isso fosse verdade, a Yamaha teria que ficar mais de 3 anos só entregando moto pra polícia!!! Difícil né??

Eu também acho muito mais provável a coexistência da XT e da New Té, vamos vendo...
Alguém sabe mais alguma coisa?

Esta conversa da encomenda da polícia, ouvi em janeiro passado para justificar o atraso da linha 2010, que saíu em meados de abril.
O mais engraçado que a danada (660) é dura, vibra muito, não tem conta giros etc etc etc e quando dizem que sairá de linha é um banzé danado, vá entender.

Um abraço a todos.

Markones
10/10/2010, 12:01 PM
pow dexter agora não entendi se tu ficou feliz que ela vai sair ou não, e vice versa
aahuahau

LVZA
11/10/2010, 01:10 AM
Dimitry, é duro eu parar no skype, mas sempre que entro ligo ele, qquer hora da certo, agente se fala.

Se eu fosse policial motociclista, eu escolheria a XT660R como uma moto pra rodar no dia a dia, como os grupos especiais, essa moto pode não ter o conforto de uma mercedes, mas arranca como uma ferrari e tem um preço razoavel dentro do nosso mercado.

Quase nunca andei na Terra com a XT, mas ja peguei as piores estradas e ja até subi escadaria com ela, fiquei bobo de ver a facilidade em que ela sobe escada ou anda a 120km/h num trecho que um carro mal passa de 80km/h porque o asfalto é pessimo e cheio de depressão e na hora do asfalto lisinho, ela faz muita curva pra aqueles pneus.

Markones, o farol móvel é vantagem em baixa velocidade/manobra que você vira a direção pro lado que você vai, mas o que vale mesmo é um bom farol, as esportivas costumam ter um farol excelente e são fixos (e quanto menos coisa pendurada na direção, menos ela tende a balançar em velocidade).

Markones
11/10/2010, 08:43 AM
LVZA, sim entendi. E ontem também conversamos que geralmente moto se usa de dia!!!.
Vlw

Dexter
11/10/2010, 11:15 AM
pow dexter agora não entendi se tu ficou feliz que ela vai sair ou não, e vice versa
aahuahau

Não é isto Markones, apesar das caractrísticas duronas da 66, gera uma polêmica em torno de sua descontinuação no mercado, coisa que duvido muito.
Deveríamos sim, é ter disponível uma maior gama de modelos como na Europa e no Mercosul.

Um abraço a todos.

Markones
11/10/2010, 03:42 PM
Compreendo, obrigado Dexter por re-explicar o teu comentário, também duvido muito que possa descontinuar. Mas, algumas várias marcas, acabam fazendo isso que a YAMAHA está por fazer tirar algo de grande "peso" NOME referência, para inovar assim tirando alguns de seus clientes. Enfim.

LFTR MG
11/10/2010, 05:58 PM
Eu so acho dificil ficar como disse na revista 2 rodas Ténéré 660 29 mil e XT 660r 27mil, a diferença é pouco,seria bom a XT nuns 22 e tenere 30,ai sim talvez teria comercio pra duas.
Mas se até a atualidade deu q fazer pra aparecer uma concorrente pra xt,a BMW,eu acho q a Yamaha nao deve deixar 2 modelos com pouca diferença.
Como acho que so mais no fim de 2011 eu vou poder comprar a minha vai ser bom porq até la a tal Honda tambem ja deve ter alguma coisa ou aquela feiura da Transalp(varadero de bermuda) kkkkk.

Markones
11/10/2010, 07:20 PM
falando em honda, e aquela história da FMX-650 ?

Anwar
12/10/2010, 05:22 AM
Markones,

De fato, foi um enorme boato que rolou à 3 anos atrás! Mas a grande diferença da XT660Z, é que a FMX650 não vimos rodar no Brasil!

