PDA

Ver Versão Completa : Baixa estabilidade na XT660R

luan cabral
02/10/2010, 03:16 AM
Olá galera sou novo por aqui e sou novo tbm na xtzona pra mim uma moto linda
e imponente.

Tou com uma pequena duvida vinculado a estabilidade da xt em br´s
ou velocidade acima de 120km/h a minha primeira xt comprei tem 12 dias
zero na loja. Fiz uma viagem de 200km nela mas achei ela com uma certa
vibração na dianteira e quando o vento bate nela deixa eu meio tenso
pq ta um certo empurraozinho na danada teria algum meio de deixa-lá
mais firme eu baixei um pouquin as bengalas da dianteira dela até que
melhorou um pouco mas ainda não está do jeito que eu queria.

Num sei se é pq minha experiencia é somente com moto naked e sport
pois tinha uma cbr600rr 2008 e vendi ela tem 40 dias e ainda tenho
uma cb600f hornet 2010 então ando nas duas hornet e xt.

Fico agradecido desde já a quem tiver alguma opinião a me dar.

joãosunset
02/10/2010, 04:13 AM
Ola seja bem vindo, amigo já tive uma honet 2006, a agora tenho uma xt há quase um ano, e te digo que a forma de pilotar e bem diferente, na minha não vejo vibração dianteira, mas quando bate um vento lateral realmente ela balança, a cima de 130 km a minha balançava um pouco que eu resolvi me colocando um pouco mais atras no banco, isso fez com que ela fica-se bem tranquila, o motivo pelo qual troque a honet pela xt660r e que gosto de ir a todos os lugares antes não podia.

Master Bike
02/10/2010, 11:51 AM
Pequeno balanço é natural pq não tem a mesma aerodinâmica de uma naked ou sport, mas nada que assuste. Minha sugestão é mandar balancear as rodas em um lugar que seja comprovadamente bom; verificar se, ao abaixar as bengalas, elas ficaram exatamente na mesma altura; apertar os parafusos das mesas/bengalas com torquimetro seguindo o manual técnico; verificar o alinhamento da roda traseira (se as marcas da balança estão exatamente iguais nos dois lados); usar a calibragem recomendada 29lbs nos dois. Apesar de adquirida zero, não custa conferir o nível do óleo nas bengalas (o manual técnico explica como fazer). Se ainda assim não ficar do gosto, aí experimentar as regulagens da mola da susp. traseira.

Elson_adv
02/10/2010, 01:24 PM
Cara, minha moto só balança quando passo em algum em alguma vala no sentido longitudinal, no mais, já enrolei o cabo até os 180 e não senti nenhum balanço.
Não sei se é pq sou piloto de motocross, mas não sinto nada de balanço. Acho que vc tem que balancear a roda dianteira de sua moto.

Flavio Augusto
16/04/2011, 01:15 PM
Realmente percebi uma certa vibração na dianteira da minha xt, mas isso só ocorreu acima de 160km/h sem garupa.
Além do detalhe da posição de pilotar, em angulo reto, pois tenho 1.85m, e isso baixa muito a aerodinamica.
Menos que 160km/h, ainda não tive outras dificuldades.
Abraço

Murça
17/04/2011, 12:07 PM
Mesmo problema que o Flavio, só dança perto dos 160 e é de dar medo
tambem tive hornet sei que é estilo diferente mais tbm ja tive falcom, tornado e outras e só na xt 660 percebi essa grande vibração na frente
ta tudo certinho master
o que poderia ser feito ???

jabolani
15/06/2011, 11:23 AM
Eu, também gostaria de saber como me livrar desse tal de shimmi.. acima dos 160km p/h. Dá medo mesmo, parece uma bixiga quando vc solta no ar, vc não sabe para onde ela vai... e a moto é tudo de bom... gostaria de ter uma solução definitiva, cada um fala uma coisa diferente... balanceamento, trocar o óleo das bengalas, trocar pneus e etc... não é possivel que uma moto como esta nãotenha solução... pois motor ela tem e de sobra... abraços jabolani.

Chico 13
15/06/2011, 08:32 PM
Eu Gostaria Muito Tb De Acabar Com Isso Na Minha.......

Anwar
15/06/2011, 08:43 PM
Sabemos que motor a XT tem, mas o desenho dela não é projetado para velocidades muito elevadas. Podemos contornar total ou parcialmente a situação através de um conjunto de ações:

- Calço na suspensão dianteira
- Fluído mais viscoso na suspensão dianteira
- Configuração rígida na a suspensão traseira
- Balanceamento das rodas

No fórum temos relatos positivos para todos os ítens acima, basta procurar.

Ricardo XTRed
15/06/2011, 11:30 PM
Isso tudo que o Anwar falou, e acredito que o paralama alto da XT também pode provocar um pouco de instabilidade em altas. Quando o tirei para envernizar pude sentir a diferença.

