PDA

Ver Versão Completa : Frente da XT660 balançando (Shimmy)

Elton (Indaia)
29/08/2010, 12:56 PM
Bom dia pessoal,

Coloquei a bolha da motoban (http://www.motoban.com.br/loja/product_info.php?cPath=29&products_id=311) na sexta-feira e no sabado fui pra São Paulo. Viagem costumeira e que ja fiz várias vezes em varias condicoes climaticas.

Percebi uma melhora incrivel em relacao ao vento. Andando a mais de 140km/h os braços tranquilos, sem dores ou desconfortos.

Mas a festa acabou logo, pra minha surpresa a moto começou a passarinhar/chimar varias vezes e de forma muito intensa. Tornando muito inseguro e me deixando com muito medo.

Nao posso deixar de colocar a "culpa" na bolha pq ja fiz esta viagem muitas vezes. Dependendo da condicao do vento a moto passarinhava, mas pouco e poucas vezes, desta vez estava insuportavel.

Alguem tem alguma dica?

paruvitu
29/08/2010, 02:44 PM
Coloca os space forks. e troca o oleo da bengala pra 15W

Elton (Indaia)
29/08/2010, 04:10 PM
Paravitu, obrigado pela ideia.

Mas vou viajar na sexta q vem e nao da tempo de vir, ou tem como comprar/fazer por aqui mesmo?

paruvitu
31/08/2010, 01:27 AM
O oleo 15W vc acha em quase todas as oficinas. A troca é rapida. Se for limpar tudo é q demora mais...

A minha tah com o space forks, mas como vou vender a motoca vou dar ela original, se vc quiser esperar te dou os meus spacers. Tú só me paga o frete.

Elton (Indaia)
31/08/2010, 08:15 AM
eu agradeço, quando vender me avisa que eu fico com os espaçadores.

vc acha vantagem trocar o oleo mesmo sem os espacadores?

Ricardo73
31/08/2010, 09:38 AM
Vc´s poderiam passar a medida deste espaçador, diametro interno,externo e altura, o aterial deve ser ferro?

Anwar
31/08/2010, 01:32 PM
Altura: 30mm
Diâmetro externo: 38mm
Diâmetro interno: 20mm
Material: Alumínio ou aço inoxidável

Recomendações após a modificação: Usar óleo 15W.

WGripa
31/08/2010, 02:43 PM
Depois que coloquei bolha na milha XT também senti em algumas situações, bem poucas, um balanço estranho...
Mas o conforto é muito bom mesmo...

Agora, uma perguntinha... Esses espaçadores servem efetivamente para que?
Abraço.

Anwar
31/08/2010, 02:59 PM
Esses espaçadores servem efetivamente para que?
Abraço.

Saiba tudo sobre este calço nos seguintes links:
http://xt660.com.br/showthread.php?465
http://xt660.com.br/showthread.php?318
http://xt660.com.br/group.php?do=discuss&discussionid=1
http://xt660.com.br/showthread.php?471

Master Bike
31/08/2010, 05:17 PM
Melhor diminuir a bolha se quiser andar acima de 110 km/h. Os calços e óleo 15W são para motard, e não irão resolver seu problema. Já testei uma bolha alta e fiquei com vontade de jogar fora na viagem, tamanha a turbulência no capacete. Aí fui diminuindo o tamanho e testando: surpresa, ficou quase do tamanho da original!

paruvitu
31/08/2010, 06:01 PM
Depois que coloquei bolha na milha XT também senti em algumas situações, bem poucas, um balanço estranho...
Mas o conforto é muito bom mesmo...

Agora, uma perguntinha... Esses espaçadores servem efetivamente para que?
Abraço.

De maneira direta ele comprimem mais a mola, alterando as velocidade de compressão e retorno, ficando mais dura. Ou seja a moto fica mais "street", ela passa a "ler" menos o terreno porém fica mais estável já tem menos oscilções nas bengalas.

Outra forma de reduzir o shimmy é com amortecedores de direção, mas isso basicamente só tem em super esportiva.

WGripa
31/08/2010, 07:54 PM
Obrigado Anwar e Paruvitu...

Abraços.

paruvitu
01/09/2010, 01:17 AM
Essa semana chegam meus pneus trail, assim que botar eles te dou os espaçadores.

Os front fork spacers tbm sao recomendados em XT's trails, mas como vou passar a moto vou tira-los e dar apenas com o óleo 15W pra não ficar dura demais.

Elton (Indaia)
01/09/2010, 09:26 AM
Valeu, so tenho a agradecer.

Ontem eu "subi" a bolha e vou testar hoje, mas ja deu pra sentir que nao vai dar certo :-(

O q melhor deu resultado foi colocar 37lbs de pressão no pneu da frente...

ps. desculpa o erro de ortografia, quem puder, altere o titulo do post SHIMMY

Master Bike
01/09/2010, 10:31 AM
Me parece que na trail a altura do calço é menor.

Dercilio
01/09/2010, 12:07 PM
Salve Elton

Como não sei com que freqüência vc faz suas viagens, devo perguntar: Seria o balanceamento (ou melhor, a falta dele) a transmitir esta sensação de "shimmy" ??

Avante avante

p.s.: sua solicitação para ajuste do título do tópico já foi efetuada.

Elton (Indaia)
01/09/2010, 12:12 PM
Dercilio, Eu fiz a pouco tempo, acho q nao eh isso... obrigado

mello
22/02/2011, 11:13 PM
deixe a suspenção traseira mais macia,melhora bastante.

Orlando George
02/07/2012, 02:27 PM
Boa tarde a todos.

Sou novo no fórum e tbm na XT660, vim da Falcon. Adorei a Moto, porém, quando comprei ela estava com uma bolha maior que a original. Minha sorte foi que o antigo dono me alertou quanto aos "balanços" em alta, realmente "deu medo" a 150-160km/h. Nesse fim de semana tirei a bolha e coloquei a original, a moto ficou lisa, porém sem o conforto do "corta vento". Pelo que entendi dos posts anteriores, endurecer um pouco a suspensão "pode" melhorar a estabilidade dianteira com a bolha maior, usando os espaçadores e óleo 15. Minha pergunta é a seguinte: - Alguém conhece alguma oficina de confiança em Londrina pra fazer esse serviço???

Leonardo13
03/07/2012, 03:02 AM
Amigo além das outras dicas, faça balanceamento nas rodas toda vez que trocar os pneus, se a sua esta shimando mesmo depois de trocar óleo da suspensão, space forks, faça o balanceamento que melhora 100% !!!

Orlando George
05/07/2012, 10:23 AM
Alguém conhece alguma oficina de confiança em Londrina pra fazer esse serviço???