Barah
12/10/2010, 09:57 AM
O motor da XT66 não vai mudar, tem defeitos mas continua o mesmo:

http://www.minarelli.com/prodotti.html

A produção mensal gira em torno de 200 un/mês, ano passado teve picos de 300 un/mês, e dependendo de licitações o mercado civil sofre oscilações na entrega da moto, afinal não há um potenciômetro na linha de montagem para acelerar a produção.

Se, a Té for lançada é possível oscilar o volume de fabricação para atender adaptações na linha de montagem para fabricar os dois modelos. Sim, precisa conviver com os dois modelos caso contrário não paga a estrutura yamaha para fabricar/vender o produto XT nas variações R e Z.

Abraço

Dexter
12/10/2010, 10:20 AM
Motori Minarelli | Member of Yamaha Motor Group, não sabia que a xistezona tinha sangue italiano.
Com uma análise mais apurada percebemos os aros, sistema de freios, suspensão dianteira se não estiver enganado.
Pelo menos temos um DNA apurado na azulona.

Um abraço a todos.

Alexandre
12/10/2010, 09:43 PM
Barah, concordo contigo!! Acho que dificilmente eles descontinuariam a XTR, seria um grande tiro no pé!! hehehehe
Dexter, a XTzona é japonesa com coração italiano :D

LVZA
13/10/2010, 02:33 AM
Coração Italiano (Motor Minarelli)
Peito Austriaco (Radiador KTM)
Perna Italiana e alemã (susp dianteira italiana paioli e traseira Alemã Sachs (fornecedora da Ferrari (Formula 1))
Pés Italianos (Raios e rodas italianos)
Sola do pé Alemão (metzeler)
Freios Italianos (Brembo)
Escape todo em inox
os demais itens são mais "normais", marcas mundiais e etc

Ou seja, tudo de primeirissima linha, por essas e outras que a XT não é uma moto barata.

Editado pela Moderação: Por favor, leia as normas de uso das Citações (http://xt660.com.br/showthread.php?1117-Uso-de-Cita%E7%F5es-%28quote%29) :vlw_1:

Alexandre
13/10/2010, 10:06 AM
LVZA, sobre o radiador ser KTM eu não sabia, show hein!!
Porém o que refrigera ele é uma ventoinha italiana de péssima qualidade!!
Vide tópicos: http://xt660.com.br/showthread.php?648-Substituindo-os-rolamentos-da-ventoinha-da-XT660-R&highlight=ventoinha
http://xt660.com.br/showthread.php?568-Ventoinha-barulhenta&highlight=ventoinha

Mas realmente, nossa moto é boa demais, acima da média. Tomara que ela não saia nunca de linha, a menos que seja para melhor ainda!!

Abraços

Gnomo
13/10/2010, 11:36 AM
Acho q pode ser o fim da fabricação da XT!!!
Só q cabe aos proprietários e mantes da XT manter ela forte no mercado.
Fazendo q ele não perca seu valor comercial e principalmente a adimeração q todos tem por ela.
O mairo problema é se a galera desesperar por que vai sair de linha e começar a vender por preço de banana. au sim a merda ta feita.
Pois a XT perde valor comercial e começa a ser só mais uma moto no mercado

XT660 | 2008 | Preto/fosco
Vida longa aos motocilistas

NicoOffroad
13/10/2010, 09:21 PM
Seria muita burrice da Yamaha tirar a XT pra colocar a TÉNÉRÉ.

E sobre os componentes, vários sensores dela são da DENSO, japoneses.

Fokkah
14/10/2010, 10:18 AM
eu dúvido que saia de linha...

não é todo mundo que gosta da Ténéré... acham ela feia e com aspecto de gafanhoto...

eu queria uma... mas em geral acho que o povo não vai trocar a estética pelo tanque maior...!

Alexandre
14/10/2010, 12:11 PM
Fokkah, sem falar no preço que com certeza será bem maior!