Abraço

Leonardo13
16/06/2011, 08:28 AM
Mais uma vez eu digo isso, mas quando a minha estava com shimming na dianteira ela estava com os pneus originais, assim que troquei pelos Anakee 2 parou, ja andei a 180 e não vibrou mais, se duvidar o Elson disse que a dele tb não vibra, se eu não me engano ele tb tem os mesmos pneus !!!
Estou enganado Elson?

Elson_adv
16/06/2011, 12:19 PM
Leonardo13, na minha tinha o original na dianteira e o Anakee 2-140 na traseira, a moto não vibrava, mas quando o pneu estava mais gasto começou um pouco de vibração, mas creio que, no meu caso não é devido a pneus e sim falta de balanceamento, pois a 66 tá com 25.000 km sem trocar quase nada. Venho notando que o problema é um alinhamento e balanceamento, que espero fazer em breve e vou postar os resultados aqui. Confirmando - A minha moto, até algum tempo não vibrava nada.

Rodolfo Micróbios
16/06/2011, 02:28 PM
Hoje tenho uma DR 650. Em altas velocidades ela balança também. Lá p 150, 160... Antes da DR tinha uma CBR 1100. Vc deve estar estranhando mesmo pois uma CBR ou Hornet não balança nestas velocidades. Devido a posição, suspenção e estilo da moto. Motos como a XT não são para altas velocidades mesmo. Mas o estranho é a sua estar balançando a 130. Já calibrou os pneus? Espero ter ajudado. Abraços!!!

Gui
16/06/2011, 06:59 PM
Concordo com o Rodolfo. As motos tem objetivos diferentes.
Gostaria de levantar também uma questão. Qual o seu peso?
Eu peso 120kg e comigo ela só fica instável por volta dos 180km/h. Não coloquei nenhum acessório nela além do guidon (ProTape) que possa melhorar a estabilidade.
Embora eu acredito que a troca do paralama seria a solução para esse problema.

Grande Abraço.

LVZA
16/06/2011, 11:15 PM
Você esta acostumado a moto esportiva, das bem esportivas, a propria hornet ja é uma naked das mais esportivas do mercado.. é outra conversa. A suspensão dela tem uns 120mm de curso total, a XT tem 250mm, se você passa a 80km/h em um quebra molas com a esportiva, você certamente terá um acidente, na XT você mal vai desencostar do banco, ou mesmo durante toda a viagem por pior que seja a estrada você não vai chegar com o pulso doendo ou ficar dançando em curvas com asfalto ruim pois a suspensão trabalha isso. E fora isso tem a altura, pneus finos e aerodinamica das motos que tambem falam alto em velocidade. Digamos que a XT é "confortavel" até uns 130km/h ja a CBR fica confortavel a partir dai.
A melhor configuração esportiva da XT é a suspensão no maximo de dura e você abaixar uns 2,5cm o garfo da frente, não precisa trocar oleo, calço na suspensão nem nada. Isso inclusive não envolve perda de garantia quando tem. Por exemplo em curva em alta velocidade ela não balança de geito nenhum, só quando realmente estiver perdendo estabilidade, pois se deixar a suspensao traseira mole, quando entra na curva a traseira afunda e desequilibra a moto. Tambem um aerokip na dianteira. Depois disso você vai estar com outra moto, te garanto.

Chico 13
17/06/2011, 01:36 AM
LVZA, quando vc diz: SUSPENSÃO NO MÁXIMO DE DURA, vc diz a traseira ou a dianteira ?

Pois quero fazer os testes na minha, vou baixar a mesa.

Feldmann
04/02/2015, 10:07 AM
Com relação ao conforto ao pilotar em grandes velocidades, recomendo que instalem uma bolha. Vc pilota a 150Km e ela fica firme e vc não fica fazendo força contra o vento que bate direto no peito. Na chuva evita aquelas porradas dos pingos. Tudo de bom.

Adriano Dolabela
12/05/2015, 06:43 AM
Isso tudo que o Anwar falou, e acredito que o paralama alto da XT também pode provocar um pouco de instabilidade em altas. Quando o tirei para envernizar pude sentir a diferença.

Abraço

Obrigado a todos pelo relato , vou verificar na minha moto o balanceamento e falo á vocês.

Davi Araujo
23/02/2016, 11:02 PM

Abraço

meu mecanico me informou que existe uma peca de ferro embaixo da lander motard q é só colocar na xt q da estabilidade q o vilao dessa historia é o paralama, ele é o mecanico das motos da PRE e Raio a policia daqui e eles usam a xt66

Ricardo XTRed
23/02/2016, 11:05 PM
Opaaa...Não tinha conhecimento sobre essa peça!! Mas se ele comprova o negócio é ver o valor e instalar para ver...

