PDA

Ver Versão Completa : Código de erro 33 no painel da XT660R

Marciano Pereira
12/09/2010, 09:26 PM
erro 33

estava eu em um evento com minha negona (xt66), desliguei ela e fui dar uma volta e quando voltei um susto ela nao deu partida, a principio pensei que poderia ser bateria pois ela apagavao painel, peguei um cabo de chupeta e fiz ela funcionar, mas ela continuou falhando toquei para casa, ja no dia seguinte a motoca nada dela funcionar, novamente di mais uma carga na bateria da moto e fiz ela funcionar até que desligou novamente, olhei no painel o codico 33 ( ai fud.....)

oque fazer agora?
oque pode ser?
ja perdir 2 ecu em dois anos sera que este sera o terceiro?

?
?

Ricardo XTRed
12/09/2010, 10:55 PM
Estava no evento contigo ontem e nada de aparecer código nenhum, apenas a luz de injeção acendia. Que droga agora o danado apareceu...dei uma olhada na minha tabela e a mesma relaciona o código como falha na ignição(circuito aberto detectado no fio da bobina de ignição primária) pode começar por aí...

http://lh6.ggpht.com/_SwMbgkj_PY0/TI11sGJcv1I/AAAAAAAAADY/5VkD3EKcaT0/s512/Codigos%20erro.jpg

Barah
12/09/2010, 11:02 PM
Ricardo, aproveita e coloca à mostra os passos para corrigir a falha. Está lá no manual de serviços, utilizando o código de dignóstico n° 30 (bobina de ignição). Vai conseguir acionar a bobina a 5x a cada segundo e conseguirá seguir o circuito para medir a tensão chegando até a bobina.

Com o multiteste em mãos e o painel de instrumentos da XT66 vc consegue verificar o defeito Marciano.

Abraço

Marciano Pereira
12/09/2010, 11:41 PM
Verdade Ricardo
que merd... apareceu do nada
valeu

Estava no evento contigo ontem e nada de aparecer código nenhum, apenas a luz de injeção acendia. Que droga agora o danado apareceu...dei uma olhada na minha tabela e a mesma relaciona o código como falha na ignição(circuito aberto detectado no fio da bobina de ignição primária) pode começar por aí...

http://lh6.ggpht.com/_SwMbgkj_PY0/TI11sGJcv1I/AAAAAAAAADY/5VkD3EKcaT0/s512/Codigos%20erro.jpg

Marciano Pereira
12/09/2010, 11:43 PM
Irei fazer o teste amanha, valeu pela dica Barah.
amanha passo os procediumento que farei.
obrigado

Ricardo, aproveita e coloca à mostra os passos para corrigir a falha. Está lá no manual de serviços, utilizando o código de dignóstico n° 30 (bobina de ignição). Vai conseguir acionar a bobina a 5x a cada segundo e conseguirá seguir o circuito para medir a tensão chegando até a bobina.

Com o multiteste em mãos e o painel de instrumentos da XT66 vc consegue verificar o defeito Marciano.

Abraço

Arnilton
13/09/2010, 08:21 AM
Conseguiu? Com um pouco de luta a Yamaha efetua a troca da ECU com problema mesmo fora da garantia.

Dimitry
13/09/2010, 09:22 AM
Quero acompanhar o desenrrolar, vai que na minha viagem aconteça algo similar.
Abraço a todos.
Projeto Rio de Janeiro / Paragonia (FIN DEL MUNDO) / Rio de janeiro fevereiro/2011

Alexandre
13/09/2010, 10:10 AM
Verdade Dimitry, também tenho esse medo. A minha moto é 2007 e tá com 43k, e nunca deu nada nesse sentido, mas quero acompanhar pra saber como arruma isso!!

Marciano Pereira
14/09/2010, 05:52 PM
Salve, Salve galera... Efetuamos todos os teste citado no manual e até agora nada.

Amanha mais noticia.

Anwar
14/09/2010, 07:12 PM
Marciano,

Pelo jeito você vai precisar de uma bobina de ignição nova!

Mesmo assim, vou dar umas dicas que talvez possam ajuda-lo:

1. Verifique se os dois terminais da bateria estão corretamente apertados. (foto 1)
2. Com um multímetro, verifique se sua moto está carregando. Suba o giro para 3000RPM, ligue o multimetro nos terminais da bateria e verifique se acusa cerca de 14 volts.
3. Verifique se o parafuso de aterramento está corretamente apertado e sem corrosões. (foto 2)
4. Verifique se as porcas estão apertadas e sem corrosão. (foto 3)
5. Desconecte o conector e os fusíveis de 30 AMP e verifique se não existe mau contato. (foto 3)
6. Desconecte o conector do regulador de voltagem e verifique os contatos (foto 4)

OBS. Aproveite para aplicar WD40 em todos os conectores verificados.

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_01.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_02.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_03.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_04.jpg

Marciano Pereira
16/09/2010, 08:56 PM
Salve Salve Galera...

Tenho Noticias boas e ruins...enão vamos começar pela ruim, minha motoca deu uma seguencia de erros como, 33, 46, 01, 21, 22.
SENDO QUE OS MECANICOS FIZERAM TODOS OS TESTE E DESCOBRIRAM O SUPOSTO DEFEITO, "DEFEITO NO SENSOR DO LADO DE LA"
BLZ PAGUEI A DISPEZA E SEGUI PARA MINHA CASA NO MEIO DA RODOVIA MINHA NEGONA PAROU, INDIGNADO LIGUEI PARA O
MECANICO, INFORMEI QUE ELA ACABA DE PARAR NO MEIO DA BR. ELE ASSUSTADO FALOU QUE VIRIA PRESTAR O SOCORROOOOO
FIZEMOS A MOTO PEGAR E RETORNEI PARA OFICINA, resumindo, retornei para minha casa com defeito na moto agora sento ele 46
entao somente percebi que a seguencia de erro seria por ( essa é a noticia boa) bateria sem carga ou danificado, onde a mesma nao
consegue entender todos os sensores, neste momento a bateria esta recebendo uma carga lenta....

A parte ruim é que paguei pelo um problema que nao existia....que merda...galera obrigado pelas dicas...e la vai uma dica minha minha...
NÃO DEIXE SUA MOTO SOZINHA NA OFICINA PARA TROCA DE PEÇAS, POIS ELA NAO SABE SE DEFENDER E PODE LEVAR CHUTE...

ABRAÇOS

Dercilio
17/09/2010, 02:14 PM
Salve Ilustre

Caraca, quanto número. Será que é para calcular MMC (mínimo multiplo comum)?? :gargalhada:

Agora que está tudo resolvido, pega essa salada numérica e joga na loteria (quem sabe é um sinal da tua pretona) :gargalhada:

"Sensor do lado de lá" .... sério ??? Ouvir isso deve dar um frio na barriga hein !! :hihihi:

Tudo normal agora ? Tua bateria ainda é original ?

"Bóra pra Ilhota".

Saluto

Anwar
17/09/2010, 04:25 PM
Suspeitava ... (ENERGIA).

Qualquer discrepância nos elementos que citei, faria com que a bateria não carregasse adequadamente.

Reveja estes ítens! Se o problema persistir, troque a bateria!

Se você utiliza alarme, ligue-o sempre quando não utilizar a moto, desta forma economizará bateria!

cassiomesquita
19/06/2012, 03:59 PM
mesmo esse tópico sendo de 2010, acho que revelou o problema na minha moto, indo para roça no meio do mato umas 8 horas da noite a maldita apaga e aponta erro 33 e ai bateria arriou de vez, dei um tombo ela pegou, fui andando nela e apresentou erro 46 e o farol apagado, dei uma carga na bateria e levei no mecânico ele achou alguns fios e conectores sujos, limpou testou a moto, tudo blz, me ligou para ir buscar, quando ligo a chave erro 01, mas a moto continua funcionando, espero que seja a bateria mesmo,
vlw

Barah
19/06/2012, 05:51 PM
Cassio, os erros estão em sequencia: mal funcionamento da bobina (ou circuito), queda da tensão da bateria e por fim o er-1, indicando mau funcionamento da ECU. Isso tudo pode ter ocorrido principalmente pela tensão baixa ou mau contato na alimentação da ECU com 12 Vcc.

Execute o modo de diagnose número 9 para checar como a ECU está lendo a tensão da bateria, aproveite para nesse momento verificar se há mau contato na fiação. O er-1 é o somatório das indicações dos outros dois primeiros erros, que se resolvidos, este não mais indica.

cassiomesquita
19/06/2012, 06:02 PM
acontece que não consigo entrar no modo diagnostico com esse erro no painel. vô testar a bateria com um voltímetro para ver espero que seja isso, melhor que a ecu da pau, rssr

Barah
19/06/2012, 06:28 PM
Neste caso o defeito persiste... multiteste na mão e diagrama elétrico idem. O manual de serviços tem tudo desenhado pra vc encontrar a falha.

Pierozan84
19/06/2012, 07:27 PM
Esse fórum é fenomenal!!!!

Leonardo13
21/06/2012, 02:45 AM
Que coisa como assim deu o "Err 01" com vc e continua andando, acho melhor vc seguir o Barah e olhar as fotos do Anwar no começo do topico, mas vc msm fazer !!! E lembre-se use limpa contatos e não WD lubrificante !!
Comigo deu o maldito err 01 e a moto não pegava mais, dai tive que trocar a ECU, mas o problema foi outro !!Msm assim no manual diz que com esse erro a moto não liga !!!Talvez seu problema só seja a bateria que chegou na hora de trocar!!

cassiomesquita
21/06/2012, 11:08 AM
problema meio resolvido, e menos preocupante, bom, como ela tava funcionando continuei andando, ai reparei que quando virava o guidão todo o erro sumia, fiz isso varias vezes para ver se quando virava realmente saia e era isso, então estou achando que é algum mal contato ainda com os fios, e vou levar novamente no mecanico para ele desmontala novamente e concertar, e dessa vez vo acompanhar tudo,
ah antes de descobrir isso testei a bateria e ela estava normal, com a amperagem certa
vlw as dicas

Leonardo13
23/06/2012, 04:29 AM
Minha moto arriou a bateria ontem, e não apresentou erro nenhum, fora que ja estava vindo demostrando sinal de desgaste a tempos !!!A unica coisa estranha que aconteu foi semana passada ela apagou do nada o painel com ela andando e depois parei dei partida e fui embora !!

Paul Barrett
23/06/2012, 09:12 PM
Leo, essa de apagar painel do nada é conexão da bateria...

Com a palavra Dr. Barah, o painel é alimentado diretamente pela bateria?

Barah
24/06/2012, 02:18 PM
A tensão bem da bateria, passa pelo fusível principal de 30 A (principal) e depois de por outro de 10 A (circuito específico) para painel, imobilizador e alarme "original" (opcional).

Sim, antes que pergunte a XTR66 vem preparada para instalar alarmes homologados pela iama, ao menos lá fora.

Leonardo13
24/06/2012, 02:45 PM
Barah sabe que me falaram desse alarme lá na fabrica que é muito bom, porém não chegou aqui no Brasil por estrategia de marketing !! srsrsrsrsrs esses caras não tem noção, aqui sim que precisa de um desses e eles não disponilibizam !!!

Barah
24/06/2012, 07:00 PM
Ficaria encalhado na prateleira da autorizada e n reclamações que custa caro, por isso nem o interesse de importação... o mercado dita as regras, então instalar um POSITRON é a saída. Notório o avanço desta empresa em ofertar soluções, inclusive já homologados e vendidos em autorizadas sem perder a garantia.

Leonardo13
25/06/2012, 12:47 AM
Barah isso no caso de importação, e se a fabricação fosse feita aqui, por mais que seja terra de indio como é considerado lá fora temos todo o material necessário para a produção de um equipamento desses, é só a dona yamaha mandar fabricar por aqui com mão de obra brazuca !!! Creio que assim seria mais viavel os preços, claro se fosse importado, isso ficaria na prateleira sem duvidas, com certeza iria ser caro igual a maioria das peças !!

Barah
25/06/2012, 08:51 PM
Vamos alinhar os ponteiros... não considero terra de índios, tive oportunidade de conhecer países da Ásia e Europa, aqui é o melhor lugar do mundo e temos capacidade de enorme de fabricar produtos.
A iama fabrica quase nada, bem ao pé da letra é montadora e não vende alarmes por aqui por não ser viável... há poucos anos os alarmes são vendidos no balcão de autorizadas, totalmente terceirizado a ainda pena na prateleira pq muitos tem medo de instalar alarmes em motos.

Michael ferreira
25/07/2014, 12:08 PM
ola amigos sou novo aqui e estou com um problema na minha xt 660 que já me deixou na mão no meio do nada.sou de Belém do para e estava em uma viagem em estrada de terra em baixa velocidade e minha moto parou e deu o erro 33 que já sei que se trata da parte de resfriamento.(sistema de resfriamento 1 em aberto) pessoa será que minha tampa do radiador está com problemas?ela tem uma válvula n e?o líquido está no nível e a termostatica já foi testada como mostra um vídeo por aí.por favor pessoal me dêem uma luz pois estou mlt desanimado com isso.vcs entendem né.e não está vazando líquido por lugar nenhum e a ventoinha funciona no teste padrão .so da o erro 33 mesmor

pontosborda
25/07/2014, 12:16 PM
Será que não é o cooler?

Michael ferreira
27/07/2014, 08:09 PM
Marciano,

Mesmo assim, vou dar umas dicas que talvez possam ajuda-lo:

1. Verifique se os dois terminais da bateria estão corretamente apertados. (foto 1)
2. Com um multímetro, verifique se sua moto está carregando. Suba o giro para 3000RPM, ligue o multimetro nos terminais da bateria e verifique se acusa cerca de 14 volts.
3. Verifique se o parafuso de aterramento está corretamente apertado e sem corrosões. (foto 2)
4. Verifique se as porcas estão apertadas e sem corrosão. (foto 3)
5. Desconecte o conector e os fusíveis de 30 AMP e verifique se não existe mau contato. (foto 3)
6. Desconecte o conector do regulador de voltagem e verifique os contatos (foto 4)

[FONT=Franklin Gothic Medium]OBS. Aproveite para aplicar WD40 em todos os conectores verificados.

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_01.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_02.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_03.jpg

http://i954.photobucket.com/albums/ae30/xt660_com_br/energia_xt660/energia_xt660_04.jpg

Ola pessoal.a minha ta dando o erro 33 quase sempre .na tabela de erros diz que e sistema de resfriamento 1 em aberto.o que e isso pessoal? Sera que e a tampa fo radiador que deve ser trocada?

MarcusXT
20/10/2014, 10:17 PM
Anwar, td bem? Apesar deste tópico não tratar deste assunto, mas, foi mais recente que vi você participar. Estou querendo instalar um indicador de marcha na minha XT e ele é totalmente digital. Dai, estou precisando do esquema elétrico da moto porque até dos sinal de conta giros o indicador precisa. Você tem o esquema ou sabe de alguém que tenha? Agradeço sua colaboração.

Anwar
21/10/2014, 08:34 PM
Fala Marcus, infelizmente não possuo este esquema, mas dê uma olhada nesta categoria, talvez alguém tenha postado lá:
http://xt660.com.br/forumdisplay.php?150-Arquivos-Downloads

Por gentileza, quando conseguir, compartilhe conosco, também tenho interesse neste esquema.

Boa sorte!

Willkins
15/12/2015, 12:47 PM
Amigos o que percebi que quando ativamos o DIAG na função 61 - ele mostra todo o histórico de erros que a moto teve, se não me engano. é isso mesmo?

inclusive de o erro 33 - isto significa que o sistema de resfriamento 1 está aberto? é isso mesmo?
onde fica o SR 1?