Paradebh
27/11/2010, 08:42 AM
A Yamaha deveria lançar a xt660X aqui no Brasil e a Tenerê 660. Iria quente na X

Alexandre
27/11/2010, 01:27 PM
Paradebh, existem promessas para o próximo ano, vamos ver o que acontece ;)

Rodrigão
19/01/2011, 06:53 PM
É isso aí pessoal, parece que a iamula vai tirar de linha a XTR 660 para colocar a XTZ 660 (mesmo motor e 25kg.+pesada), eu não compro! Vou partir para uma bicilíndrica.

Não sei se pode postar o link, mas vi a informação aqui: http://www.portalmotoatacama.com.br/noticias.asp?codigo=70

*Se não puder postar links, não o farei da próxima vez.

Herbert.Zgoda
19/01/2011, 07:41 PM
Vc viu que a reportagem diz: "Está confirmada a chegada da Ténéré 660, que, ao contrário do que ocorreu na Europa, por aqui substituirá a XT 660R (esta permaneceu em produção por lá na versão X). A nova trail manterá a mecânica, mas adorará um visual mais estradeiro e será mais confortável para viagens. O monocilíndrico de 658 cm³ manterá os 48 cavalos a 6.000 rpm e os 5,92 kgf.m a 5.500 rpm. O câmbio é de cinco marchas, o tanque comporta 23 litros e o peso com todos os fluídos é 206 kg."

Eu não creio que isso irá acontecer aqui, pois vão manter as duas em produção ecomercialização. Veja o exemplo da Lander e da Teneré 250... tem comércio e público para as duas. Depende do gosto do cliente. Eu mesmo tenho um consórcio de uma Teneré 250 e às vezes eu fico pensando se para o meu propósito não seria melhor a Lander... entende? Ainda mais em um país com o mercado aquecido como o Brasil... A Yamaha não é boba o suficiente para deixar de vender um produto que vai continuar vendendo, é como dar um tiro no pé. Eles vão lançar a Té 660 e vai continuar tendo mercado para a XTR e XTZ. Pode acreditar!

Alexandre
19/01/2011, 10:23 PM
Rodrigão, pode postar link sim, sendo assuntos pertinentes e onde seja mencionada a fonte da informação, tudo bem ;)

Valeu por compartilhar, mas eu concordo com o Herbert. Mesmo porque a matéria já está errada dizendo que lá na Europa continuou somente a versão X. Estou com uma revista Motociclismo edição de Portugal de janeiro/2011 e tem inclusive propaganda da XTR 0km. E falando com o pessoal do Fórum XT Portugal, afirmaram que lá continua normal a R.

Abraço!

LVZA
19/01/2011, 10:41 PM
Tem o fato de nossas 660 ja terem tempo normal de mercado pra receber uma boa mudança, mudar cor do aro e adesivos ja chega, lembrando que nossas XT660R foi das prmeiras motos do País a ter injeção eletronica, hoje em dia todas as motos tem, só as baratas que ainda escapam por baixo custo.
XT precisa renovar pra manter sua superioridade que vem desde o lançamento, é um motão sem duvida, mas deve manter o que tem de bom, resolver os problemas conhecidos (eletronicos, corrente, rever os pipocos, tenho certeza que com filtro, escape e eletronica isso pode ser resolvido, não tenho nada contra, mas é um "defeito") e dar uma atualizada, nos dar RPM digital, opção de ABS que hoje é uma realidade.. isso não é nenhum mega investimento, o que gastam refazendo as SS todo ano, podem gastar uma fração renovendo as motos que vendem e mantem as SS na maioria do mundo menos favorecido.

Dexter
20/01/2011, 10:22 PM
Copiado de outro forum, será verdade?
Segue o link:
http://www.motoreport.com.br/2011/01/exclusivo-novas-yamahas-confirmadas.html?spref=tw

[ ] a todos.

Herbert.Zgoda
21/01/2011, 10:01 PM
Dexter

Nesta matéria o site confirma a vinda das Tenerés 660 e 1200!!! Mas diz que vão tirar a XT660R de circulação. DU-VI-DE-Ó-DÓ!