Davi Araujo
23/02/2016, 11:11 PM
Opaaa...Não tinha conhecimento sobre essa peça!! Mas se ele comprova o negócio é ver o valor e instalar para ver...
se eu nao me engano tem q fazer algumas adaptações minimas tipo os furos do parafusos, os caras da policia daqui voam nessas motos é a policia de elite daqui ou seja ele mesmo tem uma e garante q fica com mais estabilidade

Monteverdi
10/10/2016, 12:15 AM
Olá gente! Vim ressuscitar o tópico!

Galerinha, você estão muito apressados!!:olhos: Uma moto trail chegar a 150 km/h sem qualquer instabilidade, na minha opinião, é quase um milagre.!! Nem me imagino chegar a 180/h..!!kk Mas a questão do para-lamas em alta velocidade faz diferença.

E por falar em instabilidade, a minha motoca está realmente instável, e é em baixa velocidade. Sempre achei a XT super segura em curvas de rodovias e super fácil de manobras e curvas fechadas no trânsito da cidade, mas de um tempo para cá, tenho notado uma oscilação constante no comportamento da moto.

Em rotatórias e conversões a moto dá uns golpes estranhos para dentro da curva, como se estivesse com a roda bamba. Ora sinto isso vindo da dianteira e ora da traseira. às vezes em linha reta a moto dá umas jogadas para o lado. Aquela sensação horrível de quando se passa nas faixas de rolamento pintadas no asfalto em épocas de chuva.... Alguém já notou isso?

Já conferi tudo, direção, rolamentos, pneus novos, balanceamento e nada... Agora há pouco, estava certo de que o rolamento da dianteira estava com uma baita folga tamanha era a instabilidade e oscilação da direção. Cheguei em casa e conferi: Não há folga alguma....:confused:

Alguém tem uma dica?!

Inté!

Soueu
10/10/2016, 01:24 PM

Galerinha, você estão muito apressados!!:olhos: Uma moto trail chegar a 150 km/h sem qualquer instabilidade, na minha opinião, é quase um milagre.!! Nem me imagino chegar a 180/h..!!kk Mas a questão do para-lamas em alta velocidade faz diferença.

E por falar em instabilidade, a minha motoca está realmente instável, e é em baixa velocidade. Sempre achei a XT super segura em curvas de rodovias e super fácil de manobras e curvas fechadas no trânsito da cidade, mas de um tempo para cá, tenho notado uma oscilação constante no comportamento da moto.

Em rotatórias e conversões a moto dá uns golpes estranhos para dentro da curva, como se estivesse com a roda bamba. Ora sinto isso vindo da dianteira e ora da traseira. às vezes em linha reta a moto dá umas jogadas para o lado. Aquela sensação horrível de quando se passa nas faixas de rolamento pintadas no asfalto em épocas de chuva.... Alguém já notou isso?

Já conferi tudo, direção, rolamentos, pneus novos, balanceamento e nada... Agora há pouco, estava certo de que o rolamento da dianteira estava com uma baita folga tamanha era a instabilidade e oscilação da direção. Cheguei em casa e conferi: Não há folga alguma....:confused:

Alguém tem uma dica?!

Inté!

Tudo faz crer que é pneu.

Augusto
10/10/2016, 04:27 PM
Talvez o @Giovani16 (http://xt660.com.br/member.php?u=214106) possa ajudar

Alguém tem uma dica?!

Inté!

João Toledo
21/10/2016, 04:33 PM
Bucha interna da bengala gasta com folga ou rolamento coluna de direção

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

BidielaRacing
23/10/2016, 11:18 AM
olá sr !!realize um check up geral suspa e rolamentos rodas etc !!melhorará muitooooo!!

Monteverdi
23/11/2016, 12:52 AM
Opa!! Obrigado pelas respostas!! Vou mandar para a oficina para fazer uma geral... Já não sei o que mais possa ser..

Inté!

João Toledo
15/12/2016, 10:52 PM

Abraço
O cara compra uma moto trail e quer andar a 160 km, essa moto não tem aerodinâmica para velocidade, se você pegar uma pedra de canto na roda dianteira ou qualquer animal é caixão e vela preta

FBF
21/01/2017, 10:53 PM
Bucha interna da bengala gasta com folga ou rolamento coluna de direção

João, quais são os sintomas causados pelo desgaste da bucha interna da bengala ? Estou desconfiando que a minha está com este problema, quando eu freio a moto numa descida e a suspensão afunda começa a vibrar a suspensão dianteira como se tivesse uma folga.

FBF
04/04/2017, 04:18 PM
João, quais são os sintomas causados pelo desgaste da bucha interna da bengala ? Estou desconfiando que a minha está com este problema, quando eu freio a moto numa descida e a suspensão afunda começa a vibrar a suspensão dianteira como se tivesse uma folga.
Olha a pergunta ai João Toledo , estou aqui sem saber se as buchas da minha moto realmente estão causando vibração, valeu

João Toledo
06/04/2017, 12:18 PM
Primeiro tem que ver se o disco de freio não está empenado, para ver se as buchas internas da bengala não estão com folga você tem que levar em um mecânico para ver pois com óleo e pressão da mola você não consegue ver