PDA

Ver Versão Completa : Código 19 "Acharam a Causa!!!"

Ricardo XTRed
29/08/2010, 06:02 PM
Beleza Pessoal

Vou contar o que me aconteceu, estava entrando com minha moto em um estacionamento pago aqui na cidade, foi quando fui surpreendido por uma pessoa perguntando se eu estava gostando da moto, o cara se identificou com diretor da Yamaha :pinoquio: (depois me entregou seu cartão, me certificando quem falava ser). Falei que estava gostando muito, mas o que me preocupava era o famoso Cod. 19, foi ai que ele me falou, –Vamos até na sua moto que eu te ensino o que fazer para não ocorrer isso. E eu :D:D:D.

Chegando à moto ele comentou que foi enviada duas motos de volta para o Japão montadas, envoltas em plástico bolha, uma MT e uma XT660 com o erro 19, para serem analisadas pelos japoneses. Eles descobriram que a soma de três fatores desencadeavam o erro, permanecendo carregado o diodo do sensor com 5 milivolts queimando o mesmo, são eles:

1º - Embreagem acionada
2º - Cavalete lateral abaixado
3º - Botão corta corrente ou chave

Exemplo 1: Vou sair com a moto, aciono a embreagem com o cavalete lateral abaixado e ligo a chave. 3 fatores somados.

Exemplo 2: Chego com a moto com a embreagem acionada, abaixo o cavalete lateral e desligo na chave ou botão corta corrente. 3 fatores somados.

Crianças não façam isso em casa!!! :hihihi::hihihi::hihihi:

O mesmo comentou que não conseguiram resolver o problema, apenas saber a causa.:mad:

Dica: Já ouvi de varias pessoas e até eletricistas para evitar desligar a moto no botão corta corrente, sempre o faço na chave (é só uma dica faça quem quiser).

Espero poder ter contribuído com os amigos afim de evitarmos determinadas ações.

Abraços
Ricardo XTRed

Ricardo73
29/08/2010, 07:48 PM
Estranho não entendi o pd da queima, mas td bem..

Tem os dados do cartão, nome tel região etc...
pois pode mandar um e-1/2 pra Yamaha, pedindo explicações melhores.
Ou não já que no pior eles não vão assumir um erro de projeto/construção a fim de evitar um recal. com adição de filtros eletrico/eletronicos a fim de evitar isso, já que ao que parece não tem tantas motos apresentando este problema.

Mas mesmo Assim Obrigado por compartilhar esta info

Ricardo XTRed
29/08/2010, 08:20 PM
Estranho não entendi o pd da queima, mas td bem..

Tem os dados do cartão, nome tel região etc...
pois pode mandar um e-1/2 pra Yamaha, pedindo explicações melhores.
Ou não já que no pior eles não vão assumir um erro de projeto/construção a fim de evitar um recal. com adição de filtros eletrico/eletronicos a fim de evitar isso, já que ao que parece não tem tantas motos apresentando este problema.

Mas mesmo Assim Obrigado por compartilhar esta info

Nem os japas conseguiram entender o porque da queima, imagina nós...:confused:

A respeito dos dados, com certeza tem tudo no cartão, mas como foi uma conversa informal e amistosa prefiro manter sua integridade, afinal o mesmo poderá sofrer alguma represália da Yamaha por divulgar estas infomações. O meu intuito e apenas passar a informação para os demais.

Abraço...

Atobá
29/08/2010, 08:29 PM
Nem os japas conseguiram entender o porque da queima, imagina nós...:confused:

A respeito dos dados, com certeza tem tudo no cartão, mas como foi uma conversa informal e amistosa prefiro manter sua integridade, afinal o mesmo poderá sofrer alguma represália da Yamaha por divulgar estas infomações. O meu intuito e apenas passar a informação para os demais.

Abraço...

Maravilha Ricardo.Esta é uma informação extremamente preciosa para nós consumidores Yamaha
O cara pediu para não ser identificado?Caso contrario não creio que tenha algum problema em dizer o nome do heroi pois foi ele mesmo que o abordou sem o menor temor de se expor inclusive fornecendo um cartão.
Abcs

Alexandre
29/08/2010, 09:29 PM
Caramba, que coisa hein! E eu que tenho a mania de desligar a moto com o cavalete lateral?
Só depois que desligo na chave... :nao_sei:

Minha moto tá com 41.000 km, mas nunca deu problema nenhum desse tipo. Vou prestar mais atenção nesses detalhes.

Ricardo, valeu por compartilhar as informações!

Abs!

Barah
29/08/2010, 09:57 PM
:ler:
:fofocar:
:hihihi:

Arnilton
30/08/2010, 08:36 AM
Parabens, então a dica é a seguinte: Ao ligarou desligar a moto coloque uma das mãos na cabeça

Estranho falar em diodo pois a peça a ser substituida é um resistor, se minha moto estivesse na garantia eu faria para testa srsrsrsr;
http://xt660.com.br/showthread.php?295-Ajuda-ECU/page4

Dexter
30/08/2010, 09:51 AM
1º - Embreagem acionada
2º - Cavalete lateral abaixado
3º - Botão corta corrente ou chave

Exemplo 1: Vou sair com a moto, aciono a embreagem com o cavalete lateral abaixado e ligo a chave. 3 fatores somados.

Exemplo 2: Chego com a moto com a embreagem acionada, abaixo o cavalete lateral e desligo na chave ou botão corta corrente. 3 fatores somados.

Crianças não façam isso em casa!!!

Putz, já fiz isto diversas vezes!!!!!!!!!!!!!!

Prudência e caldo de galinha numca é demais.Vou antenar nestas dicas.

“Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!!!”…

Ricardo73
30/08/2010, 01:04 PM
Maravilha Ricardo.Esta é uma informação extremamente preciosa para nós consumidores Yamaha
O cara pediu para não ser identificado?Caso contrario não creio que tenha algum problema em dizer o nome do heroi pois foi ele mesmo que o abordou sem o menor temor de se expor inclusive fornecendo um cartão.
Abcs

Tá Certo, foi mal era enpolgação do momento.

Ricardo73
30/08/2010, 01:05 PM
Eu não estou com a manual aqui, este diz alguma coisa na forma de ligar/Desligar.

Dercilio
30/08/2010, 02:03 PM
Salve

Pô Ricardo !! A gente não tinha combinado criar um .pdf e vender por R$14,50 só para os colaboradores !!?!! :gargalhada: :assine_contrato: :gargalhada:

Muito bom camarada !

[Parafraseando] Quem lembra daquela aulinha chata de química do segundo grau: Combinação direta ou síntese = quando dois ou mais elementos químicos ou compostos se unem para formar um produto mais complexo, ou seja, se vc juntar 3 procedimentos bastante comuns, você consegue criar uma enorme cáca (E19).

Pelo sim, pelo não ... vou tomar mais cuidado!

Avante avante

Barah
30/08/2010, 07:51 PM
O interruptor de emergência é vermelho para ser acionado em emergências... há tempos que não utilizo o mesmo.

Se acostume a desligar a moto na chave de ignição: evita deixar a moto ligada sem necessidade.

O defeito na ECU é interno, danifica o resistor.

O acionamento simultâneo dos dispositivos citados no início deste tópico não causam sobrecarga.

Eletricidade não é coisa do demo não...

paruvitu
31/08/2010, 01:37 AM

Se apertou a embreagem vai engatar a 1ª, entãi pra q vai engatar marcha com cavalete abaixado? Pior ainda tentar ligar a moto assim...
E se tentar engatar com o cavelete abaixado a moto vai morrer msm...

Se vc tah apertando a embreagem é pq tem marcha, se tem marcha engatada ao descer o cavalete a moto morre. Então apertar o corta corrente é redundancia...

Pra mim, independente de queimar qq coisa, esses exemplos são erros de pilotagem. Pra acontecer tudo isso só se vc manter a moto na neutra E segurar a embreagem enquanto dá a partida. Ou seja é desnecessário...

paruvitu
31/08/2010, 01:40 AM
O interruptor de emergência é vermelho para ser acionado em emergências... há tempos que não utilizo o mesmo.

Onde tem essa informação?

Barah
31/08/2010, 08:40 PM
Padrão técnico de fabricação de máquinas: vermelho chama atenção e assim dá a entender se acionar esta chave ou botão interrompe o funcionamento "com certeza". São normas de fabricação.

Abs

zerocom
01/09/2010, 08:05 PM
Ja foi falado sobre de desligar pelo pezinho, pelo corta corrente e tal, pode até que trnha fundamento, mas não é o certo queimar, se queima teria que ter um recall, ]
num acham? Normal não é acontecer isso por causa dos 3 fatores citados

Barah
01/09/2010, 10:24 PM
Queres um conselho de amigo.

A ECU queima e não é mentira. Se está afim de estatística pode procurar pela NET afora. Danifica o resistor interno pois o circuito foi mau dimensionado. Tem um cara de Floripa que arruma e volta a funcionar novamente.

Atualmente, mesmo sendo do ano 2005, deve tomar a ECU em mãos e não sossegar enquanto a autorizada não reembolsar uma nova. Pode lhe custar uma gastrite, mas é quase um dever da fabricante reaver a ECU sem ônus para o cliente - vai depender da sua insistência ou persistência.

Desencana com essa de acionamento simultâneo. É irrelevante se está acionado um ou dois ou três sensores.

Abração

Ricardo XTRed
02/09/2010, 01:54 AM
È isso ai Galera!!!

Gostei da participação do pessoal, como meu tempo é curto durante a semana só espiei o tópico hoje, mas vamos lá...

Arnilton, acho que o cara falou mesmo resistor, só que minha memória :esqueci:.

Dercilio, perfeito o seu exemplo, a soma de fatores com certeza pode dar alguma m...:ranting:

Paravitu, Com certeza muitas destas ações podem ser consideradas erros de pilotagem, mas na correria do dia a dia muitos a acabam cometendo. Não é?

Barah, A muito tempo acompanho seus comentários, mesmo os do outro fórum, e os acho bastante pertinentes :icon_thumleft:. Acompanho sua linha de raciocínio sobre o interruptor de emergência faço o mesmo, mas me responda uma coisa, em que fundamento você está embasado quando se refere que o acionamento simultâneo não gera sobrecarga? Será que não é ai que está o erro no projeto?

Zerocom, Yamaha e recall acostumem se, não combinam. Como o Barah comentou vai da insistência de cada um.

Pessoal é com o Dexter comentou, um pouco de prudência nunca é demais, mudando um pouquinho o ditado “Faz quem quer, obedece quem tem juízo”.:paz_amor:

Abraço Galera

LVZA
02/09/2010, 03:09 AM
Rapaziada, moto não é avião que vc senta e começa a repassar os procedimentos antes de sair andando.
Para isso que existem testes, para testar diversas possibilidades de uso tanto certo como errado. Alguém deve ter ficado dias ligando e desligando a moto, mexendo e remexendo.
Eu por exemplo toda vez que ligo carro ou moto aperto a embreagem, seja um fusca ou uma Ferrari, nem é por medo de estar engrenado, mas é pra facilitar ligar, reduzindo o peso pro motor de arranque.
Diversas vezes já tentei ligar a moto com ela engrenada e com pezinho, tipo; estou no posto (só paro a moto engrenada pra reduzir a chance dela andar e cair se alguém bater nela ou esbarrar) já tirando o pezinho e ligando com a embreagem acionada (que em teoria, o sensor da embreagem anularia o do pedal, mas não ocorre {já tive moto assim}). Assim como uso o pezinho pra desligar a moto, afinal aquilo é um sensor que desliga a moto e não um curto circuito para queimar a moto e fazer ela literalmente morrer.
Quando tem uma barreira na estrada ou paro pra uma conversa rápida, para não aquecer demais ou pelo barulho e desconforto, desligo a moto na chave propositalmente para manter o farol aceso e lanterna, principalmente a noite.
Já quando vc tenta ligar a moto e ela não pega, automaticamente vc já da uma mexida no botão "kamikase" pra ver se ela pega (as vezes desligo ali por precaução e segurança (quando para na rua ou quando tem gente que poça mexer) e esqueço de relutar antes de virar a chave.
Isso tudo e a soma de algumas dela não é falta de nada, é puro costume.
Obs; a xt (cada uma em cada garagem do mundo) não é uma moto de fundo de quintal muito menos recem criada, ate furada a bala a Yamaha já deve ter visto, falar que não conhecia o problema ou não sabe o que fazer é a mais pura mentira.
Esta dando uma de Apple com iPhone 4... O problema existe, é só colocar uma capinha que resolve (não envolve a segurança do usuário, ele que se...).

Barah
02/09/2010, 08:30 PM
Barah, A muito tempo acompanho seus comentários, mesmo os do outro fórum, e os acho bastante pertinentes :icon_thumleft:. Acompanho sua linha de raciocínio sobre o interruptor de emergência faço o mesmo, mas me responda uma coisa, em que fundamento você está embasado quando se refere que o acionamento simultâneo não gera sobrecarga? Será que não é ai que está o erro no projeto?

Quer saber como sei: interpretação de diagrama elétrico da XT66.:ler:

Erro de projeto? Está difícil viu, acho que nem desenhando se faz entender.:hihihi:

Claramente a fabricante errou no projeto. Cabe aos clientes forçar cada vez mais a troca sem ônus. Pois não vai haver RECALL tão cedo.

Ricardo, a ECU da minha moto nunca queimou. Mas também não curto estar viajando e estar com a probabilidade de acontecer o defeito.

Abração

zerocom
03/09/2010, 09:25 PM
Se eu for me preocupar a cada viagem minha ECU pode queimar...jamais irei viajar então...

Barah
04/09/2010, 02:32 AM
Se eu for me preocupar a cada viagem minha ECU pode queimar...jamais irei viajar então...

Quando comprei a moto minha maior preocupação sempre foi o fato da corrente de transmissão ser frágil, bem da verdade é o conjunto da suspensão traseira que provova o rompimento precoce da corrente.

Como hj não me preocupa mais e é assunto dominado, o caso da queima da ECU não tenho como corrigir preventivamente, então fiz o seguro para o território nacional e com extensão para o MERCOSUR.

Viajo tranquilamente com a esposa na garupa.

Abração

Fokkah
03/10/2010, 02:11 AM
apartir de hoje só desligo a nega na chave.... no manual na página 23 tem uma pequena referência, informando que o corta corrente é utilizado em situação de emergência, como quedas ou travamento do acelerador.

Leonardo13
01/12/2010, 11:05 AM
Pessoal foi criado um tutorial de como resolver na unha o problema ja constatato do erro 19 no painel, muito simples, ja foi até criado um topico com a solução !!! esta aqui: :ninja:

http://xt660.com.br/showthread.php?1300-RESOLVIDO-Código-19-no-Painel-da-XT660&highlight=erro+19