Barah
21/01/2011, 10:41 PM
A XT660R vai sair de linha? Tão cedo não. A Super Té 1200 vai ser lançada, produto importado, já homologado, precisando apenas chegar a data do lançamento. Quanto a Ténéré 660, tem mercado para os dois tipos de clientes do motor 660. A iama não vai matar o produto rentável, pararam pra pensar se quem compra uma XT66 vai comprar uma Té 66? Esquece, alguns poucos vão investir mais dinheiro para o novo lançamento. A marioria continuará comprando a XT66 e pronto. Os dados de mercado e o histórico de pilotos na estrada dita o que estou comentando.

A propósito, o produto Té 66 tem cliente específico: viajantes de estatura européia...:hihihi:

Herbert.Zgoda
21/01/2011, 11:26 PM
Barah

Como é esta história da ST 1200 já ser um produto homologado? Qual é a fonte? Vc sabe como é... escutamos tantas coisas que já nem sabemos no que acreditar de verdade. Por isso eu gostaria de entender melhor o processo que mencionou de homologação. Isso faz parte do ritual de entrada de um novo modelo no mercado?

Barah
21/01/2011, 11:38 PM
Herbert, a ST 1200 já roda aqui ao lado na argentina... inclusive um camarada estava em Floripa com uma máquina dessas: é linda! É cara para o padrão financeiro da maioria, quem tiver o poder aquisitivo terá bom produto, roda macio e está surpreendendo muito. Quando rodando não demonstra o peso que tem e é bem manuseável: se parar no lodo ou areia chame os amigos pra tirar o elefante empacado.

Veículos importados (oficial) precisam ser homologados pra rodar no país, seja por legalidade ou por adequação ao combustível nacional.

Abraço

Kike Falcões RJ
21/01/2011, 11:52 PM
Realmente é difícil saber o que passa na cabeça dos japoneses da Yamaha, tradicionalmente eles decidem em conjunto e demoram a tomar decisões, não é à toa que o Japão está em crise, tendo que assumir uma postura mais ocidental em que as decisões são tomadas rapidamente, individualmente. Acho que eles vão deixar que nos próximos dois anos o mercado decida o que vende e o que não vende, pra então tirar um dos dois produtos, a preocupação é sempre com as vendas, e não com "canibalismo" dentro da empresa. Acho apenas que quem vai comprar uma XT660 deve esperar, pois é certo que o preço vai cair. Abs, Kike Falcões RJ.

Paul Barrett
22/01/2011, 01:13 AM
Há tempos que quero comprar uma 660, mas até agora outras prioridades não permitiram que eu torre 27.000 na máquina... não que ela não valha, mas fora daqui custa muuuito menos, como qualquer moto ou carro... espero que baixe o preço sim, facilitaria, mas não acredito em baixa, só se sair de linha, aí aqueles que guardam na garagem são os 1ºs a vender... Quanto às decisões dos japas acima comentadas, eles são assim mesmo, ótimos engenheiros, e imbecis em marketing. Já vi coisas como a Yamaha que eu tinha, uma RS 125 1978 (muita saudade dela, apesar de ter subido na traseira de alguns carros por causa do freio dianteiro da RD 50 que puseram nela) com motor japonês, ótimo, do naipe das RD 350 da época, ser substituida por uma RX 125, que nem aletas de alumínio tinha, e andava e durava menos... depois comprei uma XL 250 azul, 1984, inesquecivel, substituida por uma XLX 250 de DOIS carburas...(que eu infelizmente comprei em 1986) vendi, sem dor na alma, e comprei uma 1987 de um carbura (tenho até hj, tá no porão de casa, em agosto 20 anos lá... pneu dianteiro original ainda) depois a BuHonda substitui por uma 200cc! Precisa dizer mais? Tornado por XRE 300... os caras não acertam uma... Sahara por Falcon... a próxima imbecilidade será a XT